Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: N Miguel OliveiraGosto particularmente do suíço e do californiano.
    pois, também eu, mas esse país e esse estado têm uma coisa que Portugal nao tem e que é o factor determinante para a boa integração.
  2. Colocado por: regsó conheço


    Pois, também me pareceu que você tem que começar a sair de casa mais vezes :)
    Dar uns passeios ehehehe
  3. Colocado por: N Miguel OliveiraDiscordo completamente.
    Veja os resultados demográficos dos referendos suíços sobre o tema.
    Ou o que pensa um americano branco daquelas terriolas do interior...
    Referia-me a Portugal.

    Quanto as metrópoles, não a pode ver como um todo. A opinião de quem mora no centro da metrópole pode ser muito diversa de quem mora na periferia.
  4. Colocado por: HAL_9000pois, também eu, mas esse país e esse estado têm uma coisa que Portugal nao tem e que é o factor determinante para a boa integração.


    A questão aqui é que você há-de achar sempre que só há imigrantes porque o sítio é rico.
    Ao passo que eu considero que esse sítio é rico também porque há imigrantes.
    Não sei se está a ver a diferença...
  5. Colocado por: HAL_9000Referia-me a Portugal.

    Quanto as metrópoles, não a pode ver como um todo. A opinião de quem mora no centro da metrópole pode ser muito diversa de quem mora na periferia.


    Eu digo que é algo transversal às sociedades modernas. Obviamente haverá nuances também.
    Geralmente não gosta do que não conhece. São adversas ao risco e ao desconhecido. Em Portugal então, ui ui...
    As pessoas mais adversas aos estrangeiros que conheci eram invariávelmente mais velhas também.
    Com facilidade apanhava um comentário racista por parte dos meus avós por exemplo, do campo, e sem nenhum contacto com imigrantes.

    Sendo emigrante, sentia o mesmo pelos sítios por onde ia passando. Quanto mais metido na cidade, na vida cosmopolita, o facto de ser-se estrangeiro esbate-se. No âmbito laboral idem.

    Quanto à periferia acredito no que diz... devem ser diferentes certamente. Mas não é bem o mesmo que comparar a cidade e o campo, Porto centro vs alguma freguesia de Macedo de Cavaleiros...
  6. Miguel
    analisando bem tudo isto não se trata de racismo nem xenofobia, é uma realidade que há imigração que não interessa e tudo devia ser muito mais controlado.
    tem se visto cenas tipo filme ( gangues, crime organizado, tiros, mortes etc...) um pouco por todo o lado. Ainda hoje execução a tiro entre "empresários" chineses em plena luz do dia (Vila do conde)
    infelizmente o mundo não pode ser uma estrada aberta de livre circulação.
  7. Colocado por: marco1analisando bem tudo isto não se trata de racismo nem xenofobia,


    Nem eu disse que eram, ou que não devia haver controlo.
    Aliás, não vejo ninguém aqui a defender isso.
    O que ponho em causa é o proliferar de conclusões como que se fossem inquestionáveis, quando nem base objectiva têm para as suportar. São meras suposições, percepções, etc.

    O relatar desses casos, a meu ver não levam a lado nenhum, sem dados ou estatísticas que ajudem a chegar a alguma conclusão.
    Por um motivo simples. Se há pessoas, haverá crimes, burlas, enganos, etc... Sejam eles nativos ou estrangeiros.

    Se há mais pessoas deduzo que acha tudo em maior numero.

    Agora quando define uma pessoa pela raça com que nasceu, tornando-a melhor ou pior pessoa em função disso, se não é descriminação, xenofobia, racismo... eu não sei o que será. Há informação que só vem perturbar o raciocínio, não traz nenhum interesse, visando apenas denegrir em função duma coisa que a pessoa não controla, tipo a do "indiano" quando podia mencionar o nome da pessoa, por exemplo...

    O outro detalhe é que Portugal não é só Lisboa. Nem os problemas do país se limitam aos problemas da capital. Na minha terriola por exemplo, sem imigrantes não se faziam obras. Assim de simples. Parava tudo. Todos estudaram, somos todos doutores. Não há gente para as obras. Claro que se deveriam subir os salários e melhorar as condições de trabalho. Mas aí, os nativos que querem construir o barraco terão também que habituar-se a viver em 100m2 e com materiais estandartizados, e a ter um segundo emprego para pagar as casas ao preço que custam onde os nossos emigrantes trabalham... Não basta rejeitar a imigração, porque me dá comichão ver meninos esquisitos na escola do filho...
  8. Colocado por: N Miguel OliveiraVolto a perguntar, qual é o numero mágico?


    Hoje o diario de noticias fazia capa dum estudo que dizia que Portugal precisa de 138 mil imigrantes por ano para ganhar riquiza.

    Não sei se é o numero magico que procura.
  9. Colocado por: Dias12Hoje o diario de noticias fazia capa dum estudo que dizia que Portugal precisa de 138 mil imigrantes por ano para ganhar riquiza.
    Não sei se é o numero magico que procura.


    Pode ser que sim.
    Os estudos são importantes para isso mesmo.
    Para ajudar os políticos a definir regras e como distribuir empregos e população.
    Não é porque dois chineses andaram aos tiros em Vila do Conde.
    • AMG1
    • 19 setembro 2024
    Colocado por: Dias12

    Hoje o diario de noticias fazia capa dum estudo que dizia que Portugal precisa de 138 mil imigrantes por ano para ganhar riquiza.

    Não sei se é o numero magico que procura.


    Foi esse o estudo que eu mencionei aqui a semana passada e que esteve na origem de todo este debate nos ultimos dias.
    Vamos recomeçar?
  10. Colocado por: N Miguel Oliveirasó há imigrantes porque o sítio é rico.
    Não me referia ao facto de haver imigrantes, mas ao tipo de imigrantes.E sim esses imigrantes ajudam esse pais a ser altamente produtivo.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  11. Colocado por: N Miguel OliveiraNão basta rejeitar a imigração, porque me dá comichão ver meninos esquisitos na escola do filho...
    Foi exatamente esse o problema levantado.

    Só espero que um dia mais tarde seja coerente com as suas opiniões e não ande a escolher a escola em função da composição sócio-economico da escola. Não faça como a Alexandra Leitão ou o Rui Tavares.
  12. Colocado por: HAL_9000Só espero que um dia mais tarde seja coerente com as suas opiniões e não ande a escolher a escola em função da composição sócio-economico da escola.


    Há-de ser a mais próxima possível de casa onde tenha vaga.
    Se for multicultural, para uma criança, só lhe vejo vantagens.
    Se for multi-nivel socio-economico, perfeito.
    Chato é se forem todos iguaiszinhos, sejam todos pobres ou todos ricos, ou todos portugueses apenas...
    Tampouco andará na escola num país só, por isso...
  13. Colocado por: N Miguel OliveiraSe for multicultural, para uma criança, só lhe vejo vantagens.
    Se for multi-nivel socio-economico, perfeito.
    Ótimo. Ainda bem que assim pensa. Eu não sou hipócrita. Não colocaria o meu filho em nenhuma das 3 escolas que tenho perto de minha casa, a não ser que seja obrigado.
    Mas é como diz, a % de imigrantes é um factor que apenas importa porque existem muitos outros problemas associados. Já se eu pensar na escola lá da terra (que tb tem muitos filhos de imigrantes), não teria qualquer problema em colocá-lo la.

    Aliás neste momento na creche onde o tenho, no centro de Lisboa, a maioria das educadoras/ auxiliares não é portuguesa, e nao me causa a minima preocupação.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  14. Colocado por: HAL_9000Mas é como diz, a % de imigrantes é um factor que apenas importa porque existem muitos outros problemas associados.


    Precisamente.
    De momento, enquanto essa % estiver nos 10, 20%... não é nada que me aflija culturalmente.
    O problema que vejo é mais na homogeneidade caso todos alunos, país de alunos e professores advenham dum ambiente economicamente menos favorável. Que sejam estrangeiros, não é nenhum problema para mim, e para o filho/filha tampouco, pois eles próprios não serão portugueses a 100%. Serão sempre meio-estrangeiros onde quer que vão. O que acho espetacular, vejo nisso uma vantagem. E não um karma que os empurre para baixo.
  15. Colocado por: Dias12Hoje o diario de noticias fazia capa dum estudo que dizia que Portugal precisa de 138 mil imigrantes por ano para ganhar riquiza.


    Calma... isso era a capa, na realidade o estudo nao dizia isso ipsis verbis. O estudo em si esta abaixo.

    https://www.up.pt/fep/documents/38/20240910_EconomiaEmpresas_Num1Cap3_Sumario-Executivo.pdf

    Basicamente e um numero obtido com modelacao e considerando uma tonelada de outras variaveis. Na realidade o estudo conclui o oposto. Assumindo que Portugal faz reformas estruturais e passa a crescer a uma media de 3% ao ano (LOL) e que a emigracao e saldo natural se mantem estaveis, Portugal precisa desse numero de imigrantes para manter a populacao e 'crescer' os 3%. Mas isso volta aquela velha questao de que se a populacao fosse a unica coisa que interessa, entao e so deixar entrar pessoas e somos cada vez mais ricos. Se a populacao crescer acima do PIB, na realidade estamos todos a ficar mais pobres pois o PIB per capita baixa.

    138 mil imigrantes por ano e muito mais do que as criancas que nascem num ano atualmente. Eu nao tenho um numero magico. O N Miguel Oliveira acha que 300 mil por ano e possivel, mesmo nao havendo casas e servicos publicos para sustentar esse crescimento. 138 mil imigrantes continua a ser um numero muito grande, nao se se e gerivel. Este numero magico tem que ser determinado pelo governo com base nas estimativas de postos de trabalho que nao sera possivel preencher com nacionais e com a disponibilidade de recursos publicos. Uma analise que tem de ser feita a nivel nacional e local. Por exemplo, nos ultimos anos Viseu e Braga tem sido 'vitimas' de ondas de imigracao massiva porque quando se pesquisa 'melhor cidade para viver em Portugal' sao as duas que aparecem. Obviamente que Viseu receber 10 mil imigrantes em 2 anos nao e o mesmo que a AML receber 100 mil em 2 anos. O impacto e diferente e ate isto tem de ser controlado.
  16. Devido ao trabalho e preparação de mudança de casa há 2 dias que não tenho muito tempo para vir ao FdC … e não consegui deixar de esboçar um sorriso ao ver que um puto branco entrou numa escola com uma faca e “esfaqueou” 6 outros putos…

    E nem um … piu …
    Parabéns … aos que choram que a segurança do nosso país está a mudar e que “somos um país seguro, mas não por muito tempo” blá blá blá …
    Karma is a bitch … hipocrisia é claramente uma característica vossa …e é racismo e xenofobia sim senhor !

    Resto de um bom dia .
  17. Colocado por: Solivae não consegui deixar de esboçar um sorriso ao ver que um puto branco entrou numa escola com uma faca e “esfaqueou” 6 outros putos…


    Bem... eu vou ser sincero. Quando vi essa noticia, a ultima coisa que me veio a cara foi um sorriso.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, Vítor Magalhães, justme
  18. Colocado por: Solivae não consegui deixar de esboçar um sorriso ao ver que um puto branco entrou numa escola com uma faca e “esfaqueou” 6 outros putos…
    Wtf?

    Isto foi para quê? Dizer que os brancos também cometem crimes? Eu pelo menos não vi qualquer notícia que referisse a cor da pele da criança, não que isso tenha qualquer relevância para o caso.
    • reg
    • 20 setembro 2024
    Colocado por: SolivaDevido ao trabalho e preparação de mudança de casa há 2 dias que não tenho muito tempo para vir ao FdC … e não consegui deixar de esboçar um sorriso ao ver que um puto branco entrou numa escola com uma faca e “esfaqueou” 6 outros putos…

    E nem um … piu …
    Parabéns … aos que choram que a segurança do nosso país está a mudar e que “somos um país seguro, mas não por muito tempo” blá blá blá …
    Karma is a bitch … hipocrisia é claramente uma característica vossa …e é racismo e xenofobia sim senhor !

    Resto de um bom dia .


    Desculpe??? E não existem imigrantes brancos???
 
0.0434 seg. NEW