Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: Pedro BarradasTem demasiada coisa a acontecer.

    Verdade!
  2.  # 42

    Boa tarde,

    Depois de falar com o nosso arquitecto sobre as sugestões do Marco1,

    Ele tem uma opinião ou pouco diferente, argumentando que as cozinhas devem ficar viradas a nascente e as salas a poente contrariando a sugestão do Marco.

    Também mencionou que a churrasqueira a poente não é boa ideia, porque a poente o sol é mais duradouro que a nascente dai ter a cozinha + churrasqueira a nascente e a sala a nascente.

    Também mencionou que colocou 2 pilares porque só com 1 teria de levar mais ferro e ficaria mais caro.

    Em relação á submissão na camara, o arquitecto sugere entregar apenas o projecto de arquitectura como informação prévia em vez de comunicação prévia ( que inclui as especialidades ) e ver o que a camara diz.

    ( Na camara indicaram que sendo lote deve ir como comunicação prévia, mas não sei pq é que o meu arquitecto insiste em não ir pela comunicação prévia, receio que alguma coisa tenha de ser revista na arquitectura? )

    Existem algumas coisas que de facto não acho bonito de todo

    1) Não ter despensa ou espaço para móveis despenseiros perto da cozinha
    2) A chaminé do recuperador de calor está a passar no meio do closet, (parece uma martelada)
    3) A inclinação para a garagem ser de 25%, (mas aqui não há muito a fazer, casa não pode recuar mais e gostaria de ter pé direito da garagem a 2,30 )

    Começamos a questionar se estamos no bom caminho com este projecto ou se é apenas uma questão de gosto e as actuais plantas até não estão mal de todo.

    Obrigado
      Perfil.png
      réschão.png
      1º andar.png
  3.  # 43

    bem temos que ser diplomáticos
    ora então poentes e nascentes ao barulho numa casa ao comprido no lote, basta espelhar :)
    essa dos pilares com mais ferro então....:) fica mais caro o betão em dois pilares do que por mais um ferro apenas num, enfim
    tanta área e depois temos ali uma solução de escada toda constrangida
    pe direito de 2.7 ?? espessura total da laje com 30 cm ??
    a janelinha da cozinha...a do quarto com o peitoril tão alto...deve ser agradável estar na cama e ouvir a descarga da sanita logo ali por trás...
    etc, etc...é um mau projeto desculpe a sinceridade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvasm76
  4.  # 44

    Em relação à chaminé do recuperador, não tem melhor local para ela passar.
    Está no centro da casa com parede comum com o hall dos quartos.
    Se vocês tiverem hábito de acender o recuperador, basta colocar umas grelhas no hall na corete da chaminé e consegue aquecer o piso 1.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvasm76
  5.  # 45

    Colocado por: marco1pe direito de 2.7 ?? espessura total da laje com 30 cm ??


    Está mal ? O que deveria ter? ( para acomodar piso radiante hidráulico e VMC)
  6.  # 46

    Colocado por: silvasm76Na camara indicaram que sendo lote deve ir como comunicação prévia, mas não sei pq é que o meu arquitecto insiste em não ir pela comunicação prévia, receio que alguma coisa tenha de ser revista na arquitectura? )


    Exato pois é o que a lei agora diz, vai ser logo rejeitado e enquanto isso o tempo vai passando.

    Essa dos pilares que facilmente foi desmontado com os argumentos do Arq. Marco1 é mais uma pista que você tem que pensar bem pois é dos maiores investimentos que vai fazer.

    Sanitas nas costas de cabeceira de cama é algo que deve ser evitado, para evitar acordar com barulhos desagradáveis
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvasm76
  7.  # 47

    Colocado por: silvasm76( Na camara indicaram que sendo lote deve ir como comunicação prévia, mas não sei pq é que o meu arquitecto insiste em não ir pela comunicação prévia, receio que alguma coisa tenha de ser revista na arquitectura


    Esta parte vai correr mal. Então a câmara diz que tem que ser por comunicações previa, o simplex diz que tem que ser por comunicaçao prévia e o seu arquitecto quer ir por licenciamento?

    Só para o elucidar, eu submeti licenciamento e foi aprovado pré simplex, quando fui pedir a licença de construção a camara "converteu" em comunicação prévia e eu recebi licença função da comunicação prévia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvasm76
  8.  # 48

    Colocado por: FresiasEsta parte vai correr mal.


    Porque?

    Eu acho que a ideia do arquiteto, como muitos dos que consultei ja me tem dito, e salvaguardarem-se. Ao submeter PIP e so depois comunicacao previa, garantem que existe um passo que mesmo nao sendo necessario, salvaguarda o tecnico pois a camara 'validou' o projeto, ja que na comunicacao previa nao ha qualquer obrigacao de a camara validar visto que e o tecnico que assume a responsabilidade que tudo esta conforme.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvasm76
  9.  # 49

    Colocado por: dmanteigasPorque


    Por ser um lote. Leia o decreto de lei 10/2024.
  10.  # 50

    Colocado por: marco1pe direito de 2.7
    2,70 é uma medida que a mim me agrada.

    Colocado por: marco1espessura total da laje com 30 cm ??


    Colocado por: Dias12Está mal ? O que deveria ter?
    o que o marco aqui está a alertar é que para uma laje aligeirada que tem em média uns 25cm, 30cm deixa apenas 5cm para os acabamentos todos do tecto de baixo e o piso de cima. se pretender meter isolamentos acústicos, tectos falsos com luzes embutidas ou condutas, passar tubos de água ou luz, instalar tubos para piso radiante mais uma camada de regularização e por fim o piso etc esses 30 cm são claramente insuficientes.

    portanto faça as contas às camadas que quer meter e veja o que dá. tem espaço nos 2,7m para descer, mas se quer manter esse pédireito (é uma medida agradável) terá de subir às cotas de soleira do piso superior e eventualmente à casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvasm76
  11.  # 51

    Colocado por: antonylemoso que o marco aqui está a alertar é que para uma laje aligeirada que tem em média uns 25cm, 30cm deixa apenas 5cm para os acabamentos todos do tecto de baixo e o piso de cima. se pretender meter isolamentos acústicos, tectos falsos com luzes embutidas ou condutas, passar tubos de água ou luz, instalar tubos para piso radiante mais uma camada de regularização e por fim o piso etc esses 30 cm são claramente insuficientes.
    e ainda faltam pelo menos 10cm (a rasca) para as tubagens da VMC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvasm76
  12.  # 52

    Colocado por: dmanteigasEu acho que a ideia do arquiteto, como muitos dos que consultei ja me tem dito, e salvaguardarem-se. Ao submeter PIP e so depois comunicacao previa, garantem que existe um passo que mesmo nao sendo necessario, salvaguarda o tecnico pois a camara 'validou' o projeto, ja que na comunicacao previa nao ha qualquer obrigacao de a camara validar visto que e o tecnico que assume a responsabilidade que tudo esta conforme.


    Isto não acaba por ser mais demorado e custoso para o dono de obra? Existe vantagens para o dono de obra fazer assim?
  13.  # 53

    Colocado por: silvasm76Ele tem uma opinião ou pouco diferente, argumentando que as cozinhas devem ficar viradas a nascente e as salas a poente contrariando a sugestão do Marco.


    Olá, sinceramente... você é que devia saber...
    Há vantagens numa e outra opção. O meu conselho é que se abstraia do seu projecto e pense o que gostaria mais, ter luz na cozinha mais de manhã ou de tarde. Idem para qualquer outro compartimento da casa.

    No geral, acho uma pena que em tanto tempo as melhorias tenham sido escassas.

    Depois, teria várias opiniões de gosto... por exemplo:
    - no corte, se fosse eu alinharia os vãos dos diferentes pisos na fachada tardoz... ou seja, quartos e salas estariam alinhados vericalmente, a largura do alpendre de baixo seria idêntica à da varanda dos quartos... simplificava a construção também.
    - preferiria que o quarto do casal se virasse para a rua, por uma questão de segurança, de quem entra e sai de casa... ao passo que os quartos pequenos se voltariam para as traseiras.
    - preferiria que as portas dos quartos estivessem aos pés da cama em vez de estarem na parede de cabeceira;
    - o portão da garagem deveria estar recuado em relação à fachada e ser bastante mais largo. Simule essas manobras num qualquer estacionamento industrial ao fim de semana... com uns cones ou assim... vai ver que é bastante apertado;
    - um detalhe, mas para mim é importante... a forma dos tectos... quase todos os seus tectos são em forma de L... com variações onde há portas, etc... pondere regularizar essas formas... através de outros alinhamentos, ou tectos falsos mais baixos nas zonas das portas para deixar o tecto maior com a forma dum rectangulo, em vez dum L.


    - pé-direito de 2.30m numa garagem? Já não me recordo se o mínimo de 2,40m se aplica a garagens ou não... mas mesmo que não, se um dia quiser dar novo uso ao espaço, pode arranjar problemas por meros 10cm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvasm76
  14.  # 54

    Colocado por: silvasm76Em relação á submissão na camara, o arquitecto sugere entregar apenas o projecto de arquitectura como informação prévia em vez de comunicação prévia ( que inclui as especialidades ) e ver o que a camara diz.

    ( Na camara indicaram que sendo lote deve ir como comunicação prévia, mas não sei pq é que o meu arquitecto insiste em não ir pela comunicação prévia, receio que alguma coisa tenha de ser revista na arquitectura? )


    Para lhe ser sincero, até concordo com o seu Arquitecto neste aspecto.
    Claro que tudo depende do seu caso em concreto, das regras que o seu loteamento tem, e do modo como opera a câmara... mas depois de ver o que se fez com o DL 10/2024... em que em vez de se aproveitar a oportunidade para condensar e simplicar toda a legislação... o que se fez foi basicamente uma sacudidela da àgua do capote autarquico. Disseram que a lei é para cumprir mas que a câmara não se responsabiliza por nada... passando toda a responsabilidade para os técnicos. Eu estaria completamente de acordo com isso SEEEEEEEEEE... a legislação estivesse toda ela articulada e não houvesse ambiguidades.

    Se o seu Arquitecto prefere fazer um PIP antes, eu só posso ser solidário com ele. Quer-se proteger de algum modo. E faz bem.

    Se isso é pior para sí? Eu diria que sim e não.
    Perde mais tempo e €€€, mas dormirá um pouquinho mais descansado (a).
    Imagine um dia a meio da obra, chega a câmara e manda demolir qualquer coisa...

    Se o Arquitecto não opta pela Comunicação Prévia alguma razão haverá de ter, digo eu. Mesmo que a razão seja a de "ser medricas". Num país como Portugal, até nem o censuro muito.

    No final, aquilo que antes era um Licenciamento, é hoje um PIP+CP... dois processos na câmara... e lá se destrói a intenção original do DL 10/2024 para simplificar as coisas...

    Se antes, em situação de dúvida, eu apostava por primeiro tentar a melhor solução para o cliente, arriscando um pouco, negociando com a Câmara, etc... hoje em dia, só com Comunicação Prévia, sem lugar a negociação nenhuma que fique escrita... sinceramente a tendência tem sido a de arriscar menos. Quem perde? O Dono de Obra, o projecto, a obra...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvasm76
  15.  # 55

    Colocado por: N Miguel OliveiraNo geral, acho uma pena que em tanto tempo as melhorias tenham sido escassas.


    Chegados até aqui tb sentimos o mesmo, e estamos de alguma forma numa encruzilhada.

    Neste momento o arquitecto está de alguma forma a pressionar para submetermos na camara a arquitectura actual. Eu até atendo, porque já passaram vários meses e não podemos estar indefinitamente na arquitectura, por outro lado questionamos a qualidade do projecto actual (não percebemos nada de arquitectura).

    A localização dos espaços foi de alguma forma pensada por nós inicialmente, e o arquitecto atendeu mas estavamos á espera de mais engagement, brio, rigor, e em pensar soluções alternativas quando as mesmas eram colocadas em cima da mesa, mas sentimos que acabou por faltar um pouco.

    Creio que deveria ter optado por um arquitecto mais experiente, os projectos têem muita especificidades e casos de uso que precisam ser pensadas (ex: alguma vez eu me lembraria da sanita do outro lado da cama ou das dificuldades no acesso á garagem? ) e só que tem experiencia consegue abarcar tudo isto e entregar mais valor ao cliente / projecto.

    Tenho plena consciencia que todos nós fomos inexperientes num momento das nossas carreiras, e que o arquitecto deve estar a fazer o seu melhor, mas sinto que precisavamos de mais.

    Já pensamos em trocar de arquitecto para alguém mais experiente, mas isso vai consumir tempo ( estamos um pouco á rasca de tempo) , e vamos acabar por só pedir orçamentos em 2025 e nessa altura já deve estar tudo mais caro.

    É neste ponto em que estamos, se trocamos de arquitecto para alguém mais experiente, ou se o projecto segue como está ou lhe damos mais algumas marteladas.

    O trabalho do arquitecto termina com a entrega da arquitectura? ou ele vai continuar a ter um papel activo nas fases seguintes? especialidades, obra. etc?

    Obrigado desde já
  16.  # 56

    Colocado por: silvasm76É neste ponto em que estamos, se trocamos de arquitecto para alguém mais experiente, ou se o projecto segue como está ou lhe damos mais algumas marteladas


    Agora que tem consciência que pode ter algo melhor, algo que valorize melhor o dinheiro que vai gastar a construir acha que deve continuar com o projecto como está?
    A sanita vai continuar a custar o mesmo, mas no final a casa talvez possa não valer o mesmo...

    Ou bata o pé com o seu actual arquitecto, ou realmente troque.. Eu continuo a dizer que o dinheiro que perdi ao trocar de arquitecto foi o melhor dinheiro investido até hoje 😉
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvasm76
  17.  # 57

    Colocado por: silvasm76O trabalho do arquitecto termina com a entrega da arquitectura? ou ele vai continuar a ter um papel activo nas fases seguintes? especialidades, obra. etc?


    Depende do que ficou combinado.
    Por exemplo, quem é o Coordenador do Projecto? É o Arquitecto também? Ou algum dos Engenheiros?

    Daqui a 2 ou 3 anos já nem se lembrará dos meses que perdeu...
    Se insistir em coisas que não estão ao seu agrado desde já, passará os próximos 40 ou 50 anos a pensar no que poderia ter sido.

    O meu conselho é que não tenha pressa na fase de projecto, seja com esse Arquitecto ou com outro.

    Tampouco precisa de ser você a encontrar as soluções. Você deve é apontar as desvantagens e pedir solução. É o trabalho dele.

    Não convém muito é estar constantemente a mudar de opinião. Se hoje diz que quer a suite voltada para a rua... convém manter o que disse se quiser evitar custos extra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvasm76
  18.  # 58

    A conduta do exaustor vai passar no meio do WC do piso 1?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvasm76
  19.  # 59

    O tecto da garagem sera de lage aligeirada?
    Não terá vigas salientes, a descontar aos 2,30m
 
0.0194 seg. NEW