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  1. Colocado por: ricardoantunesA balança, pouco a pouco equilibra-se.
    Qual será a próxima desculpa para não se comprar um VE face a um ICE? ;-)
    Concordam com este comentário: AiOGajo
    • eu
    • 15 outubro 2024
    E a redução do custo do lítio vai tornar as baterias cada vez mais baratas.
  2. Colocado por: NostradamusMaior parte das pessoas não tem 25 mil ali no canto, prontos a despachar e estourar num carro.
    Não é o que se vê quando saio à rua (ICE incluídos)

    Colocado por: NostradamusAgora é fazer as contas para o cidadão lambda, que tem 10 ou 12 mil no banco, e que precisa de recorrer ao crédito para ir buscar o resto do dinheiro para poder comprar o carro.
    Se for para usados tem imensos nessa ordem de grandeza, haja vontade.

    Colocado por: NostradamusNo final, a formula tende a compensar sempre. Não tenho duvidas.
    Se não tem dúvidas, porque anda a trolar?

    Colocado por: NostradamusMas em certos casos, os 5 anos necessários para a amortização passam a ser 7 ou 8 ou 9 anos, e ninguém vai "investir e endividar-se" num carro, para ter um ROI ao fim de quase 10 anos. Quando toda a gente sabe que um carro é um dos piores investimentos financeiros devido à desvalorização entre outros factores.
    Como já se disse por aqui, há quem compre um carro e fique com ele até não dar mais, portanto, num VE quanto mais tempo o tiver e circular mais compensa. E por ser um "investimento", há que fazer as contas como sempre disse. O que para mim pode compensar, para outro não.

    Colocado por: NostradamusE é aqui que a vossa falácia falha. Vocês assumem sempre que quem procura um carro de 15 mil é o mesmo tipo de cliente que procura um carro de 23 mil. Nesta gama de valores, o esforço extra não é a mesma coisa de um gajo comprar um carro a 50 000€ ou 58 000€.
    Eu não assum nada, apenas comparei o mesmo modelo a PVP. Cada um que decida.
    Concordam com este comentário: AiOGajo
    •  
      AiOGajo
    • 15 outubro 2024 editado
    Colocado por: rafaelisidoro😂 carregar á porta , a sério ? Você veio mesmo cá , carregar á porta implica o quê?que sejas sincero ,ou a porta aberta ou um cabo de luz pelo passeio que é aonde as pessoas ( todas ) transitem 😂 vamos ter um passeio cheio da cabos ? Eu falei em produzir mais carbono só para produzir mais eletricidade para carregar carros elétricos ... Não falei em carros velhos , por exemplo se hoje todos os açorianos comprassem um carro eléctrico amanhã andavam a pé ... É tao simples quanto isso . O investimento na rede pública , infraestrutura , postos e ruas inteiras ia ser tão grande que isso morria antes de nascer !!! Carro elétrico é bom para se ir enganando o rico , é baratinho a produzir , é carote a ser vendido e são poucos o que lhes podem chegar ! Acredita que é assim e não precisa ofender !



    Agora o problema passou de ter gente que só vive em prédios sem garagem para metrópoles de moradias onde só tem gente na porta a passar nos passeios... para alem de mudar de assunto novamente e arranjar um novo problema, realmente este é de uma resolução difícil.



    Já deu para reparar que os problemas aqui são imensos lolol
    Para além disso chama-se transição por algum motivo, porque certamente quando introduziram os automóveis na ilha também não havia combustível para todos se passassem todos a andar de carro, não pois não? lolol Portanto não venha arranjar problemas onde eles não existem.

    Carro a combustão é só para ricos, para quem o pode manter.
  3. Colocado por: mafgodporque anda a trolar?


    Onde é que ando a trolar? Não veem o outro lado da fachada e dizem logo que é trolls. Enfim.

    No limite posso dizer o mesmo quando apresentarem contas enviesadas e dados que não correspondem à realidade, apenas para forçar as vossas contas.

    Recentemente, quase "ontem", até recomendei um familiar meu comprar um EV desses que por ai andam nos 10 000€, mas precisava de dar + 3000€, e ele simplesmente não queria/podia recorrer ao crédito automovel.

    Acabou por comprar um citadino económico -- menos mal, as estradas já andam completamente inundadas de SUVS e carros XL que apenas servem para transportar o condutor.

    Exemplos destes, vejo todos os dias. Este meu familiar é apenas um detalhe porque foi "ontem".
    •  
      AiOGajo
    • 15 outubro 2024 editado
    Colocado por: rjmsilvao que o que vejo por aqui é dizer que os elétricos se pagam a si próprio. Os ICE emitem



    Quando se fala nessa questão, assume-se que as poupanças permitem-te pagar um carro novo quando comparadas com os custos de um carro a combustão... Aliás no longo prazo geralmente os custos de um carro a combustão são idênticos ao preço do próprio carro.
    •  
      AiOGajo
    • 15 outubro 2024 editado
    Colocado por: Sirruper
    Muito bom. Os VE a emitirem €€€€...


    Por acaso podes... basta usar o V2G e até colocas o carro como fonte de receitas. lolol

    https://www.edp.com/pt-pt/inovacao/v2g-vehicle-grid

    "Desta forma, o dono de um veículo passa a ter um ativo que, pela sua capacidade de armazenamento, poderá ser utilizado em vários cenários como, por exemplo, no apoio à rede do edifício nas horas de maior consumo ou mesmo na estabilização de parâmetros do sistema elétrico nacional."



    https://www.razaoautomovel.com/noticias/nissan-tecnologia-vehicle-to-grid-acores/
    Concordam com este comentário: mafgod
    •  
      AiOGajo
    • 15 outubro 2024 editado
    Colocado por: Nostradamus

    Recentemente, quase "ontem", até recomendei um familiar meu comprar um EV desses que por ai andam nos 10 000€, mas precisava de dar + 3000€, e ele simplesmente não queria/podia recorrer ao crédito automovel..


    No entanto o mesmo raciocínio também seria válido caso necessitasse de um veículo a gasóleo e não pudesse/estivesse indisponível pagar mais €3000 quando seria mais vantajoso no longo prazo e no entanto não levantavas qualquer questão ou problema relativa aos carros a gasóleo. De facto essa questão que estas a levantar coloca-se para qualquer outro veículo, porque em vez de comprar um de €10.000 porque não um de €7.500?! Porque não um de €5000... €4.990... €4500... €500.

    Conclui-se assim que as contas não são enviesadas só porque alguém possui ou não capacidade financeira. Na verdade esses casos são computados à posteriori tendo como base estas contas ao qual também dependem outros fatores para além do preço crédito, como por exemplo o uso que lhe dás, impostos, seguros, manutenções, entre outros. Sendo que para alguns casos pode compensar enquanto que para outros pode não compensar até porque existe uma diversidade de públicos alvo e o carro elétrico (ainda) não satisfaz 100% de todas as necessidades.

    Mas quanto as contas apresentadas essas são corretas e são as contas base que servem como ponto de partida para se fazer qualquer analise ou comparação.
    • eu
    • 15 outubro 2024 editado
    Colocado por: AiOGajoCarro a combustão é só para ricos, para quem o pode manter.


    Outra vez isto?

    Há muitos cenários em que fica mais barato manter o ICE atual do que trocar para BEV.

    Deixem-se de extremismos.
    Concordam com este comentário: Dias12, Zé Meirinho, lmcaet, Nostradamus
    •  
      AiOGajo
    • 15 outubro 2024 editado
    Colocado por: euHá muitos cenários em que fica mais barato manter o ICE atual do que trocar para BEV.


    Sim, andando a pé em vez de usar o ICE fica mais barato manter o carro.

    Mas nos dias de hoje ao preço que estão as sapatilhas começo a ter as minhas dúvidas lol
  4. Colocado por: AiOGajoPor acaso podes... basta usar o V2G e até colocas o carro como fonte de receitas. lolol
    Nem é preciso V2G... na Noruega (e noutros paises), há pelo menos uma empresa que permite com um aparelho em casa e ligado ao carro, o coloque a carregar nas alturas em que a eletricidadee está abaixo de um certo valor, dando crédito ao dono do carro.
    No limite, carrega o carro e ainda ganha dinheiro.
    Vejam os videos que o Bjorn Nyland tem sobre a temática caso estejam interessados.
    A empresa é a Tibber e está na Suécia, Noruega, Alemanha e Paises Baixos.

    Com os VEs e a mobilidade elétrica, abre-se um mundo de novas soluções e novas funcionalidades que até hoje eram impensáveis. O tradiconal ir à bomba para colocar combustível não faz sentido na atual mobilidade elétrica.
    É necessário mudar o chip e arranjar soluções onde há problemas!
    Concordam com este comentário: AiOGajo
  5. É isso e pelos chips de Taiwan que a China
    os quer invadir..mudar o chip..de bolso!
    •  
      AiOGajo
    • 15 outubro 2024 editado
    Colocado por: carlosj39É isso e pelos chips de Taiwan que a China
    os quer invadir..mudar o chip..de bolso!


    Porque toda gente sabe que só os carros elétricos é que levam chips...

    TV's, servidores, routers, telemóveis, impressoras, computadores, campainhas, frigoríficos, relógios... nada leva chips, só os automóveis e desses só os elétricos é que necessitam de chips.

    lololol
  6. Colocado por: AiOGajo

    Sim, andando a pé em vez de usar o ICE fica mais barato manter o carro.

    Mas nos dias de hoje ao preço que estão as sapatilhas começo a ter as minhas dúvidas lol


    Não diga isso.
    Já coloquei o meu exemplo que se não tivesse carro elétrico da empresa a maneira mais económica seria manter o meu ICE + transportes públicos.

    Colocado por: Dias12Já que estamos numa de contas vou fazer as minhas simulações:

    HIPOTESE 1
    Deslocação casa-trabalho com carro gasolina de 1996 ("herdado" dos pais)
    - distância diária: 90 km
    - distância lazer (fim de semana, compras, etc etc.): 50 km/semana
    - consumo: 5,5 l/100 km (fazia estes consumos na altura do covid em AE)
    - preço gasolina simples (intermarche): 1,609 €/l
    - manutenção anual: 100 €
    - inspeção anual: 40 €
    - selo anual: 60 €(mantenho o carro para viagens mais longas)
    -> 90 km x 5,5 l/100km x 1,609 €/l = 8 €/dia
    -> 50 km x 5,5 l/100km x 1,609 €/l = 4,5 €/semana
    -> portagens: 2 x 1,85 € = 3,7 €
    -> custos deslocação trabalho anuais: 240 dias x (8 + 3,7) €/dia = 2.800 €/ano
    -> custos lazer anuais: 52 semanas x 4,5 €/sem = 234 €/ano
    -->total H13.174 €

    HIPOTESE 2
    Deslocação casa-trabalho com carro+transportes
    - fazia 1 depósito por mês (já inclui as deslocações de fim de semana): 40 l/mês
    - passe: 40 €/mês
    - manutenção: 100 €
    - inspeção: 40 €
    -> 40 l/mês x 1,609 €/mês = 710 €/ano
    ->total H21.330 €

    HIPOTESE 3
    - Dacia Spring
    - distância diária: 90 km
    - distância lazer (fim de semana, compras, etc etc.): 50 km/semana
    - consumo: 16 kWh/100 km
    - preço eletricidade: 0,22 €/kWh
    -> portagens: 2 x 1,85 € = 3,7 €
    ->total H32.630 €

    HIPOTESE 4(a minha atual)
    - Dacia Spring da empresa (valor aquisição 23.000 € c/IVA)
    - carregamentos diários na empresa: 0 €
    - portagens pagas pela empresa: 0 €
    - distância lazer (fim de semana, compras, etc etc.): 50 km/semana
    -- em média carrego 2 horas por fim de semana em casa para ter carga suficiente para chegar ao escritório na segunda de manhã: 2h x 3 kW = 6 kWh
    -total H470 €

    CONCLUSÃO
    Felizmente tenho a vantagem da empresa me disponibilizar veículo para deslocações pessoais e, claro, para mim é o melhor cenário dos 4 apresentados.

    Se a titulo pessoal tivesse de escolher entre as 3 primeiras hipóteses, claramente a mais vantajosa seria a hipótese 2 e foi a minha vida durante 2 anos antes de ter o Spring. (e se for a ver o tempo perdido seria muito semelhante ao que tenho hoje em dia
    Por isso não critico quem anda aí com um "Corsa de 96" ou outro carro qualquer de mais idade porque é a situação mais vantajosa. Principalmente quando a aquisição desse carro foi nula ou de baixo valor (<5.000 €)
    No meu exemplo precisaria de17 anospara que a compra do Spring compensasse face a continuar com o meu chaço+transportes públicos.
    Acredito que seja o caso de muitos milhares de pessoas.
    Claro que se o carro começar a dar problemas esta análise é falaciosa, mas face ao carro que tenho (Toyota Corolla de 96), diria que duraria ainda muitos anos a fazer as "voltinhas". (parado como ele está agora é que não deve durar muito com muita pena minha).
    Concordam com este comentário:tigoncal
  7. Colocado por: AiOGajo

    Porque toda gente sabe que só os carros elétricos é que levam chips...

    TV's, servidores, routers, telemóveis, impressoras, computadores, campainhas, frigoríficos, relógios... nada leva chips, só os automóveis e desses só os elétricos é que necessitam de chips.

    lololol
    Não é bem a mesma coisa... sobretudo os carregadores são um potencial vetor de ataque que pode comprometer a segurança nacional. Na república das bananas qualquer um compra uma wallbox e a monta em casa, mas em países mais conscientes dos potênciais riscos (p.e. Reino Unido, onde se registam já vários bans de comercialização de certos carregadores ou recalls), além dos requisitos para as protecções elétricas, há regulamentação sobre dos protocolos de comunicação e requisitos de segurança dos mesmos, além de que a instalação tem que ser feita por eletricista licenciado. Os perigos (ao contrário de uma TV ou um frigorífico), são óbvios, e se por ventura um ataque malicioso ordenar todos os carros elétricos ligados a uma wall box a iniciar o carregamento ou aumentar a potência de carregamento ao mesmo tempo, se em volume suficiente, este tem potêncial para deitar abaixo a rede elétrica de um país.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  8. Que dramático, é desligar o WIFI da wallbox, não instalar Wallbox com WIFI, usar um cabo portátil sem WIFI....

    O exemplo que deu pode ser para qualquer eletrodoméstico... veja-se o que aconteceu há dias com pagers e telemóveis...
    E já reparou que se a China remotamente ordenar os seus VEs a irem em frente nas curvas!?! MEDO!
  9. Colocado por: Dias12

    Não diga isso.
    Já coloquei o meu exemplo que se não tivesse carro elétrico da empresa a maneira mais económica seria manter o meu ICE + transportes públicos.




    ICE+Transportes públicos é o mesmo que ICE+Andar a pé, porque basicamente está a usar outro meio de locomoção para baixar o custo de o usar... :)

    Para além disso a maioria dos que comentam que é mais barato, não se refere à troca imediata do veículo mas sim na escolha do novo veículo a trocar.
  10. Os ICEs cada vez mais estão ligados em rede também.... por isso, o problema com os VEs também pode acontecer com os ICEs :-)
  11. Colocado por: AiOGajoPara além disso a maioria dos que comentam que é mais barato, não se refere à troca imediata do veículo mas sim na escolha do novo veículo a trocar.
    Correto e afirmativo, e convém sempre relembrar porque está complicado fazer passar a mensagem.

    Contudo, cada caso é um caso, e por vezes até compensa trocar o atual ICE por um VE.
    Uma vez mais, é fazer as contas!

    E sim, noutros NÃO compensa trocar de ICE para VE ou comprar um novo carro VE!
    Uma vez mais, é fazer as contas!
    Concordam com este comentário: eu
    •  
      AiOGajo
    • 15 outubro 2024 editado
    Colocado por: tigoncalNão é bem a mesma coisa... sobretudo os carregadores são um potencial vetor de ataque que pode comprometer a segurança nacional. Na república das bananas qualquer um compra uma wallbox e a monta em casa, mas em países mais conscientes dos potênciais riscos (p.e. Reino Unido, onde se registam já vários bans de comercialização de certos carregadores ou recalls), além dos requisitos para as protecções elétricas, há regulamentação sobre dos protocolos de comunicação e requisitos de segurança dos mesmos, além de que a instalação tem que ser feita por eletricista licenciado. Os perigos (ao contrário de uma TV ou um frigorífico), são óbvios, e se por ventura um ataque malicioso ordenar todos os carros elétricos ligados a uma wall box a iniciar o carregamento ou aumentar a potência de carregamento ao mesmo tempo, se em volume suficiente, este tem potêncial para deitar abaixo a rede elétrica de um país.


    Porque o carregador pode ser vetor de ataque, mas o aparelho multibanco que você usa diariamente e roda sobre a rede 2G e que é propensa a ataques, não. Aliás nem sequer é um problema a central elétrica poder ser desligada remotamente... o problema são os carros elétricos lol até porque sabemos que um carro como o Lexus RZ que é a combustão e pode ser conduzido remotamente pois possui steer-by-wire já não é um problema. O problema são os carros elétricos, especialmente aqueles sem ligação à internet.
 
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