Iniciar sessão ou registar-se
    • ptigas
    • 13 dezembro 2024 editado

     # 1

    Substitui no verão a caldeira mural antiga que tinha por uma de condensação e estou agora, com a chegada dos dias mais frios, a começar a utilizar para o aquecimento central.

    Para o aquecimento tinha a caldeira antiga ajustada para a temperatura ~60º-70º
    Nao dava para definir exactamente a temperatura porque a regulação era "analogica" e mesmo a temperatura indicada era com intervalos de 10º, como se pode ver aqui: https://www.youtube.com/watch?v=WrEDS5dfBWM

    No manual de instruções não tem nenhuma indicação da temperatura de funcionamento.
    Agora que consigo definir com maior precisão a temperatura do aquecimento qual é a temperatura ideal de funcionamento que devo considerar para maximizar o rendimento?

    A caldeira é a Baxi cubic 28/28f (condensação), trata-se de um apartamento ~100m2, zona litoral centro.
    Tipicamente utilizo em modo "continuo", que utilizo com um termostato externo, que está definido com uma temperatura durante o dia (ou duas) e outra durante a noite.


    Para além disso tenho verificado um comportamento que acho estranho face ao que tinha na antiga.
    Uma vez em aquecimento activo (a queimar gas) nunca deixa de queimar gas ate que o termostato desligue (atinja a temperatura ambiente), sendo que a temperatura do circuito apresentada na caldeira apos atingir o valor definido (por exemplo 60º) se mantem +- constante.
    Ou seja, quando o termostato detecta temperatura ambiente abaixo do definido liga a caldeira, esta vai queimando gas e a temperatura do circuito vai aumentanto ate ao valor definido (60º) e mantem-se +- constante aí mas sempre a queimar gas até que a temperatura ambiente atinja o valor desejado e o termostato a desligue.

    Na caldeira antiga apos algum tempo em funcionamento havia momentos em que a queima de gas parava mas a circulação de agua continuava (se o termostato ambiente ainda nao atingiu o valor desejado), e a queima de gas recomeçava novamente algum tempo depois quando a temperatura do circuito de aquecimento descia abaixo do valor definido.

    Este comportamento é normal/característico nas caldeiras de condensação? Ou tem que ver com ser tecnologicamente mais evoluida, ou ter eventualmente um racio de modelaçao melhor que a antiga e consegue gastar menos gas não "sobreaquecendo" o circuito e por isso nao chega a desligar a queima?
  1.  # 2

    em principio terá a ver com a modelação do queimador.
    se for às características da caldeira nova terá lá esses dados, algo tipo modelação 1:8.

    sendo que deixa isso ligado continuadamente deve escolher a temperatura mais baixa que consiga manter a casa na temperatura desejada, sendo que quanto mais baixa a temperatura na caldeira mais eficiente ela é.

    baixe para 50* e vá testando...
    • ptigas
    • 16 dezembro 2024 editado

     # 3

    Colocado por: manelvcem principio terá a ver com a modelação do queimador.
    se for às características da caldeira nova terá lá esses dados, algo tipo modelação 1:8.

    sendo que deixa isso ligado continuadamente deve escolher a temperatura mais baixa que consiga manter a casa na temperatura desejada, sendo que quanto mais baixa a temperatura na caldeira mais eficiente ela é.

    baixe para 50* e vá testando...


    Ao baixar a temperatura de funcionamento vai demorar mais tempo a atingir a temperatura ambiente pretendida e portanto vai estar mais tempo em funcionamento. Para além disso como a temperatura de funcionamento é mais baixa vai ter também uma inercia menor, voltando a ligar mais cedo.

    Daí a minha questão, acredito que haja algum racional que permita optimizar o funcionamento e minimizar o gasto de gás.
    Não sei é se existe alguma forma de calcular ou algum tipo de estudo ja feito sobre o assunto
    • size
    • 16 dezembro 2024

     # 4

    Colocado por: ptigas
    Temperatura de aquecimento ideal em caldeira de condensação


    A temperatura ideal de aquecimento da água da caldeira, depende da temperatura ambiente que pretende obter no interior da habitação, bem assim, da quantidade de m3 que pretende aquecer.

    É observada a lei de joule.

    Por isso, terá que aumentar a tempera de aquecimento da água na caldeira, (até ao limite que a mesma possibilite,) até obter a desejada temperatura ambiente e que o termostato actue/desligue.
  2.  # 5

    Eu mantenho a minha opinião... Só tem é que testar a temperatura na caldeira que lhe permita cobrir as perdas e manter a temperatura estável dentro de casa
    Concordam com este comentário: SACS
 
0.0111 seg. NEW