Colocado por: RuikodeO DR deve estar a referir-se a estas máquinas, e aos seus pinos que devem ser escolhidos para obter o raio da dobra correto para o diâmetro do ferro.
Reparei muita maquineta dessas...
Colocado por: dmanteigas
Eu devo ter visto so as obras erradas toda a minha vida, porque nunca vi nada diferente daquilo que esta a falar lol
Colocado por: marcocarOs empregados do seu pai que o estimem porque patrões a dar máquinas dessas devem ser poucos por Portugal fora.
Tenho aqui um empresa ao pé com 30 homens a trabalhar, e é tudo com máquinas de mão,até para dobrar ferro de 20.
Colocado por: marcocarEm que sentido?
Estribos a 90° ou a virar para dentro?
Colocado por: marcocarpatrões a dar máquinas dessas devem ser poucos por Portugal fora
Colocado por: marcocarDe que zona de Viseu é?
Colocado por: marcocarEu cresci em Bodiosa, e vou lá muitas vezes e nas obras que por lá vejo é dobra a 90 e ferro a abraçar o pilar também..
O seu pai deve ser um em cem ou em mil!
Colocado por: RuikodeSó se isso é um fenómeno recente, ou simplesmente revelador da miséria que são muitas empresas que por aí andam sem ter equipamentos decentes para trabalhar em condições.
Quando eu trabalhava nisso, rara era a empresa de construção ou armador de ferro digno desse nome que não tinha uma qualquer máquina de cortar e dobrar varão em condições. OFMER era o que mais havia. Só talvez os tais Zés da carrinha é que não investiam nisso, o que se compreendia, pois para fazer um biscate qualquer coisa desenrasca.
Colocado por: RUIOLIO lado positivo, é que o gajo que fazia isso era stripper nas horas vagas e dizia que assim não tinha de ir ao ginásio (ele parecia que estava nas máquinas de remada) :)
Colocado por: dmanteigas
Uma coisa e certa... a fazer isso tudo manual acredito que trabalho enquanto stripper nao lhe devia faltar hahaha
Colocado por: dmanteigasmaquinas da idade da pedra e da idade de agora, quem nao souber usar uma maquina de dobrar ferro faz o mesma asneira, já não é o primeiro ferrageiro “moldador” que ouço dizer que só se muda o casqulho de fora.
Ok ja percebi... estao a falar de maquinas da idade da pedra... daquelas que o meu pai que e empreiteiro do ferro deixou de trabalhar ha 30 anos atras.
Mas isso explica muita coisa e o motivo pelo qual vejo tantas queixas no forum da casa...
Colocado por: RUIOLINa minha obra o ferro foi todo cortado e dobrado com força de braços, pensei que já não existia disso, mas tive de aceitar...nas maquinas manuais é impossível cumprir os diametros de curva corretos, as parilhas das barras das vigas por exemplo devem ter um diâmetro de 6x o diametro da barra…
O lado positivo, é que o gajo que fazia isso era stripper nas horas vagas e dizia que assim não tinha de ir ao ginásio (ele parecia que estava nas máquinas de remada) :)
Colocado por: marcocarOs empregados do seu pai que o estimem porque patrões a dar máquinas dessas devem ser poucos por Portugal fora.Exagero, na minha zona ja nao se vê é maquinas manuais.
Colocado por: dmanteigasO DR estava a falar que via vigas sem a patilha na ponta para 'encaixar' no pilar ou estribos cuja dobra nao vai ligeiramente para dentro mas fica a 90osim, principalmente em vigas de fundação o que vejo nos cantos é as vigas entrar meia duzia de cms na outra e pronto.
Colocado por: DR1982sim, principalmente em vigas de fundação o que vejo nos cantos é as vigas entrar meia duzia de cms na outra e pronto.
Colocado por: DR1982Sim, estribos dobrados a 90° são praticamente todos os que vejo, e ja agora estribos com a patilha a 90° nao é necessáriamente errado, tem é de ter mais comprimento de patilha.
Colocado por: diouf_matosPorque não coloca uma fossa biológica? Não precisa vazar tão frequentemente