Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Não consigo gostar dessa abordagem tão compartimentada.... Secalhar a abordagem em L tb não ser a melhor, estranho esse formato quando o interior do L é um corredor...
  2.  # 122

    Colocado por: marco1abri e vi a despensa ali ao lado da cozinha e em vez de ter a porta para a cozinha tem para a sala de jantar, nem vi mais nada, sai

    Eu não sou arquiteta, mas jamais desenharia algo do género por acho que não faz sentido algum. Não percebo como um profissional faz este tipo de abordagens…
  3.  # 123

    Desculpe mas nunca aceitaria viver numa casa assim. Só o qiense caminha entre a garagem e a cozinha... cada vez que lhe tocam à campainha o que tem de andar, o que as pessoas vêm para ir levar alguma coisa à cozinha...nop
    Ah, e a porta da despensa abre para a sala? E o vosso quarto é maior que a cozinha? Porque nao junta tudo num open space?
  4.  # 124

    Colocado por: MatisofiDesculpe mas nunca aceitaria viver numa casa assim. Só o qiense caminha entre a garagem e a cozinha... cada vez que lhe tocam à campainha o que tem de andar, o que as pessoas vêm para ir levar alguma coisa à cozinha...nop
    Ah, e a porta da despensa abre para a sala? E o vosso quarto é maior que a cozinha? Porque nao junta tudo num open space?


    O open space já é uma questão de gosto mas uma passagem mais aberta entre a sala de jantar e a sala de estar também me parece ok.
  5.  # 125

    Colocado por: MatisofiPorque nao junta tudo num open space?

    Pessoalmente não gosto de open Space cozinha/sala
  6.  # 126

    Colocado por: MatisofiE o vosso quarto é maior que a cozinha?

    Acho a cozinha pequena para a nossa realidade, foi um dos pedidos que fiz de alteração.
  7.  # 127

    Colocado por: N Miguel OliveiraEconomizar no projecto é uma gota no oceano.


    Mesmo... enquanto futuro DO nao consigo conceber esta 'logica' que parece reinante em Portugal de que o projeto e para poupar ao maximo.
    Que diferenca faz, numa obra de 250/300/350 mil euros gastar 3 ou gastar 10k no projeto? Quando um bom projeto pode pagar-se a si proprio varias vezes? Que logica bacoca... Mas isto parece-me que e muito mentalidade portuguesa. As pessoas nao percebem que failing to plan is planning to fail. Com a minha personalidade eu seria incapaz de me meter numa empreitada destas sem estar super confortavel com o 'plano', custe este 5 ou 10k.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, marco1, N Miguel Oliveira, nunogouveia
  8.  # 128

    Antes do mais, e para não ter que ler toda a discussão perguntas:
    - porquê oaredes entre cozinha e sala e sala e hall de entrada?
    - porquê os armários do hall estão na parede da sala em x da parede da garagem?
    - precisa / quer mesmo o recuperador,
    - porquê a disponibilização em L?
    - porquê a garagem ficar numa ponta e a cozinha/ dispensa ficar ns outra?

    Julgo que a planta não está racional e pouco prática, mas cada um sabe de si.

    Atenção não sou arquitecto, apenas um comum mortal. Se tiver um bocadinho faço um rabisco
  9.  # 129

    Em relação a poupar nos projectos, logicamente ninguém gosta de deixar 7,8,9k logo a partida para lhe desenharem uma planta.
    A questão é que não é só a "planta", é tudo o resto... É se os caleiros são ocultos, é se tem rufos ou não, é se as caixas de visita ficam no pátio ou não, é se é estores, brisas ou laminas, é se quer portas até ao tecto, que série de caixilharia, se quer VMC, se é piso radiante... É todo conjunto de pormenores. Sabe se o/a sua arquiteta tem estofo para elaborar certos pormenores construtivos que possa querer?
    Após dois projectos seguidos como DO, tenho plena consciência que o dinheiro do projecto foi muito bem empregue, mas aí está também é preciso acertar com o gabinete.

    Só a título de exemplo, o meu empreiteiro estava a construir uma casa em que o arquitecto se "esqueceu' da caixa de estores e o engenheiro também e o dono da obra nunca questionou porque era facto assumido. A conta para remendar o erro vai estupidamente alta...

    Se logo a partida não consegue sair uma planta de jeito, como vai ser o resto de todos os pormenores?!!

    Ainda esta semana disse ao meu arquitecto a seguinte frase:

    Muitos donos de obra idealizam como vai ficar a sua casa na sua cabeça, e acham que essa "idealização" vai passar para o arquitecto por telepatia. Para além que essa idealização e sempre muito mais cara do que o que pretendemos 🤣.

    São horas e uma eternidade de mensagens trocadas sobre pormenores da casa para que no final fique quase como idealizei e num valor que eu queira gastar.
  10.  # 130

    Colocado por: FresiasEm relação a poupar nos projectos, logicamente ninguém gosta de deixar 7,8,9k logo a partida para lhe desenharem uma planta.


    Pois... faz-me imensa confusao esta 'nossa' mentalidade.
    Eu percebo a logica de tentarmos encontrar dentro das varias opcoes, a que encaixe no nosso bolso. Mas eu acho que se ha dinheiro que faz sentido investir, e precisamente no projeto. Porque honestamente foi como disse... numa casa com orcamento de 300k, o que sao 3 ou 4k a mais na fase de projeto? E isso que vai inviabilizar toda a obra? Quando nos permite a nos DO com algo mais do que o simples 'licenciamento' ter algo que nos faca ficar mais confortaveis durante todo o processo, incluindo a orcamentacao? Isto e mesmo a mentalidade a 'tuga'.
  11.  # 131

    Colocado por: SscmoreiraAqui na zona não há muita oferta de arquitetos infelizmente
    sai da zona.. o arqº não tem de ser da zona

    em relação ao valor do projecto .. é melhor pagar mais uns milhares para um projecto em condições que ter um com áreas e organizações absurdas..só poupa dinheiro
  12.  # 132

    Por incrível que pareça, a primeira planta, com todos os seus defeitos, ainda é a melhor que se aproveita. Nas mãos de alguém com unhas ainda era capaz de levar isso a bom rumo.

    A partir daí, foi sempre a decair.

    Essas últimas plantas em L ... sem comentários


    pl.
    Concordam com este comentário: marco1, Pedro Barradas, Ruikode, N Miguel Oliveira
  13.  # 133

    Colocado por: NostradamusPor incrível que pareça, a primeira planta, com todos os seus defeitos, ainda é a melhor que se aproveita. Nas mãos de alguém com unhas ainda era capaz de levar isso a bom rumo.

    concordo
  14.  # 134

    Colocado por: NostradamusPor incrível que pareça, a primeira planta, com todos os seus defeitos, ainda é a melhor que se aproveita. Nas mãos de alguém com unhas ainda era capaz de levar isso a bom rumo.

    pra começar seria aproximar a garagem da cozinha. eliminar a despensa, pois já teria a que fica junto a garagem. já ficava uma cozinha e sala de jantar em condições.
    e o resto até está arrumadinho.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  15.  # 135

    Numa planta em L, será para o interior do L que a vida da casa estará virada, com a tal da piscina, o quintal com churrasco, etc, etc.
    Nesta casa pouco ou nada se vê disso. Dois dos quartos levam com uma parede à frente. A cozinha está de costas para o L.
    Faça um reset e comece d enovo.
    Apenas uma opinião. Nos dias de hoje não consigo conceber sala de jantar independente... credo, cruzes canhoto.
  16.  # 136

    Colocado por: FresiasSó a título de exemplo, o meu empreiteiro estava a construir uma casa em que o arquitecto se "esqueceu' da caixa de estores e o engenheiro também e o dono da obra nunca questionou porque era facto assumido. A conta para remendar o erro vai estupidamente alta...


    Colocado por: dmanteigasPois... faz-me imensa confusao esta 'nossa' mentalidade.



    Porque os honorários no final representam quantidade de "tempo".

    Urbanismo e Arquitectura têm uma componente creativa, artistica, subjectiva... muito forte.
    Pelo que não podem ser realizadas por máquinas, nem ChatGPTs, nem nada.
    Ora, se são humanos a fazer, a desenhar, a pensar... é natural que existam erros, esquecimentos, trapalhadas, imprecisões, partes incompletas, etc.

    Ora, em teoria, quanto mais tempo "olhámos" para um boneco, mais ideias surgem, mais informação colocámos, mais problemas são evitados, mais discussões temos, mais optimizado é o desenho. É assim de simples.

    Um email do Arquitecto ou Constructor a esclarecer como é feita a proteção solar... ou um simples email do cliente a relembrar teria tardado quanto tempo? 10min? No caso do Arquitecto ou Constructor esse tempo reflete-se nos honorários. Se os honorários mal cobrem os gastos, como se espera que o técnico pense em tudo? Durante o banho?

    O mal, é que infelizmente muitos acham que desenhar uma casa é como copiar a receita do bolo de laranja da net.
    Num exercício creativo, a solução tanto pode demorar 10min como 10 dias. Se o preço que se deu, foi a contar com a solução em 10min... é isso que se vai receber. Diria que há maior probabilidade da solução ser melhor, se houver mais tempo. Ideias geniais à primeira é coisa rara.
    Concordam com este comentário: dmanteigas
  17.  # 137

    Colocado por: NostradamusEssas últimas plantas em L ... sem comentários


    Mesmo.

    Se a ideia era poupar... a versão inicial, mais compacta, estava melhor de facto... e mais barata.

    Mas acho que todas estas versões estão uma nódoa, porque nenhuma apresenta o contexto...
    Como é que se pode desenhar uma casa isolada numa folha em branco?

    Só se for modular, para construir em série em qualquer lugar...


    Colocado por: SscmoreiraAcho a cozinha pequena para a nossa realidade, foi um dos pedidos que fiz de alteração.


    Porque esse projecto saiu da gaveta... ou

    ...não será este, mais um daqueles tópicos, em que é o dono de obra que anda a brincar num qualquer software de desenho?
    Ou pede ao primo de 12 anos que sabe brincar no paint...
    E vem aqui gozar com a gente?
    É que Arquitectura nem vê-la... Arquitectura está no vazio, no espaço entre matéria... não é desenhar paredes.

    Este não era aquele tópico que você nem levantamento topográfico tinha?
    Como raio se pode estar a fazer um projecto sem isso? Não admira que a planta apareça num fundo branco.
    Aqui há gato... e acho que anda a gozar connosco.

    Contrate um gabinete de projecto. Se não tem na sua zona, aumente o raio de pesquisa... Não faltam Arquitectos em Portugal, perfeitamente capazes de levar isso a bom porto. A distância é uma desculpa apenas. No mesmo dia, desenhámos coisas na nossa terra, na Europa central, no canto de África e na América do Norte se for preciso. Hoje é tudo on-line. Pode fazer-lhe confusão, mas mesmo que encontre um a 20-50kms, não é nada doutro mundo... Não vai vê-lo todos os dias. Não precisa ir com o tipo da aldeira, que com jeito é o único... e com este tipo de postura (que nem sequer faz o que lhe pedem). Em terra de cegos, quem tem olho é rei.

    Se não dinheiro, haja saúde. Melhor parar já. Até porque imagino que ainda não deve ter pago nada para ver desenhos de gaveta ou catálogo. Se não tem 5-8k€ para o projecto, melhor nem pensar em construir casa. Vai levar paulada por todos os lados durante a obra.
    Concordam com este comentário: Matisofi
  18.  # 138

    Colocado por: N Miguel Oliveiranão será este, mais um daqueles tópicos, em que é o dono de obra que anda a brincar num qualquer software de desenho

    Não é o caso acredite se quiser…
  19.  # 139

    Colocado por: SscmoreiraNão é o caso acredite se quiser…


    Se me diz que não, eu acredito.

    Fico-me pela outra hipotese então, que estámos a analizar desenhos avulso, sem estarem adaptados com rigor ao seu terreno em particular. É estranho não aparecer a envolvente nem limites do lote. Acho que o seu Arquitecto nem contratado foi ainda, nem recebeu nenhum €€€ até agora. Estou enganado?

    Fazer um projecto não é desenhar uma planta. E muito menos mostrar-lhe uma já feita.
  20.  # 140

    Acredite se quiser, se não quiser acreditar quem se lixa é você que vai viver numa casa muito má e gastar um balúrdio de dinheiro á toa.
    Um bom projeto faz poupar milhares de euros em obra.
    Não são os materiais, não são as paredes, não são os eletrodomésticos, não é nada disso.
    A economia está no projeto de arquitectura.
    Este é que tem de estar bem pensado e bem feito, é este que o vai fazer poupar dinheiro na obra e no total do custo de construção.
    O resto vem depois.
    Aliás já toda a gente aqui do fórum lhe disse o mesmo.
    Agora acredite se quiser.
    Se não quiser acreditar, se acha que vai economizar alguma coisa sem um projecto de jeito...Boa sorte.
 
0.0238 seg. NEW