Iniciar sessão ou registar-se
    • reg
    • 26 outubro 2024
    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Ui, será que os nossos expatriados, esses 4 ou 5 milhões de portugueses por esse mundo fora serão pessoas sem qualquer ambição? E eu que pensava que era ao contrário... gente que a cambio de viver longe da familia e amigos se agarra melhor a trabalhar, pois alimenta uma familia inteira no país de origem...


    Estou lhe a falar de imigrantes sem ambições que vivem de apoios e vem me falar de emigrantes que desistiram deste país... como é óbvio que alguém com ambições nunca terá vida igual ao de lá fora.
  1. Colocado por: regA discriminação em Portugal começa logo na justiça amigo. O pobre nunca terá qualquer hipótese. São factos, temos é demasiada hipocrisia na televisão. É uma das maiores conquistas do 25 de abril.


    E o senhor não acha que o simples facto de haver descriminação é razão suficiente para todos tentarmos acabar com ela?

    Ou seja, vê ali um problema... e a sua solução é descriminar ainda mais? Alimentar desigualdades, etc?

    Se há coisa que vejo de bem no pós 25 de abril, é que apesar de todos os seus enormes defeitos, permitiu que muito roto, pudesse ver os filhos formados, educados, dispondo de muitas ferramentas que lhes permitiu triunfar sem terem nascido num berço de ouro.

    É verdade que também criou muitos que só andaram ali a passear os livros... mas até esses, se ao menos aprenderam 10% do que seria suposto... sempre é melhor que zero...

    Se perante uma adversidade, a sua solução é acabar com o sistema todo... pois, não estou a ver que quer fazer de melhor.

    Precisamos de melhorar o que há, obviamente... agora, continuo a achar que apesar de tudo, uma democracia representativa ainda é aquilo que melhor poderiamos ter em Portugal em 2024.

    Queixarmo-nos está-nos no sangue... mas sinto que por vezes "falamos" de barriga cheia, quando oiço ou vivo certas coisas noutros lados...
  2. Colocado por: regCertamente ainda bem que tivemos, mas infelizmente os objetivos ficaram aquém do pretendido. Porque acha que temos países que votam nos políticos claramente autoritários? Não é à toa, mas sim porque os sistemas têm falhado muito. Inclusive em certos países a democracia nem sequer funciona. Em Portugal temos democracia no papel sim mas na prática é outro assunto


    Sim, certamente ficou aquém do pretendido. A solução que vejo é completar o que falta. Sobretudo se a alternativa é voltar ao regime autoritário.
    Sim, muitos países têm feito isso. E têm melhorado em quê, mais precisamente?

    Olhe, eu não duvido que Portugal tenha muitos defeitos... e conheço muitos deles por experiência própria... mas tampouco tenho muitas dúvidas de apesar de tudo, estámos num cantinho do céu no que a regimes politicos diz respeito.

    Acho que há muitos problemas sim, sobretudo na relação entre o poder central e os 300 e tal feudos que temos... mas no geral, e a nivel nacional, não vislumbro um sistema politico que nos seja mais favorável em 2024, que aquele que temos. Uma democracia representativa... que paradoxalmente, aceita, e bem, que parte dos partidos até sejam contra isso.
  3. Colocado por: regSim, repare, se fosse em Portugal, quem vive de apoios e comete crimes devia continuar a usufruir de apoios e habitações sociais ou devia ser abandonado? É precisamente neste ponto é que falhamos.


    Nem 8 nem 80.
    Quem comete crimes, tem as penas a cumprir.
    E se mora no xadrez, tem aluguer para pagar... deviam ter um trabalho, que gera receita para pagar o aluguer da cela e o que come, e se sobrar, que até tenha salário e vá juntando algum, dando motivação na vida. A pena dele é estar privado da sua liberdade. Para mim isso chega.

    Se deveria ser abandonado, sinceramente acho que não. Mas a solução não pode ser despejar dinheiro no problema. Começa na prevensão... e um dos modos é precisamente por não criar situações de descriminação por ser pobre ou imigrante.
  4. Colocado por: regEstou lhe a falar de imigrantes sem ambições que vivem de apoios e vem me falar de emigrantes que desistiram deste país... como é óbvio que alguém com ambições nunca terá vida igual ao de lá fora.


    Precisamente... não pode meter os imigrantes todos no mesmo saco, como que se nenhum deles tivesse ambição. Não funciona assim.
  5. A meritocracia morreu com o golpe militar de 1974.

    Trabalhavas honesta e arduamente e triunfavas na vida. Agora o produto do teu trabalho é para os parasitas que ainda se riem de ti.
    • reg
    • 26 outubro 2024
    Colocado por: N Miguel OliveiraSe há coisa que vejo de bem no pós 25 de abril, é que apesar de todos os seus enormes defeitos, permitiu que muito roto, pudesse ver os filhos formados, educados, dispondo de muitas ferramentas que lhes permitiu triunfar sem terem nascido num berço de ouro.


    Com certeza, o que eu quero dizer é que o 25 de abril foi uma tentativa de melhorar as coisas falhada. Temos de seguir em frente, não podemos continuar a falar todos os anos sobre 25 de abril como se fosse sagrado, quando temos tantas falhas na justiça, saúde, habitação. O PCP então devia de ter mesmo vergonha desse dia.
    Concordam com este comentário: Dias12
    • reg
    • 26 outubro 2024
    Colocado por: N Miguel OliveiraA solução que vejo é completar o que falta


    Quando temos os maiores partidos contra isso, como acha que podemos melhorar?
    • reg
    • 26 outubro 2024
    Colocado por: N Miguel Oliveirae um dos modos é precisamente por não criar situações de descriminação por ser pobre ou imigrante.


    curiosamente a grande maioria dos imigrantes trabalha, quem não trabalha são precisamente "portugueses" que foram colocados nos bairros sociais para tirar da dita miséria. Ou seja ao tentar ajudar estamos a marginaliza-los.
    • reg
    • 26 outubro 2024
    Colocado por: marteloescoproA meritocracia morreu com o golpe militar de 1974.

    Trabalhavas honesta e arduamente e triunfavas na vida. Agora o produto do teu trabalho é para os parasitas que ainda se riem de ti.


    Amigo, se não fosse a UE, Portugal seria há muito um país falhado. Apenas não o é porque a UE anda a pagar e bem para isto não parar.
    Andamos a falar mal sobre outros países mas somos uma piada.
  6. Colocado por: regQuando temos os maiores partidos contra isso, como acha que podemos melhorar?


    O primeiro passo, é que os partidos pequenos puxem a brasa à sua sardinha e mudem duma vez os circulos eleitorais... para que não se percam votos.

    Para mim a solução é ir corrigindo o que está mal, e não nenhum movimento drástico, autoritário, com o poder demasiado concentrado...

    Não me parece mal a fragmentação do parlamento em 7 ou 8 partidos... em que necessitam de chegar a concensos negociando... para mim, essa é precisamente a função dum legislador.
    • AMG1
    • 26 outubro 2024
    O humor foi sempre uma das formas mais interessantes de usar a liberdade.
    Tendo em conta que muitos dos participantes não viveram esses eventos, ou eram demasiado novos para os recordar, talvez desconhecam que no pos 25 de abril andaram por aí os mais variados slogans politicos. Alguns até com alguma piada.
    Dada a nature
    • reg
    • 26 outubro 2024
    Colocado por: N Miguel OliveiraO primeiro passo, é que os partidos pequenos puxem a brasa à sua sardinha e mudem duma vez os circulos eleitorais... para que não se percam votos.


    Com PS/D serem contra isso como faria isso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
    • reg
    • 26 outubro 2024
    Colocado por: N Miguel OliveiraNão me parece mal a fragmentação do parlamento em 7 ou 8 partidos...


    Concordo. Falam todos tanto sobre a maioria absoluta. Mas a fragmentação foi a melhor coisa que aconteceu nos últimos anos. Esperemos que se mantenha assim e mais ninguém tenha maioria.
    Concordam com este comentário: Dias12
  7. Colocado por: regOu seja ao tentar ajudar estamos a marginaliza-los.


    Sim, nem 8 nem 80.
    Quanto mais os tratarmos como os nacionais, acho que melhor funcionam as coisas.

    Se trata os nacionais melhor, acaba por marginalizar os imigrantes. Se os trata melhor que os nacionais, cria um sentimento de injustiça brutal, na maioria da populção.
    Nem uma nem outra opção estão bem.
    • reg
    • 26 outubro 2024
    Colocado por: AMG1O humor foi sempre uma das formas mais interessantes de usar a liberdade.
    Tendo em conta que muitos dos participantes não viveram esses eventos, ou eram demasiado novos para os recordar, talvez desconhecam que no pos 25 de abril andaram por aí os mais variados slogans politicos. Alguns até com alguma piada.
    Dada a nature


    Não há dúvidas de que se viveu pior antes do 25 de abril, a questão aqui é que tiveram um objetivo e foi falhado. Que estado é que temos hoje? Com os maiores partido a serem contra praticamente tudo, apenas nos resta uma via, revolta popular.
  8. Colocado por: regCom PS/D serem contra isso como faria isso?


    Os pequenos precisam de forçar expondo o rídiculo e injusto que isso é, que só beneficia os grandes, e por aí fora. Por outro lado, precisam de ter ideias que façam sentido para a população votar neles e não nos grandes... Nada disso é impossível, leva tempo e exige esforço, ter gente com boas ideias, etc... No fundo, precisam de trabalhar também... não é só receber salário.

    Eu não tenho nenhum problema que o partido que governe tenha 20% apenas... acho melhor isso, que dar a esse partido 60% por ver nele um Messias qualquer. A democracia representativa ainda é o regime que vejo funcionar melhor.
    Concordam com este comentário: AMG1
    • AMG1
    • 26 outubro 2024
    O humor sempre foi uma das formas mais inteligentes de usar a liberdade.
    Tendo em conta que muitos dos participantes viveram esses eventos, ou eram demasiado novos para se recordarem, talvez desconhecam que o pôs 25 abril foi uma muito profícua a slogans, alguns com imensa piada, dado contexto em que viviamos.
    Por estarmos num forum com uma natureza muito especifica, veio-me a cabeça um a que sempre achei muita graça. Dizia +/- isto:

    "A CHUVA É DO POVO. ABAIXO OS TELHADOS!"
    • 4por1
    • 26 outubro 2024 editado
    "Phutas ao poder que os filhos já lá estão"
    Este um pouco mais brejeiro , mas tambem desse tempo...porém intemporal
    • reg
    • 26 outubro 2024
    Colocado por: AMG1"A CHUVA É DO POVO. ABAIXO OS TELHADOS!"


    Pior é que os mesmos têm os telhados de vidro.
 
0.0440 seg. NEW