Iniciar sessão ou registar-se
    • Soliva
    • 17 setembro 2024 editado

     # 901

    Colocado por: dmanteigasPois nao, mas podiam pagar melhor a quem ja ca esta, incluindo desempregados e inativos, para fazer esses trabalhos


    Sem uma transformação financeira do país … esse dinheiro vem de onde … ?
    Faz lembrar certas alas que acham que o SMN deveria aumentar para 1000€ já amanhã …
    Quando é que se vai perceber que enquanto se gerir o país como se gere carteira de uma “dona de casa “ ( vou comprar menos peixe este mês , para comprar mais carne ) … a carteira vai ter sempre o mesmo dinheiro …

    Neste momento grita-se de alegria no governo porque vão dar mais a estes e aqueles … fingindo que o país não entende que não estão a dar nada …. Simplesmente este ano vão “comprar menos peixe…”

    Caramba … voltamos a discutir o sexo dos anjos…
  1.  # 902

    Colocado por: SolivaÉ neste tipo de comentários que vejo quão longe alguém pode chegar …. Vale tudo para mostrar um ponto de vista … até confundir /misturar comportamento sociocultural com biológico .


    Nao e 'confundir' nada.
    O comentario inicial e que foi absurdo. Nos nao somos todos iguais. Eu sou por principio um liberal, que defende o individualismo e nao o coletivismo. Mas ha situacoes onde nao sendo todos iguais, uns sao mais iguais que outros. A raca e uma forma de diferenciar os individuos que faz todo o sentido. Porque motivo a esmagadora maioria dos campeoes olimpicos de natacao sao caucasianos e os campeoes olimpicos de corrida de velocidade (100/200/400m) sao negros? Eu podia ter pegado por aqui, mas precisamente para nao levar logo com o rotulo racista ate fui para algo que e inegavel - a saude (talvez dai o seu incomodo).

    Diferenciar a humanidade por raca faz todo o sentido. O que nao faz sentido e discriminar.

    Relativamente ao comportamento social a questao e muito mais complexa, pois um afro-americano esta tao proximo de um negro da Republica Democratica do Congo como eu. Ou indo ate a exemples mais proximos, eu tenho varios amigos negros de naturalidade portuguesa cuja proximidade sociocultural com imigrantes que chegam dos PALOPs africanos e zero ou muito proximo disso
    Concordam com este comentário: reg
  2.  # 903

    Colocado por: SolivaSem uma transformação financeira do país … esse dinheiro vem de onde … ?


    Conhece a destruicao criativa de Schumpeter?
    Eu sou um fervoroso defensor desta teoria. Infelizmente em Portugal seguimos o princpio oposto. Aqui nada pode falir porque e preciso proteger o emprego, e tambem por ai temos uma sociedade altamente improdutiva e com excesso de 'empresas zombie'. Esses setores de baixo valor acrescentado se nao conseguem pagar salarios que compensem a subsidiodependentes sair daquela situacao para trabalhar, podem simplesmente falir e fechar. A economia nao e estanque. Os recursos que nao vao para um setor improdutivo, serao alocados a outro setor mais produtivo. E simples... nao ha dinheiro, nao ha palhaco.

    O que nao podemos e achar que a solucao e, ja que as condicoes de trabalho sao tao merdosas que so um imigrante desesperado as aceita, vamos simplesmente abrir a porta a mais imigracao.

    Colocado por: SolivaFaz lembrar certas alas que acham que o SMN deveria aumentar para 1000€ já amanhã …


    Eu nao acho que o SMN devia aumentar para 1000e ja amanha, mas para esta discussao o SMN interessa pouco. Em Portugal tudo se foca no SMN porque uma % gigante da populacao ganha o SMN que acaba por ser usado como nivel, e nao como aquilo que devia ser - uma forma de garantir que aquela pequena % de setores da economia que 'ficam para tras' nao exploram os seus trabalhadores.

    Colocado por: SolivaCaramba … voltamos a discutir o sexo dos anjos…


    Isto nao e o sexo dos anjos... a economia para o bem e para o mal funciona de uma forma relativamente simples. No centro de tudo esta a oferta e a procura. Por exemplo, estamos num forum de construcao e fala-se muito do custo de construcao. O meu pai e um microempresario com apenas 4 funcionarios e nao tem um unico a ganhar o SMN. Alias, se nao oferecer acima de 1000e a unica coisa que consegue contratar sao imigrantes serventes. Agora em 2024 todos terao de ser aumentados e num valor muito provavelmente acima do SMN, pois se ele nao pagar, ha quem pague. A realidade da construcao aqui e toda essa. Com excepcao dos imigrantes que muitas vezes sao explorados de forma nojenta por pessoas sem escrupulos, a malta da construcao e muito bem paga. Tiveram um aumento salarial muito superior ao SMN nos ultimos 10 anos. Isto numa cidade do interior... um armador de ferro, pedreito, etc que trabalha numa Mota Engil em Lisboa ganha um salario liquido que mesmo nao sendo uma fortuna, e substancialmente acima do SMN. Como era a situacao em 2013 e 2014? Essa malta ganhava o SMN e so terem trabalho ja era uma sorte. O que mudou entre 2014 e 2024? Simples... oferta e procura.

    La por a atividade ser de baixo valor acrescentado, nao significa necessariamente que as pessoas tenham de se contentar em ser mal pagas. Em todas as profissoes, as condicoes de trabalho sao um reflexo de varias coisas sendo a mais importante a oferta e a procura. Se ha muita oferta de trabalho e pouca procura, os salarios sobem. Se ha muita procura por trabalho e pouca oferta, os salarios estagnam ou descem. Nao e por acaso que nao ha uma unica associacao patronal, seja a CAP, CIP, etc, que nao seja extremamente vocal sobre a 'necessidade de imigrantes'. Pudera...
    Concordam com este comentário: HAL_9000, Dias12
  3.  # 904

    Colocado por: AMG1Ja lhe fiz aqui o desafio, o estado português pode deixar de receber estes imigrantes e cancelar as autorizações de residencia aos que cá estão.
    E eu já lhe respondi que não preconizo que se Cancelem as autorizações de residência aos que cá estão. Deve sim haver uma estratégia para fomentar a economia que serve a Portugal, uma estratégia para formar e atrair a mão de obra para essa economia, e não simplesmente abrir as portas em que o único critério que se exige é que queiram vir para cá.



    Colocado por: AMG1não temos imigrantes para entregar comida, ou porque os rsstaurantes precisam de empregados de mesa, ou as estufas de quem apanhe os legumes?
    Essas empresas que refere se não são viáveis a pagar salários decentes (o que duvido), então deve-se deixar que naturalmente vão à falência. O que não pode acontecer é assentarem a sua atividade em mão de obra quase escrava.



    Colocado por: AMG1As empresas e os sectores que empregam esta mão de obra imigrante não são as mesmas que podem criar os postos de trabalho para os jovens qualificados
    Não, mas enquanto forem alimentadas com mão de obra barata, que aceita trabalhar em condições que não são compativeis com a o mínimo de dignidade, não sentirão a necessidade de transformar o seu modelo de negócio. Uma empresa do sector agrícola, dependendo do seu modelo de negócio, pode empregar 0 engenheiros, ou 100 engenheiros.
  4.  # 905

    Colocado por: SolivaLembro-me bem de quando essas notícias começaram a aparecer e á minha cabeça veio logo o pensamento … “autarquias a limpar colónias de gatos, na calada da noite, escondidos dos militantes do PAN … vai dar 💩 “
    Não será o caso, uma vez que a autarquia recomendou as pessoas a fazerem denuncia da situação à PSP quando a presenciassem. Mas de certeza que haverá uma explicação bem mais razoável do que imigrantes a comer animais de estimação.
  5.  # 906

    Colocado por: SolivaSem uma transformação financeira do país … esse dinheiro vem de onde … ?
    Se compramos tomates aos preços de França, porquê que quem cultiva os tomates aqui ganha menos de metade do que ganha lá?

    Se as nossas empresas são menos eficientes ou menos produtivas, têm de se transformar. Enquanto tiverem disponivel a mão de obra barata que sustenta este modelo de negócio, não têm a motivação para o fazer.
    Concordam com este comentário: Dias12
  6.  # 907

    Colocado por: dmanteigasTiveram um aumento salarial muito superior ao SMN nos ultimos 10 anos
    Ainda assim muito, muito inferior ao aumento que se verificou na habitação.

    Por acaso não considero nada que o pessoal da construção civil seja bem pago (no geral), tendo em conta o trabalho dificil que faz.
    • AMG1
    • 17 setembro 2024

     # 908

    Colocado por: dmanteigas

    Entao acha que nao devemos tratar de forma diferenciada um individuo de raca negra vs um caucasiano so porque e absurdo diferenciar a humanidade pela raca, mesmo sabendo que a eficacia e seguranca de certos medicamentos varia consoante a raca e mesmo certas doencas sao mais ou menos prevalentes mediante a raca?


    Efectivamente não acho que conceptualmente se deva tratar diferente nenhum ser humano. Independentemente da sua cor da pele, origem, ou outra.
    Esta ideia das doenças vs raça então é completamente descabida. Será que entre os
    exíguos 10 milhões de portugueses também não existem grupos específicos onde predominam doenças que tem incidencia bastante mais pequena noutros?
    Depois até onde é lícito ou aceitável levar essa ideia de diferenciar pessoas com base na sua cor da pele, supostamente com o objetivo altruista de adequar terapêuticas?
    Obviamente que nada disto impede que se desenvolvam terapeuticas próprias para grupos também eles especificos, mas será que a melhor forma de os designar será mesmo atraves desses grupos tao genéricos como "caucasianos" ou "negros".
    Deixe-me dar-lhe um exemplo do absurdo da utilização desses rótulos.
    Nos USA nas maternidades, quando nasce um bebé, a identificação dele é inscrita na porta do quarto, normalmente pelo nome do bebé e raça da mãe. Quando a minha neta nasceu, como o pai é branco e americano e a mãe branca e sueca, a pergunta da enfermeira foi: white swedish or white american?
    Obviamente que isto deve ser porque um branco sueco é completamente diferente de um branco americano, por isso é que é necessário distingui-los.
    Agora o mais absurdo, como a minha filha também tem a nacionalidade portuguesa e é tão "torcida" quanto o pai dela, acabou por dizer a enfermeira que ela também seria portuguesa e que por isso o melhor seria colocar "White Portuguese", e assim ficou.
    Eu nunca tinha pensado nisso, mas tratando-se de um Hospital, talvez esta distinção entre americanos, suecos e portugueses também tenha um qualquer objectivo meritório, não vá ela ser portadora de algum gene mais africano, resultado da herança do avô alentejano.
    • reg
    • 17 setembro 2024

     # 909

    Colocado por: dmanteigasSe mantivermos o saldo migratorio atual, a nossa populacao nao vai decrescer 5 mas aumentar 12 a 15% em apenas 10 anos.
    Como disse, nao e conviver mal ou bem, pois um pais no mercado global nao pode fechar portas, mas tambem nao as pode escancarar.


    Imigração é sempre bem vinda mas lá está é preciso filtrar. É como os vistos cplp, o anterior governo dividiu pessoas em várias categorias e o atual não veio a corrigir isso. Continuam a emitir esses mesmos vistos, mesmo sabendo que não têm capacidade para para renovar as residências dos que já cá estão, é no mínimo ridículo. Depois temos mega operações pra legalizar 400 mil, e depois destes vamos ter outros 500 para legalizar. Como alguém cá disse, se não temos capacidade para legalizar ninguém é fechar as fronteiras temporariamente até ficar tudo ok.
    Concordam com este comentário: Dias12
  7.  # 910

    Colocado por: AMG1Esta ideia das doenças vs raça então é completamente descabida.


    So e descabida para quem nao tem o minimo de conhecimento...

    Por exemplo, sabe em que grupo racial o melanoma e mais prevalente? Sabe que individuos de raca negra tem maior densidade ossea e como tal sao por exemplo muito menos propensos a fraturas? Isto tambem ajuda por exemplo na selecao terapeutica, pois um farmaco cujo principal risco seja desmineralizacao ossea sera melhor tolerado por alguem de raca negra que raca caucasiana? Sabia que um asiatico tem maior risco de se tornar hipertenso que um branco? E nem vou falar de coisas mais tecnicas como por exemplo ser consensual na literatura que existe diferenca na biodisponibilidade de certos farmacos devido a raca. Dai uma das grandes preocupacoes atuais ser garantir que os ensaios clinicos sao representativos o suficiente para conseguirmos obter este tipo de dados. Como disse, nao somos todos iguais mas alguns sao mais iguais que outros e a cor da pele, que e a manifestacao de um fenotipo, e algo que serve para agrupar individuos que pelo facto de terem a pele de determinada cor, tambem tem diferentes respostas a diferentes situacoes.

    Colocado por: AMG1Obviamente que nada disto impede que se desenvolvam terapeuticas próprias para grupos também eles especificos, mas será que a melhor forma de os designar será mesmo atraves desses grupos tao genéricos como "caucasianos" ou "negros".


    Entao propoe o que, que se faca como nos generos e se coloque uma lista de 50 racas diferentes, eliminando por completo o seu valor? Esses grupos nao foram criadas por acaso. Como disse, a manifestacao do fenotipo permite inferir varias caracteristicas biologicas, que diferem entre individuos de diferentes racas. Quem produz mais melanina, um caucasiano ou um negro? Logo, quem tem um risco substancialmente superior de sofrer de melanoma? Tambem acha que relativamente ao protetor solar, nao devemos ter a cor da pele em atencao porque e um absurdo usar 'esses rotulos'?


    Colocado por: AMG1Nos USA nas maternidades, quando nasce um bebé, a identificação dele é inscrita na porta do quarto, normalmente pelo nome do bebé e raça da mãe. Quando a minha neta nasceu, como o pai é branco e americano e a mãe branca e sueca, a pergunta da enfermeira foi: white swedish or white american?


    Ora aqui esta um bom exemplo de algo completamente ridiculo e em nada relacionado com o que eu comentei.
    Concordam com este comentário: Squire
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
    • reg
    • 17 setembro 2024

     # 911

    Colocado por: dmanteigasE achar que 'criar riqueza' e exportar engenheiros para importar condutores de Uber e uma visao muito pobre da sociedade. Ate porque nao e inteiramente verdade que ficamos mais pobres com a diminuicao da populacao. Alias, pode ate acontecer o oposto, que e a populacao crescer e ficarmos mais pobres. O ficar mais rico ou mais pobre tem a ver com a produtividade e se essa nao aumenta, nao e Portugal torna-se em Cancun da Europa que nos vai enriquecer.


    Temos um bom exemplo da Estónia que perdeu uma boa parte da população nos últimos anos, no entanto ultrapassou Portugal. E não, não foram buscar 15 ou 20% da população imigrante.
    • AMG1
    • 17 setembro 2024

     # 912

    Colocado por: dmanteigas

    Conhece a destruicao criativa de Schumpeter?
    Eu sou um fervoroso defensor desta teoria. Infelizmente em Portugal seguimos o princpio oposto.


    Mercados perfeitos, onde?
    Em teoria talvez e mesmo assim sobram sempre uns "rabos de palha" para explicar.
    Nao esqueça que se os inovadores tem fo seu lado a forca da futuro, os incumbentes tem a força do presente e é na dialética entre esses dois interesses que tudo se joga. A inovação vai inevitavelmente vencer, mas o caminho é por natureza árduo.
    Se conhece a Schumpeter, então também sabe que o ideal de democracia que ele teorizou ("democracia minimalista") está muito longe daquilo que são hoje as democracias ocidentais. Porventura estaremosos até no polo oposto, aquilo a que o K. Galbraith chamou de "Cultura do contentamento", dando a ideia de que as actuais elites politicas vivem mais para contentar o povo do que para serem eficazes na persecução dos objectivos para que foram eleitos.
    Depois a realidade é o que é e as teorias são importantes até para compreeendermos essa realidade, mas nunca a vão substituir. Por outro lado, o que sabemos hoje é que a introdução da inovação nas economias mais avançadas ocorre muito mais de forma incremental do que dessa forma idílica preconizada pelos liberais da primeira metade do seculo XX.
    • reg
    • 17 setembro 2024

     # 913

    Colocado por: dmanteigasEntao acha que nao devemos tratar de forma diferenciada um individuo de raca negra vs um caucasiano so porque e absurdo diferenciar a humanidade pela raca, mesmo sabendo que a eficacia e seguranca de certos medicamentos varia consoante a raca e mesmo certas doencas sao mais ou menos prevalentes mediante a raca?


    Ora aí está uma boa verdade. Todas as pessoas têm de ser tratadas como iguais mas ao mesmo tempo diferentes. Essa utopia de sermos todos iguais leva à precisamente estas situações que refere.
    • reg
    • 17 setembro 2024

     # 914

    Colocado por: dmanteigasEu sou por principio um liberal, que defende o individualismo e nao o coletivismo.


    Exatamente, somos todos diferentes e nada tem a ver com raças como a esquerda fofinha adora falar.
  8.  # 915

    Enfim … a conversa retrocedeu umas 20 páginas deste post … tornou-se um ciclo vicioso.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, desofiapedro, AMG1
  9.  # 916

    Ainda relativamente ao tema da imigracao, aos poucos la vao aparecendo estudos e noticias que desmistificam a ideia de que imigracao de baixa valor acrescentado traz 'riqueza' para mais alguem que nao os patroes exploradores:

    https://www.telegraph.co.uk/opinion/2024/09/13/the-high-price-of-unskilled-immigration/
  10.  # 917

    Bem, tornou-se absurda a discussão misturando temas biológicos com direitos e deveres civis, de nacionais ou estrangeiros.
    Qual é a intenção disso? Fisiológicamente todos seremos diferentes. Vamos agora criar direitos e deveres para cada um individualmente? E que tal uma constituíção da républica para cada cidadão, em função da raça, do tipo de sangue, género?

    Qual é o propósito? "Apartir de agora, as maternidades passam a ser pagas exclusivamente através dos impostos das mulheres que querem ser mães!" É para isto? Faz sentido? Então para quê trazer à baila se é negro, amarelo ou vermelho?
    E aqueles que têm aquele tipo de sangue que dá para doar a toda a gente? Vão pagar menos impostos agora?

    Que somos todos diferentes todos sabemos.
    O ponto é beneficiar o esforçado, e desincentivar o malandro.
    Ou agora a ideia é beneficiar um por ser caucasiano ou por falar português com o sotaque perfeito?

    O pior que podemos fazer é ter direitos/deveres para nativos e outros totalmente diferentes para estrangeiros.
    Falar da raça não faz o menor sentido neste assunto, até porque nem todos os portugueses são caucasianos.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Soliva, AMG1
  11.  # 918

    Colocado por: N Miguel OliveiraO pior que podemos fazer é ter direitos/deveres para nativos e outros totalmente diferentes para estrangeiros.


    Agora va dizer isso ao governo que criou regimes fiscais especificos para RNH, reformados de outros paises, etc...

    Porque isto quando se fala de direitos diferentes, nao e so de forma 'negativa'
  12.  # 919

    Colocado por: dmanteigasAgora va dizer isso ao governo que criou regimes fiscais especificos para RNH, reformados de outros paises, etc..


    Isso é que está mal.
    • Carvai
    • 17 setembro 2024 editado

     # 920

    Colocado por: dmanteigasAgora va dizer isso ao governo que criou regimes fiscais especificos para RNH, reformados de outros paises, etc...

    Nestes casos quem era prejudicado era o País de origem. Um reformado deixava de pagar no País onde recebia a reforma e pagava em Portugal um valor inferior. Portanto era melhor receber pouco do que nada. E no caso dos membros da UE os direitos eram iguais. Por isso quem acabou com isso foram a Suécia, França, Itália etc porque para nós não era mau.
    Já um imigrante de um País 3º basta uma licença de residente e um desconto mínimo para a SS e tem os mesmos direitos que os nacionais que descontam uma vida inteira.
 
0.0420 seg. NEW