Colocado por: BoraBoraEstá a falar na e-fatura relativa ao pagamento das quotas?Olá. Refiro-me as facturas que são passadas em nome do condomínio, despesas do condomínio. Obrigado por ter respondido.
Colocado por: CarvaiOs Condomínios não têm e-fatura. Embora tenham nº fiscal não são consideradas entidades autónomas. Só o Administrador do Condomínio é que lhe pode facultar as faturas pagas. Na próxima Assembleia candidate-se a Administrador.
Colocado por: v99Alguém se é possível e como consultar o e-facturas de um condomínio? Dúvidas em relação a gestão do mesmo. A empresa que faz a gestão tem processos pouco claros. Não vale a pena apelar aos restantes condôminos pois são uns bananas. Desculpem a linguagem
Colocado por: v99Alguém se é possível e como consultar o e-facturas de um condomínio? Dúvidas em relação a gestão do mesmo. A empresa que faz a gestão tem processos pouco claros. Não vale a pena apelar aos restantes condôminos pois são uns bananas. Desculpem a linguagem
Colocado por: N3ROSim,tem acesso ao E-Fatura, onde poderá consultar todas as faturas registadas com o NIF/NIPC do condomínio na qualidade de "consumidor".
Basta proceder ao registo do condomínio no Portal das Finanças, e aproveitar para atualizar os dados.
Terá acesso ao E-Fatura, e também com essa conta poderá obter o mapa de contas bancárias e mapa CRC do condomínio junto do Banco de Portugal.
Não dispenso o acesso a estes dados em qualquer condomínio.
Colocado por: v99Farto de exigir que façam prova dos pagamentos aos fornecedores, facturas e recibos e até agora nada. Tenho uma divida relativamente a pintura do prédio, perto de 600 euros. A adjudicação foi pouco clara como tal pedi explicações e ate hoje nada. Só pago depois de me comprovarem que o valor que nos foi cobrado bate certo com as facturas. E não parecem muito interessados em fazer prova de nada. Só me pergunto porque não tentam uma cobrança coerciva tendo em conta que já passaram 4 anos. Só para terem uma ideia, quando propus que todos os meses nos fossem enviados extractos da conta bancaria juntamente com as notas de cobrança mensais, a resposta do administrador foi "isso não posso fazer estão lá coisas confidenciais que não quero que vocês vejam". Claro que os restantes condôminos comeram aquilo tranquilamente e ficaram calados, dizem sim a tudo sem nunca questionar nada. Entretanto já contactei um advogado que enviou algumas cartas e ate então nunca responderam. Muito tranquilizador, sinal de que aquelas contas devem estar todas muito certinhas.
Colocado por: N3ROSim é uma empresa externa. Recorri a um advogado porque quero pagar a parte que me cabe e porque estão em causa os meus direitos. Irei levar isto até as ultimas consequências, sei que me vai ficar mais caro do que o valor em divida. Mas como disse estão em causa os meus direitos e se me calar fica aberta a porta a todo o tipo de vigarices e atropelos a lei e aos meus direitos.
Se a administração for uma empresa externa, diz-me a experiência que não irão tentar qualquer cobrança consigo.
Colocado por: AlexMontenegroQuer me parecer que estas empresas usam todas o mesmo modus operandi
A empresa de gestão de condomínio do prédio onde habito foi dispensada por essa razão. A existência de duas despesas sem justificação aparente e sem facturas levou à marcação de uma reunião extra-ordinária e consequente dispensa.
Colocado por: v99
Farto de exigir que façam prova dos pagamentos aos fornecedores, facturas e recibos e até agora nada.
Tenho uma divida relativamente a pintura do prédio, perto de 600 euros. A adjudicação foi pouco clara como tal pedi explicações e ate hoje nada. Só pago depois de me comprovarem que o valor que nos foi cobrado bate certo com as facturas.
E não parecem muito interessados em fazer prova de nada. Só me pergunto porque não tentam uma cobrança coerciva tendo em conta que já passaram 4 anos.
Colocado por: sizeA que proposito? De quem é o dinheiro afinal de contas, meu ou do administrador? Quem é o patrão nessa relação? A obra esta feita há imenso tempo e facturada ha 4 anos, e quando o administrador se recusa a fazer prova das despesas então só me resta concluir que algo de errado se passou com aquela obra. Tenho todo o direito a consultar a documentação do condomínio, tudo o que lá esta pertence ao condomínio e não ao administrador, ate a correspondência em nosso nome pertence-nos. Tudo absolutamente tudo pertence-nos e é passível de ser consultado.
A que propósito tem que exigir, pontualmente, da administração, prova dos efectivos pagamentos das despesas facturadas ao condomínio ?
Isso é apresentado na apresentação de contas. Às tantas será um condómino ausente.
Pois, entendido. É de fugir de condóminos desta natureza...
A sua obrigação de pagar surgiu logo que foi aprovado o orçamento para a obra. Não tem que depender da facturação. Desculpe, mas isso é uma atitude dos caloteiros..
Não consegue entender que primeiro há que reunir todo o dinheiro para a obra e só depois é que é encomendada a empreitada, altura em que surgirá a facturação ? Haja bom senso !
Esse seu procedimento no meu condomínio iria ficar-lhe demasiado caro, com pesadas penalidades.
Colocado por: VarejoteAs quotas extraordinárias são pagam após aprovação de assembleia e muito antes de existirem faturas, porque o trabalho será feito meses/anos mais tarde.Já percebi que tem uma empresa de gestão e condomínios, daquelas
Cambada de caloteiros, depois os outros é que são trafulhas.
Paga o que deves.