Colocado por: Vítor Magalhãeshttps://tvi.iol.pt/noticias/sociedade/irineu-dinis/homem-que-matou-policia-na-cova-da-moura-sai-em-liberdade-por-bom-comportamento
Colocado por: N Miguel OliveiraEm bem digo que o Ordenamento do Território é uma das ferramentas mais poderosas que temos, para resolver grande parte dos problemas duma sociedade. É isso que se aprende nas aulas de Urbanismo, e felizmente há centenas de bons e maus exemplos ao longo da História por esse mundo fora. Precisámos é que os politicos acudam a quem sabe, aos técnicos, a quem anda na rua.
Assim como aquilo que acontece quando o ministério da Cultura tem mais uns pózinhos no seu orçamento.
Deixo aqui uma entrevista a umassistente social e investigador, sobre estes bairros em Lisboa, como o país os vê, como a polícia os vê, e como os seus residentes vêm o país e a polícia, talvez aprendámos alguma coisa:
Parte 1
https://open.spotify.com/episode/6ob7A38a286SaYiaJmHOiq?si=Zcvdu8KZQeqM7PJoUkJJoQ
Parte 2
https://open.spotify.com/episode/07ZFDZC5K6e4ulJJrggqTI?si=LqXrhCawT22tHKwphdQbJA
Colocado por: dmanteigasOra vamos concordar que ninguem sabe o que se passou... mas o Soliva ja sabe que o agente tinha clara formacao insuficiente quando ninguem sabe ainda se agiu para la das funcoes ou nao? Nao faz exatamente o mesmo que disse na frase anterior?
Colocado por: dmanteigasNao ha qq problema em chamar criminoso ao Odair, pois a ultima vez que verifiquei quem pratica um crime e criminoso. E o crime de desobediencia, ninguem lhe o tira.
Colocado por: N Miguel OliveiraConvenhamos que nem todos os cidadãos reconhecem que serão vistos pela polícia como um "cidadão normal"...
Colocado por: desofiapedroNós, enquanto imigrantes, só queremos que, em caso de rebeldia nossa, recusa de obediência, seja por estupidez, seja por bebedeira, seja por influência de drogas, tenhamos a oportunidade de ser presos, levados a julgamento, receber a nossa punição e cumpri-la.
Colocado por: SolivaVerdade … Mandela , MLK , Rosa Parks , André Ventura … tudo condenado ou preso …caramba até Cristo foi preso … eternos criminosos .
Colocado por: dmanteigas
Nao seja por isso... tambem chamo criminoso ao Andre Ventura sem qualquer problema.
Eu acho que era mais facil nao desobedecer.
Colocado por: desofiapedroO que não é moralmente aceitável é um cidadão, seja quem ele for, levar tiros por não obedecer, o que não faltam são armas não letais para os mais teimosos.
Colocado por: desofiapedroMas isso não vai acontecer, até porque provavelmente não vive numa zona considerada ZUS nem nunca lá entrou nem vai entrar.
Colocado por: dmanteigas
Nao concordo. Eu sou da opiniao que a policia nao tem uma arma apenas para enfeitar.
Obviamente que o uso da arma deve ser o ultimo recurso, mas nao quer dizer que nao tenha que ser usada em situacoes especificas. Nao sei se a situacao do Odair foi ou nao uma dessas situacoes, como tal abstenho-me de comentar se foi uma situacao onde podia ou nao ter sido alvejado. Sei que dias depois do Odair, atrairam a PSP para uma emboscada e alvejaram uma carrinha com uma 9mm. Gostava de saber que armas nao letais seriam eficazes contra bandidos que andam armados.
Concordo que fazem falta armas nao letais, bodycams, etc mas voces vivem num Pais onde ha esquadras que chovem la dentro e algumas nem carros operacionais tem existem outras prioridades.
Nao. Isso nunca vai acontecer, porque eu respeito a autoridade.
E ja tive uma situacao onde abusaram e bem da sua autoridade. E mesmo assim, ninguem me alvejou, porque eu decidi nao resistir. E bem, porque usando os meios do estado de direito, fez-se a justica que tinha que fazer.
Colocado por: dmanteigasHistorias fabricadas para enganar tolos. Aos olhos da Policia somos todos iguais. Como em tudo na vida, ja apanhei policias simpaticos, ja apanhei policias antipaticos, ja apanhei de tudo infelizmente (sou branco heterossexual e de nacionalidade portuguesa, mas devo ter alguma 'pecha' para os apanhar sempre que faco infracoes de transito!). A minha atitude tem sido sempre a mesma. Eu nenhum momento nao parei ou parti para a agressao. E as vezes vontade nao falta... porque passar ali no limite do laranja/vermelho, num sinal que nem interessa pra nada pq nao ha passadeiras, ha boa visibilidade, etc... mas um cidadao normal, se quer ser visto como tal, basta que para tal cumpra as ordens de quem representa a autoridade, quer o agente seja antipatico ou simpatico, tenha ou nao tenha razao. Quando eles exercem mais forca que o necessario, para alguma coisa vivemos num estado de direito.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Agora o ponto não é esse. É díficil para sí, e para mim, imaginar o que é ser-se descriminado pela PSP, não o sendo.
Aliás, creio que nestes bairros, nem é a PSP normal que está presente... mas uma força mais musculada.
É como venho dizendo, é quando trata diferente que começam os problemas...
Colocado por: desofiapedroObviamente que os agentes não vão usar armas não letais contra um palhaço com uma shotgun na mão.
Colocado por: dmanteigas
Historias fabricadas para enganar tolos. Aos olhos da Policia somos todos iguais. Como em tudo na vida, ja apanhei policias simpaticos, ja apanhei policias antipaticos, ja apanhei de tudo infelizmente (sou branco heterossexual e de nacionalidade portuguesa, mas devo ter alguma 'pecha' para os apanhar sempre que faco infracoes de transito!). A minha atitude tem sido sempre a mesma. Eu nenhum momento nao parei ou parti para a agressao. E as vezes vontade nao falta... porque passar ali no limite do laranja/vermelho, num sinal que nem interessa pra nada pq nao ha passadeiras, ha boa visibilidade, etc... mas um cidadao normal, se quer ser visto como tal, basta que para tal cumpra as ordens de quem representa a autoridade, quer o agente seja antipatico ou simpatico, tenha ou nao tenha razao. Quando eles exercem mais forca que o necessario, para alguma coisa vivemos num estado de direito.
Colocado por: dmanteigasAos olhos da Policia somos todos iguais.
Colocado por: Soliva
Óbvio que não … venha o primeiro polícia que responde com arma de fogo como primeiro recurso , na formação de agente de PSP … a área correspondente a métodos de detenção sem recurso a área de fogo está englobado no capítulo de “Táctica das Forças de Segurança “ … um tópico de suma importância que está relegado a … 40h .
Alguma vez isto é suficiente ? ( a título de comparação … Tiro … 55h)
Num contexto mais pessoal :
Há uns anos atrás , fui parado numa operação STOP .. normal até ao ponto em que um agente me mandou sair do carro, e outro agente com uma caçadeira apontada a mim.
Recusei-me a sair do carro por entender não haver condições de segurança exigi a presença de um responsável.
Após mais umas ordens e Ameaças de detenção e inclusive me retirarem á força, veio o responsável .
Após vir o responsável e explicar-lhe que como cidadão não aceitava que me empunhassem uma caçadeira sem motivos , recebi a resposta que a mesma era procedimento padrão e que era para a segurança destes.
A minha resposta : … e a minha segurança ?
O responsável parou , olhou para trás e mandou o agente que até ao momento continuava a empunhar a caçadeira, se retirar.
A partir daí todo o processo foi regular e standard e segui a minha viagem.
Isto para denotar que qualquer cidadão pode confrontar agentes de segurança e enfrentar procedimentos que apesar de serem padrão para eles não quer dizer que os aceitemos de livre e espontânea vontade , no entanto educação e diálogo resolve muitas questões.
Desobedeci a ordens naquela operação STOP não é por isso que eu merecia um tiro ou sou criminoso.
Quem sóvê preto e branco … facilmente se esquece que existe um cinzento.
Colocado por: desofiapedroSem tirar nem pôr.