Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,
    A nossa situação é a seguinte : queremos comprar uma casa (com alguma obra necessária) ,já com projeto de renovação , com ampliação de áreas e anexos, e licença de construção já emitida. Vamos recorrer a financiamento para aquisição e obras. A nossa ideia depois de ter o crédito aprovado é, enquanto avançamos com a obras do que queremos manter, proceder à alteração do projeto submetido na câmara para reduzir as obras previstas no projeto (que pelo que nos informamos por ser uma redução é mais simples de ser aprovada) e assim gastar menos com as obras. A minha questão é : como se processa isto com as tranches que vão ser libertadas do empréstimo de obras com o avaliador? É prática eles seguirem o que está à risca no projeto, ou vão olhar só para os orçamentos?
    Agradeço desde já a ajuda
  2.  # 2

    Mas a intenção é qual? Burlar o banco?

    Não percebi..
  3.  # 3

    Bragas V , não claro que não. Como compramos já com este projeto e temos a licença de construção para este projeto temos de arrancar a obra com ele. O que pretendemos é alterar o projeto para não fazer todas a obras (aumentos na sala, etc.) Não iremos gastar todo o capital previsto (ou pelo menos essa seria a ideia) pois mais obra, significa mais tempo. A questão é , é possível alterar o projeto aprovado , mas que consequências terão as mesmas na avaliação do banco e subsequentes liberações de tranches de financiamento? O avaliador poderá corrigir o montante em base às correções que forem feitas a posteriori?
  4.  # 4

    O avaliador não pode corrigir o montante..

    Mas pode informar o banco que as obras não estão a ser realizadas de acordo com o projeto apresentado, e aí pode condicionar as libertações à apresentação de um novo projeto aprovado, e pedir uma reavaliação do imóvel.

    Caso a nova avaliação não seja suficiente para o montante solicitado, não sei o que poderá acontecer..
  5.  # 5

    Nós tivemos acesso a uma avaliação feita anteriormente para o mesmo banco com este projeto de obras. A avaliação é superior ao montante de aquisição + obras. Pelo que entendi o que falta saber é se a nova avaliação com novo projeto continua a ser superior , certo?
  6.  # 6

    Boas

    O avaliador do banco irá, quando solicitado, ao terreno para avaliar o que já está feito em termos de construção. Só assim o banco irá libertar as tranches pretendidas e sempre em função do valor que o avaliador indicar.

    Se o avaliador chegar à obra e encontrar discrepâncias em relação ao projeto vai ter problemas com o banco e pode vir a ter com a câmara, dependendo das alterações.

    Não seria melhor atualizar o projeto para o que pretende, de facto, fazer?
  7.  # 7

    harsousa, o problema aqui é que já temos o CPCV assinado e a avaliação será no próximo mês no máximo. A nossa ideia é atualizar o projeto e pedir reavaliação. A questão é se é viável? Em termos da câmara já me informaram que é pacifico porque é para menos obra e não para mais. Agora o que resta saber é como é o procedimento com o avaliador? Eles fazem este tipo de reavaliações se o projeto tiver de ser alterado a meio da obra?
 
0.0096 seg. NEW