Colocado por: Pickaxepor 50€, deve ter ido ver as medições do programa de cálculo.
Colocado por: N Miguel Oliveiraos orçamentos tinham 500 páginas.e o cliente final olha somente para o somatório e escolhe o mais baixo sem sequer ler 1\4 do descritivo
Colocado por: N Miguel Oliveiraplaca de pladur, custo do material X€/m2custo da placa
Colocado por: jorgealvesisto somente numa simples placa de gesso cartonado sem barramento
Colocado por: TelhadoMas isso é relativamente fácil de resolver.
O DO pode combinar com o empreiteiro o que quer ser ele a comprar e passar na mesma pelo empreiteiro com X de margem para ele.
Como já disse num post anterior fiz estou envolvido num pequeno edifício de habitação e somos nós DO que compramos e negociamos uma grande parte dos materiais e equipamentos e negociamos que passaria tudo na mesma pelo empreiteiro sendo que neste caso ele fica com uma margem de 7% e com todas as garantias.
E já há grandes entidades a fazer isto.
Colocado por: pemides
Essa transparência pode ser feita de muitas formas. Quando remodelei a cozinha, por exemplo, o pedreiro que fez todos os trabalhos de construção e coordenou com as restantes especialidades ganhava apenas o valor à hora. Todo os materiais, ou os comprava eu, ou ia comprá-los ele, no tempo que eu pagava à hora, e eu pagava-lhe as faturas que ele me apresentasse. Eu pagava-lhe 10 horas/dia (das 8 às 18:30, com meia hora de almoço), ao preço/hora que ele me pediu, e ele ou bem estava a trabalhar na obra, ou bem andava às compras do que era preciso ou a coordenar os trabalhos do electricista/canalizador/gás. I.e., eu pagava à hora tanto o tempo de execução, como o tempo de preparação/gestão, e ele não tinha nenhuma margem nos materiais que comprava ele.
Em moradias isto pode ser mais complicado, mas o modelo que apresentas não me parece mal. Aliás, retira o risco do preço dos materiais para o construtor, que tanto é usado como desculpa para margens ridículas. Eu prefiro assumir eu o risco do preço dos materiais do que assumir pagar à cabeça +40% para o risco do contrutor, ou assumir o risco que me tentem meter materiais de menor qualidade se os preços subirem.
Colocado por: Varejote
Mas estamos a comparar empreiteiros com empresas e alvará e trolhas ao dia/hora, que boa parte do trabalho é ao negro, que depois vão ao Leroy com os clientes fazer compras e se fizerem um esforço adicional o cliente ainda paga almoço?
Está de sacanagem.
Colocado por: FresiasUm empreiteiro quando encomenda o ferro para a obra, tem que esperar por ele? Não ha sempre ferro disponivel do genero de hoje para a amanha ou para semana?
Colocado por: dmanteigasSe for uma quantidade pequena dificilmente consegue de um dia para o outro.
Colocado por: FresiasUm empreiteiro quando encomenda o ferro para a obra, tem que esperar por ele? Não ha sempre ferro disponivel do genero de hoje para a amanha ou para semana?
Colocado por: Fresiasuma espera de mes e meio para ferro
Colocado por: RuikodeDisponibilidade de ferro até poderá haver sempre, mas em dias de muitas encomendas pode complicar o serviço do pessoal dos armazéns, pois movimentar esse tipo de carga requer a utilização de pontes rolantes e um tempo necessário para o fazer em segurança.
Colocado por: FresiasÉ que eu estou mais inclinada para mentira do empreiteiro... Alias acho descabido uma espera de mes e meio para ferro, mas posso estar a ser "ma pessoa"
Colocado por: FresiasÉ que eu estou mais inclinada para mentira do empreiteiro
Colocado por: dmanteigasNao acho que seja preciso tanto detalhe, mas dai a passarmos para orcamentos de 2 paginas, deduzo que exista um meio termo onde haja transparencia em cada fase da execucao.
Colocado por: N Miguel OliveiraÉ uma questão de bom senso.
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.
Colocado por: N Miguel OliveiraPorque nem sempre é fácil separar as coisas.
Colocado por: dmanteigasestou a pensar pedir para algum material o orcamento discriminado dessa forma
Colocado por: N Miguel OliveiraEm resumo, por vezes "sai o tiro pela culatra".
Convém estar atento e saber como se negoceiam as coisas.