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  1. Colocado por: justmeEntão está confirmado... era mesmo uma locomotiva da CP a diesel

    Uma locomotiva com médias de 8L aos 100
  2. Colocado por: justmeÉ um bmw série 1

    https://www.bmw.pt/pt/all-models/1-series/bmw-1-series/bmw-serie-1-dados-tecnicos.html/bmw-120.bmw
    Consumo de combustível, combinado, WLTP em l/100 km

    5,3 - 6



    Colocado por: justmeSim, eu faço 4 L/100km, se o percurso não tiver grandes declives faço menos de 4L.
    hum.... :-)
  3. O meu VE também faz médias de 8kwh/100 se for de Ovar até são jacinto, mas fora esse percurso faz médias de 12kwh/100
    O meu antigo diesel nesse percurso fazia médias de 4.5L/100
    Mas claro que esse não era o percurso habitual e no pará arranca a média subia para os 7.5/8.0L/100
  4. Sobre médias, depende e muito da toponimia.

    Um exemplo prático, da Malveira ao Hospital Fernando Fonseca, sem usar AE, tenho dois caminhos com praticamente o mesmo tempo de condução, mas um faz ~29km e outro ~36km.
    No meu Tesla, a previsão de chegada ao destino dá a mesma percentagem, ou seja, mesmo consumo.
    Só que se usar o mais longo, vai dar uma média bem inferior em relação ao percurso mais curto.
    Usa a mesma energia e o mesmo tempo só que num fará mais 7km, mais 24% da distância!
    O mesmo seria válido para um carro de combustão.
    Portanto, as escolhas dos percursos tem uma grande influência na indiação das médias.
    Concordam com este comentário: dom123
      VE2.jpg
  5. Não tenho nada contra quem tem locomotivas a diesel, cada um compra o que entender... o caricato é depois ver essas mesmas pessoas a reclamar dos custos para manter essas mesmas locomotivas lol
    • dom123
    • 21 agosto 2024 editado
    Colocado por: justmeNão tenho nada contra quem tem locomotivas a diesel, cada um compra o que entender... o caricato é depois ver essas mesmas pessoas a reclamar dos custos para manter essas mesmas locomotivas lol

    Um carro com média de 8L/100 no pára arranca é uma locomotiva?
    Tive um Alfa Romeu em que esse sim era uma locomotiva, média de 13L/100.
    A última viagem que essa locomotiva fez foi ao Algarve a 120kmh fez uma média de 5.2L/100.
  6. Colocado por: mafgodhttps://www.bmw.pt/pt/all-models/1-series/bmw-1-series/bmw-serie-1-dados-tecnicos.html/bmw-120.bmw

    hum.... :-)

    Colocado por: mafgodSobre médias, depende e muito da toponimia.
    Portanto, as escolhas dos percursos tem uma grande influência na indiação das médias.

    Eu já aí disponibilizei um registo de consumo acumulado de 10k km com consumo de 3.4 L/100km, não tenho nada mais a acrescentar.
    Toda a gente sabe que foi sempre a descer, aliás é só escolher a próxima descida para o fazer, há por aí tantas descidas de 10k km à escolha lol
  7. Tem noção que se forem fazer uma média de todos os carros iguais ao seu, que a média não dá 3.4?
    Da maneira como você conduz (e bem!!) em qualquer dos meus VE faria 8kWh ou menos!

    Colocado por: justme

    Eu já aí disponibilizei um registo de consumo acumulado de 10k km com consumo de 3.4 L/100km, não tenho nada mais a acrescentar.
    Toda a gente sabe que foi sempre a descer, aliás é só escolher a próxima descida para o fazer, há por aí tantas descidas de 10k km à escolha lol
    Concordam com este comentário: dom123, jorgemlflorencio
  8. Não sei porque é que andamos a discutir com um apologista dos "fumarentos"... É como um Tesla fanboy ir-se meter num fórum de "Ibizas xuning"...

    Honestamente, preocupa-me mais um artigo que li há pouco, que dizia que a probabilidade de incêndios em carros parados estava a aumentar nos eléctricos, sendo já superior em comparação aos ICE. Usavam dados da Coreia (do Sul, suponho).

    Será que o aparecimento de novas marcas, nomeadamente chinesas (as outras já cá estão todas), com homologações às '3 pancadas' (estou a especular, mas se acontece com a Boeing no sector da aviação não vejo porque não possa acontecer nos automoveis), não vai estragar o registo que temos até agora?
    Concordam com este comentário: Dias12
  9. E que dados tem para insinuar que são as marcas chinesas que andam a arder e não as outras?
    Isso de marcas chinesas também tem a sua piada, tendo em conta que quase tudo é produzido na China, até marcas ditas "ocidentais", tem muitos Tesla que são produzidos na China, entre outras marcas.
  10. Os dados que tenho são a chegada de novas marcas, chinesas (o facto de serem chinesas é só um pormenor), e o aumento de incêndios por número de carros eléctricos em circulação.

    Por exemplo, se com marcas 'tradicionais' temos um incêndio por cada 10.000 carros, e com a chegada de novas marcas passamos a ter 1 incêndio por cada 5.000 carros, passo a desconfiar das novas marcas. Parece-me perfeitamente pertinente...
  11. Mas os elétricos que arderam foram tesla.

    Não vi Nissan, a arder, e a Nissan anda neste mundo dos elétrico ao mesmo tempo que a tesla.
    • argo
    • 23 agosto 2024
    Colocado por: VarejoteO ChatGPT, só esqueceu que as baterias do VE, provavelmente não vão durar 14 anos.


    Por curiosidade tenho um Toyota auris hibrido com 14 anos e não noto diferença na bateria ao longo dos anos. Tem 98K Km e anda nas voltinhas.
  12. Colocado por: argo

    Por curiosidade tenho um Toyota auris hibrido com 14 anos e não noto diferença na bateria ao longo dos anos. Tem 98K Km e anda nas voltinhas.


    A ideia era com VE's, que funcionam 100% com bateria.

    Mas já é um indicador.
  13. Colocado por: Varejote

    A ideia era com VE's, que funcionam 100% com bateria.

    Mas já é um indicador.

    No outro dia andei num Kia Soul EV, Uber, que estava a completar os 7 anos e tinha 352.000 Km... É certo que não são 14 anos, mas são mais de 350.000 Km...

    Bateria de origem, e com cargas rápidas diárias. Segundo o motorista, sem grande perda de capacidade/autonomia.
  14. Colocado por: callinasMas os elétricos que arderam foram tesla.

    Não vi Nissan, a arder, e a Nissan anda neste mundo dos elétrico ao mesmo tempo que a tesla.

    O artigo citava um estudo mais abrangente, feito na Coreia. Não o encontrei, mas achei este.

    Cito a parte dos números:

    "WHAT DOES DATA SHOW ABOUT EV FIRES?
    EVs do not appear to catch fire nearly as much as recent headlines might suggest.
    In the United States, EVs caught fire at a rate of 25 per 100,000 units sold, compared with 1,530 for gasoline-powered vehicles and 3,475 for hybrids, according to a study conducted by insurance company AutoInsuranceEZ published in 2023 using data from the National Transportation Safety Board.

    South Korea saw 72 fires involving EVs last year, up 200% from 24 in 2021, according to the National Fire Agency.
    The number of fires per 10,000 EVs was 1.3 last year in South Korea, compared with 1.9 for internal combustion engine-powered vehicles, according to the Science & Technology Policy Institute.
    Nearly one in five cars sold globally in 2023 was electric, according to the International Energy Agency, with nearly 14 million sold, mostly in China, Europe and the United States. This took the total number of EVs on the road to 40 million."
  15. Para quem acha que o VE é só para ir ao pão :-)
    Foram 15 dias de road trip por Itália, sem qualquer limitação ou ansiedade de carregamento. Em relação a um carro a combustível terei gasto 2h a mais por dia "de ida e vinda".
    Concordam com este comentário: ricardoantunes, RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, argo, smart
      IMG_20240826_090529.jpg
  16. Com que carro?
  17. Colocado por: paulosUm elétrico carregado em casa não fica a 3€ a cada 100km, fica bem longe no meu caso. Um Nissan leaf que anda regularmente com médias de 12kw e menos em estradas nacionais. Tenho o preço do kW a 0.13€ para compensar as taxas e taxinhas. Carrego no bi horario a 9cent o kw sem taxas, tarifa ACP/goldenergy

    Nunca na vida paga isso pela energia da rede... Falta adicionar aí os impostos, taxas e taxinhas.
    O valor final é muito diferente desses 0.13€ e 0.09€
  18. Tarifário ACP-Goldenergy em vigor | Tarifa Bi-Horária
    Potência contratada Potência
    €/dia Eletricidade
    Fora do vazio
    €/kWh Eletricidade
    Vazio
    €/kWh
    3,45 0,2509 0,1603 0,0978
    4,6 0,3909 0,1603 0,0978
    5,75 0,4523 0,1603 0,0978
    6,9 0,5433 0,1603 0,0978
    10,35 0,7367 0,1603 0,0978
    13,8 0,9621 0,1603 0,0978
    17,25 1,2692 0,1603 0,0978
    20,7 1,4918 0,1603 0,0978


    Falta o IVA.
    https://descontoluz.acp.pt/







    Colocado por: justme
    Nunca na vida paga isso pela energia da rede... Falta adicionar aí os impostos, taxas e taxinhas.
    O valor final é muito diferente desses 0.13€ e 0.09€
 
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