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  1. Colocado por: pcspinheiroPelos carros, isto parece-me tudo gente com posses; tanto lhes faz +- 4000€ de combustível/ano...

    Portanto, empreiteiros 🤭
  2. Colocado por: pcspinheiro

    Pelos carros, isto parece-me tudo gente com posses; tanto lhes faz +- 4000€ de combustível/ano...
    Concordam com este comentário:Dias12


    Também tenho uns conhecidos com posses que compraram um tesla. Passado uns anos em vez de comprarem outro elétrico para substituir um a diesel, optaram por um hibrido plug in.
  3. Colocado por: pcspinheiro

    Pelos carros, isto parece-me tudo gente com posses; tanto lhes faz +- 4000€ de combustível/ano...
    Concordam com este comentário:Dias12


    Sim é malta de posses, o que tem híbridos há mais anos, diz que vai continuar com híbridos, ainda não quer VE's.
  4. Colocado por: Zé Meirinho
    Portanto, empreiteiros 🤭


    Não são empreiteiros, nem andam no setor da construção.
  5. Colocado por: mafgodUm model 3, com poucos kms, era bem escolhido :-)

    O que considera serem poucos kms (ou "aceitáveis") num elétrico usado? E se for num TM3?
  6. Eu, que cheguei a comprar uma Megane com 2 anos e mais de 100.000km, contra mim falo :-)

    Um 100% elétrico tem muito menos desgaste que um ICE, assim em princípio, haverá menos coisas a ter em conta que num ICE.
    Os cuidados que eu teria/tenho num VE seria:

    - se ainda está em condições de garantia (kms e anos) por uns anos/kms, a minha preocupação é menor já que, a bateria estaria ainda em garantia
    - se já não está em condições de garantia (kms ou anos) ou ainda está por pouco tempo/km, a minha preocupação é maior e aqui, dificilmente compraria sem uma revisão geral na marca (mesmo sabendo à priori que pouco vale a nível de bateria) e sem usar um OBD para ler o estado da bateria (degradação/capacidade). Uma carga rápida e lenta também seria de fazer para aferir como está a velocidade de carregamento (implica um estudo prévio para saber a velocidade que deveria de ser tendo em conta o modelo, ano e nivel de carga).
    - em ambos, fazer obrigatoriamente um test drive em piso irregular (calçada por exemplo) e se possível em AE a velocidade máxima para ver o comportamento em estrada (suspensão) e ruidos parasitas
    - os VEs são mais pesados que os ICEs e em alguns modelos a suspensão não é a mais indicada.... com os kms/anos vai perdendo as suas faculdades
    - conhecer o histórico do carro: TVDE, muito provável ter muitas cargas rápidas mas velocidades baixas.... particular, provavelmente carregamento em casa e velocidades mais altas... enquanto cargas rápidas em certos modelos é problemático, noutros é uma não questão.... o estilo de condução mais agressivo pode ter danificado por exemplo a transmissão.

    Se for modelos antigos, ter em conta como está a nível de atualização do mesmo (hardware).
    Há versões do Model S por exemplo que já não usam a rede 3G e para isso a velocidade de NET é muito baixa.
    Ou têm um CPU antigo e a resposta no ecran é lenta....

    Informar de antemão os problemas mais conhecidos no modelo/versão que estamos interessados e tentar perceber se no VE que estamos interessados essas problemas já existem ou não.

    Resumindo, para mim, num VE é ter em conta o estado da bateria e a suspensão principalmente.

    Seja como for, um test drive é obrigatório :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82, lmcaet
  7. Aconselho a seguires o Bjorn, ele faz vários testes a vários VEs... tanto novos como antigos.
    Se estiveres interessado num modelo em particular é procurar as reviews dele... ficas logo a saber os pontos positivos e negativos (na opinião dele claro, mas que regra geral é imparcial).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  8. Colocado por: VarejoteNão são empreiteiros, nem andam no setor da construção.

    Varejote, era uma private 😄
  9. Colocado por: mafgodAconselho a seguires o Bjorn, ele faz vários testes a vários VEs... tanto novos como antigos.
    Se estiveres interessado num modelo em particular é procurar as reviews dele... ficas logo a saber os pontos positivos e negativos (na opinião dele claro, mas que regra geral é imparcial).

    Acho que até já se partilhou a folha Excel dos testes dele por aqui. Se não, deve estar no canal do youtube.
    Vale a pena acompanhar e também aconselho.
    Concordam com este comentário: mafgod
  10. Colocado por: Zé Meirinho
    Varejote, era uma private 😄


    Sim, mas podiam outros não entender isso.
  11. Colocado por: pcspinheiro

    Pelos carros, isto parece-me tudo gente com posses; tanto lhes faz +- 4000€ de combustível/ano...
    Concordam com este comentário:Dias12


    exato , isto é pessoal que não tem qualquer limitação pouco lhes interessa os custos...
    Apenas foram nas modinhas....
  12. Nem tudo o que reluz é oiro..

    Se for para Amadora ou Sintra ou outras zonas suburbanas o que não faltam são carrões caros, com os donos a morar em casas fraquinhas . Tal como os emigrantes quando vá vêem de férias exibir grandes bombas, muitas vezes alugadas.. portanto a questão das posses não é assim tão Linear.

    Colocado por: pcspinheiro

    Pelos carros, isto parece-me tudo gente com posses; tanto lhes faz +- 4000€ de combustível/ano...
    Concordam com este comentário:Dias12
    • lmcaet
    • 9 setembro 2024 editado
    Colocado por: Zé Meirinho
    Acho que até já se partilhou a folha Excel dos testes dele por aqui. Se não, deve estar no canal do youtube.
    Vale a pena acompanhar e também aconselho.
    Concordam com este comentário:mafgod

    Infelizmente não encontro a dita folha de Excel.
    Importa-se de a partilhar novamente?
    Obrigado.
    • mafgod
    • 9 setembro 2024 editado
    Results from my range tests, banana box tests and other goodies here:
    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1V6ucyFGKWuSQzvI8lMzvvWJHrBS82echMVJH37kwgjE/edit?gid=0#gid=0
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  13. Faltam, creio, aí os leafs nessa folha.

    Qual o melhor sitio para fazer um check up á bateria de um leaf ou outro eléctrico
    antes de comprar? O "verificar" (há um no centro Colombo) é recomendável?

    Colocado por: mafgodResults from my range tests, banana box tests and other goodies here:
    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1V6ucyFGKWuSQzvI8lMzvvWJHrBS82echMVJH37kwgjE/edit?gid=0#gid=0
  14. Colocado por: carlosj39Nem tudo o que reluz é oiro..

    Se for para Amadora ou Sintra ou outras zonas suburbanas o que não faltam são carrões caros, com os donos a morar em casas fraquinhas . Tal como os emigrantes quando vá vêem de férias exibir grandes bombas, muitas vezes alugadas.. portanto a questão das posses não é assim tão Linear.



    Neste caso concreto é malta com cheta.
  15. Colocado por: carlosj39Faltam, creio, aí os leafs nessa folha.

    Qual o melhor sitio para fazer um check up á bateria de um leaf ou outro eléctrico
    antes de comprar? O "verificar" (há um no centro Colombo) é recomendável?

    Isto é um documento com várias "folhas".... e Leafs também estão por lá :-)
  16. Ok folhas em inglês são nada menos que.. leafs, é só
    saber ler o texto todo e "verificar"!
  17. Pergunta um pouco diferente: vi que há adaptadores chademo - ccs2, que seriam uma boa compra para quem, como nós, está limitado com o seu Leaf. Uma vez, de Lisboa para Coimbra tivemos algum stress para carregar com carregadores chademo inexistentes, quando havia n carregadores ccs2 disponíveis nas estações de serviço... Alguém usou e pode confirmar que funcionam?
  18. O Bjorn fez uns testes.... aparentemente até que funcionam minimamente, por vezes....
    Eu não apostaria numa coisa dessas, além do preço alto, a fiabilidade não é das melhores.
    É fazer um planeamento tendo em conta os postos com Chademo.

    Lisboa/Coimbra são uns 200km.... com um Leaf40 com jeitinho talvez consiga fazer, senão é parar uns 15min num PCR de um continente Plug and charge (ou num PCR com chademo) enquaanto se bebe um café.
 
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