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  1. Colocado por: Bruno.Alves
    Não tem. Como é óbvio é da responsabilidad€ do condómino asseegurar a instalação técnica, disponibilidade de potência e o pagamento da sua parte do consumo de energia.
    É a lei.

    A opção que o mafgod indicou pode fazer algum sentido: ligar a wallbox à Mobi.e torna o carregamento mais caro (em princípio) mas tem algumas vantagens que podem interessar:
    - a energia é paga diretamente pelo condómino (é segregada do consumo das partes comuns)
    - até ao limite de potência disponível para o prédio não há custos de potência adicionais.
    É um bom apaziguador de conflitos em condomínios :-)
    Concordam com este comentário:tigoncal


    Verifiquei essa situação depois de colocar o comentário. A solução que me deram seria eu instalar uma ligação desde o meu apartamento até ao meu anexo junto do meu lugar de estacionamento, tendo a energia disponível para efetuar o carregamento.
    Tenho de ver se isto é possível e se tenho de pedir autorização ao condomínio. Sinceramente não me interessa ter ligação à Mobi.e, só quero um ponto de carregamento do carro, mesmo sendo lento.
    • eu
    • 16 outubro 2024
    Colocado por: Dias12Mas também defendo que quem tem um ICE de maior idade e que circule pouco ao ano (abaixo de 5.000 km) o melhor para a carteira e ambiente é mesmo continuar com o mesmo até cair de podre.


    Basta não poder carregar o BEV em casa, para que manter o ICE seja uma boa opção, mesmo com muitos kms por ano.

    Há muitos cenários diferentes, cada caso é um caso.
    Concordam com este comentário: Dias12, tigoncal
  2. Colocado por: macinblack. A solução que me deram seria eu instalar uma ligação desde o meu apartamento até ao meu anexo junto do meu lugar de estacionamento, tendo a energia disponível para efetuar o carregamento.
    Se podes fazer isso é a m€lhor solução.

    Colocado por: macinblackSinceramente não me interessa ter ligação à Mobi.e, só quero um ponto de carregamento do carro, mesmo sendo lento.
    Então uma tomada basta em conjunto com um cabo de carregamento regulável portátil, bem mais barato que uma wallbox!
  3. Colocado por: macinblackA solução que me deram seria eu instalar uma ligação desde o meu apartamento até ao meu anexo junto do meu lugar de estacionamento, tendo a energia disponível para efetuar o carregamento.

    Esta é a situação ideal.

    Colocado por: macinblackTenho de ver se isto é possível e se tenho de pedir autorização ao condomínio.

    Continua a não precisar de autorização (mas tem de comunicar e dar os 30 dias). Só se podem opor se se colocarem problemas técnicos ou arquitetónicos relevantes. A questão de ser possível é que pode ser mais chata. Furar placas ou fixar cabos por fora do prédio entra nos problemas que o podem impedir.
  4. Colocado por: Bruno.Alves
    Esta é a situação ideal.


    Continua a não precisar de autorização (mas tem de comunicar e dar os 30 dias). Só se podem opor se se colocarem problemas técnicos ou arquitetónicos relevantes. A questão de ser possível é que pode ser mais chata. Furar placas ou fixar cabos por fora do prédio entra nos problemas que o podem impedir.


    Vou ver se é possível usar a canalização atual ou de que forma posso fazer a ligação. Mas pronto, já me ilucidaram e a wallbox fica fora de questão :)
  5. Colocado por: rjmsilva

    Quando temos excedentes, a Espanha também tem e a península é uma ilha energética. A França não quer nada connosco.
    Concordam com este comentário:argo


    Como já aqui foi dito isso não é verdade
    Concordam com este comentário: AiOGajo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AiOGajo
  6. Colocado por: bluthunder82

    Como já aqui foi dito isso não é verdade
    Concordam com este comentário:AiOGajo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AiOGajo


    Pois não, é tudo uma maravilha. Uma maravilha bem espelhada nestes gráficos.
      Screenshot_2024-10-16-19-17-18-053_com.android.chrome-edit.jpg
  7. Colocado por: rjmsilva

    Pois não, é tudo uma maravilha. Uma maravilha bem espelhada nestes gráficos.
      Screenshot_2024-10-16-19-17-18-053_com.android.chrome-edit.jpg


    O que é que o que referiu mais acima tem haver com o gráfico que apresenta?
    •  
      AiOGajo
    • 16 outubro 2024 editado
    Colocado por: rjmsilva

    Pois não, é tudo uma maravilha. Uma maravilha bem espelhada nestes gráficos.
      Screenshot_2024-10-16-19-17-18-053_com.android.chrome-edit.jpg


    Desde 2016 que existem projetos para ligar Portugal à Marrocos, enquanto que Espanha já tem ligações eletricas com Marrocos... portanto não somos uma "ilha" nem estamos isolados.

    https://www.ren.pt/pt-pt/media/noticias/ren-e-onee-apresentam-proposta-de-construcao-e-financiamento-da-interligacao-portugal-marrocos

    https://observador.pt/2023/05/12/portugal-e-marrocos-querem-acelerar-cabo-eletrico-a-ligar-dois-paises-valoriza-a-posicao-geopolitica-diz-costa/

    mapa

    https://med-tso.org/wp-content/uploads/2022/02/MA-PT_project_sheet.pdf

    O gráfico que apresentas é um gráfico com divisão política da Europa numa altura em que os preços da electricidade eram indexados ao preço do gás. Mas mesmo assim nesse mapa o preço de €70MWh são €0,07/kwh... porque 1MWh = 1000kwh

    Hoje em dia o cenário é mais este:



    Fonte: https://euenergy.live/



    Tanto não somos uma ilha tanto ao nível energético como de outras ligações, como por exemplo Portugal está ligado ao Brasil e África por cabo de fibra óptica:

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  8. Colocado por: bluthunder82

    O que é que o que referiu mais acima tem haver com o gráfico que apresenta?


    Não tem nada a ver. Os franceses não compram energia a um quarto do preço à península ibérica, simplesmente porque são estúpidos e não porque não há interligações suficientes para satisfazer as necessidades.

    E os produtores ibéricos não gostam dos dinheiro francês, por isso não querem vender mais caro aos franceses. Preferem vender no mercado interno ao preço da chuva.
  9. O meu comentário foi no sentido se PT está exportador não significa que ES esteja exportador.

    Quanto ao gráfico que publicou , deixo-lhe aqui o inverso e de uma data bem recente.
    Concordam com este comentário: AiOGajo
      Screenshot_2024-10-16-20-48-51-734_com.android.chrome.jpg
  10. O que eu coloquei é de Março deste ano, o que mudou de lá para cá?
  11. Muita coisa pode ter mudado. Desde o nível de pluviosidade, maior ou menor demanda, vento, limitações nas interligações, ou até mesmo indisponibilidade de centrais, o que pode ter provocado um disparo para cima ou para baixo no preço do mercado eléctrico de qualquer um dos países.
    Se não me falha a memória em 2022, o preço do mercado elétrico disparou devido ao frio que se fazia sentir na Europa, aliado à indisponibilidade de algumas centrais nucleares.
  12. Entretanto, a tecnologia evolui e os camiões elétricos começam a marcar pontos e a provar que são mesmo uma alternativa válida para muitos cenários (não todos ainda, certamente)
    https://cleantechnica.com/2024/10/15/tesla-semi-passes-dhl-tests-reyes-adds-29-ecascadia-electric-trucks/amp/

    (Há uma versão portuguesa deste artigo no tupperware mas eu recuso-me a dar-lhes cliques...)
    Concordam com este comentário: AiOGajo
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  13. Na Noruega, camiões a bateria é uma realidade bem aceite :-)
    Concordam com este comentário: Dias12, Zé Meirinho
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  14. Colocado por: mafgodNaNoruega, camiões a bateria é uma realidade bem aceite :-)

    Offtopic, era capaz de apostar que esse Mário do vídeo é tuga 😁
    Concordam com este comentário: mafgod
  15. Pergunta de leigo. Com a tecnologia actual, esses camiões a carregarem DC em postos de 400kw - e que segundo o Mário, carrega "2, 3 times per day" - qual será o tempo de vida útil dum pack de baterias desses?
  16. Colocado por: Zé Meirinho
    Offtopic, era capaz de apostar que esse Mário do vídeo é tuga 😁
    Concordam com este comentário:mafgod


    Sim é.
    Há um tuga que também apostou nos comentários do video isso e o motorista (Mário) respondeu a confirmar.
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  17. Já temos Model Y disponível para configurar em Portugal na versão de 7 lugares, para Long Range tracção integral. 55.5k
 
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