Tal como já foi dito, o CAT6 também atinge 10Gbps até aproximadamente 50 metros - que dará para fazer pelo menos uma volta à casa numa casa normal.
Recordo também que onde o gato tende a ir às filhoses neste tipo de questões é na qualidade das terminações, neste caso por parte do empreiteiro (e já agora, no tipo de terminais utilizados).
Faria apenas uma sugestão relativamente aos APs in-wall, precisamente porque ontem instalei um (embora de geração anterior): o perfil de radiação é substancialmente diferente de por exemplo um AC Pro ou U6 Pro e parece que tenho menos cobertura do que esperava. A grande vantagem é o ganho de outras tomadas no local da instalação deste portanto sugiro que sejam pensados para locais onde se possam ligar outros equipamentos (perto de secretárias, através de televisores, etc).
Colocado por: tgferreiraRecordo também que onde o gato tende a ir às filhoses neste tipo de questões é na qualidade das terminações, neste caso por parte do empreiteiro (e já agora, no tipo de terminais utilizados).
Já que falamos no tema, comprei este patch panel modular com terminações keystone. Os keystones são para Cat6A mas pelo que pesquisei também permitem Cat6 ou até 5E pelo que não penso haver problema. No que toca à qualidade, diria que é decente?
As tomadas RJ45 que vão ser instaladas são estas Lexman Luxia que também são Cat6A (aplica-se o mesmo ponto em cima, deverão ser compatíveis com gerações anteriores)
Eu por aqui vou pesquisando e aprendendo aos poucos, mas agradeço sempre opiniões!
A nível de fichas rj45 não me parece que tenha aí algo para se preocupar. Se for algum cabo que tira e poem várias vezes é do lado do PC e menos na tomada de parede.
Onde tenho visto mais problemas é na "crimpagem" e não tanto nos terminais em si. Tomadas com 20cm de cabo descarnado e destrançado. Cortes nos condutores ao cortarem o isolamento, terminais mal cravados.
-colocar cabos de cobre puro, 100% **** (a maioria dos cabos comercializados são CCA, alumínio cobreado, não sendo legais nas instalações). -se possível AWG23 em vez de AWG24 (fios mais grossos, melhor condutividade e melhor crimpagem). -Cat6 UTP é suficiente para casa (se no futuro não for suficiente, gasta uns € e substitui pelos que aí virão) -existem cabos unifilares e multifilares.