Colocado por: callinasPois realmente tem o motor de combustão que ajuda em altas rotações, embora permita que se use o motor combustão apenas para modo elétrico.Para isso, teria que ser quebrada a 1ª lei da conservação da energia: é fisicamente impossível ser mais eficiente produzir energia eletrica através do motor termico para alimentar um motor eletrico, para realizar a mesma grandeza de trabalho, do que produzir o trabalho diretamente (isto porque a eficiencia do motor elétrico não é 100%), num cenário em que a bateria está a 0%. O que acontece é que a bateria nunca está realmente a 0% (há uma reserva de bateria para complementariedade ao motor térmico), e essa reserva é utilizada para ajudar o motor térmico quando este tracciona diretamente as rodas, podendo até corresponder a mais de 50% da força motriz (que deduzo ser a razão pela qual eles "publicitam" esse tal modo).
Colocado por: tigoncalPara isso, teria que ser quebrada a 1ª lei da conservação da energia: é fisicamente impossível ser mais eficiente produzir energia eletrica através do motor termico para alimentar um motor eletrico, para realizar a mesma grandeza de trabalho, do que produzir o trabalho diretamente (isto porque a eficiencia do motor elétrico não é 100%), num cenário em que a bateria está a 0%. O que acontece é que a bateria nunca está realmente a 0% (há uma reserva de bateria para complementariedade ao motor térmico), e essa reserva é utilizada para ajudar o motor térmico quando este tracciona diretamente as rodas, podendo até corresponder a mais de 50% da força motriz (que deduzo ser a razão pela qual eles "publicitam" esse tal modo).
Colocado por: Dias12Sim, mas desde que acoplado com alguma forma de amortecimento da carga, tipicamente condensadores, caso contrário é impossivel manter motor em rotação constante no ponto de eficiencia máxima. E no caso dos motores dos comboios, não há ligação mecânica às rodas. O mesmo se aplica aos navios por exemplo, em que o direct drive já é incomum. Nos comboios/navios ainda há o problema da elevada inércia, que num sistema direct drive rebentaria com qualquer disco de embraiagem em menos de nada (ou então teria que ter uma relação de caixa tão grande que tornaria o tempo de aceleração impraticável). Nesse caso, a eficiencia do conjunto não é o unico fator determinante da opção por geração em deterimento de tracção.
Não é bem assim, e os comboios diesel-eletricos provam isso mesmo.
Os motores ICE acomplados aos geradores são mais eficientes porque são desenhados para trabalhar em rotação fixa. Ou seja, todo o fluxo de ar nos coletores, camara combustão, turbo, escape, etc etc é otimizado para essa velocidade o que os leva à combustao ser feita com maior eficiência que o motor dum carro normal que tem de trabalhar das 700 às 7000 rpm.
Claro que nesse fluxo energético (ICE -> gerador -> inversor -> motor -> rodas) energia se vai perder. Mas pode globalmente até ser mais eficiente que o ICE -> rodas.
Colocado por: tigoncalSim, mas desde que acoplado com alguma forma de amortecimento da carga, tipicamente condensadores, caso contrário é impossivel manter motor em rotação constante no ponto de eficiencia máxima. E no caso dos motores dos comboios, não há ligação mecânica às rodas. O mesmo se aplica aos navios por exemplo, em que o direct drive já é incomum. Nos comboios/navios ainda há o problema da elevada inércia, que num sistema direct drive rebentaria com qualquer disco de embraiagem em menos de nada (ou então teria que ter uma relação de caixa tão grande que tornaria o tempo de aceleração impraticável). Nesse caso, a eficiencia do conjunto não é o unico fator determinante da opção por geração em deterimento de tracção.
Agora no caso dos PHEV, em que continua a haver ligação mecânica, é sempre mais eficiente o funcionamento em paralelo, com os motores elétricos a ajudarem nos regimes mais ineficientes do motor térmico com recurso à reserva de bateria (a BMW que o diga, ao ter abandonado o conceito do i8)
Colocado por: ricardoantunesnão tá mau :)
Colocado por: mafgodAPP
Colocado por: BelhinhoE uma velocidade média de 25 km/h? Não?
Colocado por: CarvaiTambém tive um Honda Civic Hibrido com a mesma motorização. Comprei usado fiz mais de 100.000 Kms em 7 anos e gastei 2300€ em manutenção incluindo 4 pneus e os consumos nunca passavam dos 4 Lts/100. Depois começou a ter problemas eletrónicos mas que não afetavam a condução. Ofereci-o ao filho de um amigo que ainda andou 2 anos até ser destruído por um javali.
Colocado por: Participante
APP oficial? Onde se encontra esta opção?
Colocado por: ematosAtenção que se for carro de renting ou leasing pode não ter essa opção disponível.
Ou se for carro de empresa tb só aparece na conta “principal”
Colocado por: Participante
Exato, daí eu não ter essa opção. Obrigado