Iniciar sessão ou registar-se
    • Jsil
    • 31 janeiro 2025

     # 1

    Boa noite, o condómino que mora no andar superior ao meu tem a mania de ir fumar para a varanda, sendo eu atingido por fumo passivo mesmo com a janela fechada, que prejudica a minha saúde, porque entra pelas frinchas da mesma. ALém disso, se eu quiser abrir a janela para arejar a casa, entra mais fumo, ficando prejudicado no uso normal do meu imóvel. Apesar de eu já a ter informado, ela disse que não pode fazer nada porque diz que é uma zona aberta onde tem direito a fumar e que o fumo vai sempre para cima e nunca me poderia atingir. Existe alguma razão da minha parte que me permita defender juridicamente desta situação, visto que ela tem a alternativa de ir fumar para a janela da outra frente, evitando assim afetar-me?
  1.  # 2

    O fumo do cigarro desce??

    E não! Juridicamente não há nada que possa fazer.. só faltava que pudesse..
  2.  # 3

    o fumo agora desce?
    Nunca vi tal coisa.
  3.  # 4

    Com o tempo frio as vezes
    • size
    • 31 janeiro 2025

     # 5

    O fumo quente, tem tendência a subir e não a descer. Mas,você também tem a alternativa de ir para a outra frente do prédio.
    Concordam com este comentário: Bragas V, parente94
  4.  # 6

    O que interessa na realidade é que há incómodo por parte de quem sofre.
    Será que ele fuma no WC e o fumo entra por aí?
  5.  # 7

    O Fumo do cigarro desce do andar de cima e entra pelas frinchas da janela da sua casa quando ela está fechada? Mas é um cigarro ou é o maço todo de uma vez ?
    Custa-me a acreditar que mesmo em dias frios desça fumo suficiente para conseguir entrar em casa.e incomodar.
    Com tudo se embirra agora…
  6.  # 8

    A mim acontecia isso quando eu estava a cozinhar, tinha de abrir uma frincha da janela da cozinha por causa do exaustor e puxava o ar da rua, quando o vizinho estava a fumar a janela, sentia-se na minha casa.

    Fechava essa janela e abria outra na sala.
    • Jsil
    • 31 janeiro 2025 editado

     # 9

    Então, eu não tenho razão, a proibição de fumar ao ar livre em espaços à volta de outros locais frequentados por público ou que sejam de uso coletivo não tem razão de existir, o fumo passivo não faz mal, e sentir esse fumo a entrar na minha casa são percepções sem adesão à realidade, porque o fumo só escapa para cima, não existe aragens ou vento que o possa empurrar para baixo, por residual que seja. E portanto, como eu é que estou mal, porque fumar é uma atividade nobre que faz bem à saúde e, por conseguinte, quem recebe fumo passivo é que tem de fugir do local da ocorrência, eu é que tenho de sair da minha zona de conforto na minha casa, para ir para a outra frente, mesmo que isso implique alterar as zonas da casa onde possa estar a ver TV, a dormir ou a trabalhar, por muito inconveniente que seja
  7.  # 10

    Se você diz que sente o fumo, mais não temos que faZer do que acreditar.

    Em relação ao resto sim, é você que está mal.

    A pessoa não está a infringir regra nenhuma e como diz o ditado, os incomodados que se mudem..
  8.  # 11

    ... em Portugal é "normal" serem as vítimas a terem de se "amanhar"!!! Infelizmente...
  9.  # 12

    Só pode queixar-se do seu vizinho se o mesmo deitar resíduos na sua varanda. Até lá é lidar.
    O fumo só desce por acção mecânica (por ex um exaustor a puxar). Não desvirtue a física.
  10.  # 13

    Colocado por: JsilEntão, eu não tenho razão, a proibição de fumar ao ar livre em espaços à volta de outros locais frequentados por público ou que sejam de uso coletivo não tem razão de existir, o fumo passivo não faz mal, e sentir esse fumo a entrar na minha casa são percepções sem adesão à realidade, porque o fumo só escapa para cima, não existe aragens ou vento que o possa empurrar para baixo, por residual que seja. E portanto, como eu é que estou mal, porque fumar é uma atividade nobre que faz bem à saúde e, por conseguinte, quem recebe fumo passivo é que tem de fugir do local da ocorrência, eu é que tenho de sair da minha zona de conforto na minha casa, para ir para a outra frente, mesmo que isso implique alterar as zonas da casa onde possa estar a ver TV, a dormir ou a trabalhar, por muito inconveniente que seja


    Isso é como o pessoal fazer queimadas. Quem estiver à volta vai comer com aquele fumo todo e cheiro e não podem fazer nada quanto a isso.

    Há casos de pessoal que tem a roupa a secar que a roupa toda fica com um cheiro horrivel e nada a fazer.
    Concordam com este comentário: Doncar
  11.  # 14

    Quantas vezes vou na rua a pé...
    Sinto um cheiro a fumo de cannabis/ganza...
    E está alguém a fumar numa varanda num 3o andar!
    Concordam com este comentário: sisu
  12.  # 15

    Colocado por: Jsilsendo eu atingido por fumo passivo mesmo com a janela fechada, que prejudica a minha saúde, porque entra pelas frinchas da mesma
    faça obras e mude as janelas. ninguém mais tem culpa de você ter janelas velhas
  13.  # 16

    Colocado por: JFreitas007... em Portugal é "normal" serem as vítimas a terem de se "amanhar"!!! Infelizmente...


    Mas vítima de quê?

    Colocado por: paulos

    Isso é como o pessoal fazer queimadas.



    Tem tudo a ver..
  14.  # 17

    Posso estar enganado mas acho que em nada pode fazer quanto ao vizinho. (com isto não estou a dar razão nem ao vizinho nem a si)

    Agora, pode é minimizar o problema como resolver o problema da janela que deixar passar ar, purificador de ar com filtro.
    Assim de repente não me ocorre mais nada que consiga fazer.
  15.  # 18

    Se anda assim tão preocupado com a saúde provavelmente na rua deve andar de máscara, já que a poluição dos gases de escape dos automóveis deve ser bem pior.
  16.  # 19

    Quantas vezes vou na rua a pé...
    Sinto um cheiro a fumo de cannabis/ganza...
    E está alguém a fumar numa varanda num 3o andar!

    Então Está tudo explicado....a seguir vens aqui para o fórum escrever certo?
    Desculpa Palhavã não resisti.....;)
    Concordam com este comentário: Bragas V
  17.  # 20

    Colocado por: PickaxeSe anda assim tão preocupado com a saúde provavelmente na rua deve andar de máscara, já que a poluição dos gases de escape dos automóveis deve ser bem pior.


    Um médico numa consulta anti tabagismo disse-me que se fumasse 3 cigarros por dia seria o equivalente a viver na Av. da Liberdade...
 
0.0185 seg. NEW