Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: tgferreira
    O que esse inventor alega ter, do que vi da sua descrição aqui no tópico, é um aerogerador algures perto do pára-brisas: mas isso vai reduzir obrigatoriamente a eficiência aerodinâmica do caro
    Se a tal invenção maravilha só funcionar quando o carro deixar de acelerar, fará sentido e até gera alguma energia, agora quando estiver a acelerar a engenhoca tem de se tornar "invisivel" caso contrário irá contribuir para um aumento de energia.
    MAS, de certeza que é bem menos eficiente do que usar o motor para regenerar :-)
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  2. Colocado por: Zé Meirinho
    No mínimo mais uns 10k que o TM3, não? Comparando ambas as versões base.

    para mim, não são da mesma gama.
  3. Talvez eu não tenha descrito correctamente a ideia e sobretudo o módulo operandi, remeto para uma entrevista que esse engenheiro deu a um jornal de Mijas, aparece logo no Google quando se escreve o nome dele, Pepe Guasp. Está em espanhol.

    Colocado por: mafgodSe a tal invenção maravilha só funcionar quando o carro deixar de acelerar, fará sentido e até gera alguma energia, agora quando estiver a acelerar a engenhoca tem de se tornar "invisivel" caso contrário irá contribuir para um aumento de energia.
    MAS, de certeza que é bem menos eficiente do que usar o motor para regenerar :-)
    Concordam com este comentário:fpacardoso
  4. A noticia acaba assim:

    Ficamos então, caso ninguém se manifeste interessado em pegar na ideia de Guasp, ansiosos por conhecer os detalhes e especificações técnicas da revolucionária ideia parenteada pelo engenheiro espanhol.



    Portanto, é a chamada engenharia da banha da cobra.


    Colocado por: carlosj39Pepe Guasp
  5. A ideia que eu fiquei é que o homem está a tentar vender a patente a algum industrial ( enquanto isso não acontece não entra em pormenores para não lhe roubarem a ideia) e caso não venda, oferece então a patente ao público em geral para uso livre.


    Colocado por: ricardoantunesA noticia acaba assim:

    Ficamos então, caso ninguém se manifeste interessado em pegar na ideia de Guasp, ansiosos por conhecer os detalhes e especificações técnicas da revolucionária ideia parenteada pelo engenheiro espanhol.



    Portanto, é a chamada engenharia da banha da cobra.


  6. Sabe que o que esse senhor promete contraria as leis da fisica, certo?


    Colocado por: carlosj39A ideia que eu fiquei é que o homem está a tentar vender a patente a algum industrial ( enquanto isso não acontece não entra em pormenores para não lhe roubarem a ideia) e caso não venda, oferece então a patente ao público em geral para uso livre.


  7. Pois, o problema dele não entrar em detalhes ( compreensível por razões obvias) é que quase todos, incluindo eventuais industriais interessados, vão achar isso e que é banha da cobra.

    Colocado por: ricardoantunesSabe que o que esse senhor promete contraria as leis da fisica, certo?


    • hangas
    • 7 março 2025 editado
    Colocado por: carlosj39o problema dele não entrar em detalhes


    E se entrar em detalhes também é um problema porque facilmente se rebate a teoria dele.

    o Eng Pepe tem uma patente, mas a patente é só o registo de uma ideia, não tem que ser validada no detalhe.
    o Eng só tem que conseguir convencer um qualquer outro "Pepe" investidor/industrial para lhe comprar a patente, e depois este que se entretenha a conseguir o impossivel, que é violar a primeira lei da termo-dinâmica.
  8. Eu tenho em casa um dispositivo que gera electricidade grátis só de olhar para ele. Se alguém tiver interesse na patente, vendo por meio milhão :-)))

    É mais do que óbvio que a "invenção" é treta e só serviria algum propósito se fosse possível não funcionar quando os motores estão a puxar pelo carro e ser accionada quando se pretende abrandar. Tipo estar numa fenda que fosse tapada e aberta activamente. Mas para isso já há o mecanismo de regeneração acoplado às rodas que é simples e sem gadgets extra, além de que tal "invenção" só devolveria quantidades apreciáveis de energia para velocidades de vento relativamente elevadas. Posso estar enganado - já aconteceu :-) - mas não faz qualquer sentido.
  9. Neste caso é a segunda :)

    Segunda lei da termodinâmica. Esta lei implica que é impossível construir uma máquina de movimento perpétuo de segunda espécie, que é uma máquina que converte todo o calor recebido em trabalho sem nenhuma perda de energia.

    Em outras palavras, sempre haverá uma parte da energia que será dissipada como calor, aumentando a entropia do sistema. Portanto, não é possível criar uma máquina que funcione indefinidamente sem uma fonte externa de energia.



    Colocado por: hangas

    E se entrar em detalhes também é um problema porque facilmente se rebate a teoria dele.

    o Eng Pepe tem uma patente, mas a patente é só o registo de uma ideia, não tem que ser validada no detalhe.
    o Eng só tem que conseguir convencer um qualquer outro "Pepe" investidor/industrial para lhe comprar a patente, e depois este que se entretenha a conseguir o impossivel, que é violar a primeira lei da termo dinâmica.
    Concordam com este comentário: hangas, eu, Bruno.Alves
  10. Colocado por: pcspinheiroTipo estar numa fenda que fosse tapada e aberta activamente
    Isso é o DRS da fórmula 1 (e do GT3 RS), tinha era que funcionar ao contrário, o que não faz qualquer sentido (mais ainda quando já temos uma máquina sincrona acoplada às rodas que pode funcionar como gerador nas descidas/travagens). É obviamente banha da cobra, e mais um dos milhentos dispositivos de energia infinita. Mas o princípio nem é novo, já que a aviação comercial usa a chamada RAM Air Turbine em caso de emergência para energizar instrumentos criticos em caso de falha total de motores e APU... mas lá está, só em caso de emergência porque produz mais arasto do que a energia que se consegue extrair dela.
    Concordam com este comentário: ClioII
  11. Se está no jornal de Mijas é porque deve ser verdade.
    Concordam com este comentário: tigoncal, eu
  12. Colocado por: ricardoantunesNeste caso é a segunda :)
    Não é a primeira? (Lei da conservação da energia em sistemas isolados - o que nao é este caso onde há perdas?)
  13. Colocado por: rjmsilvaSe está no jornal de Mijas é porque deve ser verdade.


    Ah! Se é assim, entao deve ser!
    • eu
    • 7 março 2025
    carlos, não insista, é banha da cobra 100%.
  14. Primeira:
    A primeira lei da termodinâmica, também conhecida como a lei da conservação da energia, afirma que a energia não pode ser criada nem destruída, apenas transformada de uma forma para outra. Em termos matemáticos, a variação da energia interna de um sistema é igual à quantidade de calor adicionada ao sistema menos o trabalho realizado pelo sistema sobre o ambiente.





    Colocado por: tigoncalNão é a primeira? (Lei da conservação da energia em sistemas isolados - o que nao é este caso onde há perdas?)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tigoncal
  15. Colocado por: tigoncalNão é a primeira?


    Também tinha ideia que sim. Mas na realidade acabam por ser todas. Talvez menos a 3ª que é não é muito relevante para o caso.
  16. isto já anda neste preços?

    ou será que veio de marcha atras?

    por acaso tenho visto a este preço mas lá fora...
      tesla.png
  17. Pela matricula esse foi importado agora ha muito pouco tempo
  18. sim, como grande parte. há imensos de 2019 lá fora por volta deste preço, daí ser estranho este valor já importado.
 
0.1020 seg. NEW