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  1. Colocado por: ricardoantunesAchei muito carro comparado com o meu 3 HL
    Muito carro ou muito caro? :-)
  2. Colocado por: paulos
    41 e pouco ontem.

    Hoje os de 41 já foram vendido e o minimo são 42 e pouco.

    Com o novo modelo a poder ser encomendado na Ásia/ Oceania e com a produção a arrancar em Berlim este mês, deverão continuar nesses preços para escoar stock. Vamos ver se surgirão carros novos de inventário do novo MY também a esse preço. Isso é que era.
  3. Colocado por: ematosEu fico parvo porque é que as marcas insistem em aumentar as baterias em vez de melhorarem a eficiência dos seus motores…


    Porque não é fácil! E nisso a Tesla já vai uns bons anos à frente. Os incumbentes só há pouco tempo começaram a levar os EVs mais a sério e o R&D leva tempo a colher frutos.

    Além disso, em muitas marcas os EVs ainda assentam em plataformas ICE adaptadas ou de uso misto. E também há ganhos de eficiência numa plataforma nativa para EVs. E outros detalhes como ter BC ou não para a climatização e condicionamento de baterias.
    Por exemplo no inverno é abismal na autonomia a diferença entre climatizar um habitaculo com BC ou PTC.
  4. Os coreanos (Kia/Hyndai), também são muito eficientes.
    Até a Nissan com os Leafs ou a Renault com o ZOE até não são más.

    Depois temos as marcas premium que andaram a dormir e tentam recuperar o tempo perdido....
  5. Colocado por: mafgodDepois temos as marcas premium que andaram a dormir e tentam recuperar o tempo perdido....


    Os consumidores ainda não olham para a eficiência dos EVs como olhavam para os Lts/100Km dos ICE.
    O que conta primeiramente ainda é só o range.

    https://ev-database.org/cheatsheet/range-electric-car


    Depois temos isto https://ev-database.org/cheatsheet/range-electric-car
    Aqueles modelos todos com mais de 600km de range, é tudo à custa de baterias com bem mais de 100kWh

    Depois no consumo aparecem lá só para o meio da tabela: https://ev-database.org/cheatsheet/energy-consumption-electric-car
  6. Colocado por: mafgodMuito carro ou muito caro? :-)


    Muito carro!
  7. Colocado por: ematosAtrás falam do Polestar.... Sempre achei o carro lindissimo.... Mas... Consumos o quê?
    A Tesla não é só software. É uma máquina de eficiência.


    consumos reais do polestar e tesla Y sao equivalentes.
  8. Colocado por: mafgodOs coreanos (Kia/Hyndai), também são muito eficientes.
    Até a Nissan com os Leafs ou a Renault com o ZOE até não são más.

    Depois temos as marcas premium que andaram a dormir e tentam recuperar o tempo perdido....


    https://www.motortrend.com/reviews/evs-with-the-best-real-world-range/

    em quase todas as listas de eficiencia, o model Y nao aparece sequer nos 10 primeiros (ja o model 3 nao tem concorrente)

    (testes de autonomia reais)
  9. Colocado por: hangasDepois no consumo aparecem lá só para o meio da tabela:https://ev-database.org/cheatsheet/energy-consumption-electric-car


    tirando o model 3 que tal como referi, nao tem concorrente, o model Y aparece a meio da tabela, nao tem um consumo em nada especial.
  10. Os consumos nos VEs é como nos ICEs depende do condutor e da topografia.

    Tenho um model Y e a média é igual ao do meu Leaf40, 12,5kWh/100km... de certeza que se tivesse um model 3 o consumo médio seria inferior.
    Contudo, conheço muitos com model 3 e Y com médias bem acima do meu... 16/18 ou mesmo mais!
    • Sasapo
    • 23 janeiro 2025 editado
    Colocado por: mafgodOs consumos nos VEs é como nos ICEs depende do condutor e da topografia.

    Tenho um model Y e a média é igual ao do meu Leaf40, 12,5kWh/100km... de certeza que se tivesse um model 3 o consumo médio seria inferior.
    Contudo, conheço muitos com model 3 e Y com médias bem acima do meu... 16/18 ou mesmo mais!


    os testes de consumo costumam ser feitos tendo por base o mesmo trajecto, velocidade, clima, temperatura, etc. Só assim são comparaveis.
    E não esquecer que existe um desfasamento consideravel entre o valor que o carro indica de consumo médio e o valor real de Kwh que usou.
  11. A propósito, essa tabela não tem os consumos WLTP mas sim os valores doutra base de dados (EVDB). Por exemplo, o ID5 Pure (EVDB 163Wh/km - WLTP 142 Wh/km) aparece aí ao nível do model Y (modelo 2025: EVDB 162 Wh/km e WLTP 123 Wh/km). Não sei como é que conseguiram testar a eficiência no Model Y de 2025...
  12. Colocado por: Zé Meirinhoessa tabela não tem os consumos WLTP


    os consumos WLTP não servem para muito, são completamente martelados.
  13. Colocado por: Sasapo
    os consumos WLTP não servem para muito, são completamente martelados.

    Então explique-me lá como testaram consumos para modelos que ainda nem saíram a público? :)
    • Sasapo
    • 23 janeiro 2025 editado
    Colocado por: Zé Meirinho
    Então explique-me lá como testaram consumos para modelos que ainda nem saíram a público? :)


    tera de perguntar a quem os fez, mas normalmente as marcas disponibilizam os modelos ainda antes de estarem à venda para serem testados, o que não falta são exemplos de youtubers da area que recebem os carros e os testam antes de estarem no stand.(não sei se é o caso ou não).
    O model Y de 2025 é o que tem novo design da frente?
    • hangas
    • 23 janeiro 2025 editado
    O Real Range da EV-DB é uma estimativa. Basicamente uma média entre worst (com um frio do caraças e aquecimento ligado) case e best case (dia ideal de primavera sem recorrer a AC)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho
      Screenshot 2025-01-23 at 09.41.41.png
  14. Colocado por: hangasO Real Range da EV-DB é uma estimativa. Basicamente uma média entre worst (com um frio do caraças e aquecimento ligado) case e best case (dia ideal de primavera sem recorrer a AC)
      Screenshot 2025-01-23 at 09.41.41.png


    O melhor ainda é ver os testes que o bjorn nyland faz em traçado de estrada real, onde ele tem em conta a temperatura, tamanho da jante, velocidade etc.
    Concordam com este comentário: mafgod
  15. De facto os testes do Bjørn são muito bem documentdos. Já se partilhou por aqui a spreadsheet que ele disponibiliza.

    Colocado por: Sasapo
    os consumos WLTP não servem para muito, são completamente martelados.

    Colocado por: hangasO Real Range da EV-DB é uma estimativa.

    Sobre esta lista EVDB, então acho que não há muito a dizer.
    Colocado por: Sasapotirando o model 3 que tal como referi, nao tem concorrente, o model Y aparece a meio da tabela, nao tem um consumo em nada especial.
  16. Colocado por: SasapoE não esquecer que existe um desfasamento consideravel entre o valor que o carro indica de consumo médio e o valor real de Kwh que usou.
    Certo, no caso da Tesla e Leaf são certos (consumo da bateria pela distância).

    Da tomada para a bateria, tem de se entrar com as perdas da onversão, na casa dos 15% nos melhores casos e até bem mais em certos VEs.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sasapo
  17. Colocado por: Zé MeirinhoSobre esta lista EVDB, então acho que não há muito a dizer.


    Ainda assim é mais realista que o WLTP. E como está decomposta nos varios cenarios (cidade vs AE e clima frio vs ideal) da para gerir melhor as expectativas.

    Colocado por: mafgodOs consumos nos VEs é como nos ICEs depende do condutor e da topografia.


    Nos VEs ha ainda um outro factor com bastante peso, o temperatura exterior e o uso da climatização. Dependendo se tem BC ou não ainda estamos a falar de 1 a 3kWh para BC ou 3 a 6kWh para aquecimento resistivo (PTC).

    Por muito calma que seja a condução, aquecer o habitáculo ou condicionar as baterias vai levar uma boa fatia. Nos ICE o aquecimento é praticamente grátis.

    E o consumo total é geralmente contabilizado na média para uma viagem. Quanto kWh gastou do ponto A ao ponto B.
 
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