Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Venho mais uma vez pedir uma opinião vossa.

    Um amigo meu que tem uma pequena casa com jardim perto da praia encomendou um arrumo (também já vi chamarem a isto de "galpão") com 8m2. A ideia é pintá-lo com tinta marítima e fazer uma base em cimento para o pousar lá no jardim. Estes arrumos serviriam tal como o nome indica para arrumos e eventualmente de forma esporádica como quarto para visitas (tem família a viver noutras zonas do país e emigrada e de vez em quando vêm uns dias de visita).

    A minha questão é se será boa ideia pousar aquilo diretamente na base de cimento. Não será melhor proteger com uma barreira de vapor e/ou algum tipo de isolamento térmico? Talvez fazer um estrado em madeira para haver circulação de ar por baixo? Já lhe falaram em aplicar um "verniz" no cimento. Não sei se aquilo é feito de forma a que apenas alguns pontos toquem no chão ou não...

    Como é que fariam? Obrigado!
  2.  # 2

    Se esse arrumo é em madeira, ao pousar integralmente no cimento está a dar-lhe sentença de morte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elfo106
  3.  # 3

    Colocado por: marizeSe esse arrumo é em madeira, ao pousar integralmente no cimento está a dar-lhe sentença de morte.


    Pois, foi o que eu pensei mas o meu conhecimento nisto é muito limitado.
  4.  # 4

    O meu também, mas é senso comum.
    Vai estar a absorver, por isso as yurts e dolmes têm uma base estilo estacas.

    Quanto ao isolamento, se pretendem usar com sol directo e intempéries para dormir, tem de ponderar isolamento em toda a estrutura, não só no chão. As casas de madeira costumam ter paredes duplas onde são passados, cabos/canalização e para quem quiser,aplicado isolamento. Teto idem
  5.  # 5

    Colocado por: marizeVai estar a absorver, por isso as yurts e dolmes têm uma base estilo estacas.

    Podes mostrar pf?

    Colocado por: marizeQuanto ao isolamento, se pretendem usar com sol directo e intempéries para dormir, tem de ponderar isolamento em toda a estrutura, não só no chão. As casas de madeira costumam ter paredes duplas onde são passados, cabos/canalização e para quem quiser,aplicado isolamento. Teto idem


    Sim mas isso se for necessário, fazem por dentro em qualquer altura. Para já o mais urgente é perceber como deverá ser feita a base.
  6.  # 6

    Possuo um arrumo em madeira, com cerca de 9m2, foi aplicado sobre base em estrutura em madeira tratada com revestimento de piso em OSB3, sobre estacas, afastado do solo (areia), cerca de 10cm.continua impecável, já tem mais de 9 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, elfo106
      170_20150413_062_1.jpg
      170_20150413_004_1.jpg
      170_20200908_3_1.jpg
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasPossuo um arrumo em madeira, com cerca de 9m2, foi aplicado sobre base em estrutura em madeira tratada com revestimento de piso em OSB3, sobre estacas, afastado do solo (areia), cerca de 10cm.continua impecável, já tem mais de 9 anos.


    Olá Pedro obrigado foi muito útil! Se me permite vou fazer umas questões...

    Fala em areia mas nas fotos isso parece ser terra. Levou depois areia por cima para encher o espaço entre a terra e estrutura?

    A estrutura está pregada/aparafusada lateralmente às estacas? Que profundidade precisam de ter as estacas?
  8.  # 8

    O Pedro ainda não respondeu, mas arrisco no seguinte (só para ver se acerto 😁):

    Colocado por: elfo106Fala em areia mas nas fotos isso parece ser terra. Levou depois areia por cima para encher o espaço entre a terra e estrutura?
    Deve ter levado areia por baixo, o que se vê castanho será mulch, possivelmente casca de pinheiro. E depois ficou apenas o espaço vazio para ventilar a base da casinha.


    Colocado por: elfo106A estrutura está pregada/aparafusada lateralmente às estacas? Que profundidade precisam de ter as estacas?
    Aparentemente sim, deverá estar aparafusada. A profundidade vai depender do terreno e da facilidade de abrir os buracos, mas diria que no mínimo uns 50cm se o terreno for firme.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elfo106
  9.  # 9

    Correctíssimo!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elfo106
  10.  # 10

    Muito obrigado a todos! Vou passar esta informação :)
  11.  # 11

    Pronto, agora queremos todos uma casinha de madeira no quintal 😅
  12.  # 12

    As estacas são cravadas directamente no solo
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro BarradasAs estacas são cravadas directamente no solo


    o que quer dizer isso?
  14.  # 14

    Não se abrem buracos.
  15.  # 15

    Colocado por: Pedro BarradasNão se abrem buracos.


    Marretada nelas lá para dentro?? Parecem bem grossos não deve ter sido nada fácil.
  16.  # 16

    Sim,foram instalados à marretada. Foi um processo rápido e eficaz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  17.  # 17

    Sim,foram instalados à marretada. Foi um processo rápido e eficaz.
    Eram postes de 80mm e cerca de 1m de comprimento, com ponta afiada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elfo106
  18.  # 18

    Pedro, por mera curiosidade, porquê que aplicou a areia? É para que a relva não volte a crescer?
  19.  # 19

    Areia é o tipo de solo do local.
    Para não crescer ervas. Está aplicado um mulch em casca de Pinheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elfo106
 
0.0195 seg. NEW