Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: RuikodeTenho a impressão que as casas em L só são bonitas vistas de fora, raramente vejo o espaço bem aproveitado por dentro.


    Epa... nao sei se concordo. Eu acho que permite ter aquele equilibrio que eu gosto entre area social / area de dormir, desde que o terreno o permita. Por isso e que tive esse cuidado na escolha do terreno. E um retangulo de 30x40 com o poligono de implementacao em 20x30.

    Eu pessoalmente em L, gosto muito desta planta que encontrei no pinterest:
    https://i.pinimg.com/736x/95/34/2e/95342eaa25431039d18a6fbf70485dff.jpg

    Claro que ha aqui coisas que nem deve ser legais em Portugal e outras nem fazem muito sentido, mas da para ter uma 'ideia' do que e para mim a planta ideal em L. Mas gosto de ter um escritorio na frente da casa, a lavandaria/despensa a circular pela cozinha, o espaco aberto onde quem esta a cozinha na ilha tem vista para a mesa de jantar e ate a zona da sala e depois a separacao entre area social / area de dormir. Para a minha vivencia, via-me perfeitamente numa casa deste tipo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sscmoreira
  2.  # 82

    Colocado por: Sscmoreiraacho que esta planta não a estar a favorecer.
    essa planta está uma desgraça. peça ao arqº que comece de novo que isso nao serve.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sscmoreira
  3.  # 83

    Colocado por: CJoÉ possível pedir 13 projetos? 13 projetos completos?? de 6.000 cada um
    possível é.. mas é obvio que nao se trata de 13 projectos completos.. a fase de estudo prévio por vezes pode ser complicado.
    • CJo
    • 12 setembro 2024

     # 84

    Colocado por: antonylemospossível é.. mas é obvio que nao se trata de 13 projectos completos.. a fase de estudo prévio por vezes pode ser complicado.


    Ah!!! Percebi. Peço desculpa, ainda sou leiga na matéria. Então podem-se pedir estudos prévios, até para ver se no terreno construímos algo de jeito, correto?
    Que valor aproximado têm esses estudos prévios?
  4.  # 85

    Colocado por: CJoEntão podem-se pedir estudos prévios
    o estudo prévio é todo ele um processo de evolução, e podem se pedir para fazer e refazer coisas nesta fase. para mim só complica quando o estudo prévio é aprovado e passa à fase seguinte e depois pedem-me alterações. eu aí começo a cobrar
  5.  # 86

    Colocado por: CJoQue valor aproximado têm esses estudos prévios?
    não existe um avlor fixo estipulado para isso.. normalmente eu cobro uma percentagem do projecto total para essa fase pois divido o pagamento pelas diferentes fases do projecto. é raro um cliente pedirem só um estudo. mas pode acontecer. se me pedissem teria de avaliar o pedido porque dar um preço para isso não tão linear como dizer quanto cobro por essa fase no caso de um licenciamento.
  6.  # 87

    Colocado por: CJoÉ possível pedir 13 projetos? 13 projetos completos?? de 6.000 cada um??
    Ou são estudos/esboços?


    Só para salientar que foram estudos prévios e ninguém pediu 13/ 14 ou o quer que fosse. Existem é arquitectos com mais brio que outros. Mesmo agora que o meu projecto inicial foi por água abaixo e se fez um projecto novo tendo como base o inicial, foram-me apresentados 4 ou 5 alternativas.

    No fim deste tempo todo a minha opinião sobre arquitectos é que é preciso ter muita sorte. Considero quase ganhar o Euromilhões e a mim saiu-me o premio a segunda 🤣
  7.  # 88

    Colocado por: FresiasConsidero quase ganhar o Euromilhões e a mim saiu-me o premio a segunda
    se todos os DO fossem assim exigentes a qualidade da arquitectura a nível nacional subia
  8.  # 89

    Colocado por: CJoÉ possível pedir 13 projetos? 13 projetos completos?? de 6.000 cada um??
    Ou são estudos/esboços?


    Possível é, tudo é possível.
    Mas tampouco é recomendado.
    13 estudos prévios podem ter várias razões.

    Num projecto, a nossa missão é entender o que quer o cliente. Se nem a minha esposa entendo bem nalguns assuntos, imagine alguém que não conheço de lado nenhum. Então, o que tentámos fazer é escutar em vez de ouvir. E ir apanhando certos sinais e tiques que aquele cliente tenha em concreto, pelo que diz e sobre tudo pela forma em como diz as coisas. O ideal mesmo era irmos viver com o cliente uma semanita e aprender que tipo de pessoa é, mas isso não pode ser. Então inundamos a sua caixa de entrada do email com questões que parecem mesquinhas numa fase inicial, mas que nos ajuda muito a perceber que tipo de vivência aquela pessoa quer para a casa.

    Depois de recolhida dita informação pessoal, juntámo-la às condicionantes urbanísticas que são permitidas naquele local em concreto e às características geológicas do terreno.

    E começa a época do atirar o baŕro à parede (no bom sentido). Do apalpar terreno. Do tentativa-erro. Experimentamos 3, 4, 5 opções de implantação que nos pareçam fazer sentido para aquele local e para aquele cliente. E mostrá-mos-lhe...

    Geralmente dizem: "gosto muito desta, mas também gosto da zona dos quartos desta, e da relação exterior desta, etc etc"

    Na fase seguinte tentamos conciliar o que ouvimos. No fundo aquela reunião funcionou como um funil, fomos reduzindo as inumeras ideias que fomos tendo. Pelo que agora será mais fácil. Afinamos uma das versões, ou a salada russa do que gostou em cada uma... e apresentamos de novo.

    Nova fase para afinar uns detalhes et voilà!
    O projecto fica a marinar uns dias/semanas, a ver se há algo mais que se possa mudar.

    No dia em que o cliente diga "está perfeito, não mexa mais senão estraga", passamos a declaração de óbito ao estudo prévio e passamos ao projecto base, onde os Engs. dão um ar da sua graça. Esse projecto base é onde se preparam todas as partes chatas e burocráticas que irão entreter os técnicos municipais um bocado.

    Isto não é à quantidade! Não se cobra por quantidade de estudos. Até o cliente dizer, "está perfeito"... as 3-5-7-10 versões desenvolvidas estão incluídas no preço inicial. Agora se nos dizem depois disso, "afinal não quero T2, quero T4", haverá um custo adicional associado, afinal, andámos a trabalhar para o boneco inicialmente... trabalho que não será aproveitado.



    13 versões não é comum, mas pode acontecer (já tivemos muito mais que isso até), sobretudo se os requisitos e vontades do cliente mudarem entretando, o que foi o caso (o terreno disponivel para a obra foi aumentado, o que permitiria outra abordagem).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CJo
  9.  # 90

    Colocado por: FresiasNo fim deste tempo todo a minha opinião sobre arquitectos é que é preciso ter muita sorte. Considero quase ganhar o Euromilhões e a mim saiu-me o premio a segunda 🤣


    Muito obrigado por tanta graxa S. :)
    O mesmo acontece com os Donos de Obra.
    É um Euromilhões.

    Boa parte do mérito está na actitude e na dedicação do próprio Dono de Obra na fase da papelada... o não ter pressa, o não ser trapalhão nas escolhas que se fazem, o não ir sempre à solução mais barata, permite fazer as coisas com cabeça, tronco e membros.
    Isso diz mais de sí, do que de nós.

    Com calma, reflexão, com sentido crítico.

    Assim sabemos que as decisões tomadas, tiveram por base outras perspectivas, foram comparadas com outras soluções, outros preços, etc.

    Acho que é muito ação-reação!
    A S. soube motivar-nos, e as versões foram animando-a quanto ao projecto, é um ciclo vicioso. No nosso caso costuma correr bem, mas a julgar pelos exemplos que aparecem neste fórum, vemos que também há Arquitectos e Donos de Obra que criaram um vinculo de desconfiança e frustração. Quando assim é, mais vale o "divórcio"... pois as visões de ambas as partes não estão alinhadas. Precisam de remar todos para o mesmo lado.
  10.  # 91

    Colocado por: N Miguel OliveiraAté o cliente dizer, "está perfeito"... as 3-5-7-10 versões desenvolvidas estão incluídas no preço inicial.


    O que por si ja e uma forma de trabalhar que beneficia demasiado o cliente.

    No meu 'trabalho' funcionamos com 2 drafts e 1 versao final. Qualquer draft adicional tem um 'custo'.
    Claro que sao areas diferentes, mas era so para apontar que realmente nem sempre o que parece 'caro' o e.
  11.  # 92

    Colocado por: N Miguel Oliveiravemos que também há Arquitectos e Donos de Obra que criaram um vinculo de desconfiança e frustração. Quando assim é, mais vale o "divórcio"... pois as visões de ambas as partes não estão alinhadas.


    Essa é a parte mais difícil. Quando há dinheiro envolvido, o atirar dinheiro para o ar custa muito, e também porque muitos Donos de Obras (eu inclusive) não sabem que pudemos parar a meio e dizer "olhe acho que os seus estudos não vão de encontro ao que eu pretendo, quanto lhe devo?!" E seguir para outro.

    Depois também existe outra parte que é o "fora do forum da casa", muitos Donos de obra tiveram um arquitecto de caca, mas como não passaram por aqui para perceber o que são arquitectos a sério , continuam felizes e contentes, e tudo bem para eles o problema é fazerem boa publicidade a arquitectos fracos porque nao têm conhecimento de melhor.

    O meu primeiro arquitecto continua a ter projectos para fazer devido ao "passa palavra" na terrinha e ele de arquitecto tem pouco... Mas aí está eu também so dei conta devido aos problemas com a câmara e as criticas que aqui fizeram, senão ele ainda hoje seria o meu arquitecto.
  12.  # 93

    Colocado por: Fresias"olhe acho que os seus estudos não vão de encontro ao que eu pretendo, quanto lhe devo?!" E seguir para outro.


    Precisamente.
    Depois dum comentário destes:

    Colocado por: SscmoreiraA si e a mim, olho para isto e penso será que é mesmo uma profissional na área??

    ...acho que está tudo dito.
    Não vale a pena insistir, pois os remendos serão literalmente o que o cliente disser, sem espírito crítico por parte de quem desenha.
    É assinar os papeis do divórcio amigável e seguir em frente.
    Concordam com este comentário: Sscmoreira
    • CJo
    • 12 setembro 2024

     # 94

    Voces são extraordinários por aqui...estão quase escolhidos para mim ☺️
    Tenho visto projetos e casas já prontas que são um verdadeiro desastre.
    Este fim de semana estive numa moradia onde a sala era virada para a rua, cozinha sensivelmente a meio e quartos virados para a parte mais recatada e jardim e as vistas do jardim completamente desafogadas e lindas de morrer...
    Quando fomos a ver, estavamos a conviver num dos quartos e a falar com outras pessoas que estavam no jardim...isto demonstra um projeto muito mas muito mal feito...uma pena para o terreno em causa.
    Não quero isto para mim
    Acho efetivamente está escolha uma das mais importantes no processo de construção
    Concordam com este comentário: Sscmoreira, dmanteigas
  13.  # 95

    Colocado por: N Miguel Oliveiraacho que está tudo dito.
    Não vale a pena insistir, pois os remendos serão literalmente o que o cliente disser, sem espírito crítico por parte de quem desenha.


    Enviei e-mail porque não tive mesmo oportunidade de ir ao gabinete hoje nem tempo disponível de falar ao telefone, mas disse até no e-mail que gostaria de falar presencialmente. A arq começou por dizer que era um primeiro esboço, mas de esboço para mim nem eu que não sou arq apresentaria um esboço daqueles. Com pouca luz, com zonas de ligação sem nexo algum (por exemplo sala de jantar arrumos?)🤢
    Pedi o que queria novamente, alpendre para trás e para a frente; garagem e arrumos; cozinha espaçosa; Hall de entrada porque não quero abrir a porta de casa e ver a cozinha desarrumada; sala de estar e de jantar juntas sem Open space com a cozinha; wc social porque não me faz sentido algum ter de abrir a zona privada da casa para ir ao wc; 3 quartos um deles suite em que não preciso de closet se tiver um bom aproveitamento das zonas de circulação para roupeiros; o wc da suite não me faz muito sentido ser virado para um futuro jardim prefiro ter uma janela do quarto com vista para o jardim do que ter uma janela virada para o exterior do condomínio. Quero ter janelas no Hall de entrada e na sala de jantar. A sala de jantar nesta planta seria um beco ermo que só apanharia a luz que viesse da sala de estar e da cozinha, não me faz sentido algum. Penso que esta planta não irá lá com remendo, mas sim com boa vontade de uma boa restruturação, vamos ver como corre, vou-vos mantendo a par.
  14.  # 96

    Olá boa noite, temos mais uma planta para analisar.
    Critiquem pff, precisamos de uma wc social que não tem, e a wc que tem fora da suite é para ficar entre os dois quartos. A sala parece-me pequena 12m2. O que nos acrescentam pff? Talvez seja uma possibilidade retirar a garagem. Grata antes de mais
      IMG_8710.png
  15.  # 97

    Está aqui o levantamento topográfico do lote, é o 9
      IMG_8711.png
  16.  # 98

    Colocado por: Sscmoreiraprecisamos de uma wc social que não tem


    E então? Não diz ao seu técnico o que quer?
    Não tem uma planta do terreno todo com a casa?
    Concordam com este comentário: Sscmoreira
  17.  # 99

    Já dissemos por duas vezes à arquiteta o que quero. Mas pelos vistos a senhora insiste que não preciso de wc social.
  18.  # 100

    Não faria mais sentido também, trocar a sala de jantar pela cozinha?
 
0.0196 seg. NEW