Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Colocado por: N Miguel OliveiraComo? Então não elaborou o programa da casa também? Quantos quartos, wcs, compartimentos quer? Não definiu para quantos carros quer a garagem, ou se a despensa é para a cozinha ou é arrumação para a casa? Se gosta de acordar com sol no quarto, ou prefere que o sol do final da tarde vá aquecendo o quarto antes de ir dormir?


    Falava da estrutura da planta... tudo isso que fala ficou detalhado. O arquiteto e que se esqueceu :)
  2.  # 142

    Colocado por: dmanteigasFalava da estrutura da planta... tudo isso que fala ficou detalhado. O arquiteto e que se esqueceu :)


    Então, donde veio a ideia do L?
  3.  # 143

    Colocado por: N Miguel OliveiraEntão, donde veio a ideia do L?


    Do arquiteto. Ele disse que com base no que nos lhe pedimos e no terreno o L era o que melhor se adaptava.
  4.  # 144

    Colocado por: dmanteigasDo arquiteto. Ele disse que com base no que nos lhe pedimos e no terreno o L era o que melhor se adaptava.


    Estranho. Um L funciona bem quando a entrada/garagem ficam no ângulo... e esse L se abre para trás. Quando se entra numa ponta, tudo fica longe ao passo que os ambientes estáticos das salas são devassados por circulação. Geralmente o L serve para proteger-nos de qualquer coisa.
  5.  # 145

    dmanteigas coloque o levantamento do seu terreno, talvez assim possamos perceber melhor ou não a opção da planta em L
  6.  # 146

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Já não me recordo em detalhe, mas sei que havia 2m (520 vs 522) de diferença e terminámos a meio caminho. :) Algumas das primeiras versões, que nem me recordo se chegamos a apresentar até tinham 3m (519) Eram mais a meio do terreno também, onde é mais largo. Mas sabíamos que não batia certo com o pedido de construir a uma cota mais alta.
    isso na fase inicial, agora ultimamente quando se estudou novamente a implementação fiquei com a ideia que a altura que achavam melhor era a que deu entrada na CM independentemente da minha vontade.
  7.  # 147

    Colocado por: dmanteigasSe uma moradia em construcao de 300m2 se vende entre os 400 e os 450 mil euros em media aqui na zona eu vou achar que vou fazer uma por 200 mil?

    Muitos acham que sim, porque ouvem dizer que os construtores tem 50% de lucro.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  8.  # 148

    Colocado por: DR1982isso na fase inicial, agora ultimamente quando se estudou novamente a implementação fiquei com a ideia que a altura que achavam melhor era a que deu entrada na CM independentemente da minha vontade.

    Sim, refiro-me à nossa primeira impressão ao "sentir" o local, que não precisaria de estar tão em cima.

    Em qualquer dos casos, e nas diferentes hipóteses a ideia passou sempre por criar uma casa com pouca profundidade, para não acentuar a diferença entre as cotas da frente e das traseiras. Daí as formas alongadas, paralelas às curvas de nível.
    Concordam com este comentário: DR1982
  9.  # 149

    Colocado por: PickaxeMuitos acham que sim, porque ouvem dizer que os construtores tem 50% de lucro.


    Precisamente.

    Era o que eu comentava lá atrás.
    Essa percepção errada de que andam todos a gamar, termina por fazer ricochete.
  10.  # 150

    Outro erro típico dessas contas, é descontar o preço do terreno... usando o valor de terrenos à venda de 60 ou 70mil nessa zona... sem ter em consideração que muitos dos lotes de casas à venda por promotores foram comprados em pack (no caso de loteamentos)... e muitas das vezes não custaram mais que 25, 30 mil euros.

    Um terceiro erro comum, é usar casas em banda como referência, ignorando o factor "economia de escala".
  11.  # 151

    Colocado por: Djdasadmanteigas coloque o levantamento do seu terreno, talvez assim possamos perceber melhor ou não a opção da planta em L


    Esta na 3a pagina do topico.

    Colocado por: N Miguel OliveiraOutro erro típico dessas contas, é descontar o preço do terreno... usando o valor de terrenos à venda de 60 ou 70mil nessa zona... sem ter em consideração que muitos dos lotes de casas à venda por promotores foram comprados em pack (no caso de loteamentos)... e muitas das vezes não custaram mais que 25, 30 mil euros.

    Um terceiro erro comum, é usar casas em banda como referência, ignorando o factor "economia de escala".


    Um 4o erro comum e nao adicionar uma maior margem de lucro para o promotor ou um 5o erro comum nao considerar que numa casa de 400k, 25k sao comissao de imobiliaria :)

    Como ve, ha para todos os gostos. Eu disse que era uma boa forma de 'balizar' o orcamento. Se eu vejo 3/4/5 casas terreas, t4, com 250 a 300m2, piso radiante, etc etc aqui a venda num certo range de valores, eu sei que a minha construcao vai ficar tambem naquele range de valores. Nem muito acima, nem muito abaixo, dependendo tambem das minhas vontades e preferencias.

    Ate porque e um erro achar que uma casa que se constroi para vender e feito apenas com vista a 'poupar ao maximo'. Como os olhos tambem comem, por vezes optam por coisas caras e desnecessarias em termos de arquitetura e acabamentos, mas que ficam um mimo nas visitas e nos projetos. E permitem colocar no anuncio da imobiliaria 'Moradia T4 de luxo...'
  12.  # 152

    Colocado por: dmanteigasUm 4o erro comum e nao adicionar uma maior margem de lucro para o promotor ou um 5o erro comum nao considerar que numa casa de 400k, 25k sao comissao de imobiliaria :)

    Esses não são erros. Essas contas, o DO bem as faz e bastante exageradas até.
    Porque se as fizessem bem, não tinhamos orçamentos de 150-200k para construir uma casa com todas as comodidades duma que está à venda por 350-400k na mesma zona.

    Colocado por: dmanteigaspor vezes optam por coisas caras e desnecessarias

    Há-de contar pelos dedos duma mão, os DO que escolhem o material que está há mais tempo em stock na loja, e onde se conseguem os melhores preços, sem importar se é bonito ou feito... para 70% da casa... como fazem muitos promotores. E depois, o materiais só tem que aguentar a garantia, não precisa de ser para a vida toda.
  13.  # 153

    só vou dar uma dica de especialidades técnicas que dava jeito os "arquitontos" por vezes terem em consideração para o cliente ter poupanças com certo tipo de custos que por vezes são desnecessários por causa da arquitetura criada.
    -Fazer um anexozito de uns 3 m2 no centro da casa (encostado a uma parede exterior) para meter lá a bomba calor aqs/depósito acumulador + a máquina da VMC + um depósito de inércia para um suposto piso radiante hidráulico à cautela caso o cliente queira.

    O que mais se nota é na maioria das moradias ser feita uma casa das máquinas num dos cantos da casa e obviamente isto para o cliente vai implicar em gastar mais metros de tubagem de água quente com a agravante de na maioria dos casos obrigar a meter uma bomba circuladora por causa da Portaria n.º 138-I/2021 3.3 f) .

    Outra sugestão que dou mas é para donos de obra, é começarem a pensar em meter na garagem um sítio para o carregador de veículos elétricos, outro para o inversor do fotovoltaico e outro para um bastidor mural de 9U para o ited, cctv, videoporteiro IP etc...
    Concordam com este comentário: dmanteigas
  14.  # 154

    Colocado por: EspalhaBrasasOutra sugestão que dou mas é para donos de obra, é começarem a pensar em meter na garagem um sítio para o carregador de veículos elétricos, outro para o inversor do fotovoltaico e outro para um bastidor mural de 9U para o ited, cctv, videoporteiro IP etc...

    Isso já é muitas vezes discutido e previsto em sede de projeto elétrico O ponto de carregamento VE, é obrigatório.

    Colocado por: EspalhaBrasasa maioria das moradias ser feita uma casa das máquinas num dos cantos da casa e obviamente isto para o cliente vai implicar em gastar mais metros de tubagem de água quente com a agravante de na maioria dos casos obrigar a meter uma bomba circuladora por causa da Portaria n.º 138-I/2021 3.3 f) .


    Isso também é importante estabelecer. É um tema que tento optimizar em sede de projeto de arquitetura.
  15.  # 155

    Colocado por: N Miguel OliveiraHá-de contar pelos dedos duma mão, os DO que escolhem o material que está há mais tempo em stock na loja, e onde se conseguem os melhores preços, sem importar se é bonito ou feito... para 70% da casa... como fazem muitos promotores. E depois, o materiais só tem que aguentar a garantia, não precisa de ser para a vida toda.


    Isso e ver as coisas de uma perspectiva onde o promotor so esta preocupado em ganhar dinheiro.
    Pelo menos aqui, que e um meio pequeno, ha muitos que nao funcionam assim. E precisamente por isso e que ao inves de entregarem 100/200k por ano a uma qq imobiliaria na maioria dos casos sao os clientes a procura-los por referenciacao.
  16.  # 156

    Colocado por: dmanteigasIsso e ver as coisas de uma perspectiva onde o promotor so esta preocupado em ganhar dinheiro.
    Pelo menos aqui, que e um meio pequeno, ha muitos que nao funcionam assim. E precisamente por isso e que ao inves de entregarem 100/200k por ano a uma qq imobiliaria na maioria dos casos sao os clientes a procura-los por referenciacao.


    Promotores há para todos os gostos. Mas eu não me referia à realidade, mas à percepção do cidadão comum ao fazer contas de merceeiro ao que acha que cada um ganha com base em ideias preconcebidas. Como a do "todos são gatunos, menos eu". Sei lá quantas vezes li por aqui que os empreiteiros levam 50 ou 100% de margem. Enfim. Não admira que depois as contas saiam ao lado e o choque com a realidade seja tão duro.
  17.  # 157

    Colocado por: EspalhaBrasassó vou dar uma dica de especialidades técnicas que dava jeito os "arquitontos" por vezes terem em consideração para o cliente ter poupanças com certo tipo de custos que por vezes são desnecessários por causa da arquitetura criada.
    -Fazer um anexozito de uns 3 m2 no centro da casa (encostado a uma parede exterior) para meter lá a bomba calor aqs/depósito acumulador + a máquina da VMC + um depósito de inércia para um suposto piso radiante hidráulico à cautela caso o cliente queira.

    O que mais se nota é na maioria das moradias ser feita uma casa das máquinas num dos cantos da casa e obviamente isto para o cliente vai implicar em gastar mais metros de tubagem de água quente com a agravante de na maioria dos casos obrigar a meter uma bomba circuladora por causa da Portaria n.º 138-I/2021 3.3 f) .

    Outra sugestão que dou mas é para donos de obra, é começarem a pensar em meter na garagem um sítio para o carregador de veículos elétricos, outro para o inversor do fotovoltaico e outro para um bastidor mural de 9U para o ited, cctv, videoporteiro IP etc...
    Concordam com este comentário:dmanteigas


    Isto não é possível meter tudo na garagem?
  18.  # 158

    Colocado por: miguekIsto não é possível meter tudo na garagem?

    É possivel e muitas das vezes é a opção escolhida.
    Relativamente ao deposito AQS, é desejável que esteja localizado num local central face os pontos de consumo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguek
  19.  # 159

    Colocado por: Pedro Barradas
    É possivel e muitas das vezes é a opção escolhida.
    Relativamente ao deposito AQS, é desejável que esteja localizado num local central face os pontos de consumo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:miguek


    Tenho visto bombas de calor no telhado. Não sei o que faz mais sentido, em cima ou garagem.
  20.  # 160

    Colocado por: miguekTenho visto bombas de calor no telhado.

    Estou a falar do deposito de acumulação de agua quente sanitaria, não da BC. Tb tem sistemas de AQS com BC, tudo integrado, normalmente são instalações no interior.
 
0.0247 seg. NEW