Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Se visitar a pagina (clicar no link), tem os dados todos. Tambem com é aplicado. :)
  2.  # 22

    Colocado por: setaevraOlá, sendo o 2° inverno, estas patologias aconteceram no primeiro inverno?


    Infelizmente sim, aconteceram igualmente no primeiro inverno, mas face à indisponibilidade financeira, a única solução encontrada foi mesmo a utilização do desumidificador.

    Colocado por: taunusNestes dias frios qual a temperatura max/min no exterior e max/min no interior da casa?


    Com um temperatura exterior mínima a 2 graus e máxima a 15~16 graus, tenho uma temperatura interior, no quarto, primeiro andar, mínima de 10 graus e máxima de ~12 graus

    Colocado por: zemvpferreira+90% de humidade dentro de casa é demasiado, mas não é necessariamente culpa da construção. Se a casa for bem fechada e vocês não a ventilarem muito no inverno é natural que a água vá acumulando.

    Que área tem a casa e quantas pessoas vivem lá? Que temperatura interior mantêm no inverno? Fazem coisas como secar a roupa no interior? Ligam o exaustor e abrem uma janela quando cozinham? Deixam a janela da casa de banho completamente aberta depois de tomar banho?

    O nosso clima é punitivo no que toca a humidade e desumidificar electricamente é quase sempre boa ideia, de qualquer modo.
    Concordam com este comentário:handelus
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nebula


    é já um exercicio que adotei desde que me deparei com esta situação. todos os dias faço questão de abrir todas as janelas (geralmente desde o meio da manhã até meio da tarde sempre que está alguém em casa)

    A área total sao 160m2 e apenas habito eu e a minha mulher. Todas as divisões da casa já tinham ar condicionado e tentamos manter uma temperatura de ~18 graus (na divisão onde estamos - como sala e quarto). Contudo o AC é utilizado apenas na parte final da tarde e noite, quando estamos em casa.

    Sempre que consigo tento secar a roupa no exterior mas quando não é possível utilizamos a máquina secadora que se encontra na dispensa (a qual fechamos a porta quando esta funciona).

    Em relação a cozinha, apenas temos a janela na "abertura oscilo-batente" quando estamos a cozinhar (agradeço desde já o seu comentário, de facto ainda não tinha pensado na parte da janela)

    Em relação a janela da casa de banho está aberta também na abertura oscilo-batente 24/7.


    Colocado por: dmanteigas

    Este tipo de patologias e tao 'barato' de resolver que nao era por mais 100/m2 que nao faziam uma coisa em condicoes.
    Isto sera um bom exemplo do oposto. De malta que quer venda a 1000 ou a 3000/m2, quer e 'ganhar dinheiro'. So que como nao e profissional a trabalhar regra geral tambem nao sera muito profissional na gestao, ate acabou na falencia numa altura onde so alguem muito burro nao ganha dinheiro nas obras... e agora o OP fica com o problema nas maos. Espero que pelo menos o preco de aquisicao tenham compensado substancialmente. Caso contrario e vender e passar o problema a outro.

    Uma coisa e certa... aqui na zona um construtor destes com este tipo de problemas numa moradia com menos de 5 anos dificilmente fazia mais uma obra ou vendida mais uma casa/apartamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nebula



    Agora, depois de tudo, com muita pena minha, diria que o preço não compensou substancialmente. Diria que em linha com a média, talvez ligeiramente mais abaixo, mas nada que hoje possa dizer que justificasse.

    Em relação ao construtor pelo que sei faliu exatamente por todos estes motivos que aqui discutimos! A somarem-se dívidas, processos em tribunal, etc


    Colocado por: handelusBom dia. Muitas ideias excelentes ! Especialmente nos cuidados basicos que se deve ter. Tomar banho de porta fechada. Antes de sair abrir a janela, sair e fechar a porta. Na cozinha, ao cozinhar, abrir a janela e ligar exaustor. Porta fechada, se possivel. Acredito que irá reduzir, em muito, o seu problema.
    Para melhorar, sugiro aplicar um barramento com AERO-Therm numa divisoria e observar os resultados.
    http://en.thermoindustry.com/
    Fornecedor em Portugal 965105000
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nebula


    Agradeço desde já a sugestão, irei considerar!


    Aproveito para dizer que tenho seguido o tópico Isolamento de paredes exteriores pelo interior - 2 aqui do forum e estou igualmente a considerar de momento estes dois produtos para o isolamento anterior:

    Sugerido pelo utilizador Piafinho:
    Utherm Wall K Gyp H.

    Sugerido pelo utilizador luisfs:
    FIBRANgyps AXps


    Sendo eu um completo leigo no assunto e tendo tudo o que foi dito em conta, a minha questão recai se estarei no caminho certo para conseguir melhorias a nível do isolamento (com a utilização dos produtos mencionados) e ao mesmo tempo, considerando que quero avançar com estas obras, a questão da ventilação, se de facto devo incluir estas nas mesmas obras - se compensaria instalar uma VMC (descentralizada?) ou talvez (e mais barato?) uma solução de um ventilador auto regulável na caixa dos estores, por exemplo.

    Ou então, por outro lado, se sugerem que contacte algum profissional que seja especializado com este tipo de problemas? (e neste seguimento se podem dar alguma recomendação de quem possa avaliar o meu caso, visto que não conheço ninguém?)

    O meu obrigado desde já uma vez mais a quem perdeu uns minutos a ler/ajudar com o meu tópico!
  3.  # 23

    Pessoalmente já fui mais apologista da ventilação como estratégia de controlar a humidade. O nosso clima é demasiado húmido e moderado em temperatura para a ventilação fazer uma diferença substancial em todos os casos. Como pessoa com alergias respiratórias, tenho muito mais sucesso em reduzir bolores e ácaros (nem pensar chegar a condensações) com desumidificação mecânica, alguns bons hábitos de produção de vapor de água e ventilação periódica. Mas sobretudo com desumidificação constante. Talvez cerca de 5 watt de potência por m2. Mudou a minha vida.

    Num mundo perfeito gostava que tivesse a sua casa toda constantemente a 21-22 graus e uma humidade de cerca de 50%. Não creio que o caminho tenha de passar necessariamente por isolamento extra. Mas que custaria mais ao fim do mês, infelizmente isso sem dúvida. Vou arriscar dizer mais uns...100 euros por mês durante o inverno, talvez? 400 extra por ano?
    Concordam com este comentário: setaevra, tigoncal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nebula
  4.  # 24

    Colocado por: zemvpferreiraPessoalmente já fui mais apologista da ventilação como estratégia de controlar a humidade. O nosso clima é demasiado húmido e moderado em temperatura para a ventilação fazer uma diferença substancial em todos os casos.

    A ventilação pode não ser em todos os casos a melhor estratégia para a alguns casos mas será com certeza a melhor estratégia para manter uma boa qualidade do ar no interior. Por exemplo não será com certeza a melhor estratégia em locais com muita poluição já que introduzir ar novo pode significar introduzir na habitação uma série de substâncias que serão com certeza nocivas para a saúde.
    Lá está, cada caso é um caso.

    Colocado por: zemvpferreiraalguns bons hábitos de produção de vapor de água e ventilação periódica

    Lá estão os bons hábitos que em muitos casos não existem, seja por falta de cuidado dos utilizadores seja pelo simples facto de uma casa de banho não ter um extrator, contribuem para elevados valores de humidade relativa com as inevitáveis condensações de onde podem advir uma série de patologias para o utilizador.
    Concordam com este comentário: handelus, zemvpferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: handelus, nebula
  5.  # 25

    Bom dia.
    Penso que a medida mais rapida seria aplicação de barramento termico numa das divisorias e rigor na ventilação assim como as sugestoes dadas aqui. Verificar se o seu aparelho de AC tem modo Desumidificador.
    Em que zona fica o edificio?
  6.  # 26

    De todas as sugestões que lhe deram e algumas bem fundamentadas, para o problema da sua casa, o melhor é isolar pelo exterior com ETICS e ventilar sempre que possível
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nebula
  7.  # 27

    Colocado por: handelusAC tem modo Desumidificador.

    Isso não funciona
    Os AC são para aquecimento e arrefecimento não para servir de desumidificador
  8.  # 28

    A avaliar pelo que descreve, para além do isolamento térmico deficiente, provavelmente terá imensas pontes térmicas.
    A zona de caixa de estores deve ser também um ponto critico, quer pela entrada de humidade quer pela entrada de frio.
    Caixilharia e vidros serão certamente outro problema.
    Isto apenas para a questão da humidade e temperatura interior.
    Humidades ascendentes e outras patologias? Não se manifestaram ainda?
    Se houver orçamento, o ideal era mandar elaborar uma análise técnica ao edifício. Fica com um diagnóstico completo das suas características, e algumas soluções para a anular ou minimizar eventuais problemas.
    Com base nesse relatório então depois traça um plano para começar as melhorias.
    Muitas vezes os DO começam pelo mais óbvio e acabam por gastar dinheiro em soluções desadequadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nebula
  9.  # 29

    Colocado por: handelusBom dia.
    Penso que a medida mais rapida seria aplicação de barramento termico numa das divisorias e rigor na ventilação assim como as sugestoes dadas aqui. Verificar se o seu aparelho de AC tem modo Desumidificador.
    Em que zona fica o edificio?


    Obrigado! Fica na zona de Santarém - Golegã.



    Colocado por: zedasilvaHumidades ascendentes e outras patologias? Não se manifestaram ainda?


    Até ver, não de todo!


    Colocado por: zedasilvaSe houver orçamento, o ideal era mandar elaborar uma análise técnica ao edifício.


    No geral, onde/com quem posso obter tal análise?

    Colocado por: zedasilvaMuitas vezes os DO começam pelo mais óbvio e acabam por gastar dinheiro em soluções desadequadas.


    Este é exatamente o ponto que tenho mais receio e que motivou a abertura deste tópico!

    Vou tentar falar novamente com os vizinhos entretanto para explorar a hipóteses de ETICS pelo exterior, visto que parece ser a única solução mais eficaz.

    Um obrigado a todos uma vez mais!
  10.  # 30

    Colocado por: nebulaNo geral, onde/com quem posso obter tal análise?

    Com empresas ou técnicos que se dediquem a este tipo de serviços.
    Tem aqui um exemplo, mas existem outras provavelmente mais perto de si.
    https://exatus-eng.pt/diagnostico-de-patologias-construtivas/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nebula
  11.  # 31

    Nebula, tem aqui algumas estratégias para melhorar a situação. Mas se lhe servir de consolo, até podia ter o melhor isolamento do mundo que há sempre um limite para a quantidade de água que o ar consegue reter sem condensar (que varia com a temperatura, quanto mais baixa, menos água retem). O isolamento vai ajudá-lo a manter a temperatura ambiente e das superfícies acima desse limite com menos gasto energético. Já a ventilação, pode ser mais eficiente, mas vai depender da humidade exterior, que nas nossas zonas litorais e bacias hidrográficas é dificil (por exemplo hoje, estamos com humidades a rondar os 98% em Lisboa, logo abrir a janela, por si so, apenas piora pela perda de temperatura gerada).

    Colocado por: nebulaCom um temperatura exterior mínima a 2 graus e máxima a 15~16 graus, tenho uma temperatura interior, no quarto, primeiro andar, mínima de 10 graus e máxima de ~12 graus
    Posto isto, tambem me parece que tem alguma carencia de climatizaçao, porque nao é normal nem confortável ter uma casa 12 graus. (mais uma vez, quanto melhor o isolamento menos gasta para aquecer a casa, mas o isolamento por si so nao faz milagres -> há casas de pedra na aldeira, sem isolamento, sem vidro duplo, sem nenhuns rococós que estão muito mais secas que a sua, haja lenha/gasóleo/gás/electricidade para as aquecer)

    Se ajudar, use o exemplo de hoje (dados do aeroporto de Lisboa): temperatura ambiente 16ºC, ponto de orvalho: 16ºC -> humidade relativa de 100% (ou seja, o ar já esgotou toda a capacidade que tem em reter o vapor de água, e temos nevoeiro. Se a temperatura aumentar (regra geral 2ºC acima do ponto de orvalho), e a quantidade de vapor de água se mantiver, o nevoeiro desaparece (ou seja, o vapor presente no ar deixa de condensar).
    Concordam com este comentário: zemvpferreira, OliveiroS/N
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nebula
  12.  # 32

    Esta semana, numa casa relativamente mal isolada em Lisboa, vou ter 3 desumidificadores pequenos a bombar 24 horas por dia. Vou abrir as janelas o mínimo possível. Mantenho a minha humidade interior abaixo dos 50% e não preciso de ligar o aquecedor 1 minuto que seja. Vou gastar cerca de 9 euros em electricidade para estar confortável e sem alergias a semana toda. Mantenho que não há melhor opção para o nosso clima.
    Concordam com este comentário: OliveiroS/N
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nebula
  13.  # 33

    Obrigado uma vez mais a todos!

    No imediato vou seguir o conselho do utilizador zemvpferreira e adquirir mais 3 desumidificadores, um para cada quarto (sendo eu também uma pessoa com alergias respiratórias).


    Colocado por: zedasilva
    Com empresas ou técnicos que se dediquem a este tipo de serviços.
    Tem aqui um exemplo, mas existem outras provavelmente mais perto de si.
    https://exatus-eng.pt/diagnostico-de-patologias-construtivas/
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nebula


    No curto prazo pretendo contactar empresa/técnico neste sentido. Obrigado!
  14.  # 34

    Se for mesmo nessa direcção, se possível encontre sítios (casas de banho, cozinhas) onde possa ter os desumidificadores a drenar directamente para um esgoto. É muito chato andar sempre a esvaziar os baldinhos, e com a casa tão saturada de humidade, provavelmente vão passar semanas a trabalhar antes de ver uma redução significativa. Por outro lado, tirando a/c, é de longe o aquecimento eléctrico mais barato que pode usar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nebula
  15.  # 35

    Na minha opinião, esta não é uma solução. É um remedio provisório. Vai se gastar muita energia ao ter 3 maquinas ligadas em permanencia. Á curto prazo tem que encontrar uma solução de isolamento eficaz. Não esquecer que no verão os desumidificadores não arrefecem o ar. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nebula
  16.  # 36

    Colocado por: handelusNa minha opinião, esta não é uma solução. É um remedio provisório. Vai se gastar muita energia ao ter 3 maquinas ligadas em permanencia. Á curto prazo tem que encontrar uma solução de isolamento eficaz. Não esquecer que no verão os desumidificadores não arrefecem o ar. :)


    Fico contente de ver alguém que acredita plenamente naquilo com que trabalha, mas o isolamento num clima moderado não é o Alfa e o Ómega. Mesmo em climas muito mais severos que o nosso abundam as histórias de casas isoladas depois da construção que passam a ter problemas graves de humidade - em Inglaterra é mato. A desumidificação do ar para baixo dos 60%, sobretudo para quem tem problemas respiratórios, é um ganho enorme de qualidade de vida. Não tem nada de remedial ou provisório. O que não quer dizer que esta casa não possa eventualmente ser melhor isolada obviamente, mas é uma ideia de segunda linha. Neste momento têm de secar a porra do ambiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: handelus
  17.  # 37

    Eu concordo que o desumidificador é essencial, especialmente nos dias em que não há sol, mas eu trocava-os por uma solução mais silenciosa :)
    No meu caso tenho um que consome 150W e outro 250W, mas mais do que o consumo, o ruído é o problema.
    Concordam com este comentário: setaevra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nebula
  18.  # 38

    Colocado por: handelusNa minha opinião, esta não é uma solução. É um remedio provisório. Vai se gastar muita energia ao ter 3 maquinas ligadas em permanencia. Á curto prazo tem que encontrar uma solução de isolamento eficaz. Não esquecer que no verão os desumidificadores não arrefecem o ar. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nebula


    Isolar será o objectivo. Estou a tentar estudar/perceber agora e como poderei avançar nesse sentido.

    Obrigado!
  19.  # 39

    Colocado por: SEEING
    Falta de isolamento sendo a única forma de corrigir, com isolamento térmico pelo exterior ETICS (Capoto).


    Falta de ventilação.
    Abra as janelas sempre que possível, nesta fase, para minimizar.
    Se não tiver ventilação nas casas de banho pondere seriamente colocar.
    Reveja a extração na cozinha e se não tiver uma grelha de admissão de ar pondere colocar já que aumentará a eficiência do exaustor.


    Se não pretendesse dividir o sotão dir-lhe-ia para aplicar isolamento térmico diretamente na laje.
    Pretendendo dividir, deveria colocar isolamento térmico a sério no telhado mas acho que deve retirar a tela com alumínio que tem no momento por baixo da telha. Desconfio que qualquer solução que pondere acabe por ter problema de condensações.


    A condensação acontece sempre que a superfície está com uma temperatura abaixo do ponto de orvalho.
    O ponto de orvalho é influenciado pela humidade relativa e pela temperatura.
    Nos vidros não pode fazer nada à temperatura dos vidros, resta-lhe conseguir baixar a humidade relativa.
    Nas paredes consegue aumentar a temperatura da superfície colocando isolamento.


    Vai obrigá-lo a isolar todas as paredes que tenham pontos de contacto com o exterior.


    Ajudaria mas tenha sempre em atenção que há muitos dias em que o ar exterior tem mais humidade do que no interior.
    Por exemplo nos últimos dias, frios e com muita humidade, ventilar irá introduzir mais humidade no interior.

    Fica com algumas ideias e mais virão dos restantes participantes.
    Concordam com este comentário:linhares84,handelus
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nebula
    • Tool2
    • 30 janeiro 2025 editado

     # 40

    Bom dia,

    Tenho uma situação identica, e o escorrer da parece começa todo na parte superior e depois escorre pela parede abaixo.
    tudo o que é falado parece me correcto, mas neste meu caso e no deste lesado, não poderá estar tb na conexão entre o telhado e a parede laterial, ou seja zona fria em que tem normalemente caleiras interiores e de zinco.... ai a melhor solução é isolar o rufo e colocar um capacete novo na parede exterior? A verdade é que as paredes exteriores que estão protegidas por outras casas não tenho essa condensação.
      caleira.jpg
      parede condensação.jpeg
 
0.0281 seg. NEW