Iniciar sessão ou registar-se
  1. O Casa consegue perceber se o pedreiro colocou algum ferro nesse lintel, ou foi argamassa sobre a terra e está a andar?

    Pergunto porque no próximo verão preconizo fazer algo semelhante encostado ao contentor, para colocar o trator, e se o seu anexo ficar bom, tb escuso de estar a inventar muito.
  2. Não perguntei mas tenho quase a certeza que não, que não levou ferro. Aliás, já o disse antes, para mim eram só as sapatas onde fixam os pilares. O lintel é só para o painel sandwich não encostar na terra.

    Pedi o mínimo de betão possível para a eventualidade de um dia querer tirar dali o telheiro. Por mim está ótimo, só achei os 500 euros um bocado puxado por 4 ou 5 betoneiras de cimento e caboucos abertos em areia da praia!
    Concordam com este comentário: NBA
  3. Colocado por: Casa da HortaPedi o mínimo de betão possível para a eventualidade de um dia querer tirar dali o telheiro. Por mim está ótimo, só achei os 500 euros um bocado puxado por 4 ou 5 betoneiras de cimento e caboucos abertos em areia da praia!
    É exatamente isso que quero, o mínimo betão possível.

    500 euros de facto parece puxadote, mas hoje em dia é complicado encontrar alguém que faça assim pequenos biscates, e como tal…

    Boa sorte, vou acompanhar com interesse a construção do anexo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  4. Colocado por: Casa da HortaO lintel é só para o painel sandwich não encostar na terra.

    Mas se vai encostar nisso, muito provavelmente tb vai ter contacto com humildade... Não faço ideia qual a melhor solução mas devem existir outras
  5. Juro que não entendo.

    5 mil metros de terreno e teimam em encostar as construções/anexos às estremas. Para ganhar 1 metro em milhares de metros disponíveis?

    Um dia mais tarde para retocar essas paredes tem de andar a pedir favores aos vizinhos e a pisar terreno alheiro, e com tanto terreno disponivel. São situações que se podem evitar.

    Tudo é muito lindo quando temos boas relações com os vizinhos que conhecemos. Mas no dia que o terreno mudar de mãos, estas nhiquices são sempre uma possivel fonte de problemas.
    Concordam com este comentário: NBA
  6. Colocado por: NTORION
    Mas se vai encostar nisso, muito provavelmente tb vai ter contacto com humildade... Não faço ideia qual a melhor solução mas devem existir outras

    Na verdade não estou muito preocupado com isso, não fosse o serralheiro ser pantomineiro e o painel acabava com terra dos 2 lados. Acho que lhe ouvi que teria de deixar uns mm de folga entre o betão e o painel, por causa das dilatações. Ela lá sabe, só sei que vai ficar uma coisa bem feita. É daqueles profissionais que fazem gosto em fazer bem.

    Colocado por: NostradamusUm dia mais tarde para retocar essas paredes tem de andar a pedir favores aos vizinhos e a pisar terreno alheiro, e com tanto terreno disponivel. São situações que se podem evitar.

    Faz todo o sentido e chegamos a abordar essa questão na altura do projeto. Foram 2 fatores que nos levaram a decidir desta forma: a boa relação com o vizinho e a eventual zona livre ficar sempre à sombra! Não dava para nada, eram mais uns m2 a criar erva.
    E há regras camarárias a prever essa situação. Por aqui não vejo ninguém a deixar essa margem nas construções legais. Ainda assim, o dia que o terreno mudar de mãos o mais provável é ser para as minhas.
  7. Espero que a zona Nao seja de vento, porque percebo isso do minimo de betão, mas…
  8. Colocado por: DR1982Espero que a zona Nao seja de vento, porque percebo isso do minimo de betão, mas…

    É de vento e de vento a sério! Por acaso dei por mim no fds a olhar para a sapata central da frente (que não está ligada com lintel a meu pedido) e a pensar na estufa que uma ventania de sul me torceu...
    Neste caso a própria estrutura de ferro já será difícil de mexer pelo vento e será agarrada à parede de betão do anexo. Apesar de ser uma área coberta grande (8x5 m) não estou a ver que possa ter problemas. Mas talvez ainda pudesse pedir para ligar a sapata (sapatinha, vá) central com lintel de uma ponta à outra. Não sei, amanhã falo com o serralheiro.
      IMG_20241125_215528_copy_2284x1288.jpg
  9. O problema é aue se percebi bem sera um coberto aberto de um dos lados certo? Se o vento lhe pega…
    Na zona dos pilares qual é a profundidade da sapata?
  10. Colocado por: DR1982O problema é aue se percebi bem sera um coberto aberto de um dos lados certo? Se o vento lhe pega…
    Na zona dos pilares qual é a profundidade da sapata?

    Sim, é aberto à frente. Não andei a ver a profundidade, não me ocorreu. Mas duvido que tenha mais que uns 30 cm. Sábado já vejo.
  11. Colocado por: Casa da Horta
    Sim, é aberto à frente. Não andei a ver a profundidade, não me ocorreu. Mas duvido que tenha mais que uns 30 cm. Sábado já vejo.
    se tiver apenas 30cms, eu não tinha grande confiança… ainda pra mais que não deve ter levado ferro nenhum a ligaar tudo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  12. Colocado por: DR1982se tiver apenas 30cms, eu não tinha grande confiança
    Só não percebo porquê que não abriram simplesmente um buraco de 1m de profundidade com um furador e chumbavam os pilares de ferro dessa forma. Acho que era mais rápido e eficaz.

    Poderiam depois eventualmente fazer um lintel para servir de base aos paineis
    Concordam com este comentário: NBA
  13. Colocado por: HAL_9000
    Poderiam depois eventualmente fazer um lintel para servir de base aos paineis


    Uma fiada de blocos fazia o mesmo efeito.
    Concordam com este comentário: barreira, NBA, HAL_9000
  14. Colocado por: HAL_9000Só não percebo porquê que não abriram simplesmente um buraco de 1m de profundidade com um furador e chumbavam os pilares de ferro dessa forma. Acho que era mais rápido e eficaz.

    Poderiam depois eventualmente fazer um lintel para servir de base aos paineis
    Concordam com este comentário:NBA
    também acho que era bem melhor, com a broca larga do trado, um gabarito da furação das platinas dos pilares e deixava logo uns varões roscados chumbados logo no sitio
  15. Colocado por: DR1982também acho que era bem melhor, com a broca larga do trado, um gabarito da furação das platinas dos pilares e deixava logo uns varões roscados chumbados logo no sitio

    Não tenho conhecimentos para dizer ao serralheiro como deve ser feita a fixação da estrutura. Não me meto nisso, confio na experiência de quem passa os dias a fazer aquele trabalho.

    Uma fiada de blocos até foi a sugestão inicial, mas depois mudou de ideias e para mim até sem nada servia.

    Os meus pedidos foram para ficar o mais bonito possível, dentro do feio que sempre é o painel sandwich. Detesto ver as calhas omega sobrepostas nas vigas principais, isso é que disse logo que não queria. Vai ficar giro, vai ficar bem, diferente, vá.

    Quanto a pilares chumbados não dava porque vêm lacados e seria um desperdício fazê-lo. Trazem suportes soldados que fixam nas sapatas com varão roscado. Acho eu.
  16. Nao é chumbar os pilares, era deixar os varões roscados chumbados no betão.
    O serralheiro fornecia o gabarito e depois era só encaixar.
  17. Provavelmente até ficaria mais seguro que usando bucha química, mas também consigo imaginar o pesadelo que seria se o pedreiro falhassem 5 mm na posição de 1 suporte. A estrutura não é soldada no local, vem toda pronta tipo kit. É só aparafusar. Acho que percebo a opção do serralheiro de querer ser ele a fixar o varão.
  18. Não sei se têm paciência de dar uma ajudinha elétrica.
    Estamos a usar quase em exclusivo a cozinha do anexo e vejo-me com pouca luz na zona do lava-loiça e fogão. Tenho só uma lâmpada central (azul) mas o corpo faz sombra na bancada (em amarelo). Estou a ponderar aventurar-me na instalação de 3 focos leds no teto falso (bolinhas verdes). Para isso preciso de levantar algumas telhas (não há placa, debaixo das telhado é só lã de rocha e depois o pladur) e isso assusta-me um bocado.

    Só tenha aqui estas fotos antigas, mas ocorre-vos outra solução que não implicasse mexer no telhado? O objetivo é melhorar a iluminação na zona de confeção e não tenho armários superiores para usar, a parede está exatamente como nas fotos.

    E já agora. Vou fazer a experiência antes de avançar, mas se passarem eletricistas por aqui até podem ter a resposta na ponta dos dedos. Tenho 1 lâmpada no X vermelho que liga e desliga em comutação nos interruptores A e B (a vermelho). Queria usar o B para os novos focos e deixar só o A a operar essa lâmpada. Basta desligar os 2 fios na caixa de derivação C? Ou seja, há a fase e neutro que vão para o outro interruptor (ou lâmpada, ou um para cada um, não sei). Se os desligar o outro interruptor fica funcional? Se calhar é difícil perceber a minha duvida...
      Sem Título6.png
      20210303_163227.jpg
      20210303_163258.jpg
  19. Tive uma ideia brilhante! :-P
    Em vez de ir à caixa de derivação, vou ligar os novos focos na alimentação do lâmpada central. Com paciência e um pouco de sorte haverei de conseguir passar uma guia entre o buraco que já está feito e os que vou fazer para os leds em cima da bancada. Isto sem mexer nas telhas. A ver.

    Era outra pergunta: que características recomendam para os focos de embutir no teto falso da cozinha? Na zona de confeção? Li para deixar 50 a 60 cm da parede e 1 metros entre eles... Confere? 4000 k? Acima de 1000 lumens cada?

    Obrigado. Eu sei que este fórum é mais de criticar as opções que tomamos que ajudar a tomá-las, mas vá lá... Eu até sou de dar uma mãozinha naquilo que sei... nas couves, batatas e assim...
  20. Colocado por: Casa da Hortateto falso da cozinha? Na zona de confeção? Li para deixar 50 a 60 cm da parede e 1 metros entre eles... Confere? 4000 k? Acima de 1000 lumens cada?


    Idealmente isso é fazer os cálculos, deixe-me largura e comprimento da zona a iluminar e altura ao local de instalação.

    A cor deve ser a mesma que o restante espaço.
    Deve ser uma iluminação de tarefa, o facho deve ser mais fechado que a iluminação geral.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
 
0.0506 seg. NEW