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    • eu
    • 8 outubro 2024
    Fala-se muito de consumos, mas o maior custo de um carro até costuma ser a desvalorização.
    Concordam com este comentário: Participante, rafaelisidoro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  1. Colocado por: euFala-se muito de consumos, mas o maior custo de um carro até costuma ser a desvalorização.
    Concordam com este comentário:Participante
    e o que estou a tentar dizer á muito , concordo plenamente ... Quanto é que vale metade de um carro com 12 anos ?
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      AiOGajo
    • 8 outubro 2024 editado
    Colocado por: euFala-se muito de consumos, mas o maior custo de um carro até costuma ser a desvalorização.
    Concordam com este comentário:Participante,rafaelisidoro
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rafaelisidoro


    E as reparações...

    Porque quando se dá por ela ao longo dos anos é preciso mudar alternadores, velas, filtros, bombas de água, bomba de combustível, panelas, injetores, Egr entupidos, tubos, embraiagem, boias de combustível encravadas, Adblue entupidos, correias de distribuição, etc... que acumulados ao longo dos anos são custos bastante elevados.

    Aliás não é por acaso que as pessoas trocam de carro com o passar dos anos, especialmente quando começam a ocorrer avarias seguidas porque é sinal que os restantes componentes vão começar também a falhar mais cedo ou mais tarde e precisam de ser subsistidos.

    E geralmente esse custo é repassado ao dono de quem compra o carro em segunda mão, só que como não é de uma vez não o sente.
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      AiOGajo
    • 8 outubro 2024 editado
    Colocado por: rafaelisidoroé uma bateria , se em 160Mil km ela perde 30% o aumento do desgaste vai ser muito mais acentuada apartir daí ... É como o consumo de óleo com ou sem atesto periódico , há uma grande variação entre eles .


    pois mas existe os outros .



    10 , 12 anos a 50% já é lixo ... Não serve e a diferença é que eu tenho um carro de 1989 é treta avô em km rodados e acredite que se preciso é com ele que ando quando os mais novos dão problemas ...



    continua errado ao falar assim de carros a combustão mas posso lhe dizer que o meu carro dia a dia faz 115km coloca óleo Mobil1 a cada 15 mil , 2 x por ano +- mas vai a qualquer lado a qualquer hora . E 90% da malta dos elétricos tem um a combustão para as emergências não vá o diabo tentar e um gajo quer fugir de casa e o carro está descarregado 😂



    Precisamente por ser uma bateria, se tens uma degradação média de 4,70% ao ano relativamente à capacidade inicial durante 8 anos não podes esperar que no 9 e no 10 ano tenha uma degradação de 15% ao ano... ou seja é um aumento de 300% sem que seja considerado uma falha catastrófica.

    Aliás se verificares as curvas de degradaçáo verificas que isso não acontece, aliás elas estabilizam ao longo do tempo.

    Quanto aos outros, também existem carros que aos 5 anos rebentam o motor ou incendeiam ou levam reparações de milhares de euros... também está a contar com esses? 😁

    Mais uma vez, o meu carro com 50% da capacidade dá para fazer 100km e eu tenho uma bateria pequena. Dá perfeitamente para um dia de trabalho e voltar e mesmo assim daria para eu continuat a fazer 20.000km ao ano porque a maior parte das viagens que faço são pequenas deslocações mas várias durante o dia. Agora num carro com com uma bateria maior daria para muitos quilómetros na mesma... Até mesmo para ti.

    Aliás eu com 20km de bateria dá-me para ir e vir ao hospital, onde aliás tenho 5 por perto e todos eles com carregadores ao lado.

    Se faz 115km por dia e vai a todo o lado excepto nos dois dias em que está parado - ótimo e parabéns para si e continue a apoiar financeiramente o seu mecânico, empresas petrolíferas e especialmente a pagar ao estado por muitos anos que eu agradeço o seu sacrifício porque enquanto eles estiverem a receber vão-me deixar em paz. 😁😁😁
    • ematos
    • 8 outubro 2024 editado
    A degradação das baterias existentes desde há uns anos para cá, tipicamente é nos primeiros anos que se dá e depois tende a estabilizar. Não é necessariamente uma regra de proporção aos anos ou km.
    Concordam com este comentário: AiOGajo
  2. Colocado por: AiOGajoparado - ótimo e parabéns para si e continue a apoiar financeiramente o seu mecânico, empresas petrolíferas e especialmente a pagar ao estado por muitos anos que eu agradeço o seu sacrifício porque enquanto eles estiverem a receber vão-me deixar em paz.
    😂 as empresas chinesas vão se aguentar no preço com o imposto novo anunciado 😂 o problema é do mecânico , um carro elétrico só tem preço de custo o resto , se calhar mais de metade do weu valor nao existe , é governo , é empresas , é mineiros , uma indústria escavadora !! mas sempre é melhor que a petrolífera 😂

    As baterias não tem um desgaste homogéneo , não dá x ao ano e existe um motivo para elas perderem a eficácia logo a consequência é á medida que ela vai ficando mais gasta vai gastando mais rapidamente , tudo tem im fim por isso se troca de carro e se empurra os problemas para os outros ... Eu não sou contra os elétricos eu só acho que a indústria precisa de mais tempo para obter melhores resultados ,aliás para mim já pensei e ponderei comprar um baratinho novo que dê 120km hora e que faça 200km por carga , mas não posso ficar sem um a combustão ... Eu não posso ter um carro a ocupar o que me falta mais que é tempo ! O tempo o meu tá caro e escasso !
  3. Colocado por: rafaelisidoroé uma bateria , se em 160Mil km ela perde 30% o aumento do desgaste vai ser muito mais acentuada apartir daí ... É como o consumo de óleo com ou sem atesto periódico , há uma grande variação entre eles .

    Ou então não...

    Colocado por: rafaelisidoro
    (...)E 90% da malta dos elétricos tem um a combustão para as emergências não vá o diabo tentar e um gajo quer fugir de casa e o carro está descarregado 😂

    Mais uma vez, ou então não...
  4. Colocado por: AiOGajoparado - ótimo e parabéns para si e continue a apoiar financeiramente o seu mecânico, empresas petrolíferas e especialmente a pagar ao estado por muitos anos que eu agradeço o seu sacrifício porque enquanto eles estiverem a receber vão-me deixar em paz.
    😂 as empresas chinesas vão se aguentar no preço com o imposto novo anunciado 😂 o problema é do mecânico , um carro elétrico só tem preço de custo o resto , se calhar mais de metade do weu valor nao existe , é governo , é empresas , é mineiros , uma indústria escavadora !! mas sempre é melhor que a petrolífera 😂

    As baterias não tem um desgaste homogéneo , não dá x ao ano e existe um motivo para elas perderem a eficácia logo a consequência é á medida que ela vai ficando mais gasta vai gastando mais rapidamente , tudo tem im fim por isso se troca de carro e se empurra os problemas para os outros ... Eu não sou contra os elétricos eu só acho que a indústria precisa de mais tempo para obter melhores resultados ,aliás para mim já pensei e ponderei comprar um baratinho novo que dê 120km hora e que faça 200km por carga , mas não posso ficar sem um a combustão ... Eu não posso ter um carro a ocupar o que me falta mais que é tempo ! O tempo o meu tá caro e escasso !

    Colocado por: ematosA degradação das baterias existentes desde há uns anos para cá, tipicamente é nos primeiros anos que se dá e depois tende a estabilizar. Não é necessariamente uma regra de proporção aos anos ou km.
    é quase como um vinho do porto , quanto mais velho melhor !
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      AiOGajo
    • 9 outubro 2024 editado
    Colocado por: rafaelisidoro😂 as empresas chinesas vão se aguentar no preço com o imposto novo anunciado 😂 o problema é do mecânico , um carro elétrico só tem preço de custo o resto , se calhar mais de metade do weu valor nao existe , é governo , é empresas , é mineiros , uma indústria escavadora !! mas sempre é melhor que a petrolífera 😂

    As baterias não tem um desgaste homogéneo , não dá x ao ano e existe um motivo para elas perderem a eficácia logo a consequência é á medida que ela vai ficando mais gasta vai gastando mais rapidamente , tudo tem im fim por isso se troca de carro e se empurra os problemas para os outros ... Eu não sou contra os elétricos eu só acho que a indústria precisa de mais tempo para obter melhores resultados ,aliás para mim já pensei e ponderei comprar um baratinho novo que dê 120km hora e que faça 200km por carga , mas não posso ficar sem um a combustão ... Eu não posso ter um carro a ocupar o que me falta mais que é tempo ! O tempo o meu tá caro e escasso !


    Deves andar desatento, de tanto andares por aqui a criticar porque acho que essa informação passou por aqui, mas a BYD por intermédio da Salvador Caetano ainda em 2023 dizia que iria entrar no mercado português mas não iria praticar preços Chineses, antes pelo contrário pois isso iria-lhes canibalizar as vendas das outras marcas tradicionais e eles não possuem nenhum interesse em começar uma guerra de preços idêntica à que está a acontecer na China. E a Forthing, Xpeng, Aiwais, Zeekr, Leapmotor e Dongfeng estão agora a começar... muitas das quais a entrar em Portugal também pela Salvador Caetano.


    Assim não é de estranhar que a BYD já tenha anunciado que vai absorver o impacto das tarifas da UE nas suas margens e como tal vai manter o preço dos seus veículos inalterados.

    E eu não me importava nada que trouxessem era os carros chineses para cá mesmo com taxas de 50% sobre o preço de venda pois significava que um VW ID.3 ficava por cerca €22.500 contra os €38.000 que a VW quer vender aqui (e eu sei que o modelo tem ligeiras diferenças entre mercados mas é uma diferença abismal que não faz sentido).



    Depois também não nos podemos esquecer que as empresas chinesas estão a preparar mais uma ronda de assaltos ao mercado europeu e americano e estão neste momento a abrir fabricas em Marrocos e na Turquia já que são países com acordos comerciais com a UE e conseguem assim fugir aos impostos estando inclusive a ocupar fabricas que as marcas europeias estão a encerrar. O mesmo acontece no México onde estão a abrir fabricas de produção de veículos elétricos para serem enviados para os EUA (estratégia semelhante ao que as marcas japoneses fizeram)...

    Mas isto já é estratégia a mais para a tua cabeça compreender, pois o que importa é criticar on-line os carros elétricos, como se isso fosse adiantar alguma coisa, porque a cada dia que passa as vendas de carros elétricos estão a bater records, como por exemplo em Setembro no Reino Unido nunca se venderam tantos 100% elétricos como no mês passado, na Dinamarca os BEV representam 50% das vendas e Holanda 40% e sem esquecer a Noruega onde praticamente já não se vendem carros a combustão...





    Relativamente ao minério, se calhar é novidade para ti, mas para produzir gasolina e gasóleo é também precisos minérios raros como o ... Cobalto!! Sim o mesmo minério usado nas baterias pois para refinar a gasolina e o gasóleo, para além de outros minérios raros que obrigam à escavação e indústria escavadora!! E o pior de tudo é que o cobalto usado na refinação de petróleo não pode ser recuperado. Aliás nenhum dos elementos raros utilizados para a produção de combustíveis pode ser recuperado depois de usado, nem mesmo o próprio combustível.

    Portanto está na altura de refazeres os teus argumentos relativamente ao impacto ambiental até porque a maior parte do impacto de um automóvel a combustão ocorre com o seu uso e é por isso que pagas imposto nos combustíveis... e eu agradeço que continues a pagar forte porque assim deixam-me em paz. 😅😅😅😅


    E não, as baterias não possuem uma degradação homogénea. A maior degradação acontece nos primeiros dois anos e depois estabiliza ao longo do tempo, que é precisamente o contrário do que estas a referir.

    Tesla battery degradation


    Quanto ao tempo a perde o meu carro no último ano e meio (e 30.000km) parou 30 minutos (0,5 horas) para colocar água no limpa para brisas na revisão oficial da marca. Se o levas duas vezes ao mecânico por ano e o deixares num dia para levantar no outro já são no mínimo 72 horas com ele parado sem poder usar.

    Se não tens tempo a perder, eu não sou matemático mas acho que 0,5 horas é menos que 72 horas...

    Isto sem contar com o tempo que tens que levar o carro de propósito para abastecer porque não deves ter uma bomba de combustível em casa. Se tiveres um tanque de 50L e fizeres 115km por dia é preciso ires à bomba uma vez por semana, isto sem contar com os abastecimentos do Adblue que são chatos como tudo e deixam tudo cagado, se tiveres a sorte de ter uma bomba a granel que venda, caso contrário tens de andar a comprar daqueles bidões caros como tudo.


    Mas cada um sabe de si não é verdade? 😁😁😁
  5. Alguém nos anda a fazer de parvos nesta coisa dos VE.
    Como é que é possível o camião da Tesla apenas custar 150k dólares quando tem uma bateria de 900kwh? Estão a perder dinheiro em cada unidade ou descobriram a pólvora no fabrico de baterias?
    • eu
    • 9 outubro 2024
    Colocado por: rjmsilvaComo é que é possível o camião da Tesla apenas custar 150k dólares quando tem uma bateria de 900kwh? Estão a perder dinheiro em cada unidade ou descobriram a pólvora no fabrico de baterias?


    Economia de escala. Uma bateria de 900 kwh custará sempre menos que 10 baterias de 90 kwh.

    Além disso, o lítio tem baixado bastante de preço. Algumas minas na Australia até já pararam por causa dos preços baixos.
  6. Colocado por: rjmsilva

    Nenhum carro se paga a si próprio. Gasta mais nuns que noutros, mas no final do uso tem sempre menos dinheiro do que tinha antes de o comprar.
    Concordam com este comentário:eu


    Nem por isso , ao fim de uns anos passado de saldo negativo a saldo positivo..
  7. Colocado por: AiOGajoQuanto ao tempo a perde o meu carro no último ano e meio (e 30.000km) parou 30 minutos (0,5 horas) para colocar água no limpa para brisas na revisão oficial da marca. Se o levas duas vezes ao mecânico por ano e o deixares num dia para levantar no outro já são no mínimo 72 horas com ele parado sem poder usar.

    Se não tens tempo a perder, eu não sou matemático mas acho que 0,5 horas é menos que 72 horas...
    quanto tempo leva o seu carro a carregar sem ser utilizado ? Ok é a noite e está a dormir pronto aceito mas já viu alguém parado á espera que lhe mudem o óleo ? A vida continua , a oficina oferece boleia e vai levar o carro e vai buscar ... E se precisar andar de dia e de noite ?
  8. Colocado por: rjmsilva

    Só quem compra VE é que consegue poupar para comprar um carro novo. Com o dinheiro de um Tesla consegues trocar de carro umas 3 vezes a cada 5 anos. Ou seja tens carro para uns 15 anos sem grandes chatices.

    Trocar de carro 3 x pelo valor de uma tesla ?
    Charutos usados de gama totalmente inferior só se for ?
    Mas muito sinceramente ?Fique com a sua ideia , não me interessa para nada .
  9. chego á conclusão que quem mais opina , é o pessoal que não sai de casa ...
    Ou seja que não precisa efetivamente do carro , ou então daqueles que dizem " eu meto sempre 20€ " ...
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  10. Essa questão dos problemas com baterias e tal... quem tem esse problema faça renting, mesmo a nível particular, secalhar com o que poupa em combustível, manutenções, pneus, iuc, seguro,... e fica a andar de carro novo...

    A questão da garagem também não é tema, eu tenho garagem e até tenho lá a wallbox que veio com o carro, mas como tenho cartão de combustível da empresa (sim é mesmo para uso particular) faço todos os carregamentos "na rua", o mês passado fiz várias viagens ao centro do país, fui uma vez a espanha, para além das diárias de levar os filhos à escola e tal... nem uma vez tive de ir de propósito colocar o carro a carregar e apenas apanhei um carregador que não funcionava. E não é apenas em Lisboa, qualquer lugar agora já tem carregadores, até no Gavião coloquei o carro a carregar.
  11. Colocado por: bmccruzm das diárias de levar os filhos à escola e tal... nem uma vez tive de ir de propósito colocar o carro a carregar e apenas apanhei um carregador que não funcionava. E não é apenas em Lisboa, qualquer lu


    Ok , mas isso não é para todos .
    Carregar na rua sempre é simplesmente NO BRAIN , porque os preços são estupidamente altos .
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      AiOGajo
    • 9 outubro 2024 editado
    Colocado por: rafaelisidorouanto tempo leva o seu carro a carregar sem ser utilizado ? Ok é a noite e está a dormir pronto aceito mas já viu alguém parado á espera que lhe mudem o óleo ? A vida continua , a oficina oferece boleia e vai levar o carro e vai buscar ... E se precisar andar de dia e de noite ?


    Depende da percentagem da bateria quando o deixo a carregar, por exemplo ontem deixei a carregar com 28% (48km) às 19:02, por volta das 00:40 estava o telemóvel a apitar que tinha 100% (200km), isto carregado numa tomada normal onde ligo outros aparelhos normais como serras, berbequins, lavadoras de pressão... E já agora, quando é que foi a última vez que acordaste à 1 da manhã e tens que fazer MESMO MESMO MESMO uma viagem de 1000km? Pois nem eu.


    E é porque nas oficinas oferecem-te carro de cortesia LOLOLOLOL Pagas é mais por esse serviço pois ninguém te anda a oferecer boleias pá, acorda para a vida!
    Aliás se tivesse 3 clientes a mudar o óleo por dia a oficina teria que ter 3 carros à disposição! Olha se tivesse clientes com reparações que demorassem 1 semana, teria que ter tantos veículos como um rent-a-car.

    Não vives neste mundo de certeza...
  12. Acho que algumas pessoas que criticam os VE e a sua utilização esquecem-se que TODOS nós já tivemos ICE. Claro que cada caso é um caso, mas a maioria arranja problemas onde não os há.
    Concordam com este comentário: AiOGajo, mafgod, Bruno.Alves
 
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