Iniciar sessão ou registar-se
  1. Eu tenho um SR HL e consigo fazer, a 120km/h, 14/15kWh de verão (inverno ainda não sei).

    Mas mesmo assim, se fizer 500/550km sempre em AE é mesmo bom. significa que só é necessario parar de 400km em 400km.
    Eu não consigo fazer tanto km sem parar

    Colocado por: Bruno.Alves
    São 702km WLTP, a certificação obedece a testes e circuitos bem definidos, mas mesmo isso parece-me mesmo muito simpático. Assumindo que tem a mesma bateria de 78kWh dos outros LR, fazer 600km implica menos de 13kWh/100km. Para qualquer velocidade parece-me bastante ambicioso, a 120km/h duvido um bocado.

    A grande vantagem desde modelo relativamente ao SR (além da bateria maior, claro) é que num carregador Tesla V4 (ou outro posto rápido que tenha grande débito de corrente) passa os 200kW na "parte boa" da curva de carregamento. Carregar por exemplo 200km é um tirinho.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, AiOGajo, mafgod
  2. Colocado por: ricardoantunesEu não consigo fazer tanto km sem parar
    Não digas isso que alguém ainda vai dizer que fez o percurso França/Portugal sem parar!

    E eu, ao fim de 2h ou menos tenho de fazer uma pausa, familia assim obriga e eu agradeço :-)
    Concordam com este comentário: AiOGajo
    • eu
    • 9 outubro 2024
    Colocado por: Bruno.AlvesE tomar os BEV ou ICE como uma causa de "anti" e atacar com unhas e dentes, já faz sentido?


    Claro que não. A minha afirmação englobava também os "anti".

    Disclaimer: eu sou um defensor dos BEV (basta ver a minha participação no tópico). Não sou é extremista ao ponto de defender que trocar um ICE por um BEV seja sempre uma boa opção. Depende dos casos, depende da situação de cada um. Muitas vezes basta ainda não ter a possibilidade de o carregar em casa, para deixar de fazer sentido.
    Concordam com este comentário: Belhinho, Dias12
    • eu
    • 9 outubro 2024
    Colocado por: mafgodE eu, ao fim de 2h ou menos tenho de fazer uma pausa, familia assim obriga e eu agradeço :-)


    Eu já fiz muitas road trips pela Europa, e seria impensável conduzir mais que duas horas sem parar.
  3. Colocado por: euDisclaimer: eu sou um defensor dos BEV (basta ver a minha participação no tópico). Não sou é extremista ao ponto de defender que trocar um ICE por um BEVseja sempre uma boa opção.

    Eu sei, e já por mais que uma vez disse que conheço casos (e exemplifiquei) que acho que nunca serão satisfeitos com um VE (spoiler alert: nenhum deles é para ir tomar café ao Algarve). Aliás toda a gente que tem VE reconhece casos pontuais de cedências/gestão. Pontuais. Mas o problema é que a discussão rapidamente se "vira" para o absurdo do "se tiver de conduzir de dia e de noite" como se isso implique que nunca seja uma boa opção. E depois defendem essa barbaridade com unhas e dentes, contra a experiência de quem efetivamente os usa.

    Colocado por: mafgodNão digas isso que alguém ainda vai dizer que fez o percurso França/Portugal sem parar!

    Coisas curiosas, como a malta "se vai convertendo" e percebe o absurdo do que é "conduzir de dia e de noite".
    Já tinha dito aqui que tenho um familiar em França que sempre foi muito avesso aos VE, porque faz (fazia) França-Portugal em 18h a conduzir direto, parando só de depósito em depósito. Em cada paragem para abastecer havia xixi e café, comer era "a bordo", oupa!
    Entretanto fomos falando das minhas road trip (e de outras pessoas também), de como as viagens são efetivamente mais demoradas mas chegamos aos destinos com mais energia, etc. E este ano esse familiar fez-me companhia na road trip a Itália... já de VE :-)
    Concordam com este comentário: AiOGajo
  4. Colocado por: euNão sou é extremista ao ponto de defender que trocar um ICE por um BEVseja sempre uma boa opção.
    Mas alguém aqui com VEs defendeu isso?
    O que vejo é defender o contrário, extremistas a defender os ICEs por tudo e por nada.
    Concordam com este comentário: AiOGajo
  5. Colocado por: mafgodMas alguém aqui com VEs defendeu isso?
    O que vejo é defender o contrário, extremistas a defender os ICEs por tudo e por nada.

    Entrando a atalho de foice novamente na discussão, eu vejo tanto argumentos ignorantes contra ICEs e contra VE, e nisto tudo perde-se a normal e saudável troca de experiências que pode por exemplo ajudar a decidir a compra de um próximo carro. Se é verdade que todos os condutores de VE já o foram de ICEs, muitos parece que ou já se esqueceram ou tiveram experiências que mais parecem importadas dos anos 90 para tentar provar o ponto contra os ICEs. Do mesmo modo, os anti-VE, alem de basearam a argumentação no 0.1% do tempo de vida útil do carro em que claramente o VE tem inconvenientes, tendem a trazer sempre o drama da vida da útil da bateria como se esperassem que vá durar 30 anos. Menção horrosa para alguns utilizadores, que desapaixonadamente tentam partilhar a sua experiência sem a dourar, partilhando tanto as vantagens como as cedências, como por exemplo o mafgod, ou o Bruno.Alves (e entre outros)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, Bruno.Alves
    •  
      AiOGajo
    • 9 outubro 2024 editado
    Colocado por: eu

    Disclaimer: eu sou um defensor dos BEV (basta ver a minha participação no tópico). Não sou é extremista ao ponto de defender que trocar um ICE por um BEVseja sempre uma boa opção.
    Concordam com este comentário:Belhinho


    Quem anda de EV já andou vários anos de CI e sabe muito bem que é necessário fazer cedências quer passes de um CI para VE ou de VE novamente para CI...

    Agora simplesmente fazerem comparações financeiras completamente tendenciosas entre o preço de carros elétricos novos com o preço de carros a combustão usados ignorando carros elétricos usados ou referirem custos de substituição de baterias em caso de avaria ignorando que o preço de um motor a combustão novo supera na maior parte das vezes o preço de muitas baterias, entre outras são comparações completamente tendenciosas devem ser chamadas à atenção.

    Aliás estamos aqui para ajudar só não contem comigo para reforçar mentiras, até porque um carro a combustão pode durar 30 anos, mas um carro que tenha substituídas todas as peças continua a ser o mesmo carro?

    (Ver paradoxo do navio de Teseu).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
    • ClioII
    • 9 outubro 2024 editado
    Colocado por: AiOGajo... até porque um carro a combustão pode durar 30 anos, mas um carro que tenha substituídas todas as peças continua a ser o mesmo carro?


    Claro, é o carro do Rei Teseu!
    •  
      AiOGajo
    • 9 outubro 2024 editado
    Colocado por: ClioII

    Claro, é o carro do Rei Teseu!


    Esse metia sempre €20 hehehe
  6. E mudando para as duas rodas e em Português....

    Para quem ainda se recorda da Famel....
    A FAMEL E-XF foi concebida para te dar a máxima segurança, conforto e diversão para uma condução citadina mais responsável e sustentável. Esta conta com um quadro resistente e leve que acrescenta estabilidade às tuas viagens. O seu motor europeu conta com uma potência de até 5kW máx. permitindo uma maior fiabilidade, robustez, qualidade e garantia. A mota elétrica equiv. 50cc pode ser conduzida desde os 14 anos e a mota elétrica equiv. 125cc pode ser conduzida desde os 16 anos.


    Valores a partir dos 5.500€ ....e até 120km de autonomia.
    •  
      AiOGajo
    • 9 outubro 2024 editado

    Can Your Electric Vehicle Catch Fire During a Hurricane?


    E.V. batteries that are submerged in saltwater can catch fire after the floods subside, but experts say it’s a rarity.

    tesla charging

    (...)
    Automakers design their lithium-ion batteries to be water-resistant. But if a vehicle is submerged in saltwater for an extended period, wear and tear or corrosion could allow saltwater to seep into the battery and cause a fire. “This isn’t a risk for freshwater immersion” associated with heavy rainfall or river floods, said Albert Gore, the executive director of the Zero Emission Transportation Association, a trade group.

    “But in places prone to saltwater flooding and storm surges, it’s a risk to be aware of.”

    (...)

    “It’s not super common,” said Thomas Barth, chief of a special investigations branch into highway safety at the National Transportation Safety Board. Researchers have been dissecting and studying batteries that did catch fire after being flooded with saltwater to understand the causes, potentially allowing battery manufacturers to get better at preventing future fires.

    “We’ve had 100 years to refine the safety of gasoline-powered vehicles, and we’re a little over a decade in terms of high-volume production of E.V.s,” said Alan Taub, director of the Electric Vehicle Center at the University of Michigan.

    “Events are rare but they catch a lot of attention.” (...)


    Fonte: https://www.nytimes.com/2024/10/09/climate/electric-vehicles-fire-hurricanes.html
  7. Colocado por: Dias12

    E se formos a ver, as baterias corrigem todos os problemas dos motores a combustão :-)
    Concordam com este comentário:AiOGajo
    o meu só para quando não dá arranque é 100% seguro que a bateria se foi e por falar nisso tenho que comprar uma ...
  8. Colocado por: eu

    Eu já fiz muitas road trips pela Europa, e seria impensável conduzir mais que duas horas sem parar.
    já saí de Portimão para Sevilha acho que levei mais que isso mas fiquei cheio de nervos que parei o carro num subterrâneo logo a seguir aquela ponte famosa e andei a pé todo o dia 😛😝
  9. Colocado por: rafaelisidoroo meu só para quando não dá arranque é 100% seguro que a bateria se foi e por falar nisso tenho que comprar uma ...


    Não estava a falar de problemas mecânicos, mas sim de funcionamento.
    Um motor ICE associado a uma bateria - os típicos híbridos - retiram um melhor rendimento da combustão do combustível que um carro ICE normal e quando trava ainda recupera alguma dessa energia. Daí eu dizer que as baterias corrigem o problema da baixa eficiência dos motores a combustão.
    •  
      AiOGajo
    • 9 outubro 2024 editado
    Colocado por: Dias12

    Não estava a falar de problemas mecânicos, mas sim de funcionamento.
    Um motor ICE associado a uma bateria - os típicos híbridos - retiram um melhor rendimento da combustão do combustível que um carro ICE normal e quando trava ainda recupera alguma dessa energia. Daí eu dizer que as baterias corrigem o problema da baixa eficiência dos motores a combustão.


    Um motor ICE não retira melhor rendimento associado a uma bateria lol o ICE está é desligado, daí ter melhor rendimento!

    A recarga da bateria pela regeneração apenas vai busca energia que seria perdida mas para usa-la no motor elétrico e não no térmico.
  10. Colocado por: AiOGajoUm motor ICE não retira melhor rendimento associado a uma bateria


    Não foi isso que eu disse. Nem estava a falar nesse tipo de carros.
    O user rafaelisidoro referiu que o motor a combustão resolvia o problema de autonomia dos eletricos. Ex.: veículos hibridos

    Eu estava a complementar que o facto de usarmos baterias (eletricas) associadas a motores de combustão nos hibridos, permite que o motor de combustão trabalhe no seu melhor regime (nas RPMs em que a combustão é mais eficiente como os geradores) e por isso resolvem esse problema.

    Qualquer hibrido (não plug-in) tem melhores consumos que o seu modelo ICE. O que prova o meu ponto.
    Concordam com este comentário: AiOGajo
  11. Colocado por: Dias12

    Não estava a falar de problemas mecânicos, mas sim de funcionamento.
    Um motor ICE associado a uma bateria - os típicos híbridos - retiram um melhor rendimento da combustão do combustível que um carro ICE normal e quando trava ainda recupera alguma dessa energia. Daí eu dizer que as baterias corrigem o problema da baixa eficiência dos motores a combustão.
    ah ok e para mim são tudo opções válidas eu tenho visto consumos de híbridos na ordem dos 4l aos 100 no yaris e menos um pouco no fiat 500 que foram os carros que ja experimentei ,.. mas o elétrico para mim actualmente seria mais vantajoso apesar de não ser o carro perfeito . Para mim dava
  12. Colocado por: mafgodE mudando para as duas rodas e em Português....

    Para quem ainda se recorda da Famel....

    A clássica é brutal!
 
0.0851 seg. NEW