Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Pretendo construir uma moradia unifamiliar e estou na fase de decidir a climatização e continuo indecisa.

    Neste momento estamos inclinados a escolher ventiloconvectores por permitir aquecimento e arrefecimento usando apenas um aparelho/instalação.
    Apesar de ainda não estarmos decididos, em princípio vamos querer fazer aquecimento com recurso a lenha - pelo que vi não há problema associar a VC. E eventualmente termos bomba de calor para eventual falta de lenha, etc.

    No entanto, tenho algumas dúvidas:
    1. para o arrefecimento usando o VC é obrigatório ter bomba de calor? Uma vez que a água vem do fornecimento a uma temperatura tépida ou fria, esta não pode ser apenas arrefecida no VC? A nossa virá de poço/furo que habitualmente é mais fria.

    2. para o aquecimento central, é obrigatório ter um reservatório de inércia? Foi-nos dito que sim, mas há quem tenha apenas um "reservatório" com as serpentinas aquecido por painel, lenha e luz. Ou se este reservatório de inércia é apenas obrigatório quando associado a bomba de calor.

    3.e caso eu opte por escolher o sistema acima, posso colocar e adaptar a bomba de calor a uma das serpentinas numa fase posterior? (caso em precise para arrefecer a casa)

    4. Já agora, apesar dos VC serem mais caros, serão assim tão mais caros do que a soma aparelhos e instalação de radiador+ ar condicionado?

    Espero ter sido clara e que alguém me consiga tirar as dúvidas.

    Obrigada.
  2.  # 2

    E porque não PRH + AC?
  3.  # 3

    E somente PRH?
    Concordam com este comentário: Dias12, tiagodiaf
  4.  # 4

    Colocado por: MDLM1991para o arrefecimento usando o VC é obrigatório ter bomba de calor? Uma vez que a água vem do fornecimento a uma temperatura tépida ou fria, esta não pode ser apenas arrefecida no VC? A nossa virá de poço/furo que habitualmente é mais fria.
    não é uma solução pratica e fiavél alem de obrigar a custos extra em equipamentos

    vc nos dias de hoje é uma solução de baixa eficiencia e alto custo de instalação e manutenção.

    Colocado por: MDLM19912. para o aquecimento central, é obrigatório ter um reservatório de inércia? Foi-nos dito que sim, mas há quem tenha apenas um "reservatório" com as serpentinas aquecido por painel, lenha e luz. Ou se este reservatório de inércia é apenas obrigatório quando associado a bomba de calor.
    depende de muita coisa como seja apotencia do deposito, a potencia do recuperador e a potencia do sistema de climatização.

    uma aposta segura seria uma bomba de calor mista a receber do recuperador de calor fazendo aquecimento de agua sanitaria, aquecimento ambiente e arrefecimento, conjugada com um bom piso radiante seria uma solução fiavél economimca nos consumos, mas não é barata
  5.  # 5

    Em que zona é que você está e qual o tipo de exposição e composição das paredes? Tem muito vidro?

    Com recuperador de calor com água deveria ter deposito de inércia. Porque a queima não tem sempre a mesma intensidade, e nem todos os lotes de lenha ardem de igual forma. O deposito de inércia vai permitir estabilizar sempre as temperaturas do sistema. Claro que vai sempre demorar um bocadinho mais a "encher" mas depois nota-se essa uniformização do calor, sem quedas abruptas de temperatura entre os momentos que metemos ou não as cavacas no recuperador.

    Pode ainda ter as AQS ligadas a este recuperador. Existem 1001 combinações.

    Depois faz pré instalação de AC, e no final vê se precisa ou não. Dependendo da configuração da sua casa, até pode nem precisar do AC e pouco ou nenhum uso dar ao recuperador de calor. Depende muito da configuração da casa e a zona.

    Tendo lenha à disposição ou barata, é uma solução económica e fiável.
  6.  # 6

    Obrigada pelos comentários.

    Realmente nós preferíamos fugir da opção ACondicionado por não gostarmos muito...o PRH também é caro e de manutenção mais complexa do que entendi e desconheço a solução para uma casa de dois pisos.

    A casa tem dois pisos, cerca de 200 m2 brutos, tem vidros com algumas dimensões nas divisões importantes. Fica numa zona rural que tendencialmente é mais fresca.

    Algumas opções também me parecem redundantes e realmente não sei a necessidade que iremos ter tanto de aquecer como de arrefecer.. mas depois se precisar e não estar preparada não é boa ideia.

    Mas em relação à bomba de calor, pode ser colocada numa fase posterior se tiver as tubagens preparadas?
    • eu
    • 19 setembro 2024

     # 7

    Na minha opinião, construir vivenda nova e não aproveitar para instalar PRH é um erro crasso, do qual se vão arrepender.
    Concordam com este comentário: HideCode
  7.  # 8

    Colocado por: euNa minha opinião, construir vivenda nova e não aproveitar para instalar PRH é um erro crasso, do qual se vão arrepender.


    Acho que isto depende do orçamento de cada um, para construir e para manter a solução. A instalação de AC tem um custo muito menor que PRH para o mesmo custo de utilização praticamente. É menos confortável? É! Mas se o orçamento não permitir a sua instalação não há volta a dar.
    • eu
    • 20 setembro 2024

     # 9

    O prh não é assim tão caro como se pensa.
    Concordam com este comentário: HideCode
    • SrR
    • 20 setembro 2024

     # 10

    Depende da solução.
  8.  # 11

    Colocado por: MDLM1991de manutenção mais complexa
    exactamente o oposto, é dos sistemas que menos manutenção precisa sendo igualmente dos mais fiaveis.

    Colocado por: MDLM1991Fica numa zona rural que tendencialmente é mais fresca.
    mito urbano pois O Porto é muito mais fresco que zonas rurais por exemplo Sto Tirso e distam 30kms

    Colocado por: metRo_mesmo custo de utilização praticamente
    comparar custos de uma solução de ac que trata um espaço com uma solução centralizada que climatiza todo o imovél é falsear os dados,

    por essa logica o melhor sistema é nenhum pois tem um custo de exploração imbativél.

    ps: obviamente que como todo e qualquer sistema tem que ser concebido, instalado e gerido devidamente e não como se costuma ver muitas vezes
    Concordam com este comentário: HideCode
  9.  # 12

    Colocado por: euconstruir vivenda nova e não aproveitar para instalar PRH é um erro crasso


    Erro crasso é fazerem-se casas hoje sem pré instalação de AC, independentemente do sistema utilizado para aquecer.

    Actualmente as casas tem problemas é em arrefecer, e nem tanto em aquecer, que qualquer coisa serve onde vive 90% da população portuguesa.

    Colocado por: MDLM1991aondicionado por não gostarmos muito...
    (...)
    A casa tem dois pisos, cerca de 200 m2 brutos, tem vidros com algumas dimensões nas divisões importantes


    Independentemente do que optar, casas com grandes dimensões de vidros, requerem sempre maiores necessidades de arrefecimento, por isso peça para fazer pré instalação de AC. Não é por causa de 1000€ que não deve fazer.

    Eu também detesto AC, mas actualmente não tem aquele desconforto que se sentia há 20 anos, além de que até pode ligar o AC em casa em momentos que não está ninguém. Assim quando entrar em casa tem a casa fresquinha sem ter propriamente o AC ligado.

    Querendo lareira, você ainda pode optar por fazer na mesma PRH mas com uma caldeira/lareira, e deixar também aquilo preparado para levar bomba de calor um dia mais tarde quando se fartar de rachar lenha ou for velha e mirradinha.

    Existem 1001 soluções, não fique com ideias pré concebidas a uma só.
    Concordam com este comentário: HideCode
  10.  # 13

    Colocado por: NostradamusErro crasso é fazerem-se casas hoje sem pré instalação de AC, independentemente do sistema utilizado para aquecer.

    Actualmente as casas tem problemas é em arrefecer, e nem tanto em aquecer, que qualquer coisa serve onde vive 90% da população portuguesa.
    não raras vezes aplico PRH que trabalha mais em arrefecimento do que em aquecimento,

    mas a arquitectura tem um forte contributo na eficiencia da solução: grandes vãos envidraçados ao quadrante sul sem qualquer sombreamento não faz milagres, pelo que preventivamente uma pré-instalação de Ac é sempre de considerar.
    Concordam com este comentário: HideCode
  11.  # 14

    A nossa localização é Barcelos, que é relativamente litoral. Os principais vãos envidraçados estão orientados para oeste, e dois para sul. Em relação às dimensões rondam os 3*2,45 metros.

    O nosso arquiteto aconselhou a deixar pré instalação de AC, é verdade. Também acho que posso decidir na fase de construção.

    Até lá acho que o melhor é mesmo pedir orçamento para as diferentes opções e decidir também em função disso.

    Vou rever a questão do PRH...

    Obrigada
    • eu
    • 20 setembro 2024

     # 15

    Colocado por: NostradamusErro crasso é fazerem-se casas hoje sem pré instalação de AC, independentemente do sistema utilizado para aquecer.


    Sim, claro.

    Mas uma coisa não exclui a outra.
  12.  # 16

    Colocado por: MDLM1991A nossa localização é Barcelos, que é relativamente litoral. Os principais vãos envidraçados estão orientados para oeste, e dois para sul. Em relação às dimensões rondam os 3*2,45 metros.

    O nosso arquiteto aconselhou a deixar pré instalação de AC, é verdade. Também acho que posso decidir na fase de construção.

    Até lá acho que o melhor é mesmo pedir orçamento para as diferentes opções e decidir também em função disso.

    Vou rever a questão do PRH...

    Obrigada
    para a sua zone diria que o prh é imprescindível.
    Concordam com este comentário: eu
  13.  # 17

    Colocado por: jorgealvescomparar custos de uma solução de ac que trata um espaço com uma solução centralizada que climatiza todo o imovél é falsear os dados,


    Refiro-me ao custo de duas soluções que em ambos os casos aquecem salas e quartos. A area coberta era a mesma. O custo de utilização era o mesmo. O custo de instalacao foi muito diferente. Não estou a dizer que um não é mais confortavel que o outro. Apenas não concordo quando diz que uma casa nova ter que levar PRH para aquecer e que a pessoa se vai arrepender.
  14.  # 18

    Colocado por: jorgealvespara a sua zone diria que o prh é imprescindível.


    Concordo que uma fonte de aquecimento eficiente é imprescindível para essa zona.
  15.  # 19

    Colocado por: MDLM1991Os principais vãos envidraçados estão orientados para oeste, e dois para sul. Em relação às dimensões rondam os 3*2,45 metros.


    Vãos envidraçados a este e oeste são dos piores porque no inverno tem poucos ganhos solares, e no verão aquecem muito a casa por causa da incidência solar ser demasiado perpendicular e as palas pouco ou nada fazerem. Faça pré instalação AC sem pestanejar.

    E não pense abdicar de estores ou qualquer outra solução que não cubra devidamente os envidraçados. Esqueça blackouts ou cortinas xpto.
    Concordam com este comentário: Jpires76
  16.  # 20

    Eu repito comparar uma solução localizada de AC coma solução INTEGRAL de climatização é falsear os elementos ou também vão colocar AC nas casas de banho, corredor, hall e zona de roupeiros?
    Concordam com este comentário: eu
 
0.0190 seg. NEW