Iniciar sessão ou registar-se
    • HFSF
    • 14 fevereiro 2025

     # 81

    É altura de por mãos à massa literalmente!
    Há muitos trabalhos que podem ser feitos pelo próprios DOs que precisam de muito pouca expertise.

    Eu trabalho com alguns eng. alemães que pedem licenças sem vencimento no trabalho para trabalharem na própria casa. Estamos a falar de pessoas que estão no 1% das pessoas com mais rendimentos anuais no pais.

    NFSAN também foi "anjinho" desculpe que me diga, 1º fazer um projeto num terreno que não era o seu e ignorar a subida do mercado durante tanto tempo quando é noticiado constantemente...
  1.  # 82

    Colocado por: Vítor MagalhãesPlantas no site:https://casaseconomicas.pt/t3-2/


    Cubiculos.
    Precisamente aquilo que eu disse.
    Replicas de apartamentos.

    E nao ha mal nenhum nisso, se for essa a vontade de quem quer uma casa.
    Mas eu quero uma casa, precisamente porque nao gosto da estrutura dos apartamentos. Tudo muito junto, pouco espaco, quase sem separacao entre area de dormir/area de estar... para ter uma casa na aldeia com a estrutura de um apartamento, prefiro pelo menos preco ficar num apartamento no centro da cidade.
  2.  # 83

    Colocado por: jg231Que erro? Segundo aqui o forum:

    Então se não tem projeto, "não te podemos dar valor"

    Antes de partir par o projeto o DO deve ter consciência do seu orçamento e do custo real daquilo que quer construir.
    O problema é que muitas vezes são eludidos pelos projetistas, e na ânsia de concretizar o seu sonho acabam por ficar cegos.
  3.  # 84

    Colocado por: dmanteigas

    Cubiculos.
    Precisamente aquilo que eu disse.
    Replicas de apartamentos.

    E nao ha mal nenhum nisso, se for essa a vontade de quem quer uma casa.
    Mas eu quero uma casa, precisamente porque nao gosto da estrutura dos apartamentos. Tudo muito junto, pouco espaco, quase sem separacao entre area de dormir/area de estar... para ter uma casa na aldeia com a estrutura de um apartamento, prefiro pelo menos preco ficar num apartamento no centro da cidade.

    São vivências.
    Por exemplo, porque raio preciso de um quarto com mais de 15m2 se só conto lá estar para dormir ou para limpar?
    E Wcs com mais de 5 m2 se normalmente só lá está uma pessoa de cada vez? "closets" do tamanho de quartos só porque sim, e por aí fora.
    A única divisão que eu considero que seja mais volumosa é a sala/cozinha sendo esta a frequentada por mais pessoas ao mesmo tempo.
    Um casa grande é cara para construir, cara para limpar, cara para climatizar e pouco acolhedora.
    Concordam com este comentário: NBA, fagulhas
  4.  # 85

    Andarem a discutir áreas não faz muito sentido sem conhecerem as
    Colocado por: Vítor Magalhães
    São vivências.

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Por exemplo, porque raio preciso de um quarto com mais de 15m2 se só conto lá estar para dormir ou para limpar?


    Os meus terão 13m2 e chega bem...já a garagem ~54m2. Porquê? Porque para mim é o que se adequa.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  5.  # 86

    Colocado por: Vítor MagalhãesSão vivências.
    Por exemplo, porque raio preciso de um quarto com mais de 15m2 se só conto lá estar para dormir ou para limpar?
    E Wcs com mais de 5 m2 se normalmente só lá está uma pessoa de cada vez? "closets" do tamanho de quartos só porque sim, e por aí fora.


    Mas eu concordo plenamente consigo... agora grande parte dos projetos que ali estao sao de quartos de 9 a 12m2, sem closet nem espaco de arrumacao digno disso, micro-cozinhas sem despensa e uma area social tao pequena que se der um jantar para a familia toda ja fica 'apertado', como no meu apartamento.
    La esta, sao vivencias. Por exemplo, eu no meu apartamento a cozinha pequena nao e um problema. Afinal do raio de 2kms tenho Continente, Lidl, 2 Pingo Doce, Aldi e Dia. Fora as varias frutarias, talhos, minimercados, etc etc... se me faltar arroz posso ir comprar a pe em 10min. Em cima disso, tambem tenho a vantagem de tanto os sogros como o meu pai terem casas grandes que utilizamos como armazenagem daquilo que nao utilizamos tao frequentemente... que esta bem longe de ser um problema, mas vive-se com isso.
    Numa casa que eventualmente vou ter na aldeia, uma cozinha pequena ja passa a ser um problema. Porque se me faltar 1kg de arroz ja tenho que pegar no carro e demorar bastante tempo... logo preciso de mais espaco de armazenamento.


    Eu nao sou fa das casas gigantes, mas creio que ha um meio termo. 130m2 de area bruta, para uma moradia e para a minha vivencia, nao sao suficientes. A comecar logo pelo facto de precisar de um escritorio para trabalhar... mas isso e o menos, que sao mais 12 a 15m2. 145m2 de ab continua a nao ser suficiente. Se contabilizar com a garagem, e menos espaco do que tenho atualmente no apartamento. Que e apertado
  6.  # 87

    Colocado por: powerPTAndarem a discutir áreas não faz muito sentido sem conhecerem as
    certo, contudo também nao faz sentido dar a entender que abaixo de “X” não é possivel.
    Acho que as vezes tem de se ser frio e dizer se nao quero ou nao tenho orcamento para 200 ou 300 m2 tenho de me contentar com o que o meu orcamento permitir. Porque se hoje custa 1200 m2 amanha de certeza que custa mais.
    • AMG1
    • 14 fevereiro 2025

     # 88

    Mas o que é que distingue assim tanto as casas que sao feitas hoje?
    Tirando aqueles projectos de milhões, a grande maioria pode ser maior ou mais pequena, mais ou menos funcional, melhor ou pior localizada, mas diferem assim tanto e a mim parece-me que isso já resulta de alguma standarizacao, ainda que não assumida, quer nos métodos quer até nos materiais utilizados. Muito provavelmente isto será uma solução para facilitar o cumprimento da regulamentação, mas também para que a conta esteja ao alcance da carteira.
    Ou seja, andamos todos a fazer "a nossa casa", mas que é cada vez mais igual a todas as outras. Numa casa dita "normal" raramente se vê alguma coisa "fora da caixa".
    Parece-me que estamos a esquecer que a casa não é só um lugar para viver, tem por detrás todo um enorme conjunto simbolos sociais e culturais e as pessoas estão disponíveis para pagar pela projecção desses simbolos. Com mais ou menos posses para o demonstrar, o facto é que somos humanos e portugueses e essa é uma singularidade com aspectos positivos e outros nem tanto.
    O próprio facto de quem pode construir, só raramente pensa em recuperar p.e. é algo que me faz muita confusão. É certo que a recuperação/reconstrução não é necessariamente mais barata do que construir, mas se querem uma casa única, não há melhor forma de o conseguir. Não se faz porque nessas casas é necessario respeitar as "memorias do lugar", ou seja as memorias de "outro" e na verdade (desculpem lá a franqueza) o que queremos na construção "da casa" é também dar azo a alguma vontade ancestral de "marcar território".
    Eu estou convicto que muitas decisões de DOs resultam muito dessa punção e menos de racionalidade.
    Espero que ninguém se sinta ofendido ou atingido pelo que escrevi. É apenas uma reflexão que partilho de espirito aberto, mas que não contém qualquer especie de censura. Cada um faz o que quer e, desde que dentro da legalidade, por mim está ótimo!
    Concordam com este comentário: powerPT, fagulhas
  7.  # 89

    Moro no interior, gostava de ter um muro orçamentado. Passo por casas em construção e torcem todos o nariz porque estão cheios de trabalho e só daqui por uns meses estão disponíveis.
    Claro que daqui por uns meses vão estar ocupados novamente porque construir casas rende mais que construir muros... Lol
  8.  # 90

    Em Espanha a mão de obra é mais cara, os materiais são a mesma coisa e as casas novas são mais baratas. O que está a limitar o preço das casas é a procura descomunal.

    Eu acho que neste momento compensa esperar, mesmo que os preços não desçam, há muitos empreiteiros que irão ficar disponiveis nos próximos tempos, especialmente com o fim dos fundos PRR e a redução da imigração com as manifestações de interesse
    • NFSAN
    • 14 fevereiro 2025 editado

     # 91

    Caros amigos, estive a verificar e a minha área habitável são 140m2! O Resto é garagem, lavandaria/local das máquinas, varandas.

    Pelo que me disseram, se tirar 20 ou 30m2 ao projeto da área bruta total, possivelmente se pedir novo orçamento nem me vão dar de novo o orçamento retificado, simplesmente não atendem mais o telefone... ou então o valor é praticamente o mesmo... isto pelo que me disseram e pela experiência de um conhecido. Depois os empreiteiros neste momento escolhem as casas que querem fazer, 1 deles disse-me mesmo quando reuni com ele.

    Sobre alguém que me dizia aqui que se achasse caro, que me podia tornar 1 Empreiteiro por 200€ comprando o alvará..., imagine que agora vai ao médico, e porque há muita procura e pouca oferta lhe pedem 500€ por 1 simples consulta de 5 minutos. Também se ia tornar médico? Acha isto ético? Não quero entrar aqui em conflitos, e sei que quem tem esse tipo de pensamentos trabalha na Área da construção, e por um lado até posso perceber, há muito trabalho, e toca a inflacionar a ver se pega...

    A minha ideia foi no sentido de perceber se a malta que esta a pensar construir tem noção do que se esta a passar atualmente, mesmo no interior, onde por norma os preços são mais baixos... alertando-os assim para esta triste realidade...

    Como disse anteriormente, na minha zona não há casas / apartamentos para alugar. Há dezenas de pessoas em espera, na maior parte emigrantes (em 2017 havia dezenas de casas/apartamentos para alugar). Se para alguns isto está tudo bem, e a malta se continuar a individar até ao pescoço, por não ter alternativas, mais tarde ou mais cedo vamos todos pagar a fatura.
    • NFSAN
    • 14 fevereiro 2025

     # 92

    Colocado por: PedroMSMoro no interior, gostava de ter um muro orçamentado. Passo por casas em construção e torcem todos o nariz porque estão cheios de trabalho e só daqui por uns meses estão disponíveis.
    Claro que daqui por uns meses vão estar ocupados novamente porque construir casas rende mais que construir muros... Lol


    Tenho 1 conhecido, que tinha 1 muro, e 1 calçada para fazer, acordou com o empreiteiro o valor, passaram ja 3 meses da data acordada, agora não lhe atende o telemóvel. Resumindo, o empreiteiro arranjou algo mais lucrativo, o muro e a calçada devia ter ficado na agenda do empreiteiro lá para 2030!
  9.  # 93

    Colocado por: NFSANCaros amigos, estive a verificar e a minha área habitável são 140m2! O Resto é garagem, lavandaria/local das máquinas, varandas.

    Pelo que me disseram, se tirar 20 ou 30m2 ao projeto da área bruta total, possivelmente se pedir novo orçamento nem me vão dar de novo o orçamento retificado, simplesmente não atendem mais o telefone... ou então o valor é praticamente o mesmo... isto pelo que me disseram e pela experiência de um conhecido. Depois os empreiteiros neste momento escolhem as casas que querem fazer, 1 deles disse-me mesmo quando reuni com ele.

    Sobre alguém que me dizia aqui que se achasse caro, que me podia tornar 1 Empreiteiro por 200€ comprando o alvará..., imagine que agora vai ao médico, e porque há muita procura e pouca oferta lhe pedem 500€ por 1 simples consulta de 5 minutos. Também se ia tornar médico? Acha isto ético? Não quero entrar aqui em conflitos, e sei que quem tem esse tipo de pensamentos trabalha na Área da construção, e por um lado até posso perceber, há muito trabalho, e toca a inflacionar a ver se pega...

    A minha ideia foi no sentido de perceber se a malta que esta a pensar construir tem noção do que se esta a passar atualmente, mesmo no interior, onde por norma os preços são mais baixos... alertando-os assim para esta triste realidade...

    Como disse anteriormente, na minha zona não há casas / apartamentos para alugar. Há dezenas de pessoas em espera, na maior parte emigrantes (em 2017 havia dezenas de casas/apartamentos para alugar). Se para alguns isto está tudo bem, e a malta se continuar a individar até ao pescoço, por não ter alternativas, mais tarde ou mais cedo vamos todos pagar a fatura.


    O que lhe disseram até tinha lógica se fosse da área e soubesse fazer como ha por aqui um user que está a fazer isso e digo lhe já que se fosse eu fazia exactamente o mesmo e conserteza que o que poupava era bem mais do que ganhava se estivesse a trabalhar. O meu concelho é que procure fora da sua área não se limite na zona e vai ver que se surpreende e adjudique por partes não por empreitada geral.
    É muito importante se não percebe contrate alguém que o ajude a gerir e a consultar alguém da área.
    Tem aqui um user zedasilva que o pode ajudar nisso.
    • NFSAN
    • 14 fevereiro 2025

     # 94

    Colocado por: HFSFÉ altura de por mãos à massa literalmente!
    Há muitos trabalhos que podem ser feitos pelo próprios DOs que precisam de muito pouca expertise.

    Eu trabalho com alguns eng. alemães que pedem licenças sem vencimento no trabalho para trabalharem na própria casa. Estamos a falar de pessoas que estão no 1% das pessoas com mais rendimentos anuais no pais.

    NFSAN também foi "anjinho" desculpe que me diga, 1º fazer um projeto num terreno que não era o seu e ignorar a subida do mercado durante tanto tempo quando é noticiado constantemente...


    HFSF: Eu fiz o projeto porque acreditei no homem, que na altura me pareceu sério. Em termos de preço, eu estava à espera de um aumento entre os 70 a 100%... De 150%-200% é que não estava à espera! O que o projetista me disse é que os orçamentos que estão a dar estão muito inflacionados.
    • NFSAN
    • 14 fevereiro 2025 editado

     # 95

    Colocado por: Telhado

    O que lhe disseram até tinha lógica se fosse da área e soubesse fazer como ha por aqui um user que está a fazer isso e digo lhe já que se fosse eu fazia exactamente o mesmo e conserteza que o que poupava era bem mais do que ganhava se estivesse a trabalhar. O meu concelho é que procure fora da sua área não se limite na zona e vai ver que se surpreende e adjudique por partes não por empreitada geral.
    É muito importante se não percebe contrate alguém que o ajude a gerir e a consultar alguém da área.
    Tem aqui um user zedasilva que o pode ajudar nisso.


    Telhado: Eu andei a ver aqui nos 25km à volta donde vivo... pedi a 10 ou 12 empreiteiros, só 3 me responderam. Empreiteiros a mais de 25km, ainda se torna mais caro devido à logistica (penso eu). Algumas coisas vou eu fazer (Muro por exemplo), com ajuda de familiar.
  10.  # 96

    Colocado por: NFSANO que o projetista me disse é que os orçamentos que estão a dar estão muito inflacionados


    O projetista que arranje alguém que lhe faça mais barato.
    • NFSAN
    • 14 fevereiro 2025

     # 97

    Colocado por: Varejote

    O projetista que arranje alguém que lhe faça mais barato.


    O projetista, já levou o "€€" dele, da parte dele está feito :D
  11.  # 98

    Quanto quer gastar no total da obra com tudo? Arranjos exteriores incluidos?
    • NFSAN
    • 14 fevereiro 2025

     # 99

    Colocado por: DR1982Quanto quer gastar no total da obra com tudo? Arranjos exteriores incluidos?


    DR1982: O valor que dei ao Projetista foi 200 a 215 mil apenas e só para a casa(Embora eu possa chegar no máximo aos 250mil). Só falo do valor da casa a pagar ao empreiteiro sem mais nada(Móveis, etc). Os arranjos exteriores depois faço eu, (ainda não fiz contas)...
  12.  # 100

    Lei da oferta e procura, se acho que os preços correctos é normais, nem por isso.
    Já existem tópicos com mais de 3 anos que isto vai estourar, duvido, estabilizar sim mas com o aumento contínuo do SMN é para esquecer.
    Tenho um grande amigo picheleiro e é o 1 a dizer responde a orçamentos por "educação" com mais 30% e mesmo assim ganha a obra.
    Como pensam que isto baixa é difícil.
    Só com um desemprego elevado é que isto estagna mas tmb ninguém queria
 
0.0245 seg. NEW