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  1. Colocado por: fpacardosoUpdate da minha saga Vaillant AroSTOR:
    Após visita da Junis, para tirar fotos e fazer um video que até já tinha feito e enviado no inicio, recebi hoje a proposta da Vaillant a dizer que apesar de estar fora do período legal de garantia, que não está terminam os 3 anos em Janeiro, vão fornecer "sem custos" (já vão perceber as aspas) todas as peças necessárias para a reparação, no entanto fica a meu cargo a mão de obra (300€ + IVA), sendo que quem vai fazer a reparação é uma terceira empresa.
    Jorgealves, este valor não é o valor do compressor e afins? Tinha falado mais atrás numas centenas de euros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:bluthunder82

    A minha saga com a Vaillant aroSTOR terminou ontem, esperemos que não volte a ter problemas novamente.
    Após expor a situação no portal da queixa e solicitar intervenção da DECO, uma vez que o livro de reclamações não estava a ser eficaz, recebi um telefonema da Vaillant com o compromisso de reparar a BC em garantia sem qualquer custo para mim, ou seja já não tinha de pagar a mão de obra.
    A Duoservice esteve cá ontem a trocar o compressor, a válvula expansora e respetivos acessórios, limpeza do circuito, vácuo e carregamento do gás.
    Solicitado pela Vaillant fizeram alteração na configuração em MENU .INST → PARA M. → ELEM.PERMI. de 1 para 2, que faz com que a resistência entre em conjunto com o compressor, e em MENU .INST → PARA M. → PERI MAX. de NO para 3, que define o período de funcionamento continuo em horas, estas alterações são supostamente para não esforçar o compressor em longos períodos de funcionamento,
    Já estão a trocar compressores nestas BC à coisa de 1 ano, até agora ainda não tiveram/souberam de reincidências nos compressores substituídos.
    Varejote, também fizeram a alteração de configuração na tua?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: R3volution, pedrovil, bluthunder82, Varejote
  2. Colocado por: fpacardosoSolicitado pela Vaillant fizeram alteração na configuração em MENU .INST → PARA M. → ELEM.PERMI. de 1 para 2, que faz com que a resistência entre em conjunto com o compressor, e em MENU .INST → PARA M. → PERI MAX. de NO para 3,


    Fizeram isso tudo, mas eu disse logo que ia colocar de origem, porque não queria que a resistência fosse arrancar ao fim de 2 horas com a BC em funcionamento.

    Também foi a Duoservice que reparou, aliás que eu saiba eles é que fazem estas intervenções todas para a Vaillant.

    A minha resistência desde que foi reparada nunca mais ligou.

    Desde que levou tudo novo até ver está a trabalhar 5*.
    Concordam com este comentário: Dias12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fpacardoso, bluthunder82
  3. Colocado por: fpacardosoA minha saga com a Vaillant aroSTOR terminou ontem, esperemos que não volte a ter problemas novamente.
    Após expor a situação no portal da queixa e solicitar intervenção da DECO, uma vez que o livro de reclamações não estava a ser eficaz, recebi um telefonema da Vaillant com o compromisso de reparar a BC em garantia sem qualquer custo para mim, ou seja já não tinha de pagar a mão de obra.
    A Duoservice esteve cá ontem a trocar o compressor, a válvula expansora e respetivos acessórios, limpeza do circuito, vácuo e carregamento do gás.
    Solicitado pela Vaillant fizeram alteração na configuração em MENU .INST → PARA M. → ELEM.PERMI. de 1 para 2, que faz com que a resistência entre em conjunto com o compressor, e em MENU .INST → PARA M. → PERI MAX. de NO para 3, que define o período de funcionamento continuo em horas, estas alterações são supostamente para não esforçar o compressor em longos períodos de funcionamento,
    Já estão a trocar compressores nestas BC à coisa de 1 ano, até agora ainda não tiveram/souberam de reincidências nos compressores substituídos.
    Varejote, também fizeram a alteração de configuração na tua?


    Colocar a resistência em conjunto com o compressor? Mas isso vai aumentar os consumos!!! Que habilidade é essa?
  4. Colocado por: Varejote

    Fizeram isso tudo, mas eu disse logo que ia colocar de origem, porque não queria que a resistência fosse arrancar ao fim de 2 horas com a BC em funcionamento.

    Também foi a Duoservice que reparou, aliás que eu saiba eles é que fazem estas intervenções todas para a Vaillant.

    A minha resistência desde que foi reparada nunca mais ligou.

    Desde que levou tudo novo até ver está a trabalhar 5*.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fpacardoso

    Eles foram impecáveis e sim, segundo me disseram são eles que fazem as intervenções/reparações da Vaillant.
    Vou ver como se comporta com o compressor e resistência, falei disso a eles, se vir que entra muitas vezes não me importo de trabalhar 3 horas parar e voltar a arrancar o compressor.
    Colocado por: taunus
    Colocar a resistência em conjunto com o compressor? Mas isso vai aumentar os consumos!!! Que habilidade é essa?

    Acho que foi uma maneira que a Vaillant arranjou para dar descanso ao compressor e ver se não volta a acontecer, mas não faz muito sentido usar a resistência e não ser eficiente.
  5. Colocado por: taunus

    Colocar a resistência em conjunto com o compressor? Mas isso vai aumentar os consumos!!! Que habilidade é essa?


    Eles configuram para a resistência arrancar quando o compressor estiver a trabalhar à 2 horas seguidas.

    Se desligar antes das 2 horas a resistência não arranca.

    Mas eu voltei a colocar de origem, sem arrancar.

    Com o delta de 5°C a BC não demora 2 horas a repor a temperatura.

    Só no caso de gastarem muita água é que vai trabalhar mais de duas horas seguidas.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  6. Tudo depende da temperatura da água e do ambiente.
  7. Não tenho nenhuma BC da Vaillant mas será que aquilo não é suposto trabalhar as horas necessárias? Tem de ligar a resistência para não cansar o compressor??? Então as que fazem aquecimento tinham de andar a toda a hora com a resistência ligada
  8. Colocado por: Peper87Não tenho nenhuma BC da Vaillant mas será que aquilo não é suposto trabalhar as horas necessárias? Tem de ligar a resistência para não cansar o compressor??? Então as que fazem aquecimento tinham de andar a toda a hora com a resistência ligada


    O tempo de reposição de temperatura de 5°C com BC é cerca de uma hora.
  9. Colocado por: Peper87Não tenho nenhuma BC da Vaillant mas será que aquilo não é suposto trabalhar as horas necessárias? Tem de ligar a resistência para não cansar o compressor??? Então as que fazem aquecimento tinham de andar a toda a hora com a resistência ligada

    São equipamentos diferentes, compressores diferentes, maquinas preparadas para isso mesmo é como um AC, se o compressor não trabalhar não há nada para ninguém.
    Por agora não me choca esta configuração, tinha a agua a 27ºC, esteve a trabalhar das 11h às 14h25, ligou a resistência durante 15 minutos para chegar aos 50ºC.
    A primeira imagem é hoje com o compressor novo, o pico no inicio é a resistência durante 15 minutos.
    A segunda é com o compressor antigo e avariado.
    Os consumos passam de 800W para o que era normal anteriormente, 500W e pouco.
      Captura de ecrã 2024-11-19 144147.jpg
      Compr_antigo.jpg
  10. Colocado por: fpacardoso
    São equipamentos diferentes, compressores diferentes, maquinas preparadas para isso mesmo é como um AC, se o compressor não trabalhar não há nada para ninguém.
    Por agora não me choca esta configuração, tinha a agua a 27ºC, esteve a trabalhar das 11h às 14h25, ligou a resistência durante 15 minutos para chegar aos 50ºC.
      Captura de ecrã 2024-11-19 144147.jpg


    Não percebi o seu comentário.
    Pelo gráfico a resistência entrou em funcionamento 15 minutos depois do compressor começar o aquecimento e depois manteve-se 2h45 a trabalhar continuamente.

    Como é que diz que "ligou a resistência durante 15 minutos para chegar aos 50ºC" se depois dela desligar ainda esteve quase 3 horas a aquecer a água??

    Acha normal uma BC funcionar "regularmente" com a resistência?
    Eu não acho. Tenho termossifão e custa-me horrores ligar a resistência, mas quando não há sol não tenho alternativa.
    Agora investir numa BC para aquecer água tipo chaleira é ridículo, mas a eletricidade é você que paga.
  11. A resistência só devia ligar após 2 ou 3 horas(conforme configuração) após arranque contínua do compressor.

    Pelo gráfico arrancou 15 minutos depois e desligou 15 minutos depois.

    A minha pode estar 4 horas seguidas que não arranca a resistência(desativei após reparação).
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  12. Colocado por: Dias12

    Não percebi o seu comentário.
    Pelo gráfico a resistência entrou em funcionamento 15 minutos depois do compressor começar o aquecimento e depois manteve-se 2h45 a trabalhar continuamente.

    Como é que diz que "ligou a resistência durante 15 minutos para chegar aos 50ºC" se depois dela desligar ainda esteve quase 3 horas a aquecer a água??

    Acha normal uma BC funcionar "regularmente" com a resistência?
    Eu não acho. Tenho termossifão e custa-me horrores ligar a resistência, mas quando não há sol não tenho alternativa.
    Agora investir numa BC para aquecer água tipo chaleira é ridículo, mas a eletricidade é você que paga.

    Tem razão no que diz, em quase 4 mil horas de uso da minha BC nunca usou a resistência, começou a usar depois de detetar o problema.
    O que digo é que não me chocou a resistência trabalhar 15 minutos, gastando 0,375kWh que veio do excedente dos FV.
    No total "gastei" 1,798 kWh para aquecer 265L de água dos 27ºC aos 50ºC.
    Não acho normal ter de usar a resistência mas efetivamente ela está lá como apoio e não como forma única, se esse apoio até servir para demorar menos tempo a aquecer não vejo grande problema, se forem estes 15 minutos não é nada de extraordinário.

    Colocado por: VarejoteA resistência só devia ligar após 2 ou 3 horas(conforme configuração) após arranque contínua do compressor.

    Pelo gráfico arrancou 15 minutos depois e desligou 15 minutos depois.

    Também percebi isso mas parece que trabalham em simultâneo, na altura que estava ligada tinha no ecrã "Apoio Eletr".
  13. Colocado por: Dias12

    Não percebi o seu comentário.
    Pelo gráfico a resistência entrou em funcionamento 15 minutos depois do compressor começar o aquecimento e depois manteve-se 2h45 a trabalhar continuamente.

    Como é que diz que "ligou a resistência durante 15 minutos para chegar aos 50ºC" se depois dela desligar ainda esteve quase 3 horas a aquecer a água??

    Acha normal uma BC funcionar "regularmente" com a resistência?
    Eu não acho. Tenho termossifão e custa-me horrores ligar a resistência, mas quando não há sol não tenho alternativa.
    Agora investir numa BC para aquecer água tipo chaleira é ridículo, mas a eletricidade é você que paga.


    Concordo, a minha BC nunca ligou a resistência em 3,5 anos. Nem sei se veio de origem 😂

    Hoje tive uma conversa casual interessante com um instalador de AVAC. Sabendo ele que tinha a Arostor pergunta-me se estava contente com a mesma. Respondo-lhe que até ao momento sim, a ver se se mantinha assim. Pergunto-lhe se conhecia bem a mesma e o problema que tinha vindo a afligir muita gente. Ele diz-me que sabia muito bem do problema, que tinha substituido cerca de 2 dezenas desde o inicio.

    Alguma informação que ele me passou:
    - nas BC que ele instalou o problema manifestou-se em cerca de 1/3 do total;
    - tendo a intervenção ocorrido entre os 6 meses e os 2 anos da instalação;
    - mostrou-me a gravação de uma BC com problemas em que é perfeitamente audível em alto e bom som o problema do compressor
    - diz ele que o período de transição entre o bom e mau funcionamento (indicador ruído) é muito curto;
    - não crê que eu venha a ter problemas com a minha BC pois não conhece nenhuma que tenha tido problemas ao fim de 3,5 anos de funcionamento;
    - este problema foi devido ao mau transporte (horizontal) das BC;

    É tudo que me recordo. Contrariam alguma destas afirmações?
    • SrR
    • 19 novembro 2024
    Colocado por: taunuseste problema foi devido ao mau transporte (horizontal) das BC;
    que eu saiba a maioria das arostor vêm com um distico avisador que indica se a BC durante o transporte foi deitada, e sei que algumas que deram esse problema o distico estava normal sem sinal que a bomba tinha sido colocada na horizontal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mica
  14. Colocado por: fpacardoso
    Tem razão no que diz, em quase 4 mil horas de uso da minha BC nunca usou a resistência, começou a usar depois de detetar o problema.
    O que digo é que não me chocou a resistência trabalhar 15 minutos, gastando 0,375kWh que veio do excedente dos FV.
    No total "gastei" 1,798 kWh para aquecer 265L de água dos 27ºC aos 50ºC.
    Não acho normal ter de usar a resistência mas efetivamente ela está lá como apoio e não como forma única, se esse apoio até servir para demorar menos tempo a aquecer não vejo grande problema, se forem estes 15 minutos não é nada de extraordinário.


    Também percebi isso mas parece que trabalham em simultâneo, na altura que estava ligada tinha no ecrã "Apoio Eletr".


    Claro que o apoio é em modo "turbo", BC + resistência.

    15m com resistência sobe 1°C, isso não conta para nada.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  15. Também existem relatos do transporte no fórum que postei aqui à uns tempos.
    A minha lembro-me que trazia na caixa um selo e estava OK, não tinha sido deitada.
  16. Colocado por: fpacardosoTambém existem relatos do transporte no fórum que postei aqui à uns tempos.
    A minha lembro-me que trazia na caixa um selo e estava OK, não tinha sido deitada.


    A minha trazia selo vertical.


    MENU .INST → PARA M. → PERI MAX. de NO para 3

    Isto significa que a resistência deveria ligar ao fim de 3 horas após arranque do compressor.
  17. Tirei do manual da aroSTOR, parece que trabalham em simultâneo e não após as horas definidas no PERI MAX.

    Selecione os componentes, que podem ser utilizados durante as horas de tarifa elevada.
    – apenas bomba circuladora
    – Bomba circuladora e resistência elétrica
    ▶ Rode o botão rotativo para definir o modo. MENU .INST → PARA M. → ELEM.PERMI..
    ◁ 0 = nenhum componente pode estar em funcionamento nos tempos de tarifa elevada
    ◁ 1 = apenas a bomba de calor pode estar em funcionamento nos tempos de tarifa elevada
    ◁ 2 = a bomba de calor e a resistência elétrica pode estar em funcionamento nos tempos de tarifa elevada



    8.9 Definir o período de aquecimento máximo
    1. Se ligar esta função, reduz-se o tempo de carga do acumulador de água quente sanitária. MENU .INST → PARA M. → PERI MAX..
    2. Prima o botão rotativo.
    3. Rode o botão rotativo para definir o período de aquecimento máximo através da bomba de calor (Auto /número de horas).
    ◁ No modo Auto o produto otimiza a utilização das fontes de energia (bomba de calor e aquecimento adicional), para concluir o aquecimento dentro de 5 horas após o início do período de tarifa reduzida.
    – Com a definição Auto, o produto só utiliza o aquecimento adicional durante a tarifa reduzida e os intervalos de tempos programados. A
    bomba circuladora é utilizada preferencialmente. O aquecimento adicional é ligado para ajudar no aquecimento o mais tarde possível.
    – Se o aparelho não estiver ligado ao contacto de tarifa elevada/reduzida da Empresa abastecedora de energia, não consegue detetar o início
    do período de 5 horas e a função Auto é, assim, ineficaz.
    ◁ No modo de número de horas, o produto otimiza a utilização das fontes de energia (bomba de calor e aquecimento adicional), para atingir a temperatura ajustada dentro de n horas após o início do aquecimento.
    – Quanto mais curto o período de aquecimento máximo definido, mais frequentemente o aquecimento adicional será ligado e mais elevados serão o consumo de energia e os respetivos custos.
    Indicação
    A potência disponível depende do nível de descarga programado e do intervalo de tempo programado (Conforto, Eco, proteção anticongelante, tarifa elevada/reduzida).
  18. Se desligar o peri max, assim já não arranca a resistência, mesmo que o elim. Perm. esteja no 2.

    Não tenho nenhuma programação de tarifas, horários, etc., só o setpoint temperatura.
  19. Colocado por: fpacardosoTambém existem relatos do transporte no fórum que postei aqui à uns tempos.
    A minha lembro-me que trazia na caixa um selo e estava OK, não tinha sido deitada.


    Sério acho que nunca reparei nisso, aliás nem sabia do dito selo se quer
 
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