Colocado por: costa.hmdeixar a fiada mais exterior do bloco/tijolo térmico livre para simular o efeito das fachadas ventiladas?
Colocado por: costa.hmPorque de a solução ser cara? Paredes duplas ainda devem ser das soluções mais baratas após as soluções por isolamento pelo interior, ou estou enganado?
Em construção nova não estou muito virado para o ETICS, isolamento pelo interior também não, só resta a solução de parede dupla.
Sendo parede dupla, deve ter os 2 cm de caixa de ar interior, mas que não são raros os casos em que são mal executadas, por isso, além de ter essa caixa de ar interior, porque não funcionaria o deixar a fiada mais exterior do bloco/tijolo térmico livre para simular o efeito das fachadas ventiladas? No inverno, o ar que estará no interior da parede estará mais quente que o ar exterior, e promoveria a circulação ascendente do ar a partir do momento que se mantenha o caminho minimamente livre até ao topo. Claro que não funciona como uma fachada ventilada, não o seria, mas que poderia ajudar a reduzir as condensações próximas do isolamento parece-me que sim.
Numa habitação de piso térreo não parece nada complicado.
Colocado por: marcocarmas precisa de alguém com o mínimo de brio para as assentar de modo a ficar tudo perfeito
Colocado por: costa.hmSendo parede dupla, deve ter os 2 cm de caixa de ar interior, mas que não são raros os casos em que são mal executadas, por isso, além de ter essa caixa de ar interior, porque não funcionaria o deixar a fiada mais exterior do bloco/tijolo térmico livre para simular o efeito das fachadas ventiladas? No inverno, o ar que estará no interior da parede estará mais quente que o ar exterior, e promoveria a circulação ascendente do ar a partir do momento que se mantenha o caminho minimamente livre até ao topo. Claro que não funciona como uma fachada ventilada, não o seria, mas que poderia ajudar a reduzir as condensações próximas do isolamento parece-me que sim.
Colocado por: marcocarPor eu não querer etics 'aparente'
Colocado por: costa.hmTambém queria evitar o ETICS (principalmente ao nível do RDC)
Colocado por: costa.hmacaba por ser uma parede dupla mas sem caixa de ar (risco de condensação junto ao isolamento?)
Colocado por: SEEINGPor essa razão existiam há "muitos anos" uns tubinhos para drenarem os condensados das caixas de ar.nesta obra deixamos uns tubos na camada de isolamento para isso mesmo, mas levou barrapren na parede antes do isolamento
Colocado por: marcocare irei usar argamassa térmica, tipo isodur ou isocork para fazer retorno do isolamento até a caixilharia.com que espessura ?
Colocado por: marcocarApesar de ter aplicado dezenas de milhares de m2 de etics, nunca gostei do cuidado extra que se deve ter com ele e a maneira como envelhece.
Colocado por: DR1982com que espessura ?
Colocado por: marcocarNo extra bloco não há risco de condensações. O EPS é injetado no molde ao mesmo tempo que os blocos. O bloco e o EPS estão como soldados um ao outro.
Depois tem encaixe horizontal no EPS
E vertical no EPS e no bloco. A junta de assentamento é composta por 4 cordões de massa, 2 na forra e 2 no bloco de modo a fazer rutura de capilaridade.
No meu caso dou um tiro de espuma em todas as juntas de eps verticais de moda a não ter margem para dúvidas.
As forras, da maneira que estou a construir, levam 2 cordões de massa no bloco e 2 fios de espuma na horizontal.
O único ' defeito' que encontrei com a minha maneira de fazer é que para levar a face exterior aprumada, a interior não.
Tem diferença de na planar idade entre as faces, mas não é nada demais, os rebocos trataram de corrigir esse defeito.
No meu caso, vou por a caixilharia a trabalhar alinhada com a face interior da parede, e irei usar argamassa térmica, tipo isodur ou isocork para fazer retorno do isolamento até a caixilharia.
Colocado por: SEEING
Quer desenvolver?
Posso mostrar-lhe algumas obras que conheço, entre centros de dia, escolas, edifícios públicos, alguns com perto de 10 anos ou mais e onde os cuidados que refere não se refletem na utilização do dia a dia!!!
Se desejar envie mensagem e poderei combinar consigo para lhe mostrar.
Colocado por: costa.hm
No seu caso tem a grande de vantagem de ter mãos habituadas ao trabalho e fazer por si, no entanto, a aplicação do EXTRA BLOCO está sujeita a diversos cuidados que quando caem nas mãos de um empreiteiro que no final do dia quer é fazer conta aos m2 que aplicou, é um sistema mais sujeito a falhas.
No entanto, será o sistema que à partida irei utilizar, depois só falta encontrar um bom aplicador.. (acho que vou tirar 1 mês de férias nessa altura).
Pode partilhar pormenor de como irá tratar as caixilharias? Terá estores?