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  1. Isso é o que diziam antes de "empurrarem para a frente". Agora que a medida foi aprovada nunca mais se falou, nas inúmeras notícias que saíram, da possibilidade de se usar o incentivo para VEs usados até 4 anos. Sabe-se que ficaram excluídos veículos a gasolina novos de baixas emissões (que tinham inicialmente sido referidos como elegíveis) e sabe-se que dá para VEs até 38.500€, mas são omissos na questão dos usados até 4 anos. Se for só para novos é mais uma medida de chover no molhado... Quem tem € para dar por um VE novo provavelmente nem tem um carro velho para abate (ou vale mais que o apoio) nem precisa do apoio; por outro lado, quem tem um carro velho para abate que valha a pena entregar por 4000€ provavelmente não tem o € para um VE novo.

    Mais ainda: sabem quantos carros estão à venda no standvirtual com entre 10 e 20 anos de idade e que custam 4000€ ou menos (ou seja, que justificam o incentivo)? Apenas 264! Se removermos o limite inferior de idade (ou seja, TODOS com matrícula até 2014) continua a haver menos de 450. Sei que não deve representar o mercado todo, mas dá uma ideia...
  2. Aliás, não percebo porque é que em Portugal não se adopta um modelo simplificado para o apoio à compra de veículos de emissões zero. Exemplo: Compraste um VE novo ou usado, deste um velho para abate (que é o objectivo da acção) e tens rendimentos até x; tens automaticamente uma dedução no IRS correspondente ao apoio. Dinheiro é dinheiro e tanto faz darem como não tirarem. Mas não; ele é plataformas manhosas, procedimentos complicados para a maioria e regras que excluem quem precisa e que acaba por desenvolver inércia com receio de ficar de fora...
    Concordam com este comentário: Dias12
  3. Colocado por: pcspinheiroMais ainda: sabem quantos carros estão à venda no standvirtual com entre 10 e 20 anos de idade e que custam 4000€ ou menos

    Não considero isto uma métrica. Um anúncio de 30 dias custa quase 20€ no standvirtual. Não acredito que o grosso do mercado dos charutos esteja sequer no standvirtual.
    Concordam com este comentário: AiOGajo, jorgemlflorencio
  4. Então mas se incluísse usados até 4 anos aquele carro em particular iria benefeciar agora de 4000€ de desconto mais o eventual desconto já tido na data de compra novo? Bom para negócios entre familiares...
    Concordam com este comentário: AiOGajo, RUIOLI
  5. Colocado por: Zé Meirinho
    Não considero isto uma métrica. Um anúncio de 30 dias custa quase 20€ no standvirtual. Não acredito que o grosso do mercado dos charutos esteja sequer no standvirtual.



    Colocado por: pcspinheiroSei que não deve representar o mercado todo, mas dá uma ideia...


    Sim, é há também muitos mais que não estão à venda. No OLX há uns 1250, por alto. Eu só queria algum tipo de número para perceber quantos proprietários estão a livrar-se de charutos (eventualmente para comprar charutos menos velhos).
  6. Colocado por: XtrilhoEntão mas se incluísse usados até 4 anos aquele carro em particular iria benefeciar agora de 4000€ de desconto mais o eventual desconto já tido na data de compra novo? Bom para negócios entre familiares...


    Podia-se excluir negócios entre pessoas com parentesco próximo, sei lá... Aliás, provavelmente só aceitariam compras com factura, excluindo assim negócios privados (duvidosos ou não) mas foi o que anunciaram inicialmente: que o apoio seria de usados até 4 anos. E considerando que tem que se dar um antigo ao abate, não acredito que houvesse muitos casos desses a sifonar os fundos, mas também não sou adivinho.
  7. Colocado por: pcspinheiroAliás, não percebo porque é que em Portugal não se adopta um modelo simplificado para o apoio à compra de veículos de emissões zero. Exemplo: Compraste um VE novo ou usado, deste um velho para abate (que é o objectivo da acção) e tens rendimentos até x; tens automaticamente uma dedução no IRS correspondente ao apoio. Dinheiro é dinheiro e tanto faz darem como não tirarem. Mas não; ele é plataformas manhosas, procedimentos complicados para a maioria e regras que excluem quem precisa e que acaba por desenvolver inércia com receio de ficar de fora...
    Concordam com este comentário:Dias12


    eish... agora fizeste-me lembrar aqueles vales que se podia descontar nos postos de combustível dos supermercados em que tínhamos de nos inscrever online.
  8. Pois, o modelo actual dos apoios é melhor...
  9. Veiculos usados fora do incentivo, que por si só fica limitado a 1050 unidades no total para 2024:

    Tipologia 1 - Veículos ligeiros de passageiros (categoria M1)

    O incentivo pela introdução no consumo de veículos ligeiros de passageiros de emissões nulas é traduzido na forma de atribuição de um incentivo no valor de 4 000 (euro) (quatro mil euros) para pessoas singulares, e é devido pela introdução no consumo de um veículo 100 % elétrico novo e pelo abate de uma viatura a combustíveis fósseis com mais de 10 anos;


    Até veiculos de serviço ficam fora:

    4. O que é considerado um veículo novo?

    Consideram-se veículos novos os veículos que não tenham tido qualquer tipo de utilização anterior à aquisição pelo candidato, não sendo por isso considerados novos, por exemplo, os veículos de serviço.


    https://www.fundoambiental.pt/apoios-2024/mitigacao-as-alteracoes-climaticas/introducao-no-consumo-de-veiculos-de-emissoes-nulas-no-ano-de-2024-mobilidade-verde-passageiros.aspx
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  10. RIP
  11. Colocado por: pcspinheiroAliás, não percebo porque é que em Portugal não se adopta um modelo simplificado para o apoio à compra de veículos de emissões zero. Exemplo: Compraste um VE novo ou usado, deste um velho para abate (que é o objectivo da acção) e tens rendimentos até x; tens automaticamente uma dedução no IRS correspondente ao apoio. Dinheiro é dinheiro e tanto faz darem como não tirarem. Mas não; ele é plataformas manhosas, procedimentos complicados para a maioria e regras que excluem quem precisa e que acaba por desenvolver inércia com receio de ficar de fora...
    Concordam com este comentário:Dias12
    bastava abater directamente na compra ! A questão do carro velho também não é problema basta vender um sminovo e ficar com a retoma 😂
  12. Para obter um desconto de 4000€ o carro velho tem que valer ZERO .
  13. Precisamente. Estas medidas agora anunciadas é um m i j a r no oceano a ver se enche. Vai beneficiar poucos e, sobretudo, poucos que precisam. São bandeiras ecológicas para acenar à UE, não vão ter nenhum impacto prático nem real. Eu iria abater um carro com 23 anos e 420.000 km e que tem um valor já perto de zero (davam-me 250€ à retoma do Leaf) se pudesse comprar um usado até 3-4 anos. Assim sendo, vou manter o velho na estrada porque, apesar de não ter um salário mau, os meus gastos familiares não me permitem pensar em gastar >30.000€ num carro novo. Já se fossem ~20-21.000 - 4.000, estava nos planos.
  14. No site do ACP, quando se noticiou inicialmente a medida: "A medida entra em vigor a partir do 2º semestre de 2024 e estima abater 45 mil carros que circulam nas estradas portuguesas."

    Ficam a faltar só 43.950 :-(
    • argo
    • 14 outubro 2024
    "São elegíveis veículos introduzidos no consumo por meio de contrato de compra e venda após 1 de janeiro de 2024 ou através de contrato de locação financeira celebrado após aquela data e com a duração mínima de 24 meses, não sendo aceites outras formas de locação;"

    Locaçao financeira é só leasing? Ou o renting também é?
  15. Renting é uma espécie de aluguer do veículo e o proprietério mantém-se a empresa de renting. Não deverá ser elegível, digo eu.
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    • argo
    • 14 outubro 2024
    No aviso

    Num lado diz:
    "Por forma a garantir a efetividade do incentivo, introduz-se em 2024 a dimensão do abate de automóvel, na Tipologia 1, por forma a reduzir o impacto dos veículos movidos a combustíveis fósseis ainda em circulação."

    mais à frente diz:
    "Comprovativo de abate de uma viatura a combustíveis fósseis com mais de 10 anos passado em nome do candidato"

    Um comprovativo de abate nao comprova a circulação no momento de abate.

    Um aviso feito em open office sem data, versão ou qualquer controlo de proveniência. Quando forem fazer a próxima errata citam que documento? Feito à pressa...
    • mafgod
    • 14 outubro 2024 editado
    Eletrico ou Gasolina - Exemplo prático

    Pelo site oficia: (20 semanas para entrega para ambas as versões!)
    e-C3 23.750€ (113CV - 320km)
    Gasolina 15.590€ (100CV)

    Assim, o e-C3 tem um custo superior de 8.160€ face ao C3

    Se tomarmos como referência 15kWh/100km ~= 2€/100km para o e-C3
    O C3 tem consumo combinado oficial de 5,5L/100km ~= 9,9€/100km
    O que dá um Saldo de ~7,9€/100km a favor do e-C3

    Sem entrar em contas de manutenção e impostos, são precisos 103.300km para o e-C3 compensar.
    Para que compense ao fim de 5 anos, é necessário fazer diariamente ~56km, ou 20.660km/ano

    SE, tiver um carro para abate, que tenha valor ZERO, consegue ir buscar 4.000€ ao fundo.
    Assim, terá uma diferença de apenas 4.160€, praticamente metade.
    Portanto, e para os mesmos 5 anos, seria necessário fazer apenas 28,8km/dia, ou 10.531km/ano.

    Agora é fazer as contas :-)
    Concordam com este comentário: AiOGajo
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  16. Colocado por: rafaelisidoroPara obter um desconto de 4000€ o carro velho tem que valer ZERO .


    Se fizeres as contas ao custo do IUC, do seguro e da IPO que se pagam anualmente o carro já dá prejuízo faz várias décadas mesmo assumindo um valor residual...

    Portanto os €4000 é mesmo para abater a esses gastos.
 
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