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  1. Colocado por: eu

    Os elétricos aproveitam as travagens para carregar a bateria, por isso a maior energia cinética que eles têm devido à massa não é desperdiçada, volta para a bateria.

    Em resumo: nos elétricos, o aumento de peso não tem as mesmas consequências nefastas que ocorrem nos automóveis tradicionais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dias12

    Era bom se assim fosse. Na realidade, é desperdiçada energia a acelerar, e é desperdiçada energia (muita mais) na travagem regenerativa. Por isso, quanto mais peso, mais energia utilizada, e mais desperdício.

    O peso/massa é essencial em qualquer equação com objectos móveis.

    É verdade que nos eléctricos não se nota tanto como nos ICE, mas o que foi dito é que não tem influência, e isso é falso.
  2. No inventário da Tesla surgem alguns Model S 2018 75D abaixo dos 30k (28.700 - 29.700) com cerca de 100/120mil km.
    Boa compra?
  3. Colocado por: argo
    Se pesquisares na internet o peso da industria em Portugal que directamente e indirectamente gira à volta da produção automóvel verá que é relevante e esse discurso dos outros, a Alemanha, perde a razão.


    Continuem a alimentar !
    Por mim tudo bem .
  4. Colocado por: Zé MeirinhoNo inventário da Tesla surgem alguns Model S 2018 75D abaixo dos 30k (28.700 - 29.700) com cerca de 100/120mil km.
    Boa compra?

    Estão a um preço justo creio eu. Atenção que estão a indicar autonomia NEDC (ainda é legal fazer isso?...), a autonomia real dos S75 não chega aos 350km.

    Eu comprei um S70 (versão anterior a essa) com 120kkm e já vai com 270kkm sem problemas de maior. Terá os mesmos riscos de qualquer outro carro usado dessa idade e kms, no caso dos Tesla com algum "potencial de risco acrescido" por serem muitos muitos kW disponíveis num carro pesado. Não sabendo como é que foi tratado pode haver algum cansaço adicional na parte mecânica da transmissão. Mas também pode não haver, o meu felizmente não teve queixas dessas.
  5. Colocado por: Bruno.AlvesAtenção que estão a indicar autonomia NEDC (ainda é legal fazer isso?...)

    Nem me tinha apercebido. Sendo de 2018, o certificado de conformidade (CoC) deve apresentar os valores de testes NEDC e não WLTP (salvo erro o período de transição foi de 2017 a 2019).

    Por este preço talvez se arranje um M3 AWD (?) que deve ter o dobro da autonomia ou perto. Edit: M3 AWD usado claro...
  6. Neste video dá para ter noção da rede necessária e dos recursos necessários para termos a gasolina e gasoleo nos postos. Fora o que depois os nossos carro poluem durante as deslocações.

    https://www.youtube.com/watch?v=ZuXgMWDC_Ck&t=660s&pp=ygUUdXZlIGNhcnJvcyBlbGV0cmljb3M%3D
  7. Colocado por: tgferreiraAssim, os valores que refere no seu comentário estão errados: está a duplicar os custos de produção.

    Tem razão, enganei-me.

    Mas mesmo com uma diferença de 19 para 24, isto é, menos 20%, não se pode considerar os EV´s como a solução para a mobilidade sustentável, ou lá o que isso seja.
  8. Claro que pode, que como já lhe disseram o estudo já nem sequer é atual, e a margem tenderá a ser ainda maior.
    • Dias12
    • 24 setembro 2024 editado
    Colocado por: J.Fernandes
    Tem razão, enganei-me.

    Mas mesmo com uma diferença de 19 para 24, isto é, menos 20%, não se pode considerar os EV´s como a solução para a mobilidade sustentável, ou lá o que isso seja.


    Mas esses 19 são com uma rede eletrica a poluir 500 gCO2eq/kWh.
    A nossa neste preciso momento está a 129 gCO2eq/kWh - 4 vezes menos.
    Esses 19 dos EVs passam para 4,9 tonCO2eq que é quase menos 80 % que o carro a gasolina.

    Está a perceber que a poluição do uso dos EVs tem muito a ver com o local de carregamento/origem da eletricidade??

    PS.: Partilhar a média de emissões da nossa rede:
    2017 - 469 gCO2eq/kWh
    2018 - 389 gCO2eq/kWh
    2019 - 308 gCO2eq/kWh
    2020 - 242 gCO2eq/kWh
    2021 - 205 gCO2eq/kWh
    2022 - 223 gCO2eq/kWh
    2023 - 153 gCO2eq/kWh

    Ou seja, mesmo que comprasse o elétrico em 2017, temos vindo a descarbonizar a nossa rede elétrica de tal maneira que iriamos sempre ter valores melhores que o publicado nesse estudo.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  9. O mundo não é a Europa, os EUA e os outros países desenvolvidos, é muito mais.

    Uma grande parte da população de África, da India, de países pobres da Ásia, mesmo de grande parte da China, da América Latina, não tem eletricidade em casa, ou tem grandes restrições ao seu uso. Portanto, para a maior parte da população do mundo - porque estamos a falar dos países mais populosos - a mobilidade que tem ou terá nas próximas décadas, será fóssil.
  10. Colocado por: Dias12Ou seja, mesmo que comprasse o elétrico em 2017, temos vindo a descarbonizar a nossa rede elétrica de tal maneira que iriamos sempre ter valores melhores que o publicado nesse estudo.

    O CO2 não respeita fronteiras. Que é que interessa se em Portugal estamos a reduzir emissões, mas na China se estão a aumentar?
    Ora ponha lá os números da evolução da emissão de CO2 no mundo, nos últimos anos.
  11. E pronto... lá viramos o bico ao prego.
    O que é que tem a ver Africa e Ásia continuarem com fóssil e a Europa optarem pelos elétricos??
    Por eles não terem nem eletricidade para a habitação os europeus não podem ter EVs?

    E provavelmente os ICEs vendidos para esses mercados poluem muito mais por não respeitarem as normas impostas por cá.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
    • Dias12
    • 24 setembro 2024 editado
    Colocado por: J.Fernandes
    O CO2 não respeita fronteiras. Que é que interessa se em Portugal estamos a reduzir emissões, mas na China se estão a aumentar?
    Ora ponha lá os números da evolução da emissão de CO2 no mundo, nos últimos anos.


    Com essa mentalidade não vamos mesmo a lado nenhum.

    E interessa, porque Portugal a partir de 2019 passou a emitir menos CO2 por habitante que a média mundial, à semelhança da Europa. Um parâmetro que não se devia desvalorizar - estamos a fazer a nossa parte.

    Mas mais importante que as emissões, a energia elétrica para um EV pode vir do vento, barragens, solar... até pode vir do seu telhado veja lá.
    E deixar de importar petróleo e estar dependente/refém de países fora do nosso alinhamento/convicções.
    Há maior independência energética que isto??
    Arrisco dizer que o português não era tão independente energeticamente e de liberdade de movimentos desde os tempos dos cavalos.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, eu
  12. Colocado por: J.FernandesMas mesmo com uma diferença de 19 para 24, isto é, menos 20%, não se pode considerar os EV´s como a solução para a mobilidade sustentável, ou lá o que isso seja.
    Tenho apenas VEs, 3.... e a principal razão foi a económica!
    Em vez de queimar uns 10€/100km em combustível mais manutenções por tudo e por nada.... passei para ~1,5/2€/100km (até menos, já que tenho painéis solares e tenho aproveitado as borlas sempre que posso em viagem).
    E sim, faço muitos kms anualmente!

    Para mim, a questão ecológica é apenas a cereja encima do bolo.
    Para além de muito menos manutenção, menos cheiros, menos óleo no chão, não ter de ir à bomba abastecer....

    Discutir se os VEs são mais ou menos ecológicos é discutir tamanhos de ....
    Há VEs que nunca serão mais ecológicos que o equivalente ICE, e outros que serão sempre mais ecológios que o equivalente ICE.

    E como já se disse por aqui, quem se preocupa com ecologia a nível de transporte, é usar os transportes públicos ou andar a pé/bicicleta.

    Quem quiser poupar mensalmente a nível de transporte é fazer as contas se um VE é ou não a melhor solução.
    Concordam com este comentário: ricardoantunes, Dias12, eu
  13. Lembrei-me de uma coisa engraçada. Ainda vou fazer um vídeo com isto.
    A empresa onde trabalho tem na frota alguns VEs e PHEVs e para isso tem também uma série de carregadores lentos no parque. Neste parque estacionam-se os carros da frota e os dos colaboradores, mas obviamente que os lugares de carregamento são reservados, os restantes são de utilização aleatória.

    Olhar para aqueles lugares todos ao fim do dia com o parque vazio é uma visão gira: óleo no chão, óleo no chão, óleo no chão, lugar de carregamento, lugar de carregamento, lugar de carregamento, óleo no chão, óleo no chão 😁

    Vamos na sexta iteração deste tópico. Milhares e milhares de mensagens, anos volvidos, e continua a não se sair da cepa torta. Polui, não polui, é mais limpo, é menos limpo, só pode existir se for limpo, blablablabla.
    Continua a deixar-me impressionado quanta energia investem algumas pessoas em temas sobre os quais têm profundo desdém, pouquíssima informação e nenhuma experiência.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
    • mafgod
    • 24 setembro 2024 editado
    Colocado por: Bruno.AlvesA empresa onde trabalho tem na frota alguns VEs e PHEVs

    Colocado por: Bruno.AlvesOlhar para aqueles lugares todos ao fim do dia com o parque vazio é uma visão gira: óleo no chão, óleo no chão, óleo no chão, lugar de carregamento, lugar de carregamento, lugar de carregamento, óleo no chão, óleo no chão 😁
    Posso concluir então que os PHEV não carregam lá lol
  14. Portugal emite 0.12% do CO2 mundial. A dura realidade é que somos pequenos em tudo e não vamos fazer a diferença a nível global. Mesmo que Portugal passasse a mobilidade 100% eléctrica e 100% renovável, seríamos um gota no oceano. É certo que tudo contribui, e "grão a grão..." e tal, mas pronto...
  15. Colocado por: Dias12O que é que tem a ver Africa e Ásia continuarem com fóssil e a Europa optarem pelos elétricos??
    Por eles não terem nem eletricidade para a habitação os europeus não podem ter EVs?

    Podem e devem. Mas não vale a pena ter ilusões de que, globalmente, a nível ambiental se está a fazer alguma coisa de significativo.
  16. Colocado por: mafgodQuem quiser poupar mensalmente a nível de transporte é fazer as contas se um VE é ou não a melhor solução.

    E já agora, não esquecer de incluir nas contas o valor da aquisição.
    • eu
    • 24 setembro 2024
    Colocado por: J.FernandesMas não vale a pena ter ilusões de que, globalmente, a nível ambiental se está a fazer alguma coisa de significativo.


    Verdade.

    Globalmente, nem sei se é possível sequer inverter a situação, pelo menos no que respeita ao CO2.
 
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