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  1.  # 701

    Pois, é mais fácil transportar electricidade na infraestrutura já existente. Não quer dizer que não se torne insuficiente num futuro mais elétrico, mas é mais fácil mudar cabos e transformadores.
    Concordam com este comentário: Dias12
  2.  # 702

    Colocado por: eu

    E os materiais usados na fuel cell?

    E os materiais usados no depósito de combustível de alta pressão?

    E os materiais usados nos eletrolisadores?

    E os materiais usados nos pressurizadores?

    E os materiais usados nos veículos de transporte de hidrogénio?

    Ou só o lítio das baterias dos BEV é que é minerado ? Só esse é que é um problema ambiental.
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    Há muitos desafios no hidrogénio, sem precisar de entrar em comparações de má fé, como é o caso das baterias. Uma bateria de um BEV, usa material suficiente para umas 50 baterias para uns FCEV.
  3.  # 703

    Colocado por: pcspinheiroPois, é mais fácil transportar electricidade na infraestrutura já existente. Não quer dizer que não se torne insuficiente num futuro mais elétrico, mas é mais fácil mudar cabos e transformadores.
    Concordam com este comentário:Dias12


    Exato.

    O ponto não é que os carros eletricos são todos carregados por paineis solares.

    O ponto é que independentemente da forma como a eletricidade é gerada, esta é transportada por uma rede de elevada voltagem, que já existe e é altamente eficiente, que chega a casa das pessoas e é usada para carregar uma bateria, que por sua vez faz funcionar um motor eletrico.

    Já para carros a hidrogenio, pegas nessa eletricidade, usas eletrolise para gerar hidrogenio (que não é muito eficiente), comprimes o gás para dentro dum deposito (processo que gasta energia e reduz a eficiencia), que por sua vez têm fugas porque os atomos de hidrogenio são muito pequenos e dificeis de conter, transportas esses depositos em camiões ou comboios, que novamente gasta energia, metes num posto de abastecimento, os carros têm de se deslocar a esses postos, encher o deposito deles, para depois usar uma celula de combustivel que vai convertendo hidrogenio em eletricidade para carregar uma bateria de litio, celulas essas que são mais uma componente a encarecer o carro, a criar ineficiencia, e de durabilidade limitada (tal como as baterias), e por fim, essa eletricidade é usada por um motor eletrico.

    No fundo, o ponto é que o carro a hidrogenio requer uma quantidade extra de passos que adicionam imensa ineficiencia ao processo, enquanto um carro simplesmente carrega diretamente a bateria a partir da eletricidade transportada por uma infraestrutura já existente e altamente eficiente.

    Tudo isto, para termos carros que têm uma autonomia equivalente ou pior que os carros só com bateria eletrica, para o mesmo custo de produção, com uma durabilidade igualmente questionavel, para ter o unico beneficio de atestar em 5 minutos em vez de 30 minutos.

    Sem falar da desvantagem de ser mais caro, ser preciso ir a um posto de abastecimento, ao passo que um eletrico, para quem tiver essa possibilidade, pode ser carregado em casa com um preço muito mais baixo e onde o tempo de carga não é relevante porque fica a carregar a noite toda durante o horario em que a eletricidade é mais barata.


    Resumindo: um eletrico, para quem pode carregar em casa, é indubitavelmente preferivel a um carro a hidrogenio, e até a um carro a gasolina ou gasoleo.

    Já o hidrogenio, em use case nenhum consegue competir com um carro a gasolina.


    Esta realidade reflete-se nas vendas: os eletricos compensam em relação a gasolina/gasoleo para quem pode carregar em casa e não faz muitas viagens longas, enquanto os carros a hidrogenio não compensam em situação alguma em relação a gasolina/gasoleo ou eletrico.

    Têm a vantagem do abastecimento rapido, mas perdem nesse aspeto para gasoleo/gasolina sem beneficio do preço, enquanto eletricos têm o problema de o carregamento só compensar em casa, mas compensam nessa situação.


    Podemos dizer que os eletricos ainda só compensam para um nicho, mas os a hidrogenio não compensam em nicho algum.
    Concordam com este comentário: Dias12, eu, Bruno.Alves, IronManSousa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IronManSousa
  4.  # 704

    Quem é que aqui carrega uma bateria de um VE em 30 minutos de forma regular?
    • eu
    • 17 setembro 2024

     # 705

    Colocado por: ferreiraj125Podemos dizer que os eletricos ainda só compensam para um nicho, mas os a hidrogenio não compensam em nicho algum.


    Não há melhor juiz que o número de carros vendidos. E os números são bem claros.
    Concordam com este comentário: Dias12
    • SrR
    • 18 setembro 2024

     # 706

  5.  # 707

    Esqueçam... Mais fumo para tapar os olhos de quem enterra dinheiro nisso. Depois de tantas décadas de "o hidrogénio é que é" ainda alguém acredita que é uma solução viável para competir com os combustíveis fósseis no transporte individual? E também agora, quando os EVs estão a atingir paridade de preço com os de motor a combustão?

    A não ser que haja uma verdadeira revolução nos métodos de produzir hidrogénio -algo digno de vários prémios Nobel- não é o caminho para as "massas"...
  6.  # 708

    A hyundai ainda percebo porque constroi navios e o hidrogénio pode ser a solução de combustível para motorização desses gigantes.
    Mas agora a toyota... e para transporte individual... enfim.
    • eu
    • 18 setembro 2024

     # 709

    Colocado por: SrRhttps://www.razaoautomovel.com/noticias/encontro-toyota-hyundai-futuro-hidrogenio/


    "Revolução no hidrogénio? Possível aliança entre Toyota e Hyundai pode mudar tudo"

    Se calhar pode mudar as leis da física ! :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
    • SrR
    • 19 setembro 2024

     # 710

    Colocado por: eu

    "Revolução no hidrogénio? Possível aliança entre Toyota e Hyundai pode mudar tudo"

    Se calhar pode mudar as leis da física ! :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dias12
    nao matem o mensageiro, estas porras aparecem no feed e eu partilho aqui pra malta.
    Concordam com este comentário: eu
    • SrR
    • 19 setembro 2024

     # 711

  7.  # 712

    Gostava de saber por quanto é que essa empresa venderá o MWh de hidrogénio.

    Este estudo aponta para $80/MWh em 2050

    https://sustainability.crugroup.com/article/energy-from-green-hydrogen-will-be-expensive-even-in-2050

    Qual a vossa opinião? $80 para mim são quase impossíveis de atingir
  8.  # 713

    Colocado por: SrRhttps://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/rega-energy-pretende-construir-fabrica-de-producao-de-hidrogenio-verde-na-marinha-grandesem relação com os automóveis.
    Concordam com este comentário:Dias12


    Olha finalmente uma ideia com pés e cabeça (e eficiência)
    Deverá ficar caro, mas se começar a produzir nas horas em que a eletricidade está perto de zero poderá vir a compensar nos próximos anos.
    Concordam com este comentário: eu
  9.  # 714

    Colocado por: harsousaGostava de saber por quanto é que essa empresa venderá o MWh de hidrogénio.

    De momento é a questão que toda gente gostava de saber, principalmente as empresas que estão interessadas em investir nesse tipo de energia.
    • eu
    • 19 setembro 2024 editado

     # 715

    Estas soluções só são competitivas com subsídios ou se os estados começarem a taxar a energia fóssil a sério.
    • SrR
    • 24 setembro 2024

     # 716

  10.  # 717

    • SrR
    • 26 setembro 2024

     # 718

    • SrR
    • 8 outubro 2024

     # 719

  11.  # 720

    Todos os dias há notícias de motores revolucionários. É como todos os dias que aparecem tecnologias de baterias com autonomias e velocidades de carregamento mágicos.
    Concordam com este comentário: SrR, Dias12, jorgemlflorencio
 
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