Colocado por: N Miguel Oliveirahttps://espacodearquitetura.com/projetos/bairro-da-bouca/
Exemplo de como eram os apartamentos nos anos 70... quando houve necessidade de construir rápido.
Apartamentos de 74-80m2...
Colocado por: N Miguel Oliveira
Totalmente de acordo...
Apenas servem para aumentar a percepção de que está tudo caro...
Ou seja, antes a malta queixava-se que não havia nada à venda...
Hoje é porque o que está à venda está super inflacionado...
Na prática, a situação é a mesma... determinado terreno só é vendido "se valer a pena"... pois não há real interesse em desfazer-se do bem...
Outro detalhe interessante a meu ver, é o impacto da internet no meio disto tudo.
Antes, muitos dos negócios eram simples... passo todos os dias na mesma rua, onde há um terreno vazio, a bravo, passo hoje, passo amanhã, vou ficando apaixonado com a ideia... até que um dia, procuro o dono, faço uma proposta... e está feito! Hoje em dia, parece que a única opção é via internet... a malta não sai à caça... espera que tudo lhes caia do céu e a bom preço... Não propõe, não tem iniciativa, precisa de saber o preço primeiro... para refletir...
Antes funcionava um bocado ao contrário... era "tenho tal fulano que me dá tanto por tal terreno..." Quem refletia era o vendedor, quem propunha um valor era o comprador... No fundo, a mentalidade do "prêt-à-porter" está em quase tudo na vida no sec. XXI. Até pelos inumeros comentários neste fórum se percebe isso, pelo modo como se encaram as propostas de honorários dos gabinetes de projecto, dos orçamentos dos empreiteiros, das simulações do banco, etc etc etc... Temos por base, que o preço define-o o vendedor... Ora, isso não é forçosamente assim... com propriedades únicas e irrepetíveis...
Colocado por: manelvcPor falar em preços aceitáveis
Colocado por: HAL_9000A minha questão é que naquela vila, o número de pessoas não aumentou por aí além. Há algumas pessoas a construir casa, mas regra geral são pessoas da terra por assim dizer. Se a procura não aumentou, o que fez aumentar o preço dos terrenos? A simples mudança de percepção do seu valor de mercado.
Colocado por: HAL_9000Por acaso tinha ideia que a “câmara” la do sítio não via esses complexos habitacionais de apartamentos com muitos bons olhos.
Colocado por: N Miguel OliveiraÉ comum os projectos serem alvo de escrutinio público, em que a população que vive a Xm do local da obra é notificada caso queira participar via zoom, ou fisicamente numa conferência...
Colocado por: HAL_9000como alguém que foiçáveis para a periferia da periferia, só lhe posso dizer que o meu afastamento não teve nada a ver com “certos requisitos, de tamanho, privacidade, etc.”, teve sim a ver com um único requisito: o que conseguia pagar sem comprometer o meu equilíbrio financeiro.
Mesmo assim antes de comprar, usei os transportes disponíveis a diversas horas, para ver o tempo que demorava a fazer o percurso casa- trabalho.
Não compro muito essa ideia de que as pessoas se afastam dos transportes por alternativa e não por necessidade.
Colocado por: NostradamusMurado com arame farpado e com 4 torres de vigia, dava um excelente estabelecimento prisional
Colocado por: rod_2000A situação em Viana do Castelo não está assim tão má. Você escolheu o apartamentomais caro da urbanizaçãocom piscina própria e uma área que requer uma empregada para limpar.
Eu gostei muito desse projeto, aqueles T1's e os T2's parecem muito interessantes. É uma pena não existir nada em Lisboa a preços similares.
Colocado por: Nostradamustudo em nome de dar habitação barata ao proletariado.
Colocado por: ferreiraj125Estás a ver a coisa ao contrario.
Se calhar antes poderias dar-te ao luxo de passar por um terreno ou uma casa à venda, pensares "porreiro pah, quero comprar", ligavas, e relmente era um preço que dava para a tua carteira e compravas.
Hoje em dia, as chances de isso acontecer, para a maior parte das pessoas, é diminuta.
A internet serve precisamente para poder filtrar todos aqueles imoveis que estão muito além do nosso orçamento.
Colocado por: manelvcPor falar em preços aceitáveis
Colocado por: N Miguel OliveiraMais do que uma questão de Arquitetcura, de que se parece uma prisão ou se é feio
Colocado por: Dias12E a maior parte das vezes, essa população também é contra casas não unifamiliares porque... iria desvalorizar a sua casa.
Passou aqui numas paginas atrás um link sobre o assunto. Cidades governadas pelos Democratas em estados Democratas que as pessoas do bairro são contra a construção de prédios de habitação... resultado: em vez de 100 apartamentos construíram-se meia dúzia moradias de milhão e meio de dólares.
"Queremos ... (inserir solução milagrosa/eficiente para habitação/indústria/energia/agricultura/etc.), mas no quintal dos outros"
https://www.youtube.com/watch?v=hNDgcjVGHIw
Colocado por: NostradamusE é aqui que vocês, arquitectos, tem de traçar umas linhas hoje, mas a pensar no amanhã, para não cometer estes erros do passado.
Colocado por: Nostradamus
...
uma casa tem de ser a cima de tudo acolhedora. Não vale a pena construir assim se daqui a 20 anos o problema da falta de habitação estiver resolvido, e termos monstruosidades arquitectónicas às portas da cidade.
...