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    • hangas
    • 16 janeiro 2025 editado

     # 21

    Colocado por: rod_2000Eu faço com frequência viagens longas de auto-estrada, uma elétrico está fora de questão para mim.


    Se calhar por isso mesmo é que faria sentido. Já que uma frequencia elevada combinada com grandes distancias, da muitos muitos kilometros. So no custo (total, não so combustivel) por km percorrido a eficiencia seria enorme.

    Ha um exemplo num grupo de carros electricos de uma determinada marca no FB, de alguem, que por motivos profissionais faz 500-600km dia. E foi um dos motivos que mudou para um EV (e claro as vantagens fiscais para empresas).

    Como anda sempre na autoestrada e acaba por ter que parar 10 minutos aqui ou 15 ali para comer qq coisa ou necessiades basicas, é quando basta para repor a carga.

    Mas isto é conversa para o topico ali ao lado.
  1.  # 22

    Sabe que eu criei a ideia de que os elétricos não eram bons para auto-estrada por causa dos consumos. Com os modelos dos últimos tempos é possivel que já não seja assim.

    Colocado por: hangasMas isto é conversa para o topico ali ao lado.

    Já lá vou cuscar.
  2.  # 23

    Há modelos mais económicos que outros.
    Model 3/Niro/kauai são carros eficientes em velocidades de auto estrada.

    Outras marcas/modelos nem por isso, e não é por terem baterias de 100 e tal kWh que farão mais kms.
    Vê este link (xls) do Bjorn com os testes que ele faz, irá surpreender os resultados.
    • hangas
    • 16 janeiro 2025 editado

     # 24

    Colocado por: rod_2000Sabe que eu criei a ideia de que os elétricos não eram bons para auto-estrada por causa dos consumos. Com os modelos dos últimos tempos é possivel que já não seja assim.


    Posso-lhe dar um exemplo pratico de ontem.

    Viagem de ~180Km sempre por autoestrada, com temperatura media de 0 a 3ºC, e claro com este briol, com o AC ligado e banco quentinho.
    Fiz 20kWh/100Km a uma média total de 90Km/h.. isto tanto inclui algumas partes na AE a 140 como estar no para/arranca na VCI durante 20-30min dessas 2h.

    E para baixo, já com uma temperatura mais amena, e cruise control nos 120 fiz 16kW/100
      Screenshot 2025-01-16 at 14.59.51.jpeg
  3.  # 25

    Colocado por: hangas

    Posso-lhe dar um exemplo pratico de ontem.

    Viagem de ~180Km sempre por autoestrada, com temperatura media de 0 a 3ºC, e claro com este briol, com o AC ligado e banco quentinho.
    Fiz 20kWh/100Km a uma média total de 90Km/h.. isto tanto inclui algumas partes na AE a 140 como estar no para/arranca na VCI durante 20-30min dessas 2h.

    E para baixo, já com uma temperatura mais amena, e cruise control nos 120 fiz 16kW/100
      Screenshot 2025-01-16 at 14.59.51.jpeg


    Já agora e em quanto lhe ficou essa viagem de ida e volta (360Km)? pode-se saber?
  4.  # 26

    Colocado por: hangas

    Posso-lhe dar um exemplo pratico de ontem.

    Viagem de ~180Km sempre por autoestrada, com temperatura media de 0 a 3ºC, e claro com este briol, com o AC ligado e banco quentinho.
    Fiz 20kWh/100Km a uma média total de 90Km/h.. isto tanto inclui algumas partes na AE a 140 como estar no para/arranca na VCI durante 20-30min dessas 2h.

    E para baixo, já com uma temperatura mais amena, e cruise control nos 120 fiz 16kW/100
      Screenshot 2025-01-16 at 14.59.51.jpeg


    20kwh aos 100 a 90?! Isso de normal não tem muito. Qual carro? Suv?
    • hangas
    • 16 janeiro 2025 editado

     # 27

    Colocado por: angelicous20kwh aos 100 a 90?!


    Um "SUVinho", EQA, mas nao será por ai.
    Não é a 90.. é media de 90 em 2h de viagem, entre auto-estrada (com cruise control 130) e 30min de para arranca na VCI.
    E a climatização também e contabilizada como consumo. Conta como consumo tudo o que é gasto no tempo em que a "ignição" está ligada. Climatização, infotainment, etc)
  5.  # 28

    Colocado por: hangas

    Um "SUVinho", EQA, mas nao será por ai.
    Não é a 90.. é media de 90 em 2h de viagem, entre auto-estrada (com cruise control 130) e 30min de para arranca na VCI.
    E a climatização também e contabilizada como consumo. Conta como consumo tudo o que é gasto no tempo em que a "ignição" está ligada. Climatização, infotainment, etc)


    Claro que é por ai lol

    Eu no meu zoezito com tudo que você leva ligado, a fazer media superior mas não a ir nunca a 130, nesta altura faço 17…
  6.  # 29

    Colocado por: FFAD

    sinceramente, acho que quem compra carros novos, ou é milionário ou não sabe o que faz.
    Concordam com este comentário:HAL_9000


    Hum.. comprei o meu carro novo há 15 anos atrás.. quase 16..
    Se calhar, nesses 16 anos você já teve 3 carros, fora os milhares que gastou em manutenções e peças..

    Afinal quem é o milionário?

    Não há verdades absolutas meu caro.. nem a sua..
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Paramonte, Susi
  7.  # 30

    Os ubers está em conta.
    Não vale a pena ter carro.
  8.  # 31

    Se vivesse numa cidade com abundancia de transportes publicos e privados se calhar não compraria carro algum.
    Ou então se o tivesse raramente o tirava da garagem.
    Concordam com este comentário: Palhava
    • FFAD
    • 17 janeiro 2025

     # 32

    Colocado por: Bragas V

    Hum.. comprei o meu carro novo há 15 anos atrás.. quase 16..
    Se calhar, nesses 16 anos você já teve 3 carros, fora os milhares que gastou em manutenções e peças..

    Afinal quem é o milionário?

    Não há verdades absolutas meu caro.. nem a sua..
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    há pessoas que nãop sabem ler, se eu meto "acho", é uma opinião, não é verdade nem mentira.

    Vou dar dois exemplos:

    em 2012 comprei um serie 3 coupe por 25k (tinha 3 anos), um amigo meu comprou um alfa romeo mito novo pelos mesmos 25k. em 2018 vendi-o por 20k porque nasceu o meu primeiro filho e não era prático. nessa altura o do meu amigo já valia uns 8k.

    em 2018 comprei uma carrinha a6 com 2 anos por 35k, hoje vale cerca de 20k. em prática em 13 anos perdi 20k de valor em carros.

    o seu há 16 anos, se tivesse comprado comprado com 2 anos ou mesmo de serviço tinha comprado a mesma qualidade com melhor preço, ou podia com o mesmo valor, ter comprado uma gama acima.

    sim, as manutenções e peças são muito mais caras num carro usado que num novo. clap clap clap!!!
  9.  # 33

    Colocado por: FFAD o do meu amigo já valia uns 8k.

    O seu amigo ainda tem o dele, ou já o vendeu?

    Eu por regra só compro novo, e nunca, mas mesmo nunca, penso em vender o carro mais tarde, eventualmente entrego em retoma e assim livro-me de chatices com problemas que possa surgir e depois ainda tenho de lidar com isso.
  10.  # 34

    Também há que pensar que nem toda a gente se pode dar ao luxo de comprar um carro novo.
    Muitos portugueses tem carros com 15 a 25 anos que já compraram usados (c/ 5 a 6 anos) e que se não houver mesmo necessidade, serão para manter.
    Por isso a realidade para A ou B pode ser diferente da minha.
  11.  # 35

    O meu carro atual faz 10 anos no mês de maio, custou-me 20.250€. O anterior esteve 10 anos na minha mão, comprei novo em 2005 por 13.700€. Já estive para comprar um novo, mas muito honestamente, para o uso que tenho dado ao meu atual, vou manter o atual por mais uns meses/anos.
  12.  # 36

    Comprei o meu primeiro EV em 2014 com 2 anos por 19.000€, e sim, fazia uns 130km em velocidades comedidas.
    Tem atualmente quase 11 anos e 165.000km feitos por mim, e mais teria feito se o COVID em 2020 não tivesse colocado em remoto.

    Deixei de gastar em gasóleo e impostos/reparações neste período cerca de 15.000€.
    Gastei, se carregasse sempre em casa em vazio a uma média de 0,10€/kWh, em 6 pneus, "nova" bateria de tração e uma de 12V, quase 4.000€.
    Portanto, o meu EV se o vendesse por 19.000 - 15.000 + 4.000 = 8.000€ ter-me-ia custado zero em 11 anos.

    Na altura tinha um Fiat Bravo JTD com mais de 400k km (15 anos de uso).... duvido que nestes 11 anos e mais 165.000km no lombo ele valeria hoje 8.000€. Nem em 2014 valeu lol, bem, agora valeria no minimo 4.000€ do estado para abate na compra de um VE.

    Mas mesmo que o meu EV valesse zero, pisa papeis, sucata, teria perdido apenas uns 8.000€.... em 11 anos e 165.000km.
    Qual o ICE que gastaria com devalorização/consumo/impostos/manutenções apenas 8.000€em 11 anos e 165.000km? :-)
  13.  # 37

    Colocado por: FFAD

    Vou dar dois exemplos:

    em 2012 comprei um serie 3 coupe por 25k (tinha 3 anos),

    em 2018 comprei uma carrinha a6 com 2 anos por 35k,


    Ou seja, gastou 60k em 6 anos e quem compra um carro novo é milionário.

    Se em 2012 tivesse comprado o 3 coupe novo, teria gasto 52k, e provavelmente ainda hoje tinha um excelente carro com 13 anos.. e tinha poupado 8k.

    Não disse em parte nenhuma que as peças eram mais baratas para carros novos..

    Mas se eu comprar um carro novo, provavelmente só precisarei de um embraiagem daqui a 200k km.. que no caso dos carros usados é já daqui a um ou 2 anos..
    • FFAD
    • 20 janeiro 2025

     # 38

    Colocado por: Bragas V

    Ou seja, gastou 60k em 6 anos e quem compra um carro novo é milionário.

    Se em 2012 tivesse comprado o 3 coupe novo, teria gasto 52k, e provavelmente ainda hoje tinha um excelente carro com 13 anos.. e tinha poupado 8k.

    Não disse em parte nenhuma que as peças eram mais baratas para carros novos..

    Mas se eu comprar um carro novo, provavelmente só precisarei de um embraiagem daqui a 200k km.. que no caso dos carros usados é já daqui a um ou 2 anos..


    fez mal as contas, o que tem de fazer é o valor que tem agora. eu não comprei carros com 10 anos, comprei carros com 2, faço menos de 10k km por ano, muito provavelmente gastou mais em manutenção que eu.

    ora vamos às contas: comprei o 1º por 25k, vendi por 20k. gastei 5k.

    este comprei por 35k e vale pouco mais de 20k, ou seja, desvalorizou 15k. totaliza um total de investimento de 20k em 14 anos. se tivesse comprado o bmw novo, tinha um carro muito mais antigo, valia muito menos, (se em 2018 valia 20k, imagino agora) de qualquer forma não daria para a familia que era um coupé.
  14.  # 39

    Colocado por: FFADora vamos às contas: comprei o 1º por 25k, vendi por 20k. gastei 5k.
    Mais combustível/impostos/manutenções/reparações... :-) ... admitindo ser a combustão claro.
  15.  # 40

    Colocado por: FFAD
    ora vamos às contas: comprei o 1º por 25k, vendi por 20k. gastei 5k.


    Deixe cá ver.. o meu tem 15 anos.. não o vendo por menos de 30k..

    Os carros são como os investimentos em bolsa.. podem desvalorizar, mas o dinheiro, só perde quando vender o ativo..
 
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