Colocado por: BigmouseSe a ideia for num futuro aumentar a potência, optava por um cabo com maior secção a partir do quadro de entrada da fração.
Fora isso terá de garantir, que.
- a queda de tensão inferior a 5%
- sistema de corte de energia automático, conforme prévisto na legislação para este tipo de instalação.
- quadro e respectivas proteções a instalar no lugar de estacionamento.
Terá ainda de garantir que a canalização eléctrica seja desenvolvida nos espaços comuns, não sendo permitida a utilização das colunas montantes.
Colocado por: BigmouseO melhor que tem a fazer, com já referiram, é solicitar ajuda a um técnico de forma a definir todas as condições de alimentação necessárias, para que todos os instaladores a quem solicitar cotação sigam a mesma solução.
Não deixe os instaladores definiram as soluções.
Colocado por: andrereis93
Eu no meu caso tenho um cabo de 10mm (livre de halogênios) que vem do meu QE da habitação para o lugar de garagem, onde depois tenho um QE mais pequeno com 1 diferencial e 1 disjuntor, ligado ao QE tenho uma tomada Efapel (16A) para carregar veículos elétricos.
Vou ter de fazer alguma alteração no futuro?
Colocado por: Bigmouseo lugar de estacionamento é aberto? ou é do tipo Box?
Colocado por: andrereis93
O Lugar é aberto.
Colocado por: Bigmouseentão devia possuir um sistema de deslastre automático, que permitisse desligar a alimentação do circuito proveniente da sua habitação quando fosse efetuado o corte de energia ao piso onde se encontra o seu lugar de estacionamento.
Colocado por: Bigmouseentão devia possuir um sistema de deslastre automático, que permitisse desligar a alimentação do circuito proveniente da sua habitação quando fosse efetuado o corte de energia ao piso onde se encontra o seu lugar de estacionamento.
Colocado por: ClioII
E isso materializa-se como? Contactor atuado pela alimentação do piso de garagens?
Colocado por: BigmousePor exemplo um contactor normalmente aberto, em que a tensão da bobine do contactor é alimentada pela tensão do barramento do quadro de piso da garagem. Para mim a tensão de alimentação a bobine deverá ser a 48V ou 24V.
Colocado por: nuno11Para mitigar estes problemas posso instalar uma tomada CEE 16, e sem mais fazer a ligação viatura/tomada através do cabo elétrico do carro
Colocado por: pcspinheiroTambém tenho curiosidade quanto ao aumento da potência de carregamento do(s) VE. O Leaf só carrega a 10A, culpa do EVSE... estou a pensar em adquirir um regulável até pelo menos 20A (limite actual que tenho na garagem), que já duplicaria a velocidade de carga. Mesmo 16A seria 60% mais rápido