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  1.  # 1

    Boas,
    Vou instalar carregador de carro elétrico em casa e por isso decidi alterar a potência contratada de 6.9kVa para 10.35.
    Posto isto, fiz o pedido à galp mas responderam-me que os 10.35kVa excede a potencia certificada do local, que é os 6.9, para alterar será necesária nova certificação que deve ser feita através de eletricista certificado pela DGEG.
    Chamei eletricista lá a casa, disse me que para certificar mais vale certificar logo para 15kVa uma vez que é o mesmo preço. Oraçamentou 1500 euros para fazer projeto, rever e alterar a minha rede elétrica para esta poder depois ser certificada por uma empresa que ainda terei de pagar mais uns 100 e tal euros para o fazerem.
    Uma vez que sou completamente leigo no assunto, pergunto-vos, é este o processo normal? Pela mensagem da galp parecia me que era o próprio eletricista que fazia a certificação e pelo que tive a ler 10.35kVa não deveria ser preciso projeto mas os 15 já. É este o preço normal para uma alteração destas?
  2.  # 2

    Os telefonistas da Galp percebem lá alguma coisa do assunto.

    Isso é moradia?
    Acima de 10.35kva é obrigatório projeto elétrico e naturalmente viabilidade do distribuidor.

    15kva não existe, 13.8kva, 17.25kva, 20.70kva...

    Se vai fazer projeto, certifica pelo menos 20.70kva.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jaikz
  3.  # 3

    Então para 10.35kVa não preciso projeto certo? Bastaria ir lá um eletricista? A casa tem 30 anos +- não é preciso alterações ao quadro e cabos? Se for para certificar os 1500 é um preço normal?
  4.  # 4

    Colocado por: JaikzEntão para 10.35kVa não preciso projeto certo? Bastaria ir lá um eletricista? A casa tem 30 anos +- não é preciso alterações ao quadro e cabos? Se for para certificar os 1500 é um preço normal?


    Até 10.35kva não necessita de projeto, mas tem de ser certificado por entidade certicadora, instalação pelas regras técnicas em vigor.

    Instalação com 30 anos é pelas regras anteriores.
  5.  # 5

    Eu certifiquei a minha instalação para 10,35kva.

    Mas é demasiado para o uso que faço neste momento.

    Se eu for ao portal da fornecedora de energia e reduzir para 6,9Kva, amanhã posso voltar a alterar para 10,35 sem stress?
  6.  # 6

    Colocado por: Bragas VEu certifiquei a minha instalação para 10,35kva.

    Mas é demasiado para o uso que faço neste momento.

    Se eu for ao portal da fornecedora de energia e reduzir para 6,9Kva, amanhã posso voltar a alterar para 10,35 sem stress?


    Está em monofásico? Sim, mais tarde pode voltar à potência máxima.
  7.  # 7

    Colocado por: Bragas VSe eu for ao portal da fornecedora de energia e reduzir para 6,9Kva, amanhã posso voltar a alterar para 10,35 sem stress?


    Recentemente, alterei a minha quando mudei de operador. Na altura apareceu-me um aviso a dizer que segundo a e-redes(?) depois disso teria de esperar 1 ano para mudar novamente.
  8.  # 8

    Colocado por: Varejote

    Até 10.35kva não necessita de projeto, mas tem de ser certificado por entidade certicadora, instalação pelas regras técnicas em vigor.

    Instalação com 30 anos é pelas regras anteriores.


    Então 1500 euros para alterar a instalação para as novas regras e fazer projeto parece-lhe aceitável ou estou a levar banhada?
  9.  # 9

    Colocado por: Piafinho

    Recentemente, alterei a minha quando mudei de operador. Na altura apareceu-me um aviso a dizer que segundo a e-redes(?) depois disso teria de esperar 1 ano para mudar novamente.


    Isso é para o ciclo horário.
  10.  # 10

    @Jaikz, vamos por partes:

    - qual o VE?
    - tem monofásico, certo?
    - qual a autonomia necessária diariamente?
    - moradia/apartamento?

    Tenho 5,75kVA (25A monofásico) e com 3 VEs chega!
    Precisa mesmo de aumentar a potência?
  11.  # 11

    Colocado por: mafgod@Jaikz, vamos por partes:

    - qual o VE?
    - tem monofásico, certo?
    - qual a autonomia necessária diariamente?
    - moradia/apartamento?

    Tenho 5,75kVA (25A monofásico) e com 3 VEs chega!
    Precisa mesmo de aumentar a potência?


    É um BYD Atto 3, percebo que 6.9 poderia chegar mas não conseguiria carregar a 7.4 teria de ser a 3.7 mas tenho medo de ligar mais alguma coisa durante a noite e disparar o quadro. Tenho tudo elétrico em casa mais vale tratar isto agora do que quando tiver mais aflito.

    Monofasico, 200KM diarios, moradia
  12.  # 12

    Colocado por: JaikzMonofasico, 200KM diarios, moradia
    Para 200km, em média, precisas de consumir entre 30 a 40kWh (depende do pé, temperatura exterior e se ligas muito o aquecimento do carro).
    Se carregares a 16A (3,7kW), precisas entre 8 a 11h de carregamento.
    Por exemplo, entre as 21:00/23:00 e as 06:00.
    Sobram-te neste período, 14A (na realidade talvez um pouco mais, mas ok).
    Estes 14A, darão para muita coisa, Ar Condicionado, ou máquina lavar roupa ou loiça alternada, ou resistência de apoio...

    Concordo em fazer já uma ligação que permita os 32A, agora, carregar todos os dias à máxima potência não faz muito sentido (depois irá ter o carro carregado algumas horas todos os dias, o que não favorece a bateria).

    Se carregar a 20A (4,6kW), seriam necessárias entre 6h30m e 9h e ainda deixavam 10A que também dá para muita coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jaikz
  13.  # 13

    Colocado por: Jaikztenho medo de ligar mais alguma coisa durante a noite e disparar o quadro.
    É experimentar durante o dia e ligar as coisas que se ligam à noite para ver o que acontece :-)
  14.  # 14

    Colocado por: mafgodPara 200km, em média, precisas de consumir entre 30 a 40kWh (depende do pé, temperatura exterior e se ligas muito o aquecimento do carro).
    Se carregares a 16A (3,7kW), precisas entre 8 a 11h de carregamento.
    Por exemplo, entre as 21:00/23:00 e as 06:00.
    Sobram-te neste período, 14A (na realidade talvez um pouco mais, mas ok).
    Estes 14A, darão para muita coisa, Ar Condicionado, ou máquina lavar roupa ou loiça alternada, ou resistência de apoio...

    Concordo em fazer já uma ligação que permita os 32A, agora, carregar todos os dias à máxima potência não faz muito sentido (depois irá ter o carro carregado algumas horas todos os dias, o que não favorece a bateria).

    Se carregar a 20A (4,6kW), seriam necessárias entre 6h30m e 9h e ainda deixavam 10A que também dá para muita coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jaikz


    Obrigado pela resposta @mafgod, agora de inicio será mesmo isso que vai acontecer até eu resolver a questão.
    Mesmo assim gostaria de saber em relação à intervenção que falei se vos parece um caso aceitável, eu estava à espera que fosse mesmo só pedir a alteração e pronto
  15.  # 15

    Colocado por: mafgodÉ experimentar durante o dia e ligar as coisas que se ligam à noite para ver o que acontece :-)


    Mudei para bi horario, a ideia é maioritariamente ligar as máquinas à noite e carregar o carro também durante o vazio. Eu trabalho de casa, durante o dia também tenho alguns consumos. Se um dia tiver que carregar o carro durante o dia também não quero o quadro a disparar eunquanto trabalho. Os 6.9 são o suficiente mas requerem um certo planeamento que prefiro pagar para não ter. Aqui a questão é mesmo se os 1500 euros são um valor aceitável para o trabalho que preciso, porque podiam me ter dito 3000 e eu não saberia se estavam a ser justos
  16.  # 16

    Colocado por: JaikzAqui a questão é mesmo se os 1500 euros são um valor aceitável para o trabalho que preciso, porque podiam me ter dito 3000 e eu não saberia se estavam a ser justos
    Na questão dos custos, não o possa ajudar, apenas aconselhar a pedir mais orçamentos.
    Se for da área de Lisboa posso enviar por mensagem privada contatos de três eletricistas que lhe podem ajudar.

    Já agora, sabe se pode aumentar a potência contratada?
    Ou seja, o ramal que abastece a sua casa/zona permite esse aumento de potência?
    De nada serve gastar dinheiro na certificação para depois não poder aumentar a potência.
  17.  # 17

    Colocado por: mafgodNa questão dos custos, não o possa ajudar, apenas aconselhar a pedir mais orçamentos.
    Se for da área de Lisboa posso enviar por mensagem privada contatos de três eletricistas que lhe podem ajudar.

    Já agora, sabe se pode aumentar a potência contratada?
    Ou seja, o ramal que abastece a sua casa/zona permite esse aumento de potência?
    De nada serve gastar dinheiro na certificação para depois não poder aumentar a potência.


    A galp enviou me mensagem a dizer que era preciso a certificação do local, liguei lhes depois para ver se eles facilitavam essa certificação a resposta deles foi que só conseguem tratar das coisas até à moradia do cliente, depois teria que ser eu a tratar. Se depois de eu tratar de tudo fazendo o que foi pedido por eles viessem com histórias que afinal não dava por causa do ramal exterior seria ridiculamente triste. Mas não, não tenho a certeza que o ramal aguente
  18.  # 18

    Julgo que primeiro que tudo tem que contactar a E-REDES para aferir a capacidade do ramal, antes de qualquer investimento.
    Concordam com este comentário: Jaikz, mafgod, Dias12
  19.  # 19

    Colocado por: Varejote

    Isso é moradia?
    Acima de 10.35kva é obrigatório projeto elétrico e naturalmente viabilidade do distribuidor.

    15kva não existe, 13.8kva, 17.25kva, 20.70kva...

    Se vai fazer projeto, certifica pelo menos 20.70kva.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jaikz


    Já tinha respondido a isso.
  20.  # 20

    Entrar no site da E-REDES e consultar os dados do local. Ver onde diz potenciai máxima.

    1500 e a baixada?? Não vá em cantigas
 
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