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  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Comprei um híbridro plug-in e pretendo melhorar a instalação electrica básica na minha garagem para ter mais segurança no carregamento. Não me preocupa a velocidade de carregamento, apenas que seja mais seguro que uma "tomada normal". Tenho um orçamento (mais barato que uma wallbox) assim, acham que será suficiente?

    05 mts Cabo RZ1-K 3G 4 ( anti-fogo livre de halogéneos)
    01 Diferencial 1P + N 25A 30mA Classe A
    05 mts Tubo VD 20
    01 Tomada tipo Schuko VE reforçada Efapel
    01 Disjuntor 1P 16A 6Ka


    Para além disso sugeriram-me passar o quadro de trifásico para monofásico, sabem a quem tenho de fazer esse pedido, à e-Redes ou ao meu comercializador?

    A1.7 – Deslocação e mão de obra

    Para
  2.  # 2

    Se vai carregar a 3500W teoricamente nem precisa de tanta coisa... Mas mal não faz.

    Sobre o trifásico, apesar de pessoalmente achar que não tem influência (e que não seria por isso que teria/deveria mudar para monofásico), aguardo também opiniões de alguém com mais conhecimento...
  3.  # 3

    Por mais uns troços deixava preparado para futura instalação de wallbox.
    Cabo de 6mm… disjuntor e diferencial compatível…

    Era o que eu faria…
    Concordam com este comentário: hangas, jorgemlflorencio
  4.  # 4

    Colocado por: ARAS79Por mais uns troços deixava preparado para futura instalação de wallbox.
    (...)
    Concordam com este comentário:hangas,jorgemlflorencio

    Bem visto, efectivamente.
  5.  # 5

    Eu comprei uma wallbox na amazon e pedi a um eletricista para me instalar na garagem. Já tinha era quadro parcial na garagem.

    Fiz a festa por 300 euros +-
  6.  # 6

    05 mts Cabo RZ1-K 3G 4 ( anti-fogo livre de halogéneos) desconheço que consideram cabo anti-fogo.

    com indicaram anteriormente, era interessante preparar já a instalação a pensar na possibilidade no futuro possuir uma wallbox de mais potência, ou para carregamento de dois carros em simultâneo (se o lugar de estacionamento permitir)

    deixa ainda canalização para a passagem de cabo de sinal, caso pretenda colocar um carregador com gestor de consumos.

    relativamente a instalação se encontrar em exploração trifásica, pode ser interessante passar para monofásico, principalmente se possuir uma potencia contratada de 10,35kVA Trifásica (15A por fase). se o carregamento do carro consumir 10A, na fase correspondente sobrara 5A, de dependendo dos equipamentos que estejam ligados nessas fase, poderá ser insuficiente.

    Deverá ainda ter em atenção à cadeia de proteções que existirá até à alimentação da wallbox.
    • HFSF
    • 17 fevereiro 2025

     # 7

    O diferencial para EVSE são é tipo B?
  7.  # 8

    Colocado por: HFSFO diferencial para EVSE são é tipo B?
      Captura de ecrã 2025-02-17 205041.png
 
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