Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Mas como é que a sua mãe assina um papel produz efeitos não só no terreno A, que é dela, mas tb no B, que é do vizinho?

    Alguma coisa não percebi...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
    • reg
    • 26 setembro 2024

     # 22

    Colocado por: NTORIONMas como é que a sua mãe assina um papel produz efeitos não só no terreno A, que é dela, mas tb no B, que é do vizinho?

    Alguma coisa não percebi...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dias12


    Exatamente, história mal contada.
  2.  # 23

    O que diz o topógrafo? Afinal este é que é o técnico.
    E mais importante, o que está descrito no registo predial atualmente?
  3.  # 24

    Colocado por: NTORIONMas como é que a sua mãe assina um papel produz efeitos não só no terreno A, que é dela, mas tb no B, que é do vizinho?

    Alguma coisa não percebi...


    Colocado por: regExatamente, história mal contada.
    Mal contada não está, eu posso é ter-me expressado mal. Vamos por partes.

    - A minha mãe enquanto cabeça de casal da herança pretendia vender o terreno C. havia uma discrepância significativa entre a área real do terreno C e a área registada na caderneta predial (números redondos: estavam registrados 500 m2, mas a área real deveria ser 850 m2- ninguém mediu corretamente, mas apenas com medidas grosseiras conseguia-se perceber que a área real era substancialmente superior. Portanto para vender teria de haver uma correção das áreas na caderneta predial.
    - Os limites reais, são os representados na "situação A".
    - Os compradores tinham pressa na venda e portanto (talvez incitados pelo mediador imobiliário) disponibilizaram-se a pagar a um topógrafo para determinar a área correta.
    - O mediador contratou o topógrafo e foi com ele ao terreno para efetuar as medições. Mas em vez de lhe indicar os limites representados na "situação A" indicou-lhe os limites representados na "situação B"- o que dava uma área de 900 m2 (em vez dos tais 850 m2 - estes numeros são aproximações apenas).
    - Com a área determinada, o mediador preenche o modelo 1 do IMI (onde coloca os tais 900 m2) e leva-o à minha mãe para ela assinar, de modo a submeter o pedido de alteração de áreas. A minha mãe assinou o documento na base da completa confiança e ingenuidade. Não viu o desenho e na verdade penso que ela nem percebeu que deveria haver um desenho.

    Uma vez concretizado o negócio, levantou-se a questão das áreas.

    Ora oc compradores alegam que compraram 900m2 e têm um desenho com a representação desses 900 m2, uma escritura que faz menção aos 900 m2 e uma caderneta com 900 m2.

    O problema é que esses 900m2 partiram de uma medição errada, e só são possíveis havendo sobreposição de áreas com os artigos A e B. foi nesta medida que é que o papel produz efeitos tanto no artigo dela, como no do vizinho. O vizinho até ver ainda não foi incomodado pelos compradores, mas na verdade também não usa aquela faixa de terreno atrás de casa dele.

    Ora o que eu pretendia é que os meus pais contratassem um advogado para entrar em contacto com o advogado dos compradores. Imagino eu que confrontado o projeto da casa dos meus pais, e a caderneta do terreno A, com a medição do topógrafo, os compradores, conseguem perceber que houve um erro. Isto se estiverem de boa-fé.

    O problema é que ja tentei falar com eles, e eles insistem em mostrar-me o desenho. No entender dos compradores, aquele desenho do topógrafo é um documento oficial, não percebem que é uma simples representação das medições efetuadas de acordo com as indicações do mediador.
  4.  # 25

    Colocado por: ADROatelierO que diz o topógrafo? Afinal este é que é o técnico.
    Até ver não disse nada, porque ainda niguém o chateou. Mas ele deve-se ter limitado a fazer a representação do terreno, de acordo com as indicações do mediador. O que pode ele dizer?



    Colocado por: ADROatelierE mais importante, o que está descrito no registo predial atualmente?
    Isso é o que terei de averiguar. Sei que a caderneta predial menciona a área corrigida. Agora na conservatória não sei, mas uma vez que a escritura de venda já ocorreu, e fez-se menção à área, imagino que deva também mencionar os tais 900 m2.
  5.  # 26

    Se os seus pais não querem resolver a questão contratando um advogado, o que acha que vai tirar daqui?
  6.  # 27

    Colocado por: Ecrecila SeguroAté ver não disse nada, porque ainda niguém o chateou. Mas ele deve-se ter limitado a fazer a representação do terreno, de acordo com as indicações do mediador. O que pode ele dizer?


    Os papeis de levantamento topográfico normalmente tem sempre um texto no canto em baixo a dizer algo do género:

    Os limites apresentados neste levantamento correspondem aos da configuração real do prédio, de acordo com as indicações do proprietário


    Se não for com este paleio é algo muito parecido.

    Logo aqui existe ma fé, porque o mandatário, o agente imobiliário, não tem nenhum conhecimento dos limites dos terrenos e não pode mandar um topografo medir por onde ele não sabe.

    Portanto, você desloca-se presencialmente, com a sua mãe, ao gabinete do topografo, não dizem para o que é, apenas que pedem para enviar por mail o PDF do levantamento porque nunca o tiveram, e que precisam dele para corrigir um problema de áreas. Uma vez com o papel na vossa posse, confirmam que limites tem, e no caso de não bater certo, podem logo ali dizer que não corresponde à realidade dos terrenos.

    Não acredito que o topografo meta entraves em vos fornecer a papelada, ele é apenas um dano coleteral (a não ser que isto seja uma novela mexicana e esteja também metido nisto)

    Vocês tem de começar a reunir as pequenas peças do puzzle, e cada dia que passa, perdem margem de manobra.

    Deixe a internet e meta-se já no terreno.
    Concordam com este comentário: Doncar, Dias12
  7.  # 28

    Mesmo que seja só proprietário a dar indicações, não deveria ser assim, pode estar a roubar área aos vizinhos.
    Concordam com este comentário: Dias12
  8.  # 29

    Hmmmmm
    Mas então no acto da venda ninguém (cabeça de casal e restantes herdeiros e os respectivos cônjuges) não estiveram atentos a escritura,para detectarem o erro na área, (bom o que interessava era o valor 😁)
    Já agora o que diz o vizinho?
    Se calhar é a “ponta” por onde podem resolver o problema.
    Mas concordo com o Nostradamus plenamente .
  9.  # 30

    Desculpem a minha ignorância, mas na câmara existe por certo o tamanho dos lotes, é uma questão de irem consultar, eu estou para aqui a falar, mas acontece que tb estou mais ou menos com uma situação semelhante no que toca a medidas, porque vou comprar um terreno que estava no anúncio como tendo 300m, quando fomos ver a sra da agência deu me as medidas da frente e comprimento, que feitas as contas dava 304 metros, fui à câmara e lá consta um lote de 307m,comfrntei a agência e tb contrataram um topógrafo que concluiu que são 307m,não é pelos poucos metros de diferença que me estou a preocupar mas sim porque nas finanças e na conservatória estão inscritos 300m e não querem atualizar.
    Tb já não sei o que faça.
 
0.0142 seg. NEW