Colocado por: Catia1511disseram-me que se tivesse um "desenho" feito pelo arquitetovulgo processo de credito para construção.
Colocado por: Catia1511não está conforme os projetos da câmara, fazer legalização da forma que está não é possível porque não cumpre certos requisitos.será que pode ser legalizada?? é melhor falar com a camara e contratar imediatamente um arquitecto para aferir da possível legalização pois o que não falta é casos destes cujo destino é somente demolição.
Colocado por: Catia1511A minha questão é mesmo se alguém já conseguiu crédito bancário apenas com o desenho de como a casa ficará futuramente e só depois fazer projeto completo e submeter à câmara
Colocado por: Catia1511Totta
O gestor disse não ser um processo fácil nem rápido mas possível
Colocado por: Catia1511Pois, não vai ser um processo fácil :(
Colocado por: Catia1511
Pois, não vai ser um processo fácil :(
Colocado por: Moradiacoimbra
Eu tive na mesma situacao
Comprei a casa dos meus avos, paguei a legalizacao, tive que deixar tudo legal igual a planta da camara, derrubei o que estava mal,so assim o santander me aprovou o credito
Colocado por: amartinsCatia é um processo complicado.
Poderão é existir difrentes 'caminhos' para conseguir o objectivo final que seria ser proprietária desse imóvel.
Como o imóvel está atualmente (ilegal) o mesmo só poderá ser vendido a quem não precise de empréstimo à habitação.
Para o banco, enquanto a casa estiver ilegal, irá considerar o mesmo como um terreno 'limpo' (sem construção), logo o valor potencial do mesmo será substancialmente inferior e normalmente não dão crédito para aquisição de terrenos 'em regime' de crédito à habitação.
Prevejo hipoteses para conseguir o seu objectivo mas não será fácil. Mas ambos estão dependentes da vontade/disponibilidade/vontade da sua tia em a ajudar.
O banco só permite crédito à habitação quando:
- o imóvel está totalmente legal (ou)
- existe projecto / licença de construção válida para a construção de obra nova / recuperação de imóvel existente.
No seu caso e como refere que a legalidade do imóvel 'obriga' a obra o 'caminho' mais facil seria a segunda opção (ter licença de construção para recuperação do dito imóvel)
Assim e como quem pode submeter projecto de construção na câmara é o proprietário do imóvel, o mesmo só poderá ser submetido por ela. (Aqui falamos da disponibilidade da sua Tia para o fazer)
Para pedir licença de construção necessita de ter uma equipa de projecto para tratar do projecto de arquitectura e especialidades logo existem custos.
Tanto o processo camarário como a equipa de projecto tem custos, esses custos têm de ser assumidos por alguém.
Agora se a sua tia estiver disponível/concordar em que a Cátia assuma esses custos e que assina o processo camarário sem problemas existe hipótese de sucesso se tiver capitais próprios para fazer face a esses custos, caso contrário esqueça.
Colocado por: Catia1511
Muito obrigada pelo seu comentário
Pois também já me disseram que seria possível fazer crédito como autoconstrução mas para isso a casa teria que ser considerada devoluta