Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 22 julho 2024

     # 761

    Colocado por: AJS1974Se vão retirar 200M€ de receita do orçamento de estado, ou se corta esses 200M€ na despesa ou se vão buscar esses 200M€ a outro lado qualquer ou aumentamos a divida.


    Isso não é assim tão básico e linear.

    O que demonstra que de facto:

    Colocado por: AJS1974Portugal tem um grave problema de literacia financeira.
  1.  # 762

    Temos de reconhecer que a estratégia tem resultado, basta ver as notícias:

    Brisa consegue receita inédita acima dos mil milhões

    https://eco.sapo.pt/2024/04/22/brisa-consegue-receita-inedita-acima-dos-mil-milhoes/
    Concordam com este comentário: argo
  2.  # 763

    recebi agora da Ascensi 2,60 € para pagar duma portagem onde nunca passei.
    já é segunda em 2 anos e a resposta é sempre a mesma:pedimos desculpa,não é a sua viatura,mas a matricula é parecida

    precisamos de faturar!!
  3.  # 764

    Parecido não é igual. É preciso lata. O valor é baixo. Eles que mostrem qual a matrícula.
    • reg
    • 28 setembro 2024

     # 765

    Colocado por: joaopiresxrecebi agora da Ascensi 2,60 € para pagar duma portagem onde nunca passei.
    já é segunda em 2 anos e a resposta é sempre a mesma:pedimos desculpa,não é a sua viatura,mas a matricula é parecida

    precisamos de faturar!!


    Precisamos urgentemente uma lei que vai multar por enganos destes.
    • reg
    • 28 setembro 2024

     # 766

    Colocado por: joaomgfParecido não é igual. É preciso lata. O valor é baixo. Eles que mostrem qual a matrícula.


    Pior é que por vezes é mesmo a mesma matrícula, já aconteceu por exemplo na Ponte 25 abril quem usa viacard ser cobrado pela via verde ao mesmo tempo. Esses erros deviam dar valentes multas para aprenderem.
  4.  # 767

    Colocado por: regPior é que por vezes é mesmo a mesma matrícula, j


    se é a mesma matricula uma delas é falsa
    • reg
    • 7 outubro 2024

     # 768

    Colocado por: joaopiresx

    se é a mesma matricula uma delas é falsa


    está a comentar fora de contexto, não foi o que disse
  5.  # 769

    Boas,

    Depois de plantar as sementes (modalidades dos serviços) é só regar (aumentos anuais) que os frutos crescem, crescem....etc

    https://www.jn.pt/6212330842/via-verde-aumenta-precos-das-varias-modalidades-de-servicos-em-2025/
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 6 novembro 2024

     # 770

    A estratégia sempre foi essa.

    Precisamos de uma "DIGI" para as portagens.
  6.  # 771

    Via Verde? O que é isso? 🫠
  7.  # 772

    Colocado por: jdmosorioDepois de plantar as sementes (modalidades dos serviços) é só regar (aumentos anuais) que os frutos crescem, crescem....etc

    Quais são os produtos, serviços e impostos que nunca sobem os preços?
    Tirando alguns Senhorios com rendas congeladas há dezenas de anos não conheço nada.
  8.  # 773

    Colocado por: Carvai
    Quais são os produtos, serviços e impostos que nunca sobem os preços?
    Tirando alguns Senhorios com rendas congeladas há dezenas de anos não conheço nada.


    Senhorios, esses mamões...
  9.  # 774

    Colocado por: Varejote

    Senhorios, esses mamões...

    Ainda por cima promovidos a Benfeitores Honorários da Segurança Social.
  10.  # 775

    Colocado por: Vítor MagalhãesVia Verde? O que é isso? 🫠

    Como têm 2,3 milhões de clientes deve conhecer alguém que lhe explique para que servem. E parece que outros Países também já compraram o mesmo serviço.
    https://eco.sapo.pt/2022/09/12/via-verde-prepara-aposta-no-estrangeiro-para-2023/
  11.  # 776

    Colocado por: CarvaiQuais são os produtos, serviços e impostos que nunca sobem os preços?
    concordo consigo. Aliás há muitos negócios por aí que ainda não foram totalmente explorados, por exemplo aquelas caixas de hipermercado que são self service não deveriam ser gratuitas. Deviam ser um serviço pago. O cliente pagava uma mensalidade para poder pagar os produtos que ele próprio registrava. Depois metiam só um operador físico por loja, para não dizer que não há alternativa.

    Caso não pagasse a mensalidade as finanças iam cobrar a mesma e entregavam ao hipermercado que geria essas caixas.
    Concordam com este comentário: eu, jdmosorio
  12.  # 777

    Colocado por: CarvaiComo têm 2,3 milhões de clientes
    Penso que os portugueses nunca foram muito conhecidos por terem uma grande literacia financeira. Por isso não me espanta nada a via verde ter 2,3 milhões de clientes.

    Afinal vivemos num país em que as pessoas não se importam de gastar 3 anos completos de ordenado para comprar um carro e chamam a isso um investimento :)
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  13.  # 778

    Tempo é dinheiro...
    Gasto dinheiro para poupar tempo ou gasto tempo para poupar dinheiro.
    Se quero ser mais rápido nas portagens e não estar numa fila que demora 2,3, 10 mins, tenho via verde que demora uns segundos. Isto em cada portagem, em cada pórtico de tirar senha. Em cada viagem pode haver várias paragens, de tempo indeterminado.
    Se não me importa o tempo que perco - e o trabalha a reduzir velocidades e pára-arranca, fico na portagem e poupo uns euros.
    Ambas as opções são correctas.
  14.  # 779

    A questão é que é possível poupar tempo e dinheiro à mesma, sem necessitar de pagar rendas monopolistas por equipamentos perfeitamente dispensáveis quando todos os veículos são obrigados a ter uma matricula que os identifique como é o caso das portagens/pórticos das Ex-Scut. Esta "tecnologia" já existe à vários anos. Obviamente que isto se aplica para a cobrança de portagens apenas. Chegamos ao cumulo de acender a luz amarela na passagem pela VV e os próprios dizerem para não haver preocupações porque a cobrança será efetuada à mesma (história verídica).
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  15.  # 780

    Colocado por: IronManSousaTempo é dinheiro...
    Gasto dinheiro para poupar tempo ou gasto tempo para poupar dinheiro.
    Se quero ser mais rápido nas portagens e não estar numa fila que demora 2,3, 10 mins, tenho via verde que demora uns segundos. Isto em cada portagem, em cada pórtico de tirar senha. Em cada viagem pode haver várias paragens, de tempo indeterminado.
    A questão não é essa. A questão é que ao usar a autoestrada já está a pagar um custo de utilização (portagem), pelo que a própria AE teria todo o interesse em que o modo de cobrança fosse o mais rápido e expedito possível, logo devia disponibilizar esse serviço sem que para isso tenha de pagar um serviço adicional. Se os clientes se demonstram disponiveis para o pagar, porque raio as concessionárias se vão preocupar e criar essa alternativa?

    Eu sei que as lojas com terminal de multibanco imputam aos clientes os custos do mesmo, mas operam em concorrência, pelo que esse custo acaba também ele por ser ajustado em função dos concorrentes. Não faz sentido é eu pagar um serviço adicional para poder pagar com cartão. Serviço esse cuja mensalidade também está sujeita a flutuações em função da estratégia comercial da empresa que o presta, sobretudo quando a mesma opera em monopólio.

    Depois há outra questão a criticar na via verde, que é a estratégia pouco ética com que foi e vai empurrando os clientes para as opções de mensalidade em detrimento da compra do aparelho.

    Como disse, ambas as opções dos utilizadores podem estar corretas. No meu caso particular por príncipio recuso-me a dar dinheiro a uma empresa como a viaverde para as portagens (já a utilização do serviço no caso dos estacionamentos pode fazer sentido, ainda que a emel devesse disponibilizar essa opção de forma gratuita também uma vez que já n estamos em 1980 para ir ás maquinas físicas que nem sempre funcionam).

    Depois relativamente ao tempo…..depende. Eu pago essencialmente portagens nas pontes em Lisboa, e bem lhe digo que as maiores filas são as da via verde. Felizmente, no caso das pontes existe uma alternativa gratuita (viacard) que além de ser gratuita, dar um desconto considerável na portagem, permite uma passagem bastante mais rápida pela portagem.
 
0.0347 seg. NEW