Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

    Colocado por: HAL_9000Esqueça isso. A casa da enxada nada tem a ver com a casa que estava a falar. Ninguém consegue ter uma casa da enxada a 40km do meu local de trabalho. Aliás conseguir até consegue, mas ou é rico ou herdeiro. A classe média tem um apartamento de áreas modestas e já fica feliz.


    Como assim?
    Então tem/aluga casa/apartamento a 40kms da cidade e outra casa no campo?
  2.  # 262

    Colocado por: N Miguel OliveiraPois andam a comprar casas muito acima dos seus rendimentos... já pensou nisso?
    Só que isso é tabu/impopular... quem falar disso termina como o Passos Coelho.


    Ou que os portugueses recebem muitos rendimentos nao declarados ou sob formas isentas de impostos, o que tambem e uma verdade...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    • jg231
    • 20 fevereiro 2025

     # 263

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    É uma escolha sua que os nossos governos permitem... ao deixá-lo a sí construir a 200kms de onde há trabalho, ou pior ainda, de não considerar cidades mais próximas da sua casa em Cascos de Rolha para a instalação de emprego afunilando tudo em Lisboa e Porto.
    É a mesma coisa, quando têm que levantar 4kms de estrada para fazer chegar saneamento a 5 casas perdidas na paisagem... porque herderam um pedaço de terra.
    Tudo isso é hilariante, porque a bem dizer, qualquer um pode construir onde quiser. E mesmo quando constrói em zonas não permitidas tipo zona florestal ou agricola... ninguém as deita abaixo... mas a malta exije transportes e centro de saúde. Ou ainda ler relatos de quem vive a 2kms do centro se queixar da falta de transporte e de que não há nenhuma outra alternativa ao carro a combustão.

    Isso sim é "um pouco hilariante".

    Eu não vejo nenhum problema em que existam cidades perdidas no meio do nada. O nosso problema não são as cidades, mas o tecido difuso e disperso que as rodeia. O problema não é do Joaquim que faz 200kms de comboio porque é Eng. Espacial em Lisboa e vive na aldeia beirã... O problema é dos outros 100 mil que vivem a 10-15kms e não concebem outra alternativa à viagem pendular duma pessoa por carro.

    O próprio Hal já nos deu N de exemplos dos seus colegas que não largam o carro, mesmo podendo ir de transporte público.
    O mesmo acontece nas aldeias... que todos se queixam dos transportes mas nem sequer sabem os horários dos mesmos...
    Concordam com este comentário:paulo.g,dmanteigas


    esta opinião é só triste, vinda de alguém com milhões de euros, muito fora da realidade que pretende denegrir, nem sei que ganha para andar a comentar sempre aqui no forum.

    só fala do que não sabe.
    • jg231
    • 20 fevereiro 2025

     # 264

    Colocado por: dmanteigas

    Ou que os portugueses recebem muitos rendimentos nao declarados ou sob formas isentas de impostos, o que tambem e uma verdade...


    são todos donos de empresas agora, querem ver...
    • NLuz
    • 20 fevereiro 2025

     # 265

    Colocado por: jg231

    são todos donos de empresas agora, querem ver...


    Não são não, mas a economia paralela em Portugal é extremamente elevada.
    https://noticias.up.pt/2023/06/21/economia-paralela-em-portugal-representa-quase-35-do-pib/
    Concordam com este comentário: dmanteigas
  3.  # 266

    Colocado por: jg231são todos donos de empresas agora, querem ver...


    Nao, mas recebem muito em flex, em kms em viatura propria, cheques creche, etc etc
    • HFSF
    • 20 fevereiro 2025

     # 267

    Colocado por: jg231esta opinião é só triste, vinda de alguém com milhões de euros, muito fora da realidade que pretende denegrir, nem sei que ganha para andar a comentar sempre aqui no forum.

    só fala do que não sabe.


    Bem eu não concordo em tudo com N Miguel Oliveira mas acho que não se pode dizer que ele está assim distante da realidade.
    O que não falta em são casas dispersas e perto de florestas. Isso realmente faz com que seja mais difícil que os transportes publicos e todas as acessibilidades.

    Com isto digo que vivo numa aldeia e que não quero de todo viver na cidade e isto deveria continuar a ser possível desde que sejam cumpridos determinadas condições.

    Aqui ao lado o ano passado houve 7 fogos florestais. Este ano vai construir-se mais uma casa ainda mais perto da floresta. Isto não faz qualquer sentido.
    Nessa zona muitas casas estão desabitadas 11 meses no ano. Não é uma questão de possibilitar habitação a baixo custo de forma nenhuma
  4.  # 268

    Colocado por: N Miguel OliveiraAs pessoas ainda esperam o quê mesmo?
    Conseguir pagar um barraco qualquer onde possam morar, sem gastar metade do ordenado nisso, coisa que não acontece actualmente.



    Colocado por: N Miguel Oliveira! Aliás, o Hal deve ter passado por alto as páginas em que se discutia se 130m2 são suficientes ou não.
    EU vi a questão é até que ponto têm de se ajustar as expectativas? Paramos no contentor marítimo, nas box para dormir como no japão, ou na caixa de cartão?

    O dados da OCDE indicam claramente que a habitação está muito longe de ser "affordable" em Portugal.




    Colocado por: N Miguel OliveiraO Hal já pensou, que no mesmo gráfico, eu posso concluir que os portugueses vivem muito acima das suas possibilidades?
    Não pensei nisso por uma razão simples: Onde estão as casas ao nivel das possibilidades dos portugueses?
    O que eu vejo é galinheiros com uma de mão de tinta, daquelas de 25 euros a lata de 15L, por 200k, numa qualquer periferia manhosa de um centro urbano. Uma familia de rendimentos médios adquirir isto é viver muito acima das possibilidades? Para mim é uma estupidez pegada, mas não é viver acima das possibilidades, é ser obrigado a fazê-lo pelas circunstâncias.
    Concordam com este comentário: paulo.g
  5.  # 269

    Colocado por: N Miguel OliveiraEntão tem/aluga casa/apartamento a 40kms da cidade e outra casa no campo?
    A casa do campo não é do tempo da crise da habitaçãeo. E sim, aí houve uma escolha.

    Agora o apartamento foi uma escolha imposta (digamos assim): ou comprava onde podia pagar, ou entrava no loop de pagar um galinheiro a preço de apartamento de luxo - e perante uma decisão destas, prefiro não pagar um valor acima do que o bem merece. Se fosse agora não comprava era nada. Acabou de ser vendido no meu prédio um apartamento igual ao meu por 4X o valor que paguei por ele em 2020. Isto cabe na cabeça de alguém?

    Até me pode dizer que podia vender a casa da enxada para morar mais perto de onde trabalho, continua a não fazer sentido, porque onde eu trabalho um T1 com 40m2 custa 350k. Em que mundo é que isto é aceitáel num país em que o rendimento médio são 1500 paus brutos? É essa a escolha?
  6.  # 270

    Colocado por: dmanteigasOu que os portugueses recebem muitos rendimentos nao declarados ou sob formas isentas de impostos, o que tambem e uma verdade...
    Ou que para pagar a habitação vivem uma vida com a corda na garganta. Basicamente trabalham para a casa.

    Eu só não consigo perceber onde se ncontram as casas que o português com rendimentos na média pode pagar.
    • jg231
    • 20 fevereiro 2025

     # 271

    Colocado por: dmanteigas

    Nao, mas recebem muito em flex, em kms em viatura propria, cheques creche, etc etc


    Recebem, recebem...

    somos todos chefes de empresa, consultores de IT, ou empreiteiros?

    é que a maioria é trabalhador por conta de outrem e não recebe nada bem

    https://www.reddit.com/r/portugal/comments/1itv9kc/inquiri_o_ine_sobre_o_sal%C3%A1rio_mediano_2023_959/

    um utilizador do reddit faz melhor trabalho que a comunicação social, INE, etc, eu nem sei qual é a intenção de divulgar o salário médio, só mesmo com intenções políticas

    o salário mediano é óbvio, conheço muitas realidades, recebo "bem" mas não vim dessa realidade e não há cá "receber por fora". Até conheço algumas pessoas que recebem qlq coisa, acha que os 200 ou 300€ que recebem valem alguma coisa? a verdade é que se não fosse isso estavam com a corda ao pescoço, mas não assim tantas pessoas como isso, conheço bem mais a receber o minimo ou menos, infelizmente
    • jg231
    • 20 fevereiro 2025

     # 272

    Colocado por: HAL_9000Ou que para pagar a habitação vivem uma vida com a corda na garganta. Basicamente trabalham para a casa.

    Eu só não consigo perceber onde se ncontram as casas que o português com rendimentos na média pode pagar.


    não encontra, mas quase todos os agregados são donos de uma casa, quem quer saber disso para alguma coisa?
  7.  # 273

    Colocado por: NLuz

    Não são não, mas a economia paralela em Portugal é extremamente elevada.
    https://noticias.up.pt/2023/06/21/economia-paralela-em-portugal-representa-quase-35-do-pib/
    Concordam com este comentário:dmanteigas


    E no entanto há outros estudos que apontam para metade disso.
  8.  # 274

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Eu aceito perfeitamente essa conclusão.
    Até lhe digo mais, há 20 anos, nos bancos da universidade discutiamos a questão do péssimo urbanismo e ordenamento do território que tinhamos. O barco só se mantinha à tona por uma questão muito simples, construir era relativamente barato. Agora, isso eu só ouvia na escola, porque de quem paga, seja muito ou pouco, acha sempre tudo carissimo.

    A realidade mudou. E quem não quer aceitar a conclusão do gráfico não sou eu! Aliás, o Hal deve ter passado por alto as páginas em que se discutia se 130m2 são suficientes ou não.

    As pessoas ainda esperam o quê mesmo? De construir o mesmo que os pais em 2000? Que o cunhado em 2013? Que o primo em 2020?

    Fala-se em mudar de hábitos e caramba... nem pensar! "Então e a "habitação digna" da constituíção" e os imigrantes, etc...?

    Tudo isto se via vir em 2005! Nas aulas de Urbanismo! Pelo meio, temos gente a tratar destes assuntos sem estar ligado ao tema... onde vê entrevistas sobre a Habitação com Arquitectos, Engenheitos e Urbanistas? A juntar a isso temos uma população que em geral anda demasiado agarrada ao Instagram e zero informada de como abordar o tema e o sonho que trazem.

    O Hal já pensou, que no mesmo gráfico, eu posso concluir que os portugueses vivem muito acima das suas possibilidades? Pois andam a comprar casas muito acima dos seus rendimentos... já pensou nisso?
    Só que isso é tabu/impopular... quem falar disso termina como o Passos Coelho.
    Eu não digo que seja isso em exclusivo... mas pelo que vou comparando com outros países nesse mapa, acho que algo terá que ver também.
    Concordam com este comentário:paulo.g


    Eu concordo com quase tudo que o Nuno diz sobre urbanismo e o (des)ordenamento do nosso território, bem como do resultado disso - que é um país ineficiente (habitação, saúde, educação, transportes).

    Foram décadas de crimes urbanísticos e não parece que a situação vá melhorar.

    O que já não concordo é que este problema tenha alguma coisa a ver com sonhos e expetativas.
    Infelizmente, a causa parece ser sempre a mesma: a ignorância, a incompetência e a ganância humana.
    • NLuz
    • 20 fevereiro 2025

     # 275

    Colocado por: luisvv

    E no entanto há outros estudos que apontam para metade disso.


    Não faço ideia como calculam essas metricas, mas empregadas domesticas aqui por Lisboa ganham 10€ hora sem recibos.
    Já quis fazer contrato a duas e não quiseram .
    É pratica recorrente em montes de serviços o pagamento sem fatura, por isso acho mesmo que é muito elevada a fuga aos impostos.
    • jg231
    • 20 fevereiro 2025

     # 276

    Colocado por: paulo.g

    Eu concordo com quase tudo que o Nuno diz sobre urbanismo e o (des)ordenamento do nosso território, bem como do resultado disso - que é um país ineficiente (habitação, saúde, educação, transportes).

    Foram décadas de crimes urbanísticos e não parece que a situação vá melhorar.

    O que já não concordo é que este problema tenha alguma coisa a ver com sonhos e expetativas.
    Infelizmente, a causa parece ser sempre a mesma: a ignorância, a incompetência e a ganância humana.


    o que é que o desordenamento de território tem a ver com habitação, saúde, educação e transportes???

    a pressão na habitação é causada pelo desordenamento ou pelo número de emigrantes, etc?

    a pressão na saúde é causada pelo desordenamento ou porque temos uma das populações mais envelhecidas da Europa?

    não sei o que quer dizer com educação ineficiente, eu andei na escola pública, sempre fui um aluno exemplar, passei de um agregado que ganha o SMN para top 5% ou mais? e consigo mais lá fora se quiser? qual é o problema mesmo?

    qual é o problema com os transportes? não lhe chega o passe a 40€? quer a 0 e aumentamos os impostos sobre os que trabalham, em vez de pagarem 50%, pagam 90% e fica resolvido

    o que não quer dizer que não haja desordenamento, mas 1) chama-se corrupção e é preciso atacar, mas não vejo ninguém preocupado com isso
    2) o que está feito, está feito, não há volta atrás 3) não hajam como temos o "melhor" ordenamento de territorio e os problemas desaparecem, e o "melhor" é discutivel

    quero ver os transportes públicos que o N Miguel Oliveira usa e a casa de 10m2 onde vive ;-)
    • jg231
    • 20 fevereiro 2025

     # 277

    a verdade é que aqui há 3 ou 4 anos se conseguia comprar uma moradia com terreno abaixo dos 200k, agora já tem de dar 400k, isto não tem nada a haver com custos de construção, desordenamento de território, etc etc, foi uma simples impressão de dinheiro e entrada de imigrantes sem precedentes.

    não parece haver nenhuma preocupação com aumentar a oferta, apenas com aumento da procura, mas como isto afeta uma pequena parte da população ninguém quer saber

    https://www.reddit.com/media?url=https%3A%2F%2Fi.redd.it%2Fnyjmk6woa0ke1.jpeg

    isto é inaceitável
    • HFSF
    • 20 fevereiro 2025

     # 278

    Colocado por: jg231o que é que o desordenamento de território tem a ver com habitação, saúde, educação e transportes???


    gasta-se mais dinheiro para fazer o mesmo.

    Colocado por: jg231a pressão na habitação é causada pelo desordenamento ou pelo número de emigrantes, etc?


    Depende, nem tudo é respondido pelo numero de migrantes ou andam eles a comprar todos moradias?

    Colocado por: jg231não sei o que quer dizer com educação ineficiente, eu andei na escola pública, sempre fui um aluno exemplar, passei de um agregado que ganha o SMN para top 5% ou mais? e consigo mais lá fora se quiser? qual é o problema mesmo?


    O maior. Não me faltam exemplos, olhando para o lado de pessoas que fizeram o ensino secundario comigo que receberam a ganhar mal depois de licenciados. Felizmente fiz um caminho semelhante ao seu do ponto de vista de % mas tenho presente que não sou o maior.
    A minha mulher nasceu na alemanha há 30 anos atrás e teve atividades que neste momento ainda não existem na escola publica portuguesa. Porquê que não se pode melhorar?

    Colocado por: jg231qual é o problema com os transportes? não lhe chega o passe a 40€? quer a 0 e aumentamos os impostos sobre os que trabalham, em vez de pagarem 50%, pagam 90% e fica resolvido


    Problema dos transportes? Então não temos caminho de ferro que nos ligue à europa. Fica mais barato fazer Braga/Coimbra de carro do que de comboio para conseguir chegar a horas de trabalho decentes.

    Colocado por: jg231o que não quer dizer que não haja desordenamento, mas 1) chama-se corrupção e é preciso atacar, mas não vejo ninguém preocupado com isso
    2) o que está feito, está feito, não há volta atrás 3) não hajam como temos o "melhor" ordenamento de territorio e os problemas desaparecem, e o "melhor" é discutivel


    Está toda a gente atenta a isso. O problema é que o partido que só fala da corrupção tem tido umas noticias desastrosas ultimamente.
  9.  # 279

    Colocado por: jg231Recebem, recebem...

    somos todos chefes de empresa, consultores de IT, ou empreiteiros?


    Mas voce acha que sao so esses que recebem por fora? :)

    Qualquer funcionario da restauracao recebe facilmente cerca de 100 a 300e/mes em gratificacao. Alguns substancialmente mais. Que e legalmente obrigado a reportar no recibo de vencimento para englobar e pagar impostos... quantos o fazem?

    Trabalhadores informais quantos sao? Desde empregadas de limpeza a malta que faz uns 'biscates' de mecanica em casa ao fim de semana.

    Em Portugal fugir aos impostos e quase cultural. Olhar para o rendimento reportado a SS nao conta sequer metade da historia. Portanto sim, em Portugal recebe-se mal, mas nao tao mal como as estatisticas oficiais mostram. Por isso e que a coisas que nao jogam. Por exemplo, olhando para os dados la atras parece que os portugues sao os que despendem mais rendimento para pagar as casas. O problema e que em Portugal ha muito rendimento 'por fora' o que faz com que a capacidade efetiva seja superior
  10.  # 280

    Olá a todos!
    POis é isso mesmo. Comigo aconteceuo mesmo. Em 2017 uma casa r/c. custava até 130.000,- Eur. Agora amesma casa custa acima de 400.000,-. Em 2017 nao tive coragem. Agora voltoanao ter. Depois há os receios de ser aldrabado. Todos contam histórias. Até estaria bemnum apto. Mas, comojá comprei o terreno parece-me enrascamento. Enrascamento é. De facto todas as pessoas que constroem tem o mesmo problema. Nomomento é dificil. Dividas por cima de dividas. Somente depois de 5 anos é que se nota que valeu a pena e estao bem contentes. Isso acerca de construcao devia se sermais modesto nas construcoes. Agora somente se fazem casas de luxo. Tanto pekas fachadas como pelos interiores somente se veem luxus. As camaras deviam permitir e aprovar casas mais modestas. Antigamente cada um construia conforme podia. Agora é só luxo somente excessos nem que para isso se deite a língua de fora.
    Quanto a imigrantes, claro que ´cada um tem a sua experiencia e muitos que contam o conto aumentam o ponto. Eu nao querendo aumentar o ponto, acho que é verdade. Os imigrantes que vem de outras culturas nao trabalham como os europeus. Nao aguentam o trabalho da mesma maneira. Aguentam melhor a miséria do que o trabalho. Nao tem culpa. É assim mesmo. P. ex. numa casa onde há varios empregados, cada um tem o seu trabalhinho. Aquele que varre o jardim, varre somente o jardim. Há-de demorar muitas geracoes para esta gente mudar e aceitar que o suor é necessário para o trabalho. Em Portugal devia acabar o preconceito contra as casas pre-fabricadas. Finalmente uma casa de construcao convencional depois de tantos anos também tem que levar uma boa remodelacao. Entao qual a diferenca se tem que fazer melhoramentos? É este o jeitinho de portugueses, tém dificuldade em aceitar coisas novas. Eu inclino-me para uma casa destas, so
    que nao sei onde vou encontrar empresas que oferecam estas casas. Alguem poderá indicar-me alguns nomes de fabricantes de casas pre-fabricadas? Obrigada e boa sorte nos vossos projectos de construcao nova.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Matisofi
 
0.0234 seg. NEW