Colocado por: pcspinheironde diferença nesse caso é que um charuto a combustível mantém a autonomia igual a novo, enquanto que num VE pode não ser o caso e limitar a sua utilizabilidade. OK, a degradação das baterias já se tem mostrado muito menor em modelos recentes do que h
Colocado por: tigoncalSó encontramos soluções para problemas que reconhecemos e ignorá-los não os vai solucionar.Não creio que as entidades energéticas e governos estejam a ingorar.
Colocado por: mafgodE sobre os problemas que mencionou, é ver algumas das soluções já colocadas em prático pelo mundo fora:
- desde uso de baterias
- V2G
- carregamento dos VEs em horas de baixo consumo gerando saldo
- devolver a água às barragens
- cobrança mais elevada em horas de pico
- ....
Colocado por: Dias12
- bancos de gelo para "armazenar frio" durante as horas "baratas" e depois usar para climatizar centros comerciais
- ...
Colocado por: AndreFSCBom dia. Que veículo eléctrico com 7 lugares, aconselham? Até 50-60k.A Tesla começou a vender cá em Portugal o Model Y de 7 lugares.
Obrigado
Colocado por: AiOGajoDesligar os sistemas de exaustão dos parques de estacionamento subterrâneo também é uma forma de poupar eletricidade e de colocar o estacionamento mais barato...E que tal redirecionar o consumo em AC que passaram a não gastar para se carregar os VEs :-)
Colocado por: Dias12Mas é no aspeto instantâneo que o usertigoncalestá a falar: uma possibilidade remota de alguma entidade deliberadamente colocar todos os carros ligados a carregadores a carregar no máximo num dado momento. E sim, podem provocar o colapso duma rede elétrica em segundos.
Colocado por: AiOGajoDesligar os sistemas de exaustão dos parques de estacionamento subterrâneo também é uma forma de poupar eletricidade e de colocar o estacionamento mais barato...
Colocado por: mafgodAgora é ver se os 2 lugares extra nos modelos de 7 lugares (de qualquer que seja o carro) cumprem os seus propósitos a nível de espaço.
Colocado por: Bruno.AlvesPelo formato coupé, deve ser pouco adequado a estaturas normais para adultos.Just google it :-)
Colocado por: Bruno.Alvespergunto sempre como é que se respirava no estacionamento do Forum no ultimo Domingo que lá foram
Colocado por: Bruno.AlvesComo disse, nem sou nada contra os VE, tenho é enquanto consumir preocupações económicas, que são diretamente influenciados pelos custos associados a menter a estabilidade do sistema elétrico (por exemplo o custo de disponibilidade de uma central de ciclo combinado para amortecer eventuais excessos na procura), que se refletem aí sim diretamente nos custos da energia (que nos afeta a todos). Gostamos muito (e eu também) de ver nas notícias que o consumo energético do mês X foi 70 ou 80% suportado por fontes renováveis, o que não vem na notícia é que a Central do Pego ou a da Tapada do Outeiro tiveram que continuar a queimar gás natural (menos, é verdade) e prontas a fornecer carga se tal for necessário. Se deixarmos de lado o caso extremo de um ataque malicioso (que é real, caso contrário não haveria a preocupação de assegurar que aceitem ordens de redução de carga do ORD , o aumento da procura (imprevisivel) tipicamente associado às grandes cargas (em que podemos incluir aqui os EVSE -que por simplicidade e entendimento geral eu referi como Wallbox - 20 xibatadas nas minhas costas) vai impactar o preço da eletricidade, não haja dúvidas sobre isso - se isso não vos preocupa, a mim sim enquanto consumidor individual.
Sim, mas as redes estão e vão evoluir. O AFIR prevê que os postos públicos sejam capazes de aceitar ordens de redução pontual de potência em caso de necessidade/sobrecarga. Em Inglaterra haviam movimentações (dependentes de implementações técnicas ainda inexistentes) de até os carregadores privados terem essa capacidade.
Há pessoas que ganham muito mais que nós (que eu, certamente eheehehe) e que estão há muito tempo conscientes deste problema. Muito dificilmente será no FdC que se vai descobrir a necessidade ou até a solução.
Colocado por: AiOGajoo meu charuto já leva 20 anos e a autonomia aumentou , passou dos 6l/100 para 5.4/100... Já o charutao com 35 anos que teima em não avariar sei bem que não baixa dos 11 mas o gozo é espetar ali uns 20l/h 😂
Manterias a mesma autonomia se os motores não se desgastassem (por isso é que perdem cavalos ao longo do tempo). Por isso é que é normal um carro antigo ter consumos superiores que em novo, mas só não notas a diferença porque a autonomia é bastante grande, porque se o tanque fosse mais pequeno notavas e bem a redução da autonomia... :)
Por outro lado, acho que ninguém anda a comprar charutos para andar a fazer maratonas. Poder até pode, mas também o risco de avaria/sobreaquecimento sem a devida manutenção é mais arriscado.
Colocado por: spvalePessoal anda aqui preocupado se os VE são eficientes e mais ecológicos mas o mais importante ainda foi ontem dito na TVI.
Foi pago só em 2023 o equivalente ao que se gastou na TAP para comprar energia a Espanha devido ao fecho das centrais.
Fiquei abismado com tamanho valor...
Colocado por: Dias12es de milhões em carvão deixamos de importar? Será que não seria mais que esses 4 mil milhões?
Antes importar da Espanha eletricisade que carvão da Colombia, USA, Russia, etc.
Colocado por: rafaelisidoronão baixa dos 11 mas o gozo é espetar ali uns 20l/hMINORQUINHA, o meu charuto com 25 anos tem alturas de fazer médias de 28lts\100kms, e vale muito mais que muitos carros novos que andam por ai, nem coloco a hipótese de o trocar.