Colocado por: Pedro BarradasEu tive no escritório, uma porta exterior, no baixo alentejo, que levava sol toda a manhã - mas estava ainda assim protegida da chuva e ventos dominantes- É em madeira maciça de cambala com almofada em vidro duplo fosco com as dimensões gerais de 90x210cm. Pouco variava dimensionalmente (como usei fechadura com trinco de rolete, bastava-me ajustar o rolete para fora ou para dentro durante a mudança de estaçoes).
Eu desenhei a porta com uma secção de madeira com 45mm, as couceiras e travessas, com pelo menos 20cm de largura.
Assim se mantém já conta mais de 20 anos. A nivel termico, o problema está no vidro (4.4.4), na situação de verão, devido à incidencia solar.
A solução em madeira é muito boa, se bem projetada, dimensionada e executada.
O que tenho feito noutros projectos, é porta em madeira composta. Estrutura interna em madeira exótica, interior em lã de rocha de alta densidade - preencher os esquadros da estrutura - forra em contraplacado marítimo folheado à madeira escolhida e/ou para pintar - Porta dotada de soleira vedante automática. O aro de aduela em madeira maciça com vedantes. Ferragens à escolha, Fechadura multiponto para madeira. A porta fica com uma espessura a rondar os 70mm.