Tenho um esquentador Vulcano "Sensor Ventilado 2", cujo tubo de extração vai diretamente para a parede, independente do tubo do exaustor (entram os dois na parede lado a lado). O esquentador funciona bem em dias de vento normal mas, quando vem um dia mais ventoso, está sempre a desligar-se, com os códigos A4 ("Dispositivo de controlo de gases queimados atuou") ou C2 ("Pressostato de pressão diferencial acionado"). Reiniciando o esquentador, funciona durante algum tempo e depois volta a dar um destes erros.
A minha dúvida é se este problema pode estar relacionado com a instalação do esquentador ou, por outro lado, se tem a ver com a coluna de extração de ar do prédio. Tem 12 andares e moro no 6º, não faço ideia como é a saída de ar no terraço.
Tinha o mesmo problema mas o meu esquentador está no exterior, apesar de ser uma zona bastante isolada em dias de vento norte a bater diretamente no esquentador ele desligava.
Isolei o sensor de co2 e o problema continuava em dias de muito vento. Mandei fazer uma caixa a isolar completamente o esquentador, apenas umas ranhuras para entrar ar na zona de baixo, problema resolvido.
Não sei se é perigoso ou não, será melhor consultar alguém da especialidade mas talvez uma válvula de não retorno metálica no tubo de exaustão te resolva o problema.
Em vez dos gases saírem, está a entrar vento pela chaminé abaixo e o esquentador desliga (e ainda bem). Provavelmente a chaminé lá em cima não tem a terminação mais adequada.