Colocado por: rjmsilvaDeitar essa fora e usar nova.
Colocado por: rafaelisidoroBem não há necessidade de ... Mas se não quer aproveitar pode simplesmente mudar de terra ,as raízes morrem e apodrecem e se alimentar a terra ela volta a produzir ( aplicar matéria orgânica controlada ) ... É tudo uma questão de jeito e tempo .
Colocado por: casinhaDaAvoEu quero aproveitar, se der. Eu não sei é e "posso.claro que pode até pode o fazer a parte se não quiser perder tempo com a compostagem, mas se introduzir tudo já picadinho , cascas de ovo bem moídas e cinza de madeira só lhe fará uma melhor terra para produzir , um conselho não coloque sempre as mesmas novidades na mesma terra , principalmente tomate que é dado a nematodos, e caules de raiz e isso contamina a terra mas trocando de culturas tá sempre a produzir .
Colocado por: Casa da Horta
Agora a sério para o user que colocou a questão (se é que ainda vem cá). Além da preferência é preciso ver as árvores, sobretudo nas fruteiras, que melhor se dão nos terrenos à volta. E umas centenas de metros às vezes são suficientes para ver diferenças. Ter um diospireiro vivo é fácil, basta água, ter um diospireiro a dar bem já é outra cantiga e o que mais influencia é mesmo a terra.
Colocado por: fadadolar
Ainda cá estou! Obrigado! A minha questão era mais no sentido: tenho x metros quadrados, quantas árvores devo lá meter num espaçamento "saudável" para elas? Falaram-me em 625 por cada hectare de terreno (contas de merceeiro). Mas também entendo que pode variar imenso consoante as árvores. Mas é mais numa perspectiva de curiosidade e conhecimento do que outra coisa. Obrigado!
Colocado por: rafaelisidorosó assim se tem uma terra limpa de infestantes ao fim de 4 a 6 anos ..
Colocado por: Casa da HortaEste está nas ultimas cantigas por aqui. É mau, vai para o tacho.
Colocado por: pcspinheiroNão vejo como plantar densamente ajude a crescer... Fazem sombra umas às outras, competem por nutrientes, e se uma adoecer as outras seguem-se mais depressa. Há algo que me esteja a escapar?
Colocado por: tgferreira
Também não sei os detalhes mas a malta que o estuda, indica que este método pode ter resultados bastante positivos.
Acho que já ouvi que o facto de fazerem alguma sombra, faz com que por terem competição, as árvores tentem crescer mais para cima. Depois, o solo tende a ser mais saudável por estar mais coberto e consequentemente mais nutritivo pela decomposição natural que vai ocorrendo da biomassa que cai destas mesmas árvores. Acho que isto faz com que mais organismos benéficos (p.e. minhocas) se desenvolvam neste solo e leve a que a qualidade da terra seja ainda melhor.
Deixo aqui este link com alguma informação útil:https://florestas.pt/saiba-mais/o-que-e-o-metodo-miyawaki/