Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      imo
    • 17 outubro 2024 editado

     # 1

    Boa tarde ao Fórum.

    Agradeço a vossa ajuda para tentar despistar a causa de um fenómeno algo estranho:

    Trata-se de um esquentador com cerca de 15 anos.
    Há uns 2 anos começou a mostrar alguma dificuldade em arrancar, apresentando o código de erro EA.
    No início deste ano foi alterado para gás natural, o que agravou o problema, ao ponto de agora ser impossível ter água quente no duche do WC (a uns 12 m de distância) sem primeiro abrir a torneira de água quente no lava loiças da cozinha (a 3 m). Assim, normalmente o esquentador arranca à primeira ou segunda tentativa (nem sempre, por vezes só à quinta), seguidamente é necessário abrir a água quente no duche, e de seguida fechar a torneira da cozinha. O esquentador mantém-se em funcionamento durante este ciclo.
    Os banhos têm que ser curtos uma vez que poucos minutos depois a água vem fria, e se se fecha a água já não volta a arrancar.

    Foi visto por um técnico há meses que disse que o problema era a válvula de entrada de água. Foi substituída, ficou na mesma.
    A regulação da chama e da entrada de água não parecem ter grande efeito no problema.

    Retirar o chuveiro da mangueira do duche parece permitir um maior caudal e pressão de água, mas o problema no arranque mantém-se.

    Gostaria de ter as vossas sugestões e comentários.

    Muito obrigado
 
0.0063 seg. NEW