Iniciar sessão ou registar-se
    • rpalves
    • 16 fevereiro 2025 editado

     # 1

    Bom dia,

    O meu condomínio vai fazer obras de reabilitação e uma das propostas que está a ser considerada é a que deixo em anexo.

    Este orçamento foi apresentado originalmente em 2019 mas foi feito um pedido de atualização e sofreu um aumento de custo na ordem dos 80% (31,100€ para 56,400€ sem IVA).
    A obra não foi adjudicada porque algumas pessoas não conseguiam pagar quotas extras num valor suficiente para financiar a intervenção e a empresa de gestão não fez uma reunião durante todo o período da pandemia, só a realizou em Janeiro de 2023.

    O prédio tem 4 andares, 9 apartamentos, 2 lojas e 3 garagens pequenas ao nível do solo.

    O telhado é de fibrocimento (percentagem baixa de amianto) está instalado num terraço que apresentava problemas de infiltrações. Algumas telhas estão partidas ou fissuradas, vários remendos antigos, e caleiras em mau estado. Um condómino quer reparar o telhado mas na minha opinião parece-me um desperdício de recursos tendo em conta que tem 30 anos, o nível de conservação e facto de conter amianto.

    Uma dúvida apresentada é se caso for necessário fazer a impermeabilização de varandas que servem como cobertura (existem infiltrações nos tectos dos apartamentos associados), estas situações fazem parte da reparação e impermeabilização das fachadas e como tal estão incluídas no orçamento? Eu perguntei ao empreiteiro e o senhor inicialmente disse que sim mas quando pedi que ficasse descrito no orçamento ou em resposta ao e-mail, informou que tinha de ver qual o tipo de infiltração. Em alguns orçamentos que vi está incluído no documento e valor final ou orçamentado à parte.

    Um amigo próximo que era construtor mas está inativo há muitos anos, acha que é um valor justo apesar do agravamento face ao que foi apresentado em 2019 e que provavelmente reflete a realidade atual do mercado. A empresa em questão faz muitas intervenções em prédios na minha zona e parece ser de confiança.

    Vão ser pedidos mais orçamentos e outras opções serão apresentadas pela empresa que faz a gestão do condomínio, mas agradecia a vossa opinião se é um valor razoável tendo em conta o caderno de encargos.


    Obrigado.
    • size
    • 16 fevereiro 2025

     # 2

    Colocado por: rpalves
    Uma dúvida apresentada é se caso for necessário fazer a impermeabilização de varandas que servem como cobertura, estas situações fazem parte da reparação e impermeabilização das fachadas e como tal estão incluídas no orçamento?


    Isso depende da necessidade, ou não, de serem impermeabilizadas. Há que apurar pelos técnicos.

    Eu perguntei ao empreiteiro e o senhor inicialmente disse que sim mas quando pedi que ficasse descrito no orçamento ou em resposta ao e-mail, informou que tinha de ver qual o tipo de infiltração. Em alguns orçamentos que vi está incluído no documento e valor ou orçamentado à parte.

    Claro que isso tem que ficar descrito no orçamento, caso seja necessária essa intervenção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpalves
    • rpalves
    • 16 fevereiro 2025 editado

     # 3

    Colocado por: size

    Isso depende da necessidade, ou não, de serem impermeabilizadas. Há que apurar pelos técnicos.

    Claro que isso tem que ficar descrito no orçamento, caso seja necessária essa intervenção.


    Existem sinais de infiltrações nos apartamentos que estão por baixo.

    Esqueci-me de anexar o orçamento peço desculpa, já está disponível.

    Obrigado pela sua resposta.
 
0.0091 seg. NEW