Iniciar sessão ou registar-se


  1. Informação completa: https://www.europarl.europa.eu/topics/en/article/20241014STO24542/rising-housing-costs-in-the-eu-the-facts-infographics
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, N Miguel Oliveira, Dias12, paulo.g
    • eu
    • 11 novembro 2024
    Esses gráficos são simplesmente brutais.
  2. Colocado por: powerPT

    Informação completa:https://www.europarl.europa.eu/topics/en/article/20241014STO24542/rising-housing-costs-in-the-eu-the-facts-infographics
    Concordam com este comentário:eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu,N Miguel Oliveira,Dias12,paulo.g

    Estranho a Itália não estar a passar por este fenómeno!
  3. Colocado por: vmontalvaoEstranho a Itália não estar a passar por este fenómeno!


    A Itália herda, não constrói tanto de raíz.

    Interessante é vislumbrar-se uma pequena quebra nos países mais ricos... na ponta final do gráfico...
  4. É uma pena só terem feito da União Europeia e não da Europa. É que em Oslo as casas já estão ao mesmo preço (ou té mais baratas) do que em Lisboa, e a Noruega é um dos países mais ricos do mundo.
  5. Colocado por: rod_2000É uma pena só terem feito da União Europeia e não da Europa. É que em Oslo as casas já estão ao mesmo preço (ou té mais baratas) do que em Lisboa, ea Noruega é um dos países mais ricos do mundo.

    Acho que terá uma relação directa com o número de emigrantes ricos, nesses países. Quem quer, por exemplo, reformar-se num país do norte da Europa? Ou mesmo um nómada digital? Esses é que poderão estar no centro dos aumentos dos valores das casas.
  6. Colocado por: vmontalvaoAcho que terá uma relação directa com o número de emigrantes ricos, nesses países. Quem quer, por exemplo, reformar-se num país do norte da Europa? Ou mesmo um nómada digital? Esses é que poderão estar no centro dos aumentos dos valores das casas.


    Certamente. Porque se nao fossem os emigrantes ricos e os nomadas digitais, um quarto no centro de Lisboa custava ai 200e/mes. Um T3 novo a volta de 250 mil euros.
    Concordam com este comentário: Matisofi
  7. Colocado por: dmanteigasPorque se nao fossem os emigrantes ricos e os nomadas digitais, um quarto no centro de Lisboa custava ai 200e/mes. Um T3 novo a volta de 250 mil euros.
    Se adicionar os turistas aos emigrantes ricos e aos nomadas digitais.....
  8. Colocado por: HAL_9000Se adicionar os turistas aos emigrantes ricos e aos nomadas digitais.....


    Os turistas tambem compram e arrendam casas?

    Epa... nem vou perder muito tempo, porque infelizmente temos uma enorme falta de cultura de analise de dados objetivos em Portugal.
    So digo que achar que o problema da habitacao em Portugal se deve a emigrantes ricos e nomadas digitais e precisamente um dos motivos pelo qual nunca vamos encontrar as solucoes certas.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  9. Os turistas alugam casas a mais de 100 euros por dia lol!

    Colocado por: vmontalvaoAcho que terá uma relação directa com o número de emigrantes ricos, nesses países

    Concordo plenamente consigo. Eu sou de IT e conheço muita gente nestas condições, vivem em Lisboa e trabalham para o mundo inteiro.

    A resolução deste problema é acabar com o RNH, os vistos para os Nómadas e o acordo com os PALOP (o que permite entrada em Portugal sem trabalho). Mas não existe vontade politica porque há muita gente a mamar com isto e não querem que haja uma quebra do preço das casas.
  10. Voces vivem no mundo da fantasia.

    Isso seria valido se houvesse uma subida localizada nos precos. Fosse so o centro de Lisboa, ou so a primeira linha de praia do Algarve. Na realidade, vemos este fenomeno por todo o pais. Ate mais dramatico em cidades do interior as vezes...

    Achar que sao 10 ou 15% das transacoes que influenciam os precos... :)
  11. Colocado por: vmontalvaoAcho que terá uma relação directa com o número de emigrantes ricos, nesses países. Quem quer, por exemplo, reformar-se num país do norte da Europa? Ou mesmo um nómada digital? Esses é que poderão estar no centro dos aumentos dos valores das casas.


    Eu se fosse extracomunitário, rico ou nómada digital, o primeiro país da lista seria eventualmente uma Itália... Curiosamente o preço por lá parece não ter variado tanto assim. Porque será?
  12. Colocado por: dmanteigasAchar que sao 10 ou 15% das transacoes que influenciam os precos... :)

    Não são as transações, são os alugueres, se os T3 em Lisboa só conseguissem ser alugado por 650 euros, ele não iria valer 500k certamente.

    O fenómeno que estamos a assistir é válido para todas as localidades de Portugal, eles não se focam só nessas localidades que falava, hoje em dia vão para o país inteiro.

    Colocado por: N Miguel Oliveiraprimeiro país da lista seria eventualmente uma Itália

    Portugal é um pais muito mais pequeno do que Itália, nós acabamos por só precisar de 1/6 ou 1/8 dos imigrantes que eles têm para termos o mesmo efeito ou mais grave
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  13. Qualquer que seja a variação entre países (essa sim causada por emigrantes/especulaçao/políticas) a base é a mesma para todos: a perda do poder de compra do dinheiro.
    Concordam com este comentário: MiguelSF
  14. Colocado por: rod_2000Portugal é um pais muito mais pequeno do que Itália, nós acabamos por só precisar de 1/6 ou 1/8 dos imigrantes que eles têm para termos o mesmo efeito ou mais grave


    Tem razão. Falta agora saber quantos são os nómadas digitais, os reformados ricos, os turistas, e os imigrantes em ambos os países.
    Portugal não é a última bolacha do pacote...
    • Dias12
    • 12 novembro 2024 editado
    Colocado por: dmanteigas

    Os turistas tambem compram e arrendam casas?

    Epa... nem vou perder muito tempo, porque infelizmente temos uma enorme falta de cultura de analise de dados objetivos em Portugal.
    So digo que achar que o problema da habitacao em Portugal se deve a emigrantes ricos e nomadas digitais e precisamente um dos motivos pelo qual nunca vamos encontrar as solucoes certas.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira


    Refutar que os imigrantes, turistas, nomadas digitais ou vistos gold não inflacionou os preços das casas não é analisar bem os dados.
    Todos juntos fizeram um cocktail perfeito para a escalada imparável dos preços das casas.
    Analisando 1 a 1 claro que não é O fator. Mas todos juntos são.

    E não venha dizer que o problema é a falta de construção que não é verdade. Em 2019 éramos o país com mais casas por habitante. Mas parece que mesmo assim não chegam para nós.
    https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/portugal-e-o-pais-desenvolvido-com-mais-casas-11629076.html/
  15. Colocado por: N Miguel Oliveira

    Tem razão. Falta agora saber quantos são os nómadas digitais, os reformados ricos, os turistas, e os imigrantes em ambos os países.
    Portugal não é a última bolacha do pacote...


    ai não é, basta ir ao twitter que vê muitos a virem para cá, só por causa do "NHR 2.0"
  16. Colocado por: rod_2000Não são as transações, são os alugueres, se os T3 em Lisboa só conseguissem ser alugado por 650 euros, ele não iria valer 500k certamente.


    Continua a nao fazer sentido. Voce quer convencer-nos que sao 50 mil pessoas nessa condicao (RNH, emigrantes ricos) que influenciam um mercado de 10 milhoes de pessoas que transaciona 130 a 150 mil casa por ano? Epa... como digo voces vivem num mundo que nao existe. Na cidade onde eu moro conheco o mercado relativamente bem. Um T3 em 2020 novo custava 200 mil euros. Em 2024... custa 350 mil. Qual e a % de RNH ou emigrantes ricos que compra casas aqui? Provavelmente nem 5%... e completamente indiferente eles virem ou nao para ca. O real problema e eu se quiser comprar um T3 novo, tenho que andar a procura de um que esteja nem com as fundacoes prontas, porque aqueles que estao para entregar em dezembro deste ano ja foram vendidos ha 2 anos atras. Lei da oferta e da procura. E muito dinheiro no bolso das pessoas.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  17. Qual será a razão destas pequenas quebras? Neste conjunto de países do centro e da Escandinâvia?
      ds.JPG
  18. Colocado por: Dias12Refutar que os imigrantes, turistas, nomadas digitais ou vistos gold não inflacionou os preços das casas não é analisar bem os dados.


    Ahhhh... calma la que ja estamos noutro patamar :)

    Era precisamente ai que eu queria ir... nao sao 5 mil RNH e 5 mil imigrantes ricos que fazem a diferenca no mercado.

    Agora os 300 mil imigrantes que entraram no pais em 2023, e os mais 300 a 400 mil que estao a entrar em 2024... esses sim, vao fazer uma diferenca significativa. Mas como estes sao imigrantes pobres... nao da tanto jeito 'atacar' como os ricos.

    A grande questao que se coloca e: vamos assumir que para 2025 o estado portugues proibe a compra de apartamentos por RNH e imigrantes ricos. Alguem acredita que isso ia ter algum impacto nos precos? BOLA!!! Vao continuar a subir a ritmo acelerado, por 'culpa' das descidas da euribor.
    E verdade que como diz 'tudo junto' tem impacto. Mas eu se tiver um copo a transbordar de agua, nao e com uma colher de cafe que vou conseguir resolve-lo. Dizer que a 'culpa' e dos RNH e imigrantes ricos e achar que resolvendo isto se resolve o problema da habitacao vai ter tanto efeito como as medidas peregrinas que tomaram em Barcelona, que muitos aplaudiram na altura e esqueceram agora que nao da jeito. E ate podia colocar aqui o AL tambem, outros dos supostos grandes 'responsaveis' :)
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
 
0.1073 seg. NEW